PROJETO PÁSCOA


PROJETO: Tempo de Deus…
TEMA: CONSTRUINDO A LEITURA E A ESCRITA
OBJETIVO GERAL: Entender que a criança aprende via criatividade e ludicidade. Assim, a construção de situações de aprendizagens se dá a partir deste parâmetro, ampliando o repertório da leitura e escrita valorizando a interação social do educando. Também, conhecer a cidade em que vive e sua história participando da construção de sua cidadania.
DESENVOLVIMENTO: Conversas informais, rodinhas, brincadeiras, trabalhar materiais recicláveis, atividades com músicas, danças, textos informativos, produções textuais, murais, teatrinhos, confecção de cartazes, etc.
CULMINÂCIA: Os trabalhinhos deste período deverão ser expostas no último dia do projeto que deverá ser no dia 30⁄04∕09 (quinta-feira) e entregues aos pais.
OBS: Datas importantes que deverão ser lembradas durante este mês:

03⁄04 – Dia da Cantineira (lembrar)
07⁄04 – Dia Mundial da Saúde
08⁄04 – Trabalhar o Anivérsário da Cidade
09⁄ 04 – Festa da Páscoa (boné de coelhinho para o berçário e para as outras tuminhas à escolher)
10⁄ 04 - Anivérsário da Cidade (FERIADO – Rio das Ostras)
13⁄04 – Dia do Hino Nacional Brasileiro (Cantata do Hino Nacional – 06 a 09⁄04 ensaio)
18⁄04 – Dia Nacional do Livro Infantil (Confecção de livro com todas as turminhas)
19⁄04 – Dia do Índio (13 a 17⁄04 – Trabalhar a cultura indígena com confecção de cocar , cerâmica , ocas, (Neste período, poderemos levar informações para as crianças de como viviam os antigos habitantes do nosso município) etc.
21⁄04 - Dia Inconfidência Mineira (Tiradentes e Inauguração de Brasília - Feriado)
22⁄04 – Dia do Descobrimento do Brasil
28⁄04 – Dia da Educação
30⁄04 – Culminância do Projeto

O RECNEI apresenta práticas educativas que subsidiam o trabalho dos professores e demais profissionais da Educação Infantil. Para tanto, apresenta princípios que devem sustentar o trabalho realizado, considerando as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 a 6 anos.
Assim o RECNEI descreve estes princípios: “O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.; o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética; a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma; o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade”. (BRASIL, 1988, p. 13)

IMPORTANTE: Não esqueça de incentivar os alunos a arrumarem seus trabalhinhos na exposição do projetinho no fim do mês.

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