Projeto Egito
Projeto Egito
Eixo: Natureza e Sociedade
Grupo: Pré-escola
Duração: 3 meses
Justificativa:
Este tema foi escolhido a fim de que as crianças conheçam a cultura e o modo de vida deste povo que continua despertando admiração, interesse e curiosidade;
Objetivo:
Ø Adquirir uma postura curiosa e investigativa através do estudo;
Ø Estabelecer relações entre o modo de vida característico deste grupo e o seu próprio meio;
Ø Conhecer a diversidade cultural deste povo;
Etapas previstas:
Ø Situar as crianças no mapa, mostrando a localização do Egito;
Ø Mostrar como era constituída e organizada a população egípcia;
Ø Mostrar a importância do Rio Nilo para essa população;
Ø Enfatizar: A autoridade absoluta do faraó, a vida cotidiana dessa população e o papel importantíssimo da religião na sociedade egípcia;
Ø Vídeo ilustrativo do modo de vida desta sociedade.
Fechamento:
Ø Seminário apresentado pelas crianças.
Avaliação:
A criança foi capaz de:
Ø Fazer perguntas sobre a temática do projeto?
Ø Levantar hipóteses, manifestando curiosidade pelo estudo?
Ø Estabelecer relações entre o seu modo de vida e a vida da sociedade egípcia?
Bibliografia:
Ø Enciclopédia do patrimônio da humanidade;
Ø História e vida.
Seqüência de atividades
Eixo: Artes Visuais
Bloco de conteúdos: Apreciação e Fazer Artístico
Tema: Modelagem
Duração: 3 meses
Grupo: Pré-escola
Objetivos:
Ø Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem da modelagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção;
Ø Interessa-se pelas próprias produções, pelas das outras crianças e pelas diversas obras artísticas, ampliando seu conhecimento;
Conteúdo:
Ø Produção de trabalhos de arte, utilizando a linguagem da modelagem;
Etapa comum para todas atividades:
Ø Roda de apreciação;
Etapas previstas:
Ø Produzir trabalhos com massinha à partir de seu próprio repertorio;
Ø Introduzir matérias como: tampinhas, canudinhos, palitos, pazinhas, facas plásticas e tesouras com forma de interferência nas produções;
Ø Fazer uma Galeria de Arte, com as produções das crianças;
Ø As crianças moldam e esculpem as peças em massinhas;
Ø Depois de secos, alguns acabamentos poderão ser realizados com tinta guache e caneta hidrocor;
Ø Levar as peças para casa;
Materiais utilizados:
Ø Massinha para modelagem, palitos, canudinhos, tesoura, etc.
Avaliação:
Ø A criança realiza os procedimentos na utilização da massinha?
Ø Usa a linguagem da modelagem para se expressar?
Ø Valoriza suas produções e dos colegas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥