PROJETO NATUREZA

PROJETO NATUREZA
I – JUSTIFICATIVA:
Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar de revezes, mantendo a alegria de viver. HELM, Judy Harris – O Poder dos Projetos. Novas Estratégias e Soluções para a Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Contando com esta “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando os maiores interesses da turma do Jardim II, que escolheram o tema também como nome para o Grupo.
A Natureza nos proporciona diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros. Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente, tornando-se necessário então um estudo mais aprofundado sobre o tema.

II – OBJETIVOS GERAIS:
 Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água. 
 Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à natureza e sua preservação.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Desenvolver progressivamente a autonomia da criança;
 Criar situações específicas, onde a criança possa escolher, decidir – planejamento cooperativo;
 Encorajar as crianças a encontrarem soluções quando surgirem conflitos;
 Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre as mesmas;
 Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses;
 Selecionar diferentes materiais, onde as crianças possa interagir e estabelecer relações diretas de contato;
IV - CONTEÚDOS:

1. CONCEITUAIS:
 Saber sobre a necessidade de se preservar a natureza;
 Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza;
 Identificar algumas maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para as pessoas;
 Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;
 Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza;
 Identificar os cuidados que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais

2. PROCEDIMENTAIS:
 Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
 Realizar experiências com pequenos insetos e plantas;
 Observar as conseqüências dos maus tratos ao meio ambiente;
 Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
 Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
 Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
 Criar uma horta suspensa;
 Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.


3. ATITUDINAIS
 Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
 Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
 Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
 Valorizar a natureza, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
 Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive.
 Aprender qual a maneira correta de se escolher uma planta medicinal para se fazer um delicioso chá.


VI - ETAPAS PREVISTAS VISANDO ÀS ÁREAS ESPECÍFICAS DO CONHECIMENTO:

Linguagem oral e escrita
 Leitura de textos, histórias, par lendas, adivinhas que falem sobre o assunto;
 Produção coletiva de pequenos textos;
 Escrita espontânea;
 Atividades com alfabeto móvel; 
 Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água;
 Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado;

Linguagem Visual
 Desenho livre e de observação;
 Recorte e colagem;
 Dobraduras;
 Modelagem com areia e argila; 
 Técnicas de pintura; 
 Mini maquetes;
 Jogo da memória;

Linguagem Musical 
 Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema;
 Ginástica historiada ;
 Coleção Calendário Criança Feliz, Coleção Sons e Efeitos da Natureza;

Pensamento Lógico - matemático
 Seqüência de idéias;
 Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio) 
 Jogos e quebra cabeças
Natureza e Sociedade
 Observação do ciclo da água; 
 Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas; 
 Passeio ao redor do CMEI, observando a ação da chuva e da seca;
 Experiência do pé de feijão e do alpiste;
 Terrário e formigueiro portátil;
 Horta suspensa;
 Vídeos que abordam o tema. 
 Pesquisa de gravuras que ilustrem as diferenças entre o meio ambiente preservado e o não preservado; 
VII - AVALIAÇÃO
Constante durante todo o período de realização do projeto.
 Observação dos alunos durante todas as experiências;
 Interesse e participação na confecção de todas as atividades;
 Através de relato oral ou escrito;
 Perceber através das diversas atividades realizadas a coerência com o tema exposto e o resultado das produções;
 Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidado com a Natureza.

VIII – PERÍODO DE REALIZAÇÃO
O Projeto foi desenvolvido durante os meses de agosto, setembro e outubro. Por ter sido um tema muito abrangente, pudemos neste período realizar diversas atividades conjuntas não deixando passar despercebidas datas e temas comemorativas comuns a estes meses.

IX – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FONSECA, Lucia Lima da. O Universo da Sala de Aula: uma experiência em pedagogia de projetos – Porto Alegre. Mediação 199.
REDIN, Euclides – O Espaço e o Tempo da Criança – Porto Alegre. Mediação 1998.
MACHADO, M. M. – O Brinquedo Sucata e a criança: a importância do brincar. São Paulo. Loyola 1999.
KISHIMOTO, Tizuko M. – O Jogo e a Educação Infantil – São Paulo. Pioneira 1999.
Quadro de cognição

O que sabemos O que queremos saber Como vamos saber O que vamos fazer Quando vamos fazer


Aqui, elaboramos através de imagens o dia a dia de como nosso trabalho seria realizado.

Mural do Conhecimento

Sempre presente em nossa sala ...
Aqui colocávamos todas as nossas “novas descobertas” e principalmente todas as nossas maiores curiosidades ...
Assim todos aprendíamos cada dia mais um pouco, mesmo quando o interesse não estava relacionado diretamente ao tema proposto ...

“Quanto mais eu fico curioso, mais eu aprendo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !