PROJETO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Objetivos:
 Incentivar o espírito patriótico.
 Desenvolver a expressão corporal.
 Coordenação motora.

Conteúdos:
 Patriotismo.
 Expressão corporal.
 Percepção visual.
 Pintura.

Desenvolvimento:

 Contar a seguinte história aos alunos:
“Há muitos e muitos anos, vivia no Brasil um rei de um lugar chamado Portugal. Esse rei mandava em tudo, mas um dia as pessoas que aqui viviam se cansaram das ordens e do rei e não quiseram mais que ele mandasse em tudo.
Então, um dos filhos desse rei, que gostava daquelas pessoas, conseguiu fazer com que seu pai, rei de Portugal, não mandasse mais nas pessoas daqui. Esse dia ficou conhecido como “o Dia da Independência”, era o dia 7 de setembro. Como naquele tempo não havia carro, nem ônibus, nem avião, as pessoas viajavam em cavalos; e o filho do rei estava viajando quando resolveu que as pessoas não seriam mais mandadas pelo rei. Por isso, a folha de atividades mostra um garoto imitando “o Dia da Independência”.
 Falar sobre o tradicional desfile de “7 de setembro”, para lembrar essa data. Informar que é transmitido
pela televisão.
 Pedir aos alunos que pintem a figura da folha de atividades (figura abaixo), que colem barbante na crina do cavalo e o pintem de marrom, usando aquarela.
 Fazer dobradura simples de chapéu para os alunos utilizando jornal. Ajudar os alunos a colar fitas adesivas verde e amarela em seu chapéu.
 Cantar com os alunos a música “Marcha, soldado”: “Marcha, soldado/cabeça de papel/se não marchar
direito/vai preso no quartel/o quartel pegou fogo/a polícia deu sinal/acode, acode, acode a bandeira
nacional/Brasil.” (Domínio público.)


Sugestões de atividades complementares:
 Se possível, o professor poderá confeccionar com os alunos um cavalinho de pau usando cabo de  vassoura (mesmo sem a rodinha) e fazendo a cabeça com cartolina em 2 par tes, para o encaixe no cabo de vassoura.
 Fazer uma espada com jornal e, enquanto brincam no pátio com seu chapéu e os cavalinhos de pau, pedir para gritarem: “Viva a Independência!”.


Acervo Etapa
Folha 15 – Datas Comemorativas/Independência do Brasil (7 de setembro)


Clique na imagem para ampliá-la.

2 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !