PROJETO HIGIENE
Tema: Higiene.
Clientela: Alunos do pré-b.
Justificativa: O referido tema será abordado devido à
necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças
visando lhes proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de
si mesmo e para com os outros. Pois nesta fase é importante que os alunos
adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a
higiene e o meio onde vivem.
Objetivo geral: Conhecer e valorizar o próprio corpo e
conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.
Objetivos específicos:
Ampliar
e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;
Desenvolver
a linguagem oral;
Ler
e interpretar imagens;
Dramatizar
histórias;
Trabalhar
a criatividade;
Possibilitar
o desenvolvimento da coordenação motora para pintura, recorte e colagem;
Estimular
a atenção e a concentração;
Trabalhar
com os números de 0 a 5;
Cantar
e dançar através da música e do ritmo;
Apresentar
a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições;
Conceituar
a relevância dos cuidados com: nariz, orelhas, unhas e cabelos para a
manutenção da saúde e promoção do bem estar;
Identificar
e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal;
Consolidar
o conceito de se tomar banho diariamente;
Conhecer
como funciona a reciclagem e coletas de lixos;
Identificar
as cores das lixeiras da coleta de lixo;
Preservar
o meio ambiente;
Reconhecer
o que faz bem e o que faz mal para os dentes;
Valorizar
seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
Reconhecer
a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal, mental
e ambiental;
Desenvolver
o hábito de cuidar de si mesmo;
Realizar
atividades diárias de higiene;
Desenvolver
a percepção visual através de vídeos e figuras;
Organizar
rotinas de práticas de escovação dos dentes.
Conteúdo:
Higiene
corporal, bucal, mental e ambiental;
Reciclagem
- Coleta seletiva;
Artes
plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho
livre e dirigido;
Sistema
de numeração, (traçado, noção de quantidade);
Linguagem
oral;
Motricidade
ampla e fina;
Música
e ritmo;
Percepção
visual;
Dramatização
e criatividade.
Metodologia:
Conversas
e debates; (importância da higiene para a saúde e para o meio ambiente).
Cartazes
com regras de higiene;
Hora
do conto com fantoches (jacaré com dor de dente) e com o boneco piolhudo;
Fantoches
de palito: para dramatização da música – escova os dentes;
Visita
da dentista do município – todas as sextas-feiras.
Confecção
do livrinho coleta seletiva;
Jogos
(quebra-cabeça, figuras, labirinto, ligar e jogo da memória);
Cartazes
com recortes e colagens de gravuras;
Reprodução
de histórias;
Músicas
referentes ao tema (sapo não lava o pé; chuveiro; chulé; lava a mão; escova os
dentes);
Vídeos:
higiene corporal; higiene bucal; reciclagem; lata de lixo; escova os dentes
(livro: “vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola).
Atividades
com grafismo: desenho, pintura, traçado;
Execução
das atividades da cartilha sorrindo para o futuro – projeto – SESC.
Brincadeiras
no pátio: corrida da beleza; ataque aos dentes; corrida da coleta seletiva;
pescaria dos piolhos.
Culminância:
Mini seminário sobre o Projeto – O QUE APRENDEMOS COM ESSE PROJETO?.
Avaliação: Deve ser realizada de forma
qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças
apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na
realização das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥