NATAL

Projeto Natal Tempo de Paz

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TEMA: Natal TURMA: Maternal I 
Período: 21 de novembro a 14 de dezembro

JUSTIFICATIVA: No mundo existem fatos tão especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora - se o Natal, com propósito de celebrar o Real Espírito de Natal. Pretendemos conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas. 

QUESTÃO DESENCADEADORA:
Livros de história; 
CD músicas natalinas;

CONTEÚDOS NORTEADORES:
Historias que envolvam o Natal e o Nascimento de Jesus.

OBJETIVOS:
Objetivo geral: Despertar nos alunos o verdadeiro sentido do Natal através da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo. a solidariedade e amor ao próximo.
Identificar os símbolos do Natal;
Estimular a socialização;
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o Natal; Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;

DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha;
Músicas (em anexo)
Histórias (em anexo)
Artes (em anexo)
Linguagem Oral
Natureza e Sociedade
Brincadeiras e jogos;

AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.

CULMINÂNCIA
Dramatização do presépio.
Festa de encerramento com a Chegada do Papai Noel;
Números musicais e distribuição de surpresa;

Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Natal

Músicas
Meu sapatinho
Botei meu sapatinho,
Na janela do quintal. 
Papai Noel deixou, 
Meu presente de Natal. 
Como é que Papai Noel, 
Não se esquece de ninguém.
Seja rico ou seja pobre,
O velhinho sempre vem. 
Seja rico ou seja pobre, 
O velhinho sempre vem

Natal das Crianças
Natal, Natal das crianças
Natal da noite de luz
Natal da estrela-guia
Natal do Menino Jesus
Blim, blão, blim, blão, blim, blão...
Bate o sino da matriz
Papai, mamãe rezando
Para o mundo ser feliz
Blim, blão, blim, blão,blim, blão...
O Papai Noel chegou
Também trazendo presente
Para a vovó e o vovô.

Encantador Velhinho
Quem é que não conhece,
O encantador velhinho,
Bigode barba branca, colete vermelhinho.
Ele vem todos os anos, com presentes a granel.
Você sabe o nome dele, ele é Papai Noel.
Feliz natal, feliz natal,
É o que desejamos,
Ao papai a mamãe, a todos que amamos. 

Histórias:
Um Sonho de Natal
Era uma vez um menino chamado Pedro. Ele adorava quando chegava à época de Natal e sua mãe pegava aquela caixa enorme cheia de enfeites para arrumar a casa.
Pedro estava muito feliz porque o Natal já ia chegar e sua mãe lhe chamou para juntos enfeitar a casa. (tirar a árvore da caixa e começar a enfeitar).
Pedro ficou admirando a árvore e como estava cansado acabou adormecendo e sonhou que estava na fábrica de brinquedos de Papai Noel. (tirar da caixa um Papai Noel).
Começaram a conversar e Papai Noel falou que tinha muito serviço, pois as crianças tinham mandado muitas cartas (tirar da caixa um rolo com papel imitando as cartas) pedindo bolas, petecas, boneca e muitas coisas mais e ele precisava fabricar todos os presentes (tirar da caixa jornal e ir fazendo os brinquedos). A mãe de Pedro ainda não tinha terminado de arrumar a casa faltava colocar a meia para Papai Noel colocar os presente (tirar a meia da caixa) e chamou por Pedro para ajudá-la. O menino acordou e contou para a mãe a grande novidade.
- Eu estava ajudando a Papai Noel a fazer os presentes e também preciso escrever uma carta para ele.
Como Pedro ainda não sabia escrever sua mãe falou que ele poderia desenhar o que desejava e Papai Noel ia entender o seu pedido. E começou a ajudá-lo a desenhar. (tirar da caixa uma folha de papel e cola colorida, colocar uns pingos dobrar e esfregar a mão fazendo um desenho surpresa. Abrir e imaginar o desenho do pedido). Pedro ficou muito feliz colocou sua cartinha perto da meia e saiu para contar a novidades para seus amigos do Miosótis e ajuda-los a fazer também suas cartinhas. (tirar da caixa folha e cola colorida para as crianças desenharem suas cartinhas).

A Estrela do Natal
Luzinha era uma estrela bem miudinha que morava lá no céu, misturada com as outras, brincando de piscar. Quando chegava o mês de dezembro, ficava sonhando...
Sonhava ser estrela do Natal, bem brilhante e bonita.
E suspirava: "Como seria bom todo mundo olhando para mim, lá de baixo, com o coração contente!"
Mas ela sabia que não tinha tamanho para isso... Que aquela noite era muito especial e precisava de um brilho bem fortão, que iluminasse os olhos das pessoas. 
Parecia mesmo um desejo impossível de realizar. Mas, bem no dia 24, a estrela de Natal ficou doente! 
Tudo porque um raio de sol escapou de seu lugar e caiu direto nela. Agora ela estava ardida e toda vermelhinha, sem o brilho de sempre. Até ficar boa, já seria o ano novo.
Então Luzinha teve uma idéia! E o seu sonho salvou aquele Natal. Quem olhava para o céu, nem notava a diferença. Lá estavam todas as estrelas miudinhas, num abraço apertado! Por acaso você saberia, se eu não tivesse contado? 

Artes
Teatro de Natal; 
Confeccionar mural;
Capa para o envelope;
Confeccionar cartões de natal
Convite festa de encerramento ( pintar a bota com esponja e tinta vermelha, colar algodão);

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !