PROJETO DOCE E SALGADO
Disciplinas
Linguagem Matemática,
Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita,
Natureza e Sociedade.
Público Alvo
Alunos
do Maternal IA.
INTRODUÇÃO
A
escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel
fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida, entre eles o da
alimentação.
A
promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração
de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos
alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem
escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por
meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar
e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem
a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
Também
é necessário que os pais estejam atentos a alimentação de seus filhos e os
orientem a comerem alimentos saudáveis, incorporando, assim, novos hábitos
alimentares. Mas, para que isso ocorra, se faz necessário um olhar
diferenciado, enaltecendo a importância de uma alimentação correta, seus
benefícios a saúde, enfatizando o cuidado com o corpo, a criatividade na
preparação dos alimentos; o envolvimento das famílias e o quanto essa mudança
de hábitos pode ser benéfica e proporcionar bem-estar a todos.
JUSTIFICATIVA
Percebemos a
necessidade de trabalhar esse tema quando vimos que algumas crianças confundem
os alimentos doces e salgados.
Também pela
necessidade de criar hábitos saudáveis de alimentação, trazendo os alunos ao
ato de observar, degustar diferentes alimentos e identificar seus valores
nutricionais.
Assim, consciente da relevância desse tema, estimularemos a curiosidade dos
alunos a respeito dos alimentos e a valorização de uma alimentação saudável.
OBJETIVOS
-Criar bons hábitos
alimentares;
-Reconhecer e
diferenciar alimentos doces e salgados;
-Mostrar que alguns
alimentos (açúcar e sal) consumidos com exagero fazem mal à saúde;
-Identificar vários
tipos de alimentos;
-Desenvolver os
conceitos de quantidade, cores e formas;
-Valorizar o
momento reservado à alimentação.
METODOLOGIA
-Pesquisar em
revistas gravuras de alimentos;
-Montar um mural
separando os alimentos doces dos salgados;
-Conversação sobre
o que as crianças comem em casa e o que preferem;
-Cantar músicas
relacionadas ao tema;
-Assistir filmes
sobre alimentação;
-Utilizar a horta
da escola como bom exemplo de alimentos saudáveis;
-Utilizar massa de
modelar para fazer diversos formatos de alimentos;
-Fazer degustação
de sal e açúcar;
-Degustar um
alimento doce e outro salgado;
-Realizar no final
do projeto um piquenique no quiosque da escola.
Bom Dia estou fazendo uma pesquisa e gostaria de saber se tem como vcs me informar o nome do autor dessa cantiga: LÁ NO FUNDO DO QUINTAL
ResponderExcluirTEM UM TACHO DE MELADO
QUEM NÃO SABE CANTAR VERSO
É MELHOR FICAR CALADO.
Att
Luciane Gomes
luciane2408@gmail.com
Olá Luciane, esta é uma Parlenda, pertence a Quadra Populares, pode ser encontrada na coletânea de parlendas de Ricardo Azevedo ou também Fernando Pessoa.
ResponderExcluirBibliografia
Armazém do Folclore, Ricardo Azevedo, 127 págs., Ed. Ática, tel. 0800-11-5152
Livro de Textos do Aluno do Programa Ler e Escrever.
Salada, Saladinha, Maria José da Nóbrega e Rose Pamplona, 56 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-17-2002