PROJETO HIGIENE PARA PRÉ ESCOLA


PROJETO HIGIENE

Tema: Higiene.


Clientela: Alunos do pré-b.



Justificativa: O referido tema será abordado devido à necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças visando lhes proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e para com os outros. Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.



Objetivo geral: Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.



Objetivos específicos:

         Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;

         Desenvolver a linguagem oral;

         Ler e interpretar imagens;

         Dramatizar histórias;

         Trabalhar a criatividade;

         Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura, recorte e colagem;

         Estimular a atenção e a concentração;

         Trabalhar com os números de 0 a 5;

         Cantar e dançar através da música e do ritmo;

         Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições;

         Conceituar a relevância dos cuidados com: nariz, orelhas, unhas e cabelos para a manutenção da saúde e promoção do bem estar;

         Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal;

         Consolidar o conceito de se tomar banho diariamente;

         Conhecer como funciona a reciclagem e coletas de lixos;

         Identificar as cores das lixeiras da coleta de lixo;

         Preservar o meio ambiente;

         Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes;

         Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;

         Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal, mental e ambiental;

         Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

         Realizar atividades diárias de higiene;

         Desenvolver a percepção visual através de vídeos e figuras;

         Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes.

Conteúdo:

         Higiene corporal, bucal, mental e ambiental;

         Reciclagem - Coleta seletiva;

         Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

         Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade);

         Linguagem oral;

         Motricidade ampla e fina;

         Música e ritmo;

         Percepção visual;

         Dramatização e criatividade.

Metodologia:

         Conversas e debates; (importância da higiene para a saúde e para o meio ambiente).

         Cartazes com regras de higiene;

         Hora do conto com fantoches (jacaré com dor de dente) e com o boneco piolhudo;

         Fantoches de palito: para dramatização da música – escova os dentes;

         Visita da dentista do município – todas as sextas-feiras.

         Confecção do livrinho coleta seletiva;

         Jogos (quebra-cabeça, figuras, labirinto, ligar e jogo da memória);

         Cartazes com recortes e colagens de gravuras;

         Reprodução de histórias;

         Músicas referentes ao tema (sapo não lava o pé; chuveiro; chulé; lava a mão; escova os dentes);

         Vídeos: higiene corporal; higiene bucal; reciclagem; lata de lixo; escova os dentes (livro: “vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola).

         Atividades com grafismo: desenho, pintura, traçado;

         Execução das atividades da cartilha sorrindo para o futuro – projeto – SESC.

         Brincadeiras no pátio: corrida da beleza; ataque aos dentes; corrida da coleta seletiva; pescaria dos piolhos.

Culminância: Mini seminário sobre o Projeto – O QUE APRENDEMOS COM ESSE PROJETO?.

Avaliação: Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !