Planejamento Anual Maternal 1


PLANEJAMENTO ANUAL MATERNAL I 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional. Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
·         Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
·         Higiene Bucal, estimulando e incentivando para o uso da escova.
·         Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.
·         Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincadeira lúdica. No banho também se nomeia partes do corpo.
·         Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
·         Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início as professoras deverão ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
·         Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pela professora).
·         Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
·         Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
·         Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
·         Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
·         Apresentação das cores.
·         Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
·         Contos de histórias curtas.
·         Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
·         Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
·         Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
·         O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte das professoras.
·         Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, e o ambiente escolar.
·         Traçados simples: Coordenação Motora.
·         Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo



LINGUAGEM ORAL
·         Interessar-se por histórias e trabalhar a imaginação da criança;
·         Participar de várias situações de comunicação oral;
·         Estimular a fala por meio da interação com outro; através de gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal;
·         Utilizar o desenho como representação gráfica;
·         Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, como: canções e conto de histórias;
·         Interessar-se por histórias e trabalhar a imaginação;
·         Participar de várias situações de comunicação oral;
·         Conhecer a primeira letra do nome;
·         Expressar-se de forma clara e organizada;
·         Conhecer marcas, rótulos e figuras.
·         Manusear materiais impressos, como: revistas, jornais e gibis;
LINGUAGEM PLÁSTICA
·         Trabalhar a imaginação;
·         Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção.
·         Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
·         Observar os elementos constituintes das linguagens visuais: forma, cor, textura e contrastes;
·         Trabalhar a coordenação motora grossa.
·         Explorar e utilizar alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.;
·         Respeitar e cuidar dos objetos produzidos individualmente e em grupo;
·         Observar os elementos constituintes das linguagens visuais: forma, cor, textura e contrastes;
·         Trabalhar a coordenação motora fina;
·         Reconhecer a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, fotografias, cinemas, etc.
LINGUAGEM CORPORAL
·         Trabalhar a coordenação motora grossa;
·         Lidar com os limites e com as possibilidades de seu corpo;
·         Ampliar gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, etc.;
·         Obter confiança em seus movimentos;
·         Desenvolver o equilíbrio e a coordenação;
·         Adquirir domínio temporal e espacial do corpo;
·         Explorar diferentes posições com o corpo, objetos;
·         Desenvolver o ritmo;
NATUREZA E SOCIEDADE
·         Reconhecer as semelhanças e diferenças de cada criança e do grupo social;
·         Reconhecer fenômenos da natureza (chuva / sol, noite / dia, dia nublado/ ensolarado, chuvoso, Calor/ frio);
·         Preservar sua saúde, protegendo-se dos efeitos climáticos: usar protetor solar, agasalhar-se no frio, tirar a blusa no calor etc.;
·         Cuidar do seu corpo, do corpo do outro e da saúde de forma geral;
·         Reconhecer as necessidades dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de observação e cultivo;
·         Respeitar, preservar e cuidar da vida e do meio ambiente;
·         Atribuir significado a eventos sociais, como datas comemorativas;
·         Obter o conhecimento do próprio corpo humano e a exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
·         Comparar as diferenças e semelhanças físicas entre pessoas;
·         Identificar sua família (pai, mãe e irmãos), da família ampla (tios, avôs e etc.) e dos amigos;
·         Reconhecer as instalações e pessoas da escola;
·         Obter contato com fenômenos climáticos, como: dia/ noite dia nublado/ ensolarado, chuvoso, Calor/ frio, Sol/ lua/ estrela/ nuvem;
·         Trabalhar as estações do ano – primavera
·         Perceber a importância da alimentação saudável, da mastigação e da higienização dos alimentos;
·         Obter contato com a natureza através de cuidado com as plantas e animais;
·         Reconhecer bichinhos de jardim;
·         Obter Higiene Pessoal;
·         Adquirir responsabilidades e cuidados com os seus pertences e dos colegas;
·         Trabalhar os hábitos, tradições e costumes, valores e diferentes culturas;
·         Aprender a conviver;
·         Conhecer algumas frutas
LINGUAGEM MATEMÁTICA
·         Desenvolver o raciocínio lógico;
·         Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação;
·         Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas;
·         Reconhecer e discriminar estímulos visuais (associando-os);
·         Reconhecer as cores e formas;
·         Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas;
·         Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação;
·         Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço;
·         Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas e concretas;
·         Reconhecer e discriminar estímulos visuais (associando-os);
·         Reproduzir sequências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo;
·         Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço;
·         Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e viso manuais;
·         Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
AUTONOMIA E IDENTIDADE
·         Desenvolver hábitos de Higiene e retirada das fraldas: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, desfralde.
·         Criar o habito de boas maneiras. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença etc;
·         Desenvolver a ser independente;
·         Explorar ao máximo os objetos e brinquedos;
·         Brincar com os outros do grupo;
·         Reconhecer progressivamente o próprio corpo, seus limites, singularidades e diferentes sensações que produz;
·         Estimular às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo;
·         Identificar progressivamente as pessoas com as quais convive e os amigos;
·         Participar e interessar-se por situações que envolvam a relação com o outro;
·         Interessar-se por experimentar novos alimentos;
·         Participar da organização da rotina diária;
·         Resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário, para que adquira maior independência;
·         Manifestar desconforto relativo à presença de urina e fezes –interessando-se em desprender-se das fraldas e utilizar o sanitário.
·         Reconhecer e identificar os amigos.
ESTRATÉGIA
1.    Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
2.    Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades viso manuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
3.    Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
4.    Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
5.    Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
6.    Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
7.    Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades viso manuais concretas, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !