SIMULADO Telma Weisz – “O Diálogo Entre o Ensino e a Aprendizagem”

 


1 – Weisz, em “O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem”  afirma que avaliar a aprendizagem do aluno é também avaliar a intervenção: 

(A)  da escola, já que o ensino deve ser planejado e replanejado em função das aprendizagens conquistadas ou não.  
(B) do professor, já que o ensino deve ser planejado e replanejado em função das aprendizagens conquistadas ou não.  
(C) do projeto político pedagógico, já que o ensino deve ser planejado e replanejado em função das aprendizagens conquistadas ou não.  
(D) do currículo, já que o ensino deve ser planejado e replanejado em função das aprendizagens conquistadas ou não.

02 – Conforme Weisz, em “O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem”, a escola que propomos e buscamos é uma escola aberta à diversidade – a diversidade ________________________. Considera-se que as formas de aprender diferem, que os tempos de aprendizagem também, e que não tem sentido sonhar com todos os alunos caminhando igualmente em seu processo de construção de conhecimento. A igualdade que se defende não se refere ao processo de aprendizagem, pois o processo é sempre singular, inevitavelmente. 

(A) individual, social e também moral. 
(B) cultural, social e também individual. 
(C) cultural, moral e também disciplinar. 
(D) individual, social e também disciplinar. 

03 – Weisz, em “O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem”, faz uma abordagem  em relação à importância da  ____________ no processo educacional. 

(A) prática construtivista. 
(B) prática tradicional. 
(C) prática interacionista. 
(D) prática montessoriana. 

04 – Em  “O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem”, Weisz,  afirma que  a formação que se organiza através de uma inicial construção de conceitos sobre o ensino e sobre a aprendizagem, conduz a futura ação: 

(A) discente, pela observação de práticas diversas e pela atuação dos pais, transformando-os em construtores do próprio saber. 
(B) docente, pela observação de práticas diversas e pela atuação dos alunos, transformando-os em construtores do próprio saber. 
(C) discente, pela observação de práticas diversas e pela atuação dos alunos, transformando-os em construtores do próprio saber. 
(D) docente, pela observação de práticas diversas e pela atuação dos pais, transformando-os em construtores do próprio saber. 

05 – Em  “O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem”, Weisz,  afirma que muitos problemas apontados por professores como sendo de “aprendizagem” são, na verdade, problemas de “ensinagem” ou falta de: 

(A)  conhecimento teórico que gera uma postura “adultocêntrico”, em que se concebe a aprendizagem a partir da própria concepção do adulto que já domina o conteúdo. 
(B) conhecimento científico que gera uma postura “adultocêntrico”, em que se concebe a aprendizagem a partir da própria concepção do adulto que já domina o conteúdo. 
(C) conhecimento lógico que gera uma postura “adultocêntrico”, em que se concebe a aprendizagem a partir da própria concepção do adulto que já domina o conteúdo. 
(D) conhecimento estético que gera uma postura “adultocêntrico”, em que se concebe a aprendizagem a partir da própria concepção do adulto que já domina o conteúdo. 

06 – Segundo Weisz, o professor que pretende se qualificar melhor para lidar com a aprendizagem dos alunos precisa estudar e desenvolver uma postura investigativa. Para a autora, se o professor quiser trabalhar com o modelo de ensino por resolução de problemas, com uma concepção construtivista da aprendizagem, precisa saber que:

(A) as ideias prévias são pré-requisitos para aprendizagem.
(B) o conhecimento é apreendido pela repetição do que já foi ensinado.
(C) o que o aluno já sabe não é sinônimo do que já lhe foi ensinado.
(D) ensino e aprendizagem são dois processos que se confundem.
(E) o processo de aprendizagem deve se adequar ao de ensino.

07 – Weisz (2002) compreende a relação entre o ensino e a aprendizagem como um diálogo entre processos protagonizados por diferentes sujeitos. Destaca a necessidade da avaliação e os bons usos que se pode fazer dela, quando se concebe a relação entre o ensino e a aprendizagem numa ótica construtivista. Nesse sentido, a autora analisa que, no processo de alfabetização, a atividade de ditado:

(A) pode ter objetivo de avaliação ou de aprendizagem, devendo estruturar-se diferentemente para um e outro.
(B) é tradicional e equivocada, prestando-se a objetivos restritos de avaliação da ortografia de palavras e frases.
(C) é um recurso privilegiado de avaliação diagnóstica que permite ao professor levantar os conhecimentos prévios dos alunos.
(D) foi redefinida pela psicogênese da alfabetização e já não se presta à avaliação e sim à aprendizagem, sendo feita com circulação de informação.
(E) tornou-se instrumento disciplinador das crianças, para fazerem-nas calarem-se quando estão agitadas, para voltarem a se concentrar.

8 – Segundo Telma Weisz, boas situações de aprendizagem costumam ser aquelas em que.

(A) os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar;
(B) os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir;
(C) a organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível;
(D) o conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

09- Para explicar a importância do olhar cuidadoso do professor frente ao erro da criança na construção de conhecimentos matemáticos, Weiz apresenta alguns exemplos, dentre eles o de que

(A) quando uma criança monta um algoritmo de soma para efetuar a operação de 13 menos 7, e põe como resultado 14, é uma demonstração de que as crianças não sabem que de 13, tirando 7, não pode dar 14.
(B) ao utilizar o cálculo mental, a capacidade de raciocínio das crianças fica suspensa, por outro lado, muitas vezes, quando estão utilizando o algarismo, essa capacidade é ampliada.
(C) o ensino deve partir de unidades mais simples, o caminho mais fácil para ensinar número aos alunos é apresentar inicialmente os números até 10, depois 100 e em seguida até 1 000.
(D) para saber entre dois números qual é maior, em geral, as crianças não verificam a quantidade de algarismos, mas qual inicia com o maior algarismo, por exemplo, quando ela indica que 99 é maior do que 100. 
(E) certamente nenhuma criança começa pensando que 53 é maior do que 35 porque nele há 5 dezenas e no outro 3 dezenas, mas provavelmente porque “é o primeiro que manda”.

 

10- “O professor que pretenda qualificar-se melhor para lidar com a aprendizagem dos alunos precisa estudar e desenvolver uma………..”
(WEISZ,T. – O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 45)

a) aptidão para o inesperado;
b) relativa paciência;
c) postura investigativa;
d) atitude compreensiva;
e) N.d.a.

 

11 – No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho.

Segundo Telma Weisz, é preciso

Aensinar o professor a preparar suas aulas a partir de uma referência metodológica.

Bprocurar uma metodologia de ensino adequada às características de cada aluno.

Cplanejar um curso a partir das exigências apontadas em cada área do conhecimento.

Dorganizar a prática educativa de modo que o educando possa administrar a sua própria aprendizagem.

Econsiderar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem.

 

12 – Telma Weisz diz que os alunos aprendem a dar informações que julgam importantes para o colega num ambiente:

GABARITO:
01 – D
02 – A
03 – B
04 – D
05 – A
06 – C
07 – A
08 – C
09 – E

10 – C

11 – E

12 – B

15 comentários:

  1. Avaliar a aprendizagem do aluno é também avaliar a intervenção do professor, já que o ensino deve ser planejado e replanejado em função das aprendizagens conquistadas ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a questão 1 aponta que a alternativa correta é a D, o que contradiz o conteúdo do livro.-

      Excluir
  2. Também fiquei na dúvida da questão 3....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 3 é construtivista

      Excluir
    2. ela fala da importância do construtivismo, e critica o tradicionalismo.

      Excluir
  3. O gabarito dessas questões está incorreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho uma falta de responsabilidade postar o gabarito incorreto.

      Excluir
  4. A alternativa 3 é construtivismo

    ResponderExcluir
  5. E a questão 7 até a 11 está de acordo?

    ResponderExcluir
  6. gente, esta tudo errado o gabarito

    ResponderExcluir
  7. Por favor, revise o gabarito.

    ResponderExcluir
  8. nossa o gabarito está errado.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !