MATRIZES DE HABILIDADES
.1 Uma reflexão sobre competências e habilidades
Atualmente a educação precisa responder aos
grandes desafios, abrir
suas portas a todas as crianças, proporcionando um
ensino que possibilite a
formação de um indivíduo autônomo. A educação
deixou de ser seletiva e
excludente, para tornar-se um espaço inclusivo e
atento às diversidades.
É necessário avançar em direção a uma prática
educativa pautada na
aprendizagem das crianças e considerar que o
processo de ensino e
aprendizagem se constrói através do
desenvolvimento de habilidades e
competências.
“Ao direcionar o foco do processo ensinoaprendizagem
para o desenvolvimento de habilidades e
competências,
devemos ressaltar, que estas necessitam ser vistas,
em si, com objetivos de ensino. Ou seja, é preciso que a
escola inclua entre as suas responsabilidades a de
ensinar a comparar, classificar, analisar, discutir,
descrever, opinar, julgar, fazer generalizações,
analogias,diagnósticos. Independentemente do que se esteja
comparando, classificando ou assim por diante.
Caso contrário, o foco permanecerá no conteúdo e as
competências e habilidades serão vistas de modo
minimalista.” Garcia (2005,p.03)
Sendo assim, competências e habilidades são
inseparáveis, mas exigem
domínios de conhecimentos. As competências
pressupõem operações mentais,
capacidades para usar as habilidades, que se
constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades
e aptidões,um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas.
Poderíamos dizer que uma competência permite
mobilizarconhecimentos a fim de se enfrentar uma
determinada situação, não é o uso
estático de regras aprendidas, mas uma capacidade
de lançar mão dos mais
variados recursos, de forma criativa e inovadora, no
momento e do modo
necessário, articulando conhecimentos, habilidades,
valores e atitudes.
Nessa perspectiva, habilidade é considerada como
algo menos amplo do
que competência ou que várias habilidades
constituem uma competência, as
habilidades estão associadas ao saber fazer e
devem ser desenvolvidas na
busca das competências.
Fundamentado nos autores Bondiolli (2003),
Bondiolli & Becchi (2003),
Biasetto (1995) e Bassedas, Huguet e Solé ( ), e nos
documentos, Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil (1998) e
Diretrizes Curriculares para
a Rede Municipal de Educação Infantil de Itajaí
(2004), elaborou-se as matrizes
de habilidades, baseadas no desenvolvimento
infantil para que o professor
possa lançar desafios na construção de
competências. Cabe ressaltar, que as
Matrizes de habilidades será um ponto de partida
para as atividades
desenvolvidas e não para padronizar as faixas
etárias.
HABILIDADES DE O A 1 ANO HABILIDADES DE 1 A 2
ANOS HABILIDADES DE 2 A 3 ANOS
•
Reconhecer o ambiente
•
Responder a estímulos.
(Visual, psicomotor, sonoros,
gestuais, sentimentais)
•
Demonstrar o
desenvolvimento na
percepção visual. (Troca de
fraldas, brincar, alimentação).
•
Vocalizar em resposta aos
estímulos. (Emitir sons quer
estímulos do adulto ou do
ambiente)
•
Segurar, examinar e explorar
objetos de diferentes formas.
•
Sacudir ou apertar objetos.
(Colocado na mão fazendo
ruídos intencionais ou não)
•
Reconhecer pessoas do seu
convívio. (Quando ela se
aproxima, corre, expressa)
•
Reconhecer som do próprio
nome.
•
Reconhecer imagens
refletidas no espelho.
•
Imitar sons, ações e gestos.
(Brincadeiras de escondeesconde,
acenos, palmas)
•
Explorar as diversidades
sonoras. (Musical, vocal,
ruídos, entonação de
diferentes sons)
•
Estabelecer relação entre
palavra e seu sentido.
•
Direcionar os utensílios de
alimentação, utilizando-os de
forma autônoma.
•
Seguir visualmente um objeto
em movimento.
•
Demonstrar percepção das
partes do corpo.
•
Flexionar as pernas em
decúbito dorsal e ventral.
(Engatinhar, sentar, ficar de
pé)
•
Movimentar a cabeça em
decúbito dorsal e ventral.
•
Transferir objetos de uma
mão para outra. (De joelho,
sentado, de lado, em pé)
•
Deslocar com destreza
progressiva no espaço.
(Engatinhar, andar, rolar)
•
Explorar diferentes posturas
corporais.
•
Observar e relacionar
imagens.
•
Rabiscar.
•
Executar pequenas tarefas.
•
Brincar com outras crianças.
•
Demonstrar coordenação
motora fina e ampla. (Escavar,
chutar, puxar fio, encaixe de
pinos)
•
Comunicar idéias e sentimentos
através das diferentes
linguagens.
•
Estabelecer relação entre
palavra e sentido.
•
Respeitar regras simples de
convívio social. (Regras de
grupo, cumprimentos)
•
Compartilhar objetos ou
alimentos com outras crianças.
•
Nomear e identificar partes do
corpo.
•
Nomear e identificar objetos.
•
Demonstrar compreensão do
uso de novas palavras. (ampliar
vocabulário)
•
Comer com autonomia.
•
Atender uma ou mais ordem
simples relacionadas de uma
etapa sem gestos.
•
Relacionar figuras objetos.
•
Rabiscar.
•
Explorar as diversidades
sonoras. (sons animais,
instrumentos)
•
Explorar diferentes posturas.
(Sentado, em pé)
•
Folhear páginas. (livros,
revistas)
•
Demonstrar equilíbrio nos
movimentos.
•
Participar de momentos de
musicalização. (Cantar, ouvir)
•
Empilhar objetos.
•
Realizar combinações de
objetos.
•
Organizar objetos de diferentes
tamanhos, cor e forma.
•
Controlar os esfíncteres.
•
Identificar e nomear partes do seu
corpo.
•
Brincar e imitar ações.
•
Controlar os esfíncteres.
•
Explorar o ambiente a sua volta.
•
Deslocar com destreza
progressiva no espaço;
•
Demonstrar coordenação motora
fina e ampla;
•
Demonstrar equilíbrio e ritmo nos
movimentos;
•
Apresentar coordenação visomotora;
(coordenação entre olhos
e mãos)
•
Descobrir as possibilidades de
transformação e manipulação dos
materiais (explorar formas, cores
e texturas)
•
Avançar no processo de
rabiscação (formas e construção
corporal)
•
Comunicar idéias e sentimentos
através das diferentes
linguagens;
•
Participar de brincadeiras, jogos
cantados e ritmicos;
•
Participar de momentos de
musicalização;
•
Reconhecer e localizar os tipos
de som;
•
Apresentar percepção auditiva;
•
Estabelecer relação entre causa e
efeito;
•
Descrever ações de figuras e
desenhos;
•
Demonstrar noções de
classificação, seriação e
ordenação de objetos
(quantidade, cor, forma,
espessura, textura)
•
Realizar a contagem oral;
•
Realizar ações com progressiva
autonomia (a criança mostra
segurança nas tarefas que
realiza)
•
Demonstrar compreensão do uso
de novas palavras;
•
Demonstrar criatividade em
diversas situações;
•
Dramatizar situações vividas.
•
Relatar experiências.
•
Respeitar regras simples de
convívio social.
•
Atender uma ou mais ordens
simples relacionadas de uma
etapa sem gestos.
•
Estabelecer relação entre uma
situação atual e anterior.
•
Memorizar canções e histórias
reproduzindo parte delas.
•
Observar e questionar situações,
pessoas e fenômenos.
•
Estabelecer relação entre objeto
e sua função.
•
Demonstrar noções de
compreensão de alguns
fenômenos atmosféricos. (Chuva,
sol, vento)
•
Estabelecer relação entre palavra
e sentido.
•
Comer com autonomia.
•
Nomear e reconhecer alguns
animais, plantas.
•
Reconhecer situações habituais
de perigo.
•
Reconhecer seu nome.
•
Realizar pequenas tarefas.
HABILIDADES DE 3 A 4 ANO HABILIDADES DE 4 A 5
ANOS HABILIDADES DE 5 A 6 ANOS
•
Identificar e nomear partes do
corpo.
•
Brincar e imitar ações.
•
Explorar o ambiente a sua
volta.
•
Demonstrar equilíbrio e ritmo
nos movimentos.
•
Descobrir as possibilidades de
transformação e manipulação
dos materiais.
•
Desenhar.
•
Comunicar idéias e
sentimentos através das
diferentes linguagens.
•
Participar de brincadeiras de
jogos cantados e rítmicos.
•
Participar de momentos de
musicalização.
•
Apresentar percepção auditiva.
(Diferentes tipos de sons,
reconhecer e localizar sons,
intensidade, volume)
•
Descrever ações de figuras e
desenhos.
•
Demonstrar motricidade fina.
(Rasgar, modelar, picar,
amassar, colar, dobrar)
•
Demonstrar motricidade ampla
(virar cambalhota, arrastar,
correr, saltar, subir, descer,
rolar)
•
Demonstrar noções de
classificação, seriação e
ordenação de objetos.
•
Realizar contagem oral.
•
Realizar ações com
•
Comunicar idéias e sentimentos
em diferentes linguagem.
•
Recontar histórias descrevendo
personagens, cenários e objetos.
•
Reproduzir oralmente jogos
verbais (Parlendas, jogos
cantados, poesias, rimas, travalínguas,
quadrinhas)
•
Interpretar histórias, gravuras oral,
conversas, explicações.
•
Narrar fatos em seqüência causal
e temporal
•
Respeitar as regras do convívio
social (Utilizar as palavras:
desculpa, por favor, com licença,
obrigado)
•
Diferenciar letras, números e
desenhos
•
Reconhecer e escrever seu nome
•
Produzir textos orais individuais
ou coletivos
•
Escolher os livros para apreciar
ou ler.
•
Reconhecer e escrever letras,
números e palavras.
•
Participar de jogos e brincadeiras
e outras atividades propostas.
•
Apresentar hábitos de higiene.
•
Resolver situações problemas
com autonomia.
•
Demonstrar criatividade.
•
Apresentar concentração nas
atividades.
•
Demonstrar organização e
responsabilidade com seus
pertences e material de uso
•
Expressar corporalmente por
meio da dança, brincadeiras e
movimentos.
•
Demonstrar coordenação
motora fina e ampla.
•
Demonstrar equilíbrio e ritmo
nos movimentos corporais.
•
Utilizar de forma adequada os
talheres.
•
Demonstrar conhecimento do
esquema corporal.
•
Demonstrar curiosidade pelo
mundo social e natural.
•
Levantar hipóteses sobre
situações problemas.
•
Estabelecer relações entre o
modo de vida característico de
seu grupo social e de outros
grupos.
•
Estabelecer relações entre o
meio ambiente e as formas de
vida presentes.
•
Perceber mudanças ocorridas
nas paisagens ao longo do
tempo.
•
Pesquisar.
•
Dramatizar situações.
•
Reconhecer e escrever letras,
números e palavras.
•
Relatar experiências.
•
Estabelecer relação entre objeto
e sua função.
•
Nomear e reconhecer animais e
plantas.
•
Antecipar efeitos da sua ação.
autonomia. (Resolução de
conflitos, escolha de objetos,
vestir, comer e higiene
pessoal)
•
Demonstrar compreensão do
uso de novas palavras.
•
Demonstrar criatividade em
diversas situações.
•
Dramatizar situações.
•
Relatar experiências.
•
Respeitar regras de convívio
social.
•
Estabelecer relação entre uma
situação atual e uma anterior.
•
Reproduzir canções e
histórias.
•
Observar e questionar
situações.
•
Demonstrar noções de
compreensão de fenômenos
da natureza. (chuva, sol,
vento)
•
Estabelecer relação entre
palavra e sentido.
•
Demonstrar noções de
compreensão da fauna e flora.
•
Reconhecer situações
habituais de perigo.
•
Reconhecer a escrita do seu
nome.
•
Demonstrar organização e
responsabilidade com seus
pertences e material de uso
comum.
•
Apresentar hábitos de higiene.
•
Demonstrar criatividade.
•
Apresentar concentração nas
atividades.
•
Observar e manusear os
diversos materiais impressos.
(Livros, revistas, gibis)
•
Reconhecer a leitura como
fonte de prazer e
entretenimento
•
Comunicar idéias e
sentimentos em diferentes
linguagens.
•
Recontar histórias
descrevendo cenários,
personagens e objetos.
•
Reproduzir oralmente jogos
verbais. (Parlendas, jogos
cantados, poesias, rimas,
trava-línguas, quadrinhas)
•
Interpretar histórias. (Oral,
gravuras, conversas,
explicações)
•
Narrar fatos em seqüência.
(Causal e temporal)
•
Respeitar regras de convívio
comum.
•
Demonstrar noções de
classificação, seriação, ordenação
e conservação de objetos.
•
Realizar contagem oral.
•
Utilizar diferentes unidades de
medidas. (Metro, peso, volume)
•
Fazer comparações. (Leve,
pesado, alto, baixo,mais, menos,
quente, frio)
•
Reconhecer e nomear formas
geométricas (Objetos, figuras,
formas, contornos,
faces,tridimensionalidades)
•
Apresentar noções de lateralidade
(Direita, esquerda, frente, atrás)
•
Demonstrar motricidade fina
(Rasgar, modelar, picar,amassar,
colar, dobrar, encaixar, empilhar)
•
Demonstrar motricidade ampla
(Virar cambalhota, arrastar,
correr, saltar, subir,descer, rolar,
engatinhar)
•
Desenhar (Dar formas)
•
Movimento.
•
Identificar e nomear partes do
corpo.
•
Demonstrar equilíbrio e ritmo nos
movimentos corporais.
•
Utilizar de forma adequada os
talheres.
•
Participar de momentos de
musicalização (Cantar, ouvir,
altura, timbre,)
•
Estabelecer relação entre tempoespaço.
•
Descobrir as possibilidades de
transformação e manipulação dos
materiais (Explorar formas, cores,
texturas)
•
Demonstrar curiosidade e
interesse por aquilo que o
envolve.
•
Reconhecer os diferentes tipos de
gêneros musicais.
•
Levantar hipóteses sobre
situações problemas
•
Reconhecer diferentes
características do contexto
musical geradas pelo silencio e
pelos sons: altura (graves e
agudos) duração (curtos e longos)
intensidade (fracos e fortes) e
timbre.
•
Fazer comparações. (leve,
pesado, alto, baixo, mais, menos,
quente, frio, diferente, igual)
•
Reconhecer situações habituais
de perigo.
•
Escrever seu nome e algumas
palavras com ou sem
intencionalidade.
•
Respeitar regras de convívio
social.
•
Expressar seus desejos,
necessidades e sentimentos
comunicando suas idéias,
opiniões e preferências.
•
Ouvir atentamente a fala do
outro.
•
Relatar suas vivencias nas
diversas situações de interação
presentes no cotidiano.
•
Narrar fatos, acontecimentos e
experiências vividas. (Temporal,
espacial e causal).
•
Recontar histórias conhecidas
com aproximação às
características da história
original.
•
Descrever personagens,
cenários e objetos com riquezas
de detalhes.
•
Elaborar questionamentos e
respostas para as diversas
situações vividas.
•
Argumentar explicando suas
idéias e pontos de vista.
•
Participar de situações de leitura
dos diferentes gêneros ainda
que não seja de forma
convencional.
•
Observar e manusear os
diversos materiais impressos.
(Livros, revistas, histórias em
quadrinhos)
•
Compreender a função social da
leitura e da escrita.
•
Inferir uma afirmação a partir do
texto lido (historias, informações,
avisos)
•
Reconhecer a leitura como fonte
de informação, prazer e
entretenimento.
•
Participar de situações que
envolvam o uso da escrita.
•
Reconhecer letras do alfabeto
dentre outros símbolos gráficos.
•
Localizar o próprio nome em
textos apresentados.
•
Produzir oral e coletivamente,
pequenos textos.
•
Explorar e utilizar procedimentos
necessários para desenhar,
pintar, modelar.
•
Respeitar e valorizar as
produções realizadas
social. (Utilizar as palavras:
desculpa, por favor, com
licença, obrigado)
•
Compartilhar brinquedos e
materiais.
•
Respeitar a individualidade do
outro.
•
Reconhecer e escrever seu
próprio nome.
•
Produzir textos orais.
(individuais e coletivos)
•
Escolher os livros para ler e
apreciar.
•
Participar de jogos e
brincadeiras.
•
Participar de atividades
propostas.
•
Executar tarefas.
•
Demonstrar organização e
responsabilidade com seus
pertences e material de uso
comum.
•
Resolver situações problemas
com autonomia.
•
Demonstrar criatividade.
•
Apresentar concentração nas
atividades.
•
Levantar hipóteses sobre
situações problemas.
individualmente e em grupo.
•
Identificar a diversidade de
produções artísticas. (desenhos,
pinturas, esculturas,
construções)
•
Identificar elementos
constituintes da linguagem
visual. (ponto, linha, forma, cor,
volume, contrastes, luz,
texturas)
•
Realizar leitura de produções
artísticas.
•
Comunicar idéias e sentimentos
através de diferentes
linguagens.
•
Descobrir as possibilidades de
transformações e manipulações
dos materiais (formas, cores,
texturas)
•
Demonstrar criatividade em
diferentes situações.
•
Reconhecer os diferentes
gêneros e estilos musicais.
•
Interpretar músicas e canções
diversas.
•
Participar de brincadeiras e
jogos cantados e rítmicos.
•
Utilizar instrumentos musicais.
•
Reconhecer diferentes
características do contexto
musical geradas pelo silencio e
pelos sons: altura (graves e
agudos) duração (curtos e
longos) intensidade (fracos e
fortes) e timbre.
•
Reconhecer e utilizar variações
de velocidade e densidade na
organização e realização de
algumas produções musicais.
•
Classificar, seriar, ordenar e
conservar objetos.
•
Realizar contagem oral.
•
Reconhecer escritas numéricas.
•
Utilizar diferentes unidades de
medida. (metro, peso, volume)
•
Fazer comparações. (leve,
pesado, alto, baixo, mais,
menos, quente, frio, diferente,
igual)
•
Reconhecer e nomear formas
geométricas (objetos, figuras,
formas, contornos, faces,
tridimensionalidade)
•
Relacionar número / numeral.
•
Apresentar noções de
lateralidade. (direita, esquerda,
frente, atrás)
•
Interpretar gráficos.
•
Resolver problemas que
envolvam a aplicação de
operações matemáticas.
•
Valorizar atitudes de
manutenção e preservação dos
espaços e do meio ambiente.
(patrimônio cultural, da
natureza)
•
Demonstrar noções da função
social atribuída às
representações gráficas. (mapa)
•
Perceber a importância dos
cuidados básicos de pequenos
animais e vegetais por meio de
sua criação e cultivo.
•
Ter autonomia nos hábitos de
higiene.
•
Perceber os cuidados
necessários a preservação da
vida. (prevenção de acidentes e
a saúde)
•
Demonstrar atitudes de
compreensão.
•
Resolver situações problemas
com autonomia.
•
Demonstrar organização e
responsabilidade com seus
pertences e materiais de uso
comum.
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