PROJETO: HIGIENE E SAÚDE
PUBLICIDADE
1-
INTRODUÇÃO
Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo.
A presença do
educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é,
preciso que “saber” seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o
aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo,
sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar
em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo.
decisivamente no cuidado com o corpo.
Quando o aluno
percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele
estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.
Isso faz com que
o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o
interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
É neste momento
que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de
consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc.
Ser saudável é
também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um
carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
2-
APRESENTAÇÃO
O
presente projeto implantado , apresenta uma proposta
enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada
buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização
dos hábitos de higiene.
3-JUSTIFICATIVA
O
Projeto “Higiene e Saúde”, é uma proposta que possibilita e garante
uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.
Ao educar para a
saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a
equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de
atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.
Tratar de
higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à
possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de
atitudes e hábitos.
As experiências
mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e
descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos
de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de
vida saudável.
É preciso educar
para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de
hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.
4- OBJETIVO GERAL
O
objetivo principal do Projeto “Higiene e Saúde” é conscientizar os alunos
para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente
da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização
de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
5-
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir
bons hábitos de higiene;
- Identificar doenças causadas por falta de higiene;
- Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
- Estimular para a prática correta de tomar banho,
cortar as unha e cabelos;
- Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as
possibilidades e limites do próprio corpo;
6-
DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
6.1
Metodologia
Eis
aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com
os alunos.
São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.
São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.
- Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que
produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo.
A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que
se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A
conseqüência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro)
desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a
importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso,
e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.
SUGESTÕES:
- Realize na sala de aula a “Feira do banho”, trazendo
todos os objetos envolvidos na higiene corporal.
- Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá
ser usada toda vez que o assunto permitir.
- Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são
medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa
coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar
origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso,
valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas. E
procurar eliminar o hábito de roer unhas.
- Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua
temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há
exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no
organismo. Mostre que o vestuário é importante na manutenção da
temperatura corporal.
SUGESTÕES:
- Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de
vestuários do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes
condições climáticas.
- Mostre a importância do sol na higiene da roupa.
- Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre
limpas, e de ter um lugar para guardar roupas sujas.
- Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não
estiverem protegidos, correm o risco de sofrer muitas agressões ou
machucados, por pregos, espinhos, pedras, etc.
- Além disso, os pés descalços são portas abertas às
verminoses (amarelão, lombriga, solitária) e outras doenças, como o
tétano.
- Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem
cuidados e boa saúde.
A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes
de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.
Essa
importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos
higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode
afetar o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.
Destaque
os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes: a
beleza de um sorriso; o mal estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.
- Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados
com shampoo ou sabão diariamente, ou então, duas vezes por semana.Destacar
os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e
bem cortados.
Mostrar
os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
QUESTIONAMENTOS:
Levar o aluno a
refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
Como devo conservar os meus pés? Por que?
Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?
Que roupas devo usar para dormir?
E para passear?
Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, podem ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.
O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
Como devo conservar os meus pés? Por que?
Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?
Que roupas devo usar para dormir?
E para passear?
Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, podem ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.
6.2- REFERÊNCIAS TEÓRICAS
O
referido projeto tem uma linha ampla de pesquisa e inspira-se em vários
teóricos.
6.3-
ESTRUTURA DE APOIO
A
execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica, pais, alunos
e toda a comunidade.
6.4-
INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
Deve-se
contar com a participação de todos que estão inseridos no processo.
Contar-se-a também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc.
Contar-se-a também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc.
6.5-
PROCEDIMENTOS
Quanto
ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do 1º
ciclo, sem duração pré definida, através de atividades interdisciplinares.
6.6-
RECURSOS HUMANOS
Professores,
orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.
6.7-
RECURSOS MATERIAIS
Serão
utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas,
material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.
6.8-
CLIENTELA
Alunos
(1º ciclo)
6.9-
ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS
Será
organizado de acordo com o número de alunos de cada turma.
6.10-
AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
Percebendo
que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse
projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e
alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.
É um assunto
abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para
o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se
informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local
de estudo e trabalho.
de estudo e trabalho.
A
proposta é mostrar ao aluno que seu corpo merece carinho e
cuidados especiais.
6.11-
Forma ou Expressão dos Resultados
Todos
os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas,
gráficos, etc.
6.12-
Acompanhamento e Avaliação do Projeto
Será
feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os
participantes e voluntários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥