Em um passeio pela Internet encontrei esses projetos sobre Meios de Transporte e achei super interessantes. Não poderia deixar de compartilhar essas idéias com vocês.
Fonte:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/90/imprime184616.asp
Projeto1: Os Automóveis - Bip! Bip! Fom! Fom!
Projeto: Os Automóveis - Bip! Bip! Fom! Fom!
No NEI-CAp/UFRN, o projeto sobre meios de transporte teve início quando a professora Patrícia percebeu o grande interesse dos alunos pelos automóveis. Então, ela planejou atividades que mostrassem a evolução dos meios de transporte em geral e aprofundassem o conhecimento da turma sobre os carros. Segundo Patrícia, o principal objetivo era fazer com que a turma compreendesse a evolução dos transportes a partir das necessidades humanas, e para tanto aplicou as atividades a seguir.
Primeira etapa
★ Patrícia estimulou os pais a fazerem pesquisas em casa com os filhos sobre o tema "Os automóveis".
★ Também procurou verificar, logo no início, o grau de conhecimento dos pequenos sobre o assunto com perguntas como: O que são meios de transportes? Quais os meios de transportes que vocês conhecem? Em qual meio de transporte vocês vêm para a escola?
★ Em roda, conversou com os alunos sobre as informações coletadas.
★ A turma também fez a leitura de textos sobre o surgimento do automóvel e refl etiu sobre como era feito o transporte antigamente. Como as pessoas se deslocavam? Os animais serviam de transporte?
★ Uma exposição de fotos foi montada com todo o material pesquisado, fazendo uma linha do tempo na qual a invenção da roda foi tratada como um marco histórico.
★ As crianças observaram veículos estacionados na frente da escola, olhando desde o motor (bateria, radiador etc.) até a parte interna do carro (painel, direção, bancos, buzina etc.).
★ Também levantaram o que há em comum entre vários meios de transporte observando figuras de trem, avião, navio, carro, caminhão e ônibus.
O projeto "Bip! Bip! Fom! Fom!" foi um estudo marcado por momentos ricos de aprendizagem e de ludicidade. A alegria das crianças era percebida a cada dia de estudo, juntamente com o prazer de vivenciar todos os momentos, que foram únicos e inesquecíveis.
Patrícia Lúcia G. da Costa, do NEI-CAp/UFRN
Segunda etapa
★ Patrícia pediu que os alunos trouxessem para a escola caixas de papelão de diversos tamanhos. Então, ela as espalhou pelo chão e estimulou as crianças a compararem os tamanhos. Com as caixas menores, confeccionaram pequenos carrinhos. Cada aluno fez o seu e decorou como quis.
★As caixas maiores renderam carros mais interativos, nos quais as crianças entravam e brincavam de dirigir. Veja um passo a passo a seguir e divirta-se com seus alunos.
Carro interativo Materiais: ★ 2 caixas desmontadas ★ papel para encapar o carro ★ tiras de papelão para a janela ★ cola quente e branca★ tinta guache preta ★ pincel★ tesoura e estilete |
1. Desmonte a caixa e cole as partes formando um pentágono. Encape. 2. Pinte as tiras de papelão de preto e cole-as no carro. 3. Enfeite o carro com rodas, chapa, retrovisor, direção, faróis e lanternas. |
Dicas para decorar o carro Retrovisor: pinte um pote de margarina de preto e cole papel laminado prata para imitar o espelho. Rodas: pinte com tinta preta 2 pratinhos de papelão. Corte um círculo e faça a calota com uma garrafa pet pequena coberta com papel alumínio. Junte as rodas com uma tira de EVA. Farol: cole papel celofane no fundo da garrafa pet cortada. Lanterna: use um retângulo de EVA preto coberto com papel celofane vermelho. Direção: cubra um rolinho de jornal com EVA preto. Placa: pinte um retângulo de papelão com tinta branca. |
Leitura! Míni Larousse da Educação no trânsito Autora: Laura Bacellar Ilustrações: Elisabeth Teixeira Assuntos: comportamento, convivência, educação, saúde Preço: R$ 22,90 Onde encontrar: www.larousse.com.br - SAC 0800 772 2120 |
Projeto2: Meios de Transporte 2010
Primeira etapa
★ As crianças assistiram a um trecho do filme Carros (Disney/Pixar).
★ Também ouviram a canção "Bicicleta", de Toquinho. Depois, colaram verticalmente no papel as letras da palavra bicicleta e levantaram outras palavras com essas iniciais (ex: bola, igreja, carro etc.). Depois, identificaram as vogais e pintaramnas.
★ A professora pediu que as crianças levantassem quais meios de transporte circulam no bairro e quais as crianças usam para passear e ir à escola.
★ Eliana trouxe um cartaz para a sala de aula com vários meios de transporte para as crianças identificarem, pelas imagens, quantas rodas tem cada um deles.
★ Também trouxe miniaturas de meios de transporte para elas brincarem.
★ As crianças fizeram um desenho de seu meio de transporte preferido.
Segunda etapa
Nesta parte do projeto, os alunos participaram da produção de um trenzinho com sucata. Veja como foi feito:
★ Entregue uma caixa de papelão (vagão do trem) para cada criança. Ela deverá enfeitar seu vagão como quiser.
★ Depois, una todos os vagões para formar o trem. Coloque uma foto das crianças nos seu respectivo vagão. Exponha-o na entrada da escola.
★ Com o trabalho pronto, levante com os alunos: quem já andou de trem? Para aonde foi? O que sentiu?
★ Conte um pouco da história do trem em São Paulo, como surgiu e pra que servia. Fale também do bonde, que era um trem que circulava pela cidade.
Nesta parte do projeto, os alunos participaram da produção de um trenzinho com sucata. Veja como foi feito:
★ Entregue uma caixa de papelão (vagão do trem) para cada criança. Ela deverá enfeitar seu vagão como quiser.
★ Depois, una todos os vagões para formar o trem. Coloque uma foto das crianças nos seu respectivo vagão. Exponha-o na entrada da escola.
★ Com o trabalho pronto, levante com os alunos: quem já andou de trem? Para aonde foi? O que sentiu?
★ Conte um pouco da história do trem em São Paulo, como surgiu e pra que servia. Fale também do bonde, que era um trem que circulava pela cidade.
Terceira etapa
Nesta etapa, a turma entrou no estudo dos transportes aquáticos (marítimos e fluviais).
★ Primeiro, a professora fez uma sondagem sobre os conhecimentos prévios da turma. Perguntou: quais são os meios de transporte aquáticos? Quem já os utilizou?
★ Em seguida, colocou à disposição das crianças barcos em miniaturas. Encheu uma bacia de água e as crianças observaram seus objetos. Depois, a professora distribuiu outros objetos, como barco de papel, colher de metal, colher de plástico, bloco de madeira, bloco de plástico, pregador de roupa etc. As crianças observaram quais boiaram e quais afundaram, levantando hipóteses.
Nesta etapa, a turma entrou no estudo dos transportes aquáticos (marítimos e fluviais).
★ Primeiro, a professora fez uma sondagem sobre os conhecimentos prévios da turma. Perguntou: quais são os meios de transporte aquáticos? Quem já os utilizou?
★ Em seguida, colocou à disposição das crianças barcos em miniaturas. Encheu uma bacia de água e as crianças observaram seus objetos. Depois, a professora distribuiu outros objetos, como barco de papel, colher de metal, colher de plástico, bloco de madeira, bloco de plástico, pregador de roupa etc. As crianças observaram quais boiaram e quais afundaram, levantando hipóteses.
Quarta etapaPor fim, os alunos conheceram os meios de transporte aéreo, entre eles o helicóptero, o avião e o balão.
★ A professora falou sobre Santos Dumont, o brasileiro criador do avião. As crianças fizeram pesquisas e leram sobre a vida do inventor.
★ Os alunos também participaram da experiência do balão: abra um balão de seda e coloque sobre o secador. Encha-o com ar quente, desligue o secador e solte o balão. Explique aos alunos que o balão sobe porque o ar quente interno é mais leve que o ar frio de fora dele.
★ A professora falou sobre Santos Dumont, o brasileiro criador do avião. As crianças fizeram pesquisas e leram sobre a vida do inventor.
★ Os alunos também participaram da experiência do balão: abra um balão de seda e coloque sobre o secador. Encha-o com ar quente, desligue o secador e solte o balão. Explique aos alunos que o balão sobe porque o ar quente interno é mais leve que o ar frio de fora dele.
Leitura! Veja as histórias que foram lidas com as crianças no projeto do Colégio Agnus Dei: ★ A Noite em que Segui Meu Cachorro (Nina Laden, Editora Brinque Book) Ao final da leitura, liste com as crianças quais foram os meios de transporte que apareceram na história e registrem os nomes em um cartaz. ★ A Grande Aventura da Maria-Fumaça (Ana Maria Machado, Global Editora). Monte uma tenda de lençóis para representar a história com as crianças. ★ Pato Atolado (Jez Alborough, Editora Brinque Book) Aproveite a leitura para falar sobre os cuidados ao dirigir e sobre os problemas que podem acontecer numa estrada, por exemplo. Em seguida, construa o carro do Pato Atolado com os pequenos (veja passo a passo do carro interativo). |
Acesse o blog Educar é Preciso, da professora Eliana Mendes: http://educarepreciso.wordpress.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥