PROJETO NATUREZA
I – JUSTIFICATIVA:
Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar de revezes, mantendo a alegria de viver. HELM, Judy Harris – O Poder dos Projetos. Novas Estratégias e Soluções para a Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Contando com esta “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando os maiores interesses da turma do Jardim II, que escolheram o tema também como nome para o Grupo.
A Natureza nos proporciona diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros. Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente, tornando-se necessário então um estudo mais aprofundado sobre o tema.
II – OBJETIVOS GERAIS:
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à natureza e sua preservação.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver progressivamente a autonomia da criança;
Criar situações específicas, onde a criança possa escolher, decidir – planejamento cooperativo;
Encorajar as crianças a encontrarem soluções quando surgirem conflitos;
Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre as mesmas;
Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses;
Selecionar diferentes materiais, onde as crianças possa interagir e estabelecer relações diretas de contato;
IV - CONTEÚDOS:
1. CONCEITUAIS:
Saber sobre a necessidade de se preservar a natureza;
Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza;
Identificar algumas maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para as pessoas;
Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;
Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza;
Identificar os cuidados que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais
2. PROCEDIMENTAIS:
Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
Realizar experiências com pequenos insetos e plantas;
Observar as conseqüências dos maus tratos ao meio ambiente;
Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
Criar uma horta suspensa;
Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. ATITUDINAIS
Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
Valorizar a natureza, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive.
Aprender qual a maneira correta de se escolher uma planta medicinal para se fazer um delicioso chá.
VI - ETAPAS PREVISTAS VISANDO ÀS ÁREAS ESPECÍFICAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem oral e escrita
Leitura de textos, histórias, par lendas, adivinhas que falem sobre o assunto;
Produção coletiva de pequenos textos;
Escrita espontânea;
Atividades com alfabeto móvel;
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água;
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado;
Linguagem Visual
Desenho livre e de observação;
Recorte e colagem;
Dobraduras;
Modelagem com areia e argila;
Técnicas de pintura;
Mini maquetes;
Jogo da memória;
Linguagem Musical
Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema;
Ginástica historiada ;
Coleção Calendário Criança Feliz, Coleção Sons e Efeitos da Natureza;
Pensamento Lógico - matemático
Seqüência de idéias;
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Jogos e quebra cabeças
Natureza e Sociedade
Observação do ciclo da água;
Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
Passeio ao redor do CMEI, observando a ação da chuva e da seca;
Experiência do pé de feijão e do alpiste;
Terrário e formigueiro portátil;
Horta suspensa;
Vídeos que abordam o tema.
Pesquisa de gravuras que ilustrem as diferenças entre o meio ambiente preservado e o não preservado;
VII - AVALIAÇÃO
Constante durante todo o período de realização do projeto.
Observação dos alunos durante todas as experiências;
Interesse e participação na confecção de todas as atividades;
Através de relato oral ou escrito;
Perceber através das diversas atividades realizadas a coerência com o tema exposto e o resultado das produções;
Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidado com a Natureza.
VIII – PERÍODO DE REALIZAÇÃO
O Projeto foi desenvolvido durante os meses de agosto, setembro e outubro. Por ter sido um tema muito abrangente, pudemos neste período realizar diversas atividades conjuntas não deixando passar despercebidas datas e temas comemorativas comuns a estes meses.
IX – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FONSECA, Lucia Lima da. O Universo da Sala de Aula: uma experiência em pedagogia de projetos – Porto Alegre. Mediação 199.
REDIN, Euclides – O Espaço e o Tempo da Criança – Porto Alegre. Mediação 1998.
MACHADO, M. M. – O Brinquedo Sucata e a criança: a importância do brincar. São Paulo. Loyola 1999.
KISHIMOTO, Tizuko M. – O Jogo e a Educação Infantil – São Paulo. Pioneira 1999.
Quadro de cognição
O que sabemos O que queremos saber Como vamos saber O que vamos fazer Quando vamos fazer
Aqui, elaboramos através de imagens o dia a dia de como nosso trabalho seria realizado.
Mural do Conhecimento
Sempre presente em nossa sala ...
Aqui colocávamos todas as nossas “novas descobertas” e principalmente todas as nossas maiores curiosidades ...
Assim todos aprendíamos cada dia mais um pouco, mesmo quando o interesse não estava relacionado diretamente ao tema proposto ...
“Quanto mais eu fico curioso, mais eu aprendo!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥