PROJETO HIGIENE PARA BERÇÁRIO I E II E III


PROJETO HIGIENE
Berçário I, II e III

           JUSTIFICATIVA
Partindo do princípio que uma boa saúde contribui para o desenvolvimento e o aprendizado de nossas crianças e tendo em vista a necessidade de transmitir ao educando e aos pais sobre o valor da higiene, consideramos de suma importância trabalhar esse projeto desde cedo com as crianças do berçário.

OBJETIVO
Levá-los a entender que a boa saúde está relacionada a higiene buscando mudanças em seus procedimentos atitudinais como forma de prevenção às doenças, estimulando para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas pentear os cabelos, escovar os dentes, lavar as mãos antes e depois das refeições com o auxílio dos pais ou da professora.

O QUE AS CRIANÇAS PODEM APRENDER?
         Perceber a boca, língua e, posteriormente, os dentes;
·                     Identificar os pertences pessoais (escovas dentais e cabelos, toalhinhas, lenços, fraldas, pomadas, xampu, talco, sabonete, toalha, etc.)
·                     Criar hábito de higiene bucal e corporal;
·                     Identificar o momento do banho e de lavar as mãozinhas;
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS (recursos)
BERÇÁRIO I
         Mostrar o rosto da criança no espelho para que primeiramente ela possa se reconhecer;
         Mostrar cada parte do seu rosto olhos, nariz orelhas, boca e cabelos, sempre falando o nome de cada parte para que a criança assimile;
         Trazer músicas que envolvam gestos e ao mesmo tempo mostre-as apontando cada uma das partes do corpo;
         Canções de higiene (exemplos anexados no final do conteúdo);
         Teatro de fantoches mostrando uma história que represente uma escovação dos dentes ou outro aspecto de higiene;
         Escovar os dentinhos dos bebês com escovinha de silicone;
         Realizar uma brincadeira que apresentem situações de higiene como, pentear os cabelos, fingir que escova os dentes, realizando sons com a boca;
         Aproveitar o momento da rotina escola como, trocas de fraldas, higienização das mãos, rosto, cabelos e troca de roupas para conversar com os bebês. Exemplos: “Agora vamos trocar a fraldinha pra ficar limpinho!”, “Vamos pentear os cabelos e ficar bem bonito”, “Agora que já jantou vamos lavar o rosto”, etc.
         DVD “Patati e Patatá” – Música chuveiro
         DVD da Xuxa – Música escova os dentes
         Aprender através do lúdico
         Elaborar uma lembrancinha para o Projeto
BERÇÁRIO II e III
         Descoberta do corpo
         Estimulação da linguagem oral
         Identificação do hábito da higiene
         Leitura de livros sobre higiene;
         Canções de higiene (exemplos anexados no final do conteúdo);
         Expressão corporal
         DVD Patati e Patatá – Música chuveiro
         DVD Xuxa – Escova os dentes
         DVD Cocoricó - Episódio da água
         Teatro de fantoches – “Pedrão dentão”
         Confecção de fantoches
         Atividade com tinta
         Atividade com colagem
         Utilizar uma escova de dentes usada  ou esponja de banho para realizar atividades com tinta
         Desenvolver a motricidade fina e ampla através de atividades
         Desenvolver a criatividade
         Brincar de mímica na frente do espelho, repetindo gesto de escovação, pentear e lavar cabelos, lavar as mãos.
         Brincadeira de faz de conta (ser dentista escovar os dentes de uma boneca ou uma boca gigante confeccionada pela professora)
         Explorar materiais de higiene como, escova e creme dental, sabonete, cotonetes, xampu, pente e escova de cabelos, toalhas.
         Realizar escovação
         Realizar higiene das mãos e rosto após as refeições
         Aproveitar momentos da rotina das crianças para conversar. Exemplos: “Agora vamos trocar a fraldinha pra ficar limpinho!”, “Vamos pentear os cabelos e ficar bem bonito”, “Agora que já jantou vamos lavar o rosto”,  (trocas de fraldas e roupas, etc.)
         Mostrar figuras ou cartazes de pessoas realizando a higiene
         Nomear e reconhecer os órgãos dos sentidos
         Visualizar e interpretar imagens
         Podemos convidar um dentista para realizar uma pequena atividade com as crianças
         Aprender através do lúdico
         Elaborar uma lembrancinha para o projeto
      Musicas:             Meu dentinho, meu dentinho
Vou escovar, vou escovar
Pra ficar limpinho, pra ficar limpinho
E brilhar e brilhar (música meu lanchinho)
-------------------------------------------------------
Fui buscar o meu xampu ,pu, pu
Na minha casa, sa, sa
No meu banheiro, ro, ro
Quando eu vi, vi, vi
Escorreguei, guei, guei
E quebrei e quebrei o meu nariz, ahhhhhhhhh!
---------------------------------------------------------
Escova os dentes Chu, Chu, Chu, Chu, Chu
Escova assim Chu, Chu, Chu, Chu, Chu (Xuxa
AVALIAÇÃO
Percebendo que a higiene corporal é muito importante, é através desse projeto que queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !