Projeto: Folclore.
Duração: 10/08/10 a 27/08/10
Justificativa: Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.
Objetivo geral: Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
Conhecer a importância do folclore para a comunidade.
Objetivos específicos:
• Valorizar as manifestações culturais;
• Estimular o gosto pelo pela cultura popular;
• Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;
• Conhecer algumas lendas folclóricas;
• Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Ampliar o vocabulário;
• Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
• Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda;
• Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
Conteúdos:
• Data comemorativa – Folclore;
• Personagens do folclore;
• Coordenação motora – ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Expressão oral;
• Esquema corporal;
• Ritmo e dança;
• Músicas;
• Artes plásticas;
• Dramatização e criatividade;
• Sistema de numeração – noção de quantidade;
• Formas e cores.
Metodologia:
• Conversas e debates relacionados ao tema;
• Grafismo – desenho, pintura, traçado, dobraduras;
• Recortes e colagens;
• Jogo – memória e quebra-cabeça;
• Reprodução de histórias;
• Músicas – cantigas;
• Historinhas e lendas;
• Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
• Confecção de um painel da lenda do IARA;
• Construção da Árvore do Curupira;
• Confecção de um boneco SACI PARERÊ;
• Agenda do Saci;
• Construção do Boitatá com material de sucata;
• Construção de brinquedos;
• Teatrinho das “Travessuras de Saci-Pererê”.
Culminância: apresentação do teatrinho: “Travessuras de Saci-Pererê”.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
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