PROJETO TRÂNSITO
INTRODUÇÃO:
O momento em que vivemos retrata em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que preencha em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que preencha um vazio que nem ele sabe o que é. Esse ser humano está perdido neste mundo globalizado que incentiva o consumo excessivo , que desfaz valores e aposta no seu descontentamento.
No trânsito ele não é diferente. Competitivo, cada vez mais egoísta, mais agressivo, com uma pressa para chegar que o faz cometer abusos, passar por cima de tudo e de todos .Alguns homens estão usando seus carros como armas e muitos inocentes estão pagando por suas vidas...
O uso do automóvel nos grandes centros brasileiros popularizou-se realmente nestes últimos anos. Embora muitos países possuam mais veículos do que no Brasil, a evolução do automóvel seguiu todos os estágios de crescimento, permitindo uma integração automóvel-pessoa.
Para compensar de um modo geral, essa discordância entre trânsito e população, tornam-se necessárias campanhas neste sentido, pois o trânsito nos dias de hoje, é fator impressionante tanto de dados físicos quanto de prejuízos materiais .
É preciso fazer algo!
As famílias e as escolas precisam rever seus valores e suas práticas educativas.
A Escola de Educação Infantil tendo uma comunidade com faixa etária tão indefesa e participando direta e indiretamente no trânsito, torna-se necessário ser o canal de informações para estas crianças !
JUSTIFICATIVA:
A maior parte de nossa clientela faz uso dos carros particulares de seus pais, dos transportes escolares, e , outros muitas vezes, utilizam-se de vias públicas para se locomover até à escola.
Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais"a ser trabalhado na Educação Infantil..
As informações serão dadas através de atividades esclarecedoras, jogos, informativos textuais para a família, filmes, atividades participativas com as crianças, palestras com profissional responsável pelo trânsito, onde os alunos poderão adquirir conhecimentos para sua integração ao mesmo.
OBJETIVOS:
* Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
* Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
* Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
* Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito;
* Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
* Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;
* Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;
* Identificar o significado da sinalização;
* Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
* Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
* Desenvolver a atenção e a percepção;
* Identificar os principais sinais de trânsito;
* Ensinar obediência à sinalização;
* Trabalhar as virtudes: Paciência, Temperança( disciplina); Tolerância , Responsabilidade e Humildade.
ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS:
- Debates em rodinhas;
- Passeios o redor da escola para conhecimento das sinalizações ( faixas ), placas e semáforos;
- Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;
- Entrevista com guarda de trânsito;
- Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;
-Criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola;
- Dramatizações ;
- Poesias, músicas, desenhos , confecção de placas, exercícios avaliativos, maquetes;
- Criação da Patrulha do Trânsito Escolar;
- Confecção de murais, palavras cruzadas, mapeamento percurso escola / casa;
- Discussão sobre a importância das regras de trânsito.
RECURSOS HUMANOS:
. Alunos, professores, pais , guarda de trânsito.
RECURSOS MATERIAIS:
. Espaço físico externo e interno da escola, gravuras, vídeos, recortes, testos informativos e ilustrativos, materiais recicláveis, atividades xerocadas, fichas avaliativas, cartazes, dobraduras,colagens,pinturas, livros, revistas, jornais, carros motorizados infantis e velotrol, placas de trânsito.
INTERDISCIPLINARIEDADE:
PORTUGUÊS
- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos
MATEMÁTICA
Desenhos geométricos ( confecção de placas)
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes ( materiais recicláveis), cartazes
HISTÓRIA
O trânsito urbano, rural e grandes cidades
GEOGRAFIA
Noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias
CIÊNCIAS
Primeiros socorros
AVALIAÇÃO
SERÁ FEITA DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
- Observando a participação, interesse e entusiasmo;
- Resolução de dúvidas;
- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de maquetes e cartazes;
- Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;
- Observando as mudanças comportamentais;
Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥