PROJETO AQUI A GENTE BRINCA

PROJETO: AQUI SE BRINCA.


Justificativa: Todas as pessoas, em algum momento de sua vida, brincaram. As brincadeiras variavam conforme o local e os objetos que dispunham, mas em todos os elementos principais era a imaginação, a liberdade de poder errar e mudar, adaptarem-se as condições que se encontrava relacionar-se com um grupo, aprender a ganhar e perder, enfim, são tantas descobertas que torna o brincar um momento único e necessário para o desenvolvimento do ser humano.

Objetivo Geral: Proporcionar brincadeiras que permitam ao aluno, através do brincar, o desenvolvimento da imaginação e da linguagem, da compreensão e apropriação de conhecimentos e sentimentos e o exercício da iniciativa e da decisão.

Objetivos específicos:
• Compreender, através das brincadeiras, suas relações sociais.
• Estimular a criatividade, a iniciativa e a imaginação nas brincadeiras.
• Estimular o prazer pelo lúdico.


Sensibilização: pedir para cada aluno trazer o brinquedo que mais gosta para podermos brincar.
Em roda cada um deverá apresentar seu brinquedo para os amigos.
Registro: fazer um desenho do seu brinquedo.

bambolês
1 ª aula: apresentarei para os alunos para que brinquem de diversas maneiras, brincando de carrinho, de ira na cintura, de rodar, etc.
Registro: roda de conversa sobre quais brincadeiras inventamos com o bambolês, registro da brincadeira.

Brincadeira de roda

2ª aula: música: ciranda-cirandinha.

Ciranda cirandinha vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar,
O anel que tú me deste era vidro esse quebrou,
O amor que tú me tinhas era pouco e se acabou,
Por isso (dizer o nome da criança) faz favor de entrar na roda,
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá embora.

Após brincarmos de roda com a música, faremos uma troca de idéia sobre a brincadeira, onde questionarei se gostaram da brincadeira, quais movimentos fizeram, qual amigo deu a mão para você, etc.
Registro: fazer o desenho do amigo que deu a mão par você.

Futebol

3ª aula: primeiramente, explicarei a brincadeira para os amigos. Depois brincaremos de correr atrás da bola para chutá-la e fazer o gol.
Após a vivência, mostrarei para as crianças a obra futebol de Cândido Portinari para que comentem a respeito da mesma.
• O que vocês estão vendo?
• Quais são as cores presentes na obra?
• Do que as crianças estão brincando?
• Qual objeto está sendo utilizado na brincadeira?
Registro: Digitar os comentários feitos pelos alunos e anexar também à obra.
Faremos à releitura.
Amarelinha Macaca

4ª aula: Nesta brincadeira, farei uma adaptação para a idade. As crianças pularão os quadrados em seqüência com os dois pés. Finalizaremos com uma roda de conversa.
Registro: Entregar para cada criança vários quadrados de papéis para eles colarem.
Brincadeira: Gato Mia
5ª aula: em roda, escolherei uma criança para vendar os olhos e outra para ser o “gato”. A que estiver com os olhos vendados, deverá descobrir quem é o “gato” pela voz.
Registro: Desenhar o amigo.

Brincadeira: Alerta

6ª aula: No pátio da escola, irei adaptar a brincadeira à idade das crianças. Jogarei a bola para o alto e chamarei uma criança pelo nome, esta deverá sair correndo para pegar à bola e dar assim continuidade a brincadeira.
Registro: Registrar a vivência
Pai Francisco

7ª aula: Sentados em roda, uma criança por vez entrará na roda e tocará o instrumento que escolheram na caixa da bandinha. Cantarei substituindo o nome Francisco pelo nome da criança.
Registro: Fotografar.


8ª aula: Conforme eu for cantando a música acima às crianças passarão por baixo da corda, criando algum movimento com o corpo. Mas também irei incluir os nomes dos alunos na brincadeira.

Passa-passa gavião

Passa, passa gavião
Todo mundo passa
Passa, passa gavião
Todo mundo passa
As lavadeiras
Fazem assim
Assim, assim
Assim, assim.

Passa, passa gavião
Todo mundo passa
Passa, passa gavião
Todo mundo passa
Os sapateiros
Fazem assim
Assim, assim
Assim, assim.

Passa, passa gavião
Todo mundo passa
Passa, passa gavião
Todo mundo passa
As cozinheiras fazem assim
As cozinheiras fazem assim
Assim, assim
Assim, assim.

Registro: Fotografar a vivência.
Brincadeira: Abraço, Aperto de mão, Beijo e Passeio

9ª aula: Em roda, conversaremos sobre o respeito e carinho que devemos ter com os amigos. Após conversarmos, brincaremos com a mesma.
Registro: Registre o colega.
Brincadeira: Barra-Manteiga

10ª aula: As crianças ficarão encostadas na parede com as mãos estendidas. Uma criança por vez com a ajuda da professora irá tocar nas mãos das crianças, falando o seguinte verso:
Barra- manteiga
Na fuça da nega
Um, Dois, Três e Já!
A criança escolhida deverá sair correndo para pegar o amigo e assim este dará continuidade à brincadeira.
Finalizaremos a atividade com uma roda de conversa.
Registro: colagem de sucatas pra representar a quantidade trabalhada.
Música: Jipe do padre
11ª aula: Montarei uma pista no pátio da escola e neste dia, cada criança trará o seu velotrol para brincarem e explorarem este ambiente. Enquanto se divertem na atividade, cantarei a música acima, substituindo a palavra padre pelo nome da criança.

O Fez jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
fez um furo no pneu
Colamos com chiclete.

Registro: Fotografar a vivência
Chapeuzinho vermelho

12ª aula: Primeiramente, assistiremos ao filminho do “Chapeuzinho Vermelho”, onde ela canta e dança no caminho até chegar à casa da vovó. No pátio, desenharei o caminho com giz e dramatizamos a história cantando e dançando, enquanto fazemos o percurso para chegar na casa da vovó.
REGISTRO: Reconto da história em painel.
Música “Nana nenê”.

13ª aula: Na brinquedoteca, entregarei para cada criança uma boneca, para que elas cantem e embalem as bonecas para elas dormirem. Em seguida faremos uma roda de conversa onde conversaremos que devemos sempre tratar muito bem as pessoas.
REGISTRO: painel enigmático da musica “Nana nenê”.
Parlenda “Galinha do vizinho”
14ª aula: Hoje aprendemos a cantar a parlenda “a galinha do vizinho” e descobrimos que a galinha bota ovos. 
A galinha do vizinho
Bota ovos amarelinhos
Bota 1
Bota 2
Bota 3
Bota 4
Bota 5

Registro: Vamos agora representar através de sucatas o numero de ovinhos que a galinha botou.
Brincadeira: Cada galinha no seu ninho.

15ª aula: após a leitura faremos à brincadeira: cada galinha no seu ninho (adaptação do coelhinho sai da toca).
Questionamentos sobre a galinha e seus filhotes (pintinhos).
Fazer a releitura da imagem do pintinho
Registro: gravar a releitura e registrar em um painel.

16ª aula: hoje quebramos um ovo de galinha e observamos a cor da gema. 
Registro: Vamos agora picar papel amarelo e colar no espaço abaixo.
Música: cachorrinho está latindo

17ª aula: após ouvirmos a música cachorrinho está latindo, brincaremos de roubar o rabo do cachorro que será confeccionado com jornal. Durante a brincadeira, imitar o modo de locomoção desse animal e produzir o seu respectivo som.
Registro: leitura da imagem do cachorro.
Música: bombinha branca.

18ª aula: primeiramente iremos cantar a musica, após cantarmos sairemos pelo pátio para observarmos essa ave, para comentarmos sobre esse animal, onde ele vive? Do que se alimenta? Como se locomove?do que
POMBINHA BRANCA

POMBINHA BRANCA
O QUE ESTÁ FAZENDO?
LAVANDO ROUPA
PRO O CASAMENTO.
VOU ME LAVAR,
VOU ME SECAR,
VOU À JANELA,
PRA NAMORA.
PASSOU UM HOMEM
DE TERNO BRANCO,
CHAPÉU DO LADO
MEU NAMORADO.
MANDEI ENTRAR,
MANDEI SENTAR
CUSPIU NO CHÃO.
-LIMPA AÍ SEU PORCALHÃO!
TENHA MAIS EDUCAÇÃO!


Registro: confeccionar um comedouro para os passarinhos ou (colar penas para representa-lo) 

Livro: caracol da coleção gato e rato

19ª aula: após eu ler o livro, sairá pelo pátio da escola, para observarmos os animais que aparece no parque e fotografa-los. Em seguida faremos uma troca de idéia.
Registro: painel coletivo com figuras dos animais.
Livro: animais da fazenda 
20ª aula: Após ler o livro, conversaremos sobre a fazenda e os animais que vivem nela, em seguida brincarão com os fantoches de animais, cada criança será um animal dramatizando a história.
Registro: depois de criarmos uma história com fantoches de animais da fazenda, faça o desenho do animal que você mais gostou.
Musica: carneirinho
21ª aula: após a brincadeira as crianças observarão a figura de carneiro no livro, mostrar para as crianças que a pele do carneiro é revestida de lã. Apresentar este material e deixa-los manipular.
Carneirinho, carneirão, neirão, neirão
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão,
Manda o rei, nosso senhor, senhor, senhor, para todos... (dizer o comando).

Registro: após brincarmos com a música Carneirinho, observamos que a pele do carneiro é revestida de lã, faça uma colagem com este material.

A Janelinha
22ª aula: cantaremos a música fazendo gestos de abrir e fechar com as mãos e depois cantaremos abrindo e fechando a janela da nossa sala.
Em seguida deixá-los explorar brinquedos na brinquedoteca que abrem e fecham, chamarei a atenção deles para o movimento de abrir e fechar.
A janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo
Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou
Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.
Pra lá, pra cá, pra lá, pra cá, pra lá.
23ª aula: Registro: entregarei uma janelinha para cada criança que poderão decorá-la como quiser por dentro. (esta atividade pode ficar como capa do projeto).
Coelhinnho

24ª aula: cantar a música e fazer os gestos da mesma, em seguida fazer uma roda de conversa sobre a musica, questionando sobre o que fala a música, qual cor aparece na mesma etc.
25ª aula: retomar a música e sair pela escola procurando e identificando objetos de cor branca e vermelha.


Coelhinho

De olhos vermelhos,
De pêlo branquinho,
De salto bem leve eu sou o coelhinho
Sou muito assustado, porém sou guloso
Por uma cenoura, já fico manhoso
Eu pulo pra frente eu pulo pra trás,
Dou mil cambalhotas sou forte demais, 
Comi uma cenoura com casca e tudo
Tão grande ela era, fiquei barrigudo.


Registro: pintura com as cores que parece na música. ( atividade para a época da páscoa)
26 aula: observamos a figura de um gato e após vários questionamentos contaremos a quantidade de patas do mesmo e em seguida cantaremos a parlenda novamente para percebemos que é a mesma quantidade que aparece na parlenda.
Desenhar um gato gigante no painel sem patas para colarmos o número de patas correspondente ao mesmo.
Parlenda:
um, dois, três, quatro
um, dois, três, quatro
quantos pêlos tem o gato
quantos acaba de nascer?
um, dois, três, quatro.

Registro: fazer uma colagem representando esta quantidade.
27 aula: depois de escutá-la, faremos a brincadeira do sapato, cada um deve procurar seus sapatos e depois eu colocarei o sapato em cada um.

Música: pé com pé

(Sandra Peres/ Paulo Tattit)


Acordei com o pé esquerdo,
calcei meu pé de pato,
chutei o pé de cama,
botei o pé na estrada,
dei um pé de vento
caiu um pé d’água,
enfiei o pé na lama,
perdi o pé de apoio,
agarrei num pé de planta 
despenquei com pé descalço,
tomei o pé da situação,
tava tudo em pé de guerra.
Pé com pé, pé com pé, pé contra pé.
Não me leve ao pé da letra



Essa história não tem pé nem cabeça.
Vou dar no pé / pé quente 
Pé ante pé / pé rapado
Samba no pé / pé na roda
Não dá mais pé / pé chato
Pegar no pé / pé de anjo
Beijar o pé / pé de meia
Manter o pé / pé moleque
Passar o pé / pé de pato
Ponta do pé / pé de chinelo
Bicho de pé / pé de gente
Fincar o pé / pé de guerra
De orelha em pé / pé atrás
Pé contra pé / pé fora
A pé / pé frio
Rodapé / pé.


28 aula: retomar a música e a brincadeira, em seguida darei uma folha com o desenho da figura humana faltando os pés, farei alguns questionamentos sobre o que está faltando e depois deixarei que completem a mesma.
PARLENDA

29 aula: após brincarmos com a parlenda, vamos até o pátio procurar pedrinhas para rolar, em seguida questionarei quais outros objetos que também podemos rolar, brincaremos com o mesmo de rolar, dentro eles mostrarei o pneus e brincaremos com o mesmo de rolar pelo pátio com minha ajuda.
Pisei na pedrinha,
Pedrinha rolou,
Pisquei pro mocinho
Mocinho gostou,
Contei pra mamãe, mamãe nem ligou,
Contei pro papai, chinelo cantou.

Registro: desenho da vivência ou colagem dos objetos. Painel enigmático 
Música: Pula pipoca
30 aula: após ouvirmos e brincarmos com a música, faremos uma roda de conversa onde explicarei para as crianças que a pipoca é feita de milho, que com o milho da para fazer vários alimentos, que os animais também comem milho.

Pula, pipoca
Maria sororoca
Rebenta pipoca
Maria sororoca

Registro: música enigmática, ou Após brincarmos com a música pula pipoca aprendemos que com o milho é possível fazer vários alimentos. Cole abaixo figura desses alimentos.
31 aula: apresentar e brincar com a música: mãos e pés do CD árvore da montanha. 

Eu que vivo aqui no alto não me lembro de você, quero tanto, quero tanto te abraçar.
Eu que vivo aqui embaixo passo o dia ate ver, quero tanto, quero tanto encontrar você,
Quem vive aqui em cima, a mão, a mão,
Quem vive aqui embaixo, o pé, o pé,
Pé e mão, mão e pé pra se abraçar,
Pé e mão, mão e pé pra se encontrar,
Troco as mãos pelos pés, faço a confusão.
Pé, mão, abraçar
Mão, pé, encontrar
Mão, pés, confusão.

Dançaremos a música e faremos os gestos com mãos e pés.
Mostrarei para eles que com as mãos e pés podemos brincar e fazer gestos, vou
Propor para as crianças que se abracem, se toquem, façam cócegas nos pés dos amigos, ergam pés e mãos, coloque as mãos para cima, para baixo, etc.
Brincaremos com o twister, adaptado de maneira bem fácil, com minha ajuda, colocando somente um pézinho em uma cor e uma mãozinha na outra.
Registro: após ouvirmos a música mãos e pés do CD árvore da montanha, brincarmos com o jogo twister, faça uma pintura com as cores que apareceram no jogo.
32 aula: minhoquinha
uma minhoquinha fazendo ginastiquinha,
duas minhoquinhas fazendo ginastiquinha,
três minhoquinha fazendo ginastiquinha,
Quatro minhoquinhas fazendo ginastiquinha,
Cinco minhoquinha fazendo ginastiquinha,
Um minhocão fazendo ginasticão,
Um minhicão fazendo ginasticão.
Cantaremos e faremos os gestos da música, em seguida faremos uma roda de conversa:
• gostaram de cantar e fazer os gestos da música com os dedinhos?
• Quantas minhocas apareceram na música? Vamos contar juntos?
Mostrar para as criança que o número de minhocas que aparecem na música é o mesmo número de dedos de nossa mão. 

33 aula: depois de ouvirmos e brincarmos com a música: minhoquinha observamos que o numero de minhoca que aparecem na mesma, é o mesmo número de dedos de nossa mão. Agora na folha seguinte carimbe sua mão.
34 aula: cantaremos a música de chapéu:

o meu chapéu tem três pontas,
tem três pontas o meu chapéu,
se não tivesse três pontas
não seria o meu chapéu.
Em seguida faremos um chapéu de papel e contaremos quantas pontas ele tem.

35 aula: usando o mesmo chapéu que confeccionamos na aula passada faremos a brincadeira: fui na Bahia comprar um chapéu...
registro: depois de brincarmos e cantarmos a música chapéus, do CD: Quem canta seus males espanta, descobrimos quantas pontas ele tem, faça uma colagem com sucatas para representar a quantidade de pontas. 
36 aula: aulas: o que é? O que é?
Em roda, brincaremos de adivinhar os animais através das características citadas pela professora.

Tenho tromba e sou pesadão
No circo também
sou grande atracão 
sou o 

Através das características relatadas pela professora, as crianças deverão descobrir quem é o animal oculto e imitá-lo no pátio.
G1 e g2 registro: após descobrir quem é o animal oculto, os alunos, irão fazer uma intervenção. Colar a figura do elefante na folha. G1 colar a adivinha e a figura de 3 animais para pintar uma.
37ª aula: Em roda, iremos observar a obra O retrato de Van Ghogh e conversaremos um pouco sobre esta obra e a vida desse pintor. Após observarmos, irei passar uma caixinha onde dentro desta tem um espelho, a criança ao abri-la terá uma surpresa. Ela irá ver seu rosto refletido no espelho. Logo em seguida a dinâmica, entregarei uma folha A3 para cada criança para que desenhem o seu retrato na mesma.
Registro: Desenhar o auto-retrato.

38ª aula:Declamar e representar com o corpo a parlenda abaixo do livro Quem canta os seus males espanta:
Sou pequenino
do tamanho de um botão
carrego papai no bolso 
e a mamãe no coração. 

39 Aula: Em seguida, iremos fazê-la enigmática em painel para deixarmos exposto na classe. 
40 Aula: Após essa primeira etapa da atividade, irei medir cada criança com um barbante para que façam em seguida uma colagem na folha de atividade com o barbante que representa a sua altura.
Registro: Desenhar a família.


41ª aula: Colar as fotos das crianças no painel e fazer novas tarjetas com os nomes dos alunos. Em roda, a professora irá virar as tarjetas para baixo e uma criança de cada vez deverá procurar primeiro o seu nome e depois dirigir-se ao painel para procurar a sua foto e colar assim o seu nome no mesmo
Registro: Pareamento foto/nome. 

42ª aula: Na próxima aula, iremos brincar de entrevista e para deixar essa atividade mais legal, iremos até a sala de artes e confeccionaremos coletivamente um microfone de sucatas.
Registro: Confecção de um microfone de sucatas.
__________________________________________________________________________
43ª aula: Brincadeira da Berlinda
Todos estarão sentados em roda e no centro da mesma haverá uma cadeira para o entrevistado responder algumas perguntas feitas pela professora. Para melhor organização da atividade, uma criança de cada vez sentará no meio da roda para ser entrevistado, enquanto isso, a professora irá registrando as respostas no painel.
Perguntas a serem respondidas:
• Como é o seu nome?
• Qual a sua música preferida?
• Do que você mais gosta de brincar?
• O que você gosta de comer?
Registro: As respostas dadas pela criança (painel)
44ª aula: Nesta aula, iniciaremos a confecção do livro da vida utilizando diferentes técnicas para representar as preferências da criança. A professora, irá preparar o livro utilizando folhas bem coloridas para que depois as crianças possam interferir na mesma.
Capa: Colar uma foto da criança e a mesma irá interferi-la do jeito que deseja, seja fazendo uma colagem, pintura ou desenho.
1ª folha: Meu nome : A professora irá digitar o nome da criança e a mesma irá decorar a letra inicial, colando bolinhas feitas de papel crepon.
Obs: Primeiramente fazer as bolinhas de papel crepon para trabalhar a coordenação motora fina.
__________________________________________________________________________
45ª aula: 2ª folha: Minha idade: Colagem de sucatas para representar a idade da criança.
3ª folha: Minhas impressões digitais: Carimbo de uma das mãos.

46ª aula: Nesta aula, iremos dar continuidade a confecção do livro da vida:
4ª folha: Calço Nº: Carimbar o pé da criança e colocar o número que ela calça. Nesta aula faremos apenas essa atividade porque depois é preciso limpar os pés das crianças.
__________________________________________________________________________

47ªaula: Como ainda as crianças não tem muita habilidade em manusear as revistas é preciso do auxílio da professora para ajuda-las a procurar e recortar as figuras com as mãos, por isso será desenvolvida apenas essa folha do livro nesta aula.
5ª folha: Meu animal preferido: Procurar em revistas figuras de animais e colar no livro.

48ª aula: Término do livro da vida
Nesta aula as crianças irão encerrar o livro fazendo uma obra de arte, seja uma pintura, colagem ou desenho ela estará livre para escolher a técnica que queira usar.
6ª folha: Minha obra de arte.
Para encerrar o livro da vida, tirar uma foto da turma no parque e colar na última folha do livro.

Estas atividades pensei em fazer como culminância projeto ou na época da festa junina, assim já podemos utilizar como apresentação.( música CAVALO PIANCÓ)
(CD CANÇÕES DO BRASIL)

OLHA O MEU CAVALO É PIANCÓ...
BONITO PRA VADIAR, CAVALEIRO TROCA O PAR.
ELE CORRE, CORRE ELEGANTE...
NA ESTRADA DE AMARANTE.
ELE CORRE, CORRE LIGEIRINHO...
NO CAMINHO DA VEREDINHA.
ELE CORRE, CORRE BATE O PÉ
VAI PARAR NO CANINDÉ.
ELE CORRE, CORRE NUMA PERNA SÓ...
VAI PARAR LÁ NO MIMBÓ.
ORA, UPA, UPA CAVALINHO
CONTINUA A GALOPAR.


Cavalinho de Pau

49ª aula: Mostrar figuras de cavalos e cantar músicas em que apareça este animal. Entregar cabeças de cavalos recortadas para que a decorem, confeccionando assim um cavalinho de pau. (Pedir cabo de vassoura com antecedência).

50ªaula: Término da confecção do cavalinho de pau.


51ªaula: Término da confecção do cavalinho de pau.


52ª aula: Brincar com o cavalinho de pau no pátio. Selecionar algumas músicas em que este animal apareça. Fotografar a vivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !