“Brincando e aprendendo com o corpo no Berçário”
Justificativa:
Pensando nas necessidades e interesses desta faixa etária, elaboramos o projeto “Brincando e aprendendo com o corpo no Berçário”. Este projeto tem como proposta, estimular os movimentos, proporcionar desafios corporais e espaços amplos para atividades com o corpo, utilizando recursos variados. Destacamos a importância do movimento nesta faixa etária, pois quando as crianças têm espaço e liberdade para se movimentar, aprendem a medir sua força e seus limites. Elas se exercitam até que superem suas limitações corporais, tendo o domínio da ação, e depois logo seguem para outro desafio.
“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)
O movimento é uma das primeiras conquistas da criança rumo a autonomia e a formação da identidade e as experiências relativas ao espaço e ao tempo. As crianças conquistam um equilíbrio entre movimentos espontâneos e controlados e avançam no desenvolvimento de sua motricidade global. Deslocam-se com destreza gradativa no espaço, aumentando a confiança em suas capacidades e habilidades motoras.
“A grande independência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior disponibilidade das mãos: a criança dessa idade é aquela que não pára, mexe em tudo, explora, pesquisa. Ao mesmo tempo que explora, aprende gradualmente a adequar seus gestos e movimentos às suas intenções e às demandas da realidade.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)
“No plano da consciência corporal, nessa idade a criança começa a reconhecer a imagem de seu corpo, o que ocorre principalmente por meio das interações sociais que estabelece e das brincadeiras que faz diante do espelho. Nessas situações, ela aprende a reconhecer as características físicas que integram a sua pessoa, o que é fundamental para a construção de sua identidade”. (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)
Nesta faixa etária, as crianças vivem e experimentam o corpo em movimento, distinguindo seu "próprio corpo" do mundo dos objetos e estabelecendo o primeiro esboço da imagem de seu corpo, as crianças se relacionam com o mundo por meio das sensações e do movimento. A atividade corporal traduz a expressão de uma necessidade fundamental de movimento e de investigação e a exploração do ambiente e dos objetos é intensa, sendo também vivenciados novos padrões de posturas e movimentos corporais.
Objetivos
1 Objetivos de ensino
· Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
· Propiciar um ambiente lúdico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade;
· Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação;
· Promover o desenvolvimento da expressão corporal.
2 Objetivos de aprendizagem
· Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
· Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada como forma de apreender, socializar-se e interagir;
· Apresentar procedimentos de contato com os livros;
· Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora, as habilidades visuais e auditivas;
· Realizar atividades de desenho livre utilizando diferentes materiais gráficos.
· Ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações, fantasias.
· Desenvolver a relação espaço, tempo e lateralidade;
· Estabelecer relação entre os objetos e seu uso;
· Respeitar e identificar limites espaciais e territoriais;
· Conhecer e identificar as partes do corpo humano;
· Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;
· Promover a integração família e escola;
· Participar de atividades de movimento corporal (levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.);
· Participar de narrações de histórias com gestos e mímicas, iniciando a dramatização;
· Desenvolver a motricidade fina e ampla através da manipulação de grandes e pequenos objetos, pular obstáculos, andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
· Participar de brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.
Conteúdos
1 Sócio Afetivo
· Integração, socialização
· Comunicação
· Afetividade (vínculo)
· Auto-estima
· Autonomia
· Faz de conta
2 Música
· Canções variadas;
· Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
· Exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
· Participação em situações que integram música, movimento e canção;
· Perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais.
3 Movimento
· Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar
· Conhecer o próprio corpo;
· Expressão de sensações e ritmos corporais;
· Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
· Exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
· Andar, correr, pular, trepar, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar;
· Abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
· Brincadeiras com bolas, bambolês, blocos, sucatas, etc.
4 Artes Visuais
· Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc;
· Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc;
· Observação e identificação de imagens diversas.
5 Linguagem oral e escrita
· Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos;
· Narração de histórias;
· Estimulação da fala, sons e balbucios.
6 Natureza e sociedade
· Conhecimento do corpo;
· Manuseio de sucatas.
7 Matemática
· Conhecer e explorar as formas geométricas;
· Tamanho;
· Noções espaciais e topológicas.
Procedimentos/ Atividades
· Histórias narradas.
· Teatros de fantoches e dedoches.
· Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
· Brincadeiras com sucatas e instrumentos musicais de sucatas;
· Brincadeiras em frente ao espelho;
· Brincadeiras e jogos de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, chute, etc;
· Atividades e brincadeiras com caixas de papelão, bambolês, colchonetes, blocos, escorregador, rampa, obstáculos. (andar, correr, pular, subir, descer, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar);
· Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação;
· Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
· Brincar com boneco de EVA articulado;
· Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
· CD de músicas de vários ritmos;
· DVD musical;
· Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
· Brinquedoteca e sala de leitura;
· Atividades de desenho e pintura livre com tintas, pincel atômico, giz,etc.
· Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
· Modelagem de argila e massinha de modelar caseira;
· Brincar com fantasias;
· Atividades com os pais: confecção de bonecos de pano.
Parabéns pelo projeto! Muito instrutivo, vai me ajudar com os pequenos! obrigada!
ResponderExcluir