PROJETO EGITO


Projeto Egito

                                Projeto Egito

Eixo: Natureza e Sociedade
Grupo: Pré-escola
Duração: 3 meses

Justificativa:
Este tema foi escolhido a fim de que as crianças conheçam a cultura e o modo de vida deste povo que continua despertando admiração, interesse e curiosidade;

Objetivo:
Ø     Adquirir uma postura curiosa e investigativa através do estudo;
Ø     Estabelecer relações entre o modo de vida característico deste grupo e o seu próprio meio;
Ø     Conhecer a diversidade cultural deste povo;

Etapas previstas:
Ø     Situar as crianças no mapa, mostrando a localização do Egito;
Ø     Mostrar como era constituída e organizada a população egípcia;
Ø     Mostrar a importância do Rio Nilo para essa população;
Ø     Enfatizar: A autoridade absoluta do faraó, a vida cotidiana dessa população e o papel importantíssimo da religião na sociedade egípcia;
Ø     Vídeo ilustrativo do modo de vida desta sociedade.

Fechamento:
Ø     Seminário apresentado pelas crianças.

Avaliação:
A criança foi capaz de:
Ø     Fazer perguntas sobre a temática do projeto?
Ø     Levantar hipóteses, manifestando curiosidade pelo estudo?
Ø     Estabelecer relações entre o seu modo de vida e a vida da sociedade egípcia?

Bibliografia:
Ø     Enciclopédia do patrimônio da humanidade;
Ø     História e vida.

                          Seqüência de atividades

Eixo: Artes Visuais
Bloco de conteúdos: Apreciação e Fazer Artístico
Tema: Modelagem
Duração: 3 meses
Grupo: Pré-escola

Objetivos:
Ø     Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem da modelagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção;
Ø     Interessa-se pelas próprias produções, pelas das outras crianças e pelas diversas obras artísticas, ampliando seu conhecimento;

Conteúdo:
Ø     Produção de trabalhos de arte, utilizando a linguagem da modelagem;

Etapa comum para todas atividades:
Ø     Roda de apreciação;

Etapas previstas:
Ø     Produzir trabalhos com massinha à partir de seu próprio repertorio;
Ø     Introduzir matérias como: tampinhas, canudinhos, palitos, pazinhas, facas plásticas e tesouras com forma de interferência nas produções;
Ø     Fazer uma Galeria de Arte, com as produções das crianças;
Ø     As crianças moldam e esculpem as peças em massinhas;
Ø     Depois de secos, alguns acabamentos poderão ser realizados com tinta guache e caneta hidrocor;
Ø     Levar as peças para casa;

Materiais utilizados:
Ø     Massinha para modelagem, palitos, canudinhos, tesoura, etc.
Avaliação:
Ø     A criança realiza os procedimentos na utilização da massinha?
Ø     Usa a linguagem da modelagem para se expressar?
Ø     Valoriza suas produções e dos colegas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !