JUSTIFICATIVA
Refletir sobre o processo de alfabetização de uma maneira contextualizada
Levando as crianças a mergulhar no mundo de contos de Monteiro Lobato e,
Conseqüentemente, incentivá –las a produção da escrita e leitura
CONTEÚDO
Linguagem oral e escrita (uso e formas) : (ler e escrever utilizando os códigos da escrita
Em situações reais ligados a praticas sociais ) ;
Números
Fazer artístico, apreciação, reflexão
METODOLOGIA
Conversa informal: (biografia do autor: Monteiro Lobato- autor da literatura brasileira)
Apresentação de vídeos: (sitio do Pica Pau Amarelo) ;
Reescrita coletiva do filme ;
Confecção de um livro pelos alunos com as características dos personagens do sitio;
(NARIZINHO, PEDRINHO, EMILIA, VISCONDE, DONA BENTA, TIA NASTÁCIA, CUCA E SACI);
Contos de música relacionadas aos personagens;
Convite para os pais: (oficina): confecção da boneca Emília para as meninas e Visconde para os meninos;
Receita do bolinho de chuva da tia Nastácia.
OBJETIVOS
Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem;
Desenvolver a capacidade expressiva e artística;
Perceber e relacionar números/ quantidade na receita;
Transferir seus conhecimentos para situações do cotidiano;
Incentivar a integração escola/ família.
CULMINÂNCIA
Oficina com os alunos e os pais: confecção do (a) boneco (a);
Visconde e Emília e lanche com os bolinhos de chuva.
Refletir sobre o processo de alfabetização de uma maneira contextualizada
Levando as crianças a mergulhar no mundo de contos de Monteiro Lobato e,
Conseqüentemente, incentivá –las a produção da escrita e leitura
CONTEÚDO
Linguagem oral e escrita (uso e formas) : (ler e escrever utilizando os códigos da escrita
Em situações reais ligados a praticas sociais ) ;
Números
Fazer artístico, apreciação, reflexão
METODOLOGIA
Conversa informal: (biografia do autor: Monteiro Lobato- autor da literatura brasileira)
Apresentação de vídeos: (sitio do Pica Pau Amarelo) ;
Reescrita coletiva do filme ;
Confecção de um livro pelos alunos com as características dos personagens do sitio;
(NARIZINHO, PEDRINHO, EMILIA, VISCONDE, DONA BENTA, TIA NASTÁCIA, CUCA E SACI);
Contos de música relacionadas aos personagens;
Convite para os pais: (oficina): confecção da boneca Emília para as meninas e Visconde para os meninos;
Receita do bolinho de chuva da tia Nastácia.
OBJETIVOS
Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem;
Desenvolver a capacidade expressiva e artística;
Perceber e relacionar números/ quantidade na receita;
Transferir seus conhecimentos para situações do cotidiano;
Incentivar a integração escola/ família.
CULMINÂNCIA
Oficina com os alunos e os pais: confecção do (a) boneco (a);
Visconde e Emília e lanche com os bolinhos de chuva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥