PROJETO FLORES E CORES


Projeto “Flores de todas as cores”

                        Projeto “Flores de todas as cores”

Eixo: Artes
Grupo: Pré  
Duração: 1 ano

Justificativa:
Com esse trabalho possibilita-se a criança conhecer alguns representantes clássicos e elementos fundamentais da arte, sendo capaz de representar informações simples sobre os mesmos e realizar produções pessoais à partir dessas referências, fazendo uso da linguagem artística como mais um canal para ler o mundo, explicá-lo, experimentá-lo, manifestá-lo;

Bloco de conteúdos:
Ø     Apreciação em Artes Visuais e Fazer Artístico;

Objetivos Didáticos:
Ø     Trabalhar a leitura de diferentes obras e artistas, buscando elementos que enriqueçam a sua própria produção;

Objetivos atitudinais:
Ø     Valorizar a arte como um produto da cultura humana;
Ø     Desenvolver cuidado especial pelo próprio percurso criador;

Etapas previstas:
Ø     Apreciação de diferentes modalidades de artes (gravuras, fotos, quadros, calendários, ...), onde esteja retratado a pintura de flores;
Ø     Guiar a observação e dialogar com as crianças, durante a roda de apreciação;
Ø     Desenho de flores realizado pelas crianças;
Ø     Pedir que tragam de casa desenho de flores;
Ø     Socialização das figuras trazidas;
Ø     Selecionar e classificar as figuras trazidas de casa em dois ambientes (externas e internas, cores e formas);
Ø     Desenho em duplas (escolha de uma figura trazida pelos alunos;
Ø     Apreciação dos desenhos feitos pelas duplas;
Ø     Proporcionar uma galeria de arte com os artistas que retratam flores;
v    Van Gogh:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Os Girassóis”
Intervenção:
§        Meio: guache e pasta de dente;
Suporte:
§        Cartolina;

v    Redon:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Vasas de Flores”
Intervenção:
Dar o vaso de dobradura, os alunos completarão e desenharão as flores;
Meio:
Giz de cera;
Suporte:
Cartolina, papel dobradura;

v    Monet:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Campo de Papoulas”;
Intervenção:
Pintura de fundo (verde)
Meio:
Guache e esponja;
Suporte:
Papel cartão;

v    Renoir:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Flores num Vaso”
Intervenção:
Pintura de fundo com rolinho;
Meio:
Tinta de impacto / pincel
Suporte:
Papel cartão;


Produto final:
Ø     Produção individual, à partir da observação de um vaso com flores;

Fechamento:
Mural de exposição;

Avaliação:
As propostas do projeto modificaram as produções das crianças?

Videos mais exibidos no Youtube

Loading...

REGISTRE-SE NO BLOG !

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG