PLANEJAMENTO
ANUAL MATERNAL I
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover
o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua
maturidade emocional. Incentivar o uso do raciocínio através
de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
·
Controle dos esfíncteres,
de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por
parte do professor.
·
Higiene
Bucal, estimulando e incentivando para o uso da escova.
·
Alimentar-se
sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher
sozinho à boca.
·
Estimulação
do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar
músicas e brincadeira lúdica. No banho também se nomeia partes do corpo.
·
Garatuja:
folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou
guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
·
Exercícios
de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início as
professoras deverão ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao
buraco.
·
Jogos de
bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la
para o amigo, dizendo o nome (ou dito pela professora).
·
Trabalhos
manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem
bastante.
·
Incentivo
e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para
que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se
manifeste por gestos.
·
Ampliar
seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do
dia-a-dia.
·
Incentivar
e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com
a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa,
trabalhando com a criança o saber escutar.
·
Apresentação
das cores.
·
Trabalhos
com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
·
Contos de
histórias curtas.
·
Coordenação
motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
·
Brincadeiras
de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha,
ir as compras, banho de bonecas, etc.
·
Explorar
o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
·
O uso
do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia
e grande dificuldade de concentração, por isso todas
as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por
parte das professoras.
·
Imposição
de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em
perigo si mesmo, os colegas, e o ambiente escolar.
·
Traçados
simples: Coordenação Motora.
·
Formas
Geométricas: círculo, quadrado e triângulo
LINGUAGEM
ORAL
·
Interessar-se
por histórias e trabalhar a imaginação da criança;
·
Participar
de várias situações de comunicação oral;
·
Estimular
a fala por meio da interação com outro; através de gestos, sinais, objetos, figuras
e linguagem corporal;
·
Utilizar
o desenho como representação gráfica;
·
Conhecer
e reproduzir oralmente jogos verbais, como: canções e conto de histórias;
·
Interessar-se
por histórias e trabalhar a imaginação;
·
Participar
de várias situações de comunicação oral;
·
Conhecer
a primeira letra do nome;
·
Expressar-se
de forma clara e organizada;
·
Conhecer
marcas, rótulos e figuras.
·
Manusear
materiais impressos, como: revistas, jornais e gibis;
LINGUAGEM
PLÁSTICA
·
Trabalhar
a imaginação;
·
Produzir
trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem,
da colagem, da construção.
·
Desenvolver
o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
·
Observar
os elementos constituintes das linguagens visuais: forma, cor, textura e
contrastes;
·
Trabalhar
a coordenação motora grossa.
·
Explorar
e utilizar alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar,
etc.;
·
Respeitar
e cuidar dos objetos produzidos individualmente e em grupo;
·
Observar
os elementos constituintes das linguagens visuais: forma, cor, textura e
contrastes;
·
Trabalhar
a coordenação motora fina;
·
Reconhecer
a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, fotografias,
cinemas, etc.
LINGUAGEM
CORPORAL
·
Trabalhar
a coordenação motora grossa;
·
Lidar com
os limites e com as possibilidades de seu corpo;
·
Ampliar
gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento,
participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer,
escorregar, etc.;
·
Obter
confiança em seus movimentos;
·
Desenvolver
o equilíbrio e a coordenação;
·
Adquirir
domínio temporal e espacial do corpo;
·
Explorar
diferentes posições com o corpo, objetos;
·
Desenvolver
o ritmo;
NATUREZA
E SOCIEDADE
·
Reconhecer
as semelhanças e diferenças de cada criança e do grupo social;
·
Reconhecer
fenômenos da natureza (chuva / sol, noite / dia, dia nublado/ ensolarado,
chuvoso, Calor/ frio);
·
Preservar
sua saúde, protegendo-se dos efeitos climáticos: usar protetor solar,
agasalhar-se no frio, tirar a blusa no calor etc.;
·
Cuidar do
seu corpo, do corpo do outro e da saúde de forma geral;
·
Reconhecer
as necessidades dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de
observação e cultivo;
·
Respeitar,
preservar e cuidar da vida e do meio ambiente;
·
Atribuir
significado a eventos sociais, como datas comemorativas;
·
Obter o
conhecimento do próprio corpo humano e a exploração de suas habilidades
físicas, motoras e perceptivas;
·
Comparar
as diferenças e semelhanças físicas entre pessoas;
·
Identificar
sua família (pai, mãe e irmãos), da família ampla (tios, avôs e etc.) e dos
amigos;
·
Reconhecer
as instalações e pessoas da escola;
·
Obter
contato com fenômenos climáticos, como: dia/ noite dia nublado/ ensolarado,
chuvoso, Calor/ frio, Sol/ lua/ estrela/ nuvem;
·
Trabalhar
as estações do ano – primavera
·
Perceber
a importância da alimentação saudável, da mastigação e da higienização dos
alimentos;
·
Obter
contato com a natureza através de cuidado com as plantas e animais;
·
Reconhecer
bichinhos de jardim;
·
Obter
Higiene Pessoal;
·
Adquirir
responsabilidades e cuidados com os seus pertences e dos colegas;
·
Trabalhar
os hábitos, tradições e costumes, valores e diferentes culturas;
·
Aprender
a conviver;
·
Conhecer
algumas frutas
LINGUAGEM
MATEMÁTICA
·
Desenvolver
o raciocínio lógico;
·
Desenvolver
a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação;
·
Desenvolver
coordenação motora através de atividades lúdicas;
·
Reconhecer
e discriminar estímulos visuais (associando-os);
·
Reconhecer
as cores e formas;
·
Introduzir
o raciocínio lógico, através de suas estruturas;
·
Desenvolver
a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação;
·
Desenvolver
a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e
suas ações, orientando-se também no espaço;
·
Desenvolver
coordenação motora através de atividades lúdicas e concretas;
·
Reconhecer
e discriminar estímulos visuais (associando-os);
·
Reproduzir
sequências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo;
·
Desenvolver
a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e
suas ações, orientando-se também no espaço;
·
Desenvolver
coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e viso
manuais;
·
Reconhecer
e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
AUTONOMIA
E IDENTIDADE
·
Desenvolver
hábitos de Higiene e retirada das fraldas: pedir para ir ao banheiro, lavar as
mãos, limpar o nariz, desfralde.
·
Criar o habito
de boas maneiras. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença etc;
·
Desenvolver
a ser independente;
·
Explorar
ao máximo os objetos e brinquedos;
·
Brincar
com os outros do grupo;
·
Reconhecer
progressivamente o próprio corpo, seus limites, singularidades e diferentes
sensações que produz;
·
Estimular
às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a
a se expressar quando desejar manifestar algo;
·
Identificar
progressivamente as pessoas com as quais convive e os amigos;
·
Participar
e interessar-se por situações que envolvam a relação com o outro;
·
Interessar-se
por experimentar novos alimentos;
·
Participar
da organização da rotina diária;
·
Resolver
pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário, para que adquira
maior independência;
·
Manifestar
desconforto relativo à presença de urina e fezes –interessando-se em
desprender-se das fraldas e utilizar o sanitário.
·
Reconhecer
e identificar os amigos.
ESTRATÉGIA
1. Através de jogos, brincadeiras e
atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
2. Através de materiais pedagógicos,
sucatas, brincadeiras, jogos e atividades viso manuais concretas (pinturas,
desenhos, etc).
3. Utilização de recursos
audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos,
livros, portadores de textos, etc.
4. Leituras, interpretações, cantos,
conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais
pedagógicos, etc.
5. Apresentação de crachás, fichas,
cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
6. Fichas cartazes, desenhos,
materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
7. Materiais pedagógicos,
brincadeiras, atividades viso manuais concretas, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através
da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no
desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
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