PROJETO ABELHAS
1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
TEMA: Abelhas
TURMA: Maternal 1
ÁREA: Natureza e Sociedade
2 – JUSTIFICATIVA:
Este projeto foi sugerido pela professora, por ser um assunto interessante e curioso, sendo possível explorar a área de ciências e o interesse que os alunos tem pelos animais, podendo assim, sanar dúvidas, levantar questionamentos e construir o aprendizado.
3 - QUESTÃO DESENCADEADORA:
A partir da caixa surpresa, fazer suspense, balançar, perguntar o que será que tem dentro? Questionar quanto: ao peso, a forma, o cheiro (essência de mel), ao som..., Deixando a curiosidade dos alunos aguçada. Então, mostrar aos pouquinhos o conteúdo da caixa e perguntar: Já sabe o que é?
Apresentar a abelhinha, perguntando: quem sabe o nome dela?
Então contar a História da “A abelha abelhuda.” Da editora FTD.
4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:
- Como as abelhinhas se locomovem?
- Onde as abelhas vivem?
- As abelhas têm patas? Quantas?
- Para que servem suas asinhas?
- Que cores as abelhas tem?
- As abelhas mordem?
- Do que as abelhas se alimentam?
- O que produzem?
- Será que o mel é gostoso?
- Para que serve o mel?
- As abelhas são todas iguais?
5 – OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
· Pesquisar em livros, enciclopédias, revistas e jornais, assuntos relacionados com os projetos;
· Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
· Expressar-se;
· Identificar os personagens das leituras realizadas (interpretação de texto);
· Realizar interpretações orais, observando a seqüência lógica dos fatos;
MATEMÁTICA:
· Identificar as cores primárias e algumas secundárias; (preto e amarelo)
· Estabelecer relações de: cheio/vazio, em cima/em baixo, perto/longe, pequeno/grande, leve/pesado;
· Fazer relatórios individuais e em grupos dos jogos e atividades propostas;
· Seqüenciar fatos;
· Classificar objetos por um atributo (cor, forma ou tamanho);
· Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc;
NATUREZA E SOCIEDADE:
· Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;
· Caracterizar as abelhas conforme interesse do grupo;
· Reconhecer a importância das abelhas para a preservação do meio ambiente;
· Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre as abelhas;
ARTES VISUAIS:
· Utilizar o dedo para realizar as colagens;
· Utilizar carimbos para explorar as tintas;
· Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
· Pequenas dramatizações com fantoches;
· Participar de mímicas das músicas;
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
· Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
· Estimular o cuidado com os materiais;
SÓCIO AFETIVO:
· Criar combinações para o desenvolvimento da rotina; respeitar regras pré-estabelecidas;
· Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;
· Ouvir os que os colegas têm para falar;
· Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
· Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
· Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
· Participar de brincadeiras com pequenas regras;
· Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como. Balões, caixas, garrafas, corda, cadeiras;
· Locomover-se pela escola com mobilidade;
· Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
Pequenos Movimentos:
· Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
· Encaixar objetos por tamanho;
· Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
· Modelar livremente com massinhas e argila;
· Utilização adequada dos talheres (colher) e copo, durante as refeições;
MÚSICA:
· Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
· Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
6 – ATIVIDADES PREVISTAS:
· Conversas na rodinha;
· Levantar questionamentos;
· Observar revistas, materiais concretos, livrinhos de história...;
· Solicitar pesquisa;
· Jogos lógicos matemáticos;
· Atividades, brincadeiras e jogos;
· Pinturas diversas;
· Amassar, rasgar e colar;
· Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
· Desenho livre;
· Confecção com sucata;
· Histórias contadas;
· Confecção de máscaras;
· Confecção da coroa da abelha rainha;
· Pinturas de flores para montar um jardim;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥