OBJETIVO GERAL: Que as crianças interajam e expressem desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.
OBJETIVO DO PROJETO: Possibilitar o trabalho de desenvolvimento da Língua Oral e Escrita com noções presentes no cotidiano das crianças, bem como levá-las a descobrir suas próprias estratégias desenvolvendo sua auto-confiança ao lidar com conceitos matemáticos.
JUSTIFICATIVA: A Educação Infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Resolvemos aliar o desenvolvimento dessas competências ao projeto sobre o circo para que as crianças resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam através da ludicidade gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.
OBJETIVO CONCEITUAL
Conhecer a história do circo;
Conhecer o circo e suas atribuições;
Identificar personagens do circo e suas atrações;
Conhecer a função de cada personagem do circo;
Analisar os animais que trabalham no circo, o que comem, como vivem, como aprendem, etc;
Conhecer a linguagem usada no circo;
Analisar as técnicas aéreas usadas no circo;
Saber como vivem as crianças que moram no circo;
Analisar as cenas de circo.
OBJETIVO PROCEDIMENTAL
Representar papéis referentes aos personagens do circo;
Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
Imitar animais circenses;
Realizar exercícios do módulo sobre o circo;
Resolver situações matemáticas envolvendo os personagens do circo;
Participar de brincadeiras relativas ao circo;
Cantar músicas de circo;
Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
Fazer desenhos que representem o circo;
Analisar e apreciar cenas de circo;
Confeccionar um livro coletivo sobre o projeto;
Realizar leituras e pesquisas sobre o tema em questão.
OBJETIVO ATITUDINAL
Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
Respeitar os animais que fazem parte do circo;
Saber trabalhar em grupo;
Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
Respeitar a construção e hipóteses do outro;
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Apresentação do projeto;
Checar conhecimento prévio/ avaliação diagnóstica;
Relatar experiências que vivenciaram no circo;
Leitura da história “Um dia no circo”;
Fazer a pseudoleitura do texto “O circo chegou”
Criar desenhos para o livro coletivo;
Listar os personagens que podemos encontrar no circo;
Criar ingresso para o circo apreciando o dos colegas
Pintar as cadeiras do circo
Descrever o papel do Mestre de Cerimônias
Pseudoleitura do texto e análise de como o equilibrista anda na corda bamba
Resolver problemas envolvendo o malabarista e suas garrafinhas
Acompanhar com o dedinho o texto “O Elefante” e “O Leão de Circo”, analisando porque o homem tira os animais do seu habitat para trabalhar no circo;
Assistir ao filme “Dumbo”;
Participar de brincadeiras de palhaço
Oficina de sucata: Confecção de um palhacinho;
Pseudoleitura do texto “O Circo Partiu”
Jogo da memória com figuras circenses;
Produção de quadro pro Vernissage;
Desenhar e apreciar cenas de circo.
CULMINÂNCIA : Apresentação realizada para a comunidade escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥