HIGIENE ORAL E PARALISIA CEREBRAL


Higiene Oral e Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral é uma encefalopatia crónica não progressiva, estando incluídos neste grupo os pacientes que apresentam distúrbios de movimento ou de postura (paresias, hipercinesias e incoordenações).

Os pacientes com paralisia cerebral pelas alterações que estão inerentes à sua condição física estão sujeitos ao desenvolvimento das doenças causadas pela placa bacteriana, essencialmente a cárie dentária e a doença Periodontal. 
Esses problemas acontecem essencialmente por alguns motivos dos quais destacamos:
– O facto de serem regra geral respeitadores bucais, o que deixa a cavidade oral mais seca, diminuindo a acção preventiva da saliva. Isso faz por exemplo que as gengivas fiquem muito secas o que aumenta a possibilidade de hemorragia.
– Apresentam dificuldades na mastigação. Isto é mau por dois motivos. Por um lado não existe a estimulação da mastigação o que torna a auto limpeza oral que ocorre aquando da mastigação não ocorra com tanta eficiência. Com frequência a alimentação incluí alimentos pastosos e açucarados o que aumenta a propensão à cárie dentária. Um terceiro motivo é que se a higiene oral não for eficiente a comida ficará muito tempo na cavidade oral aumentando deste modo a acção das bactérias da placa bacteriana.
– Alguns dos medicamentos anti-convulsivos que ingerem com frequência provocam a hiperplasia gengival.
– Alterações a nível do tónus muscular e sensoriais com frequência fazem com que a abertura da boca torne difícil a higiene oral, como por exemplo o posicionamento da escova e a colocação do fio dentário.
– a ausência do controlo salivar pode fazer com que exista dificuldade em manter a quantidade ideal de saliva. Isso poderá fazer com que a quantidade de saliva presente na boca não seja suficiente para manter o pH normal da boca.
– Uma dieta rica em alimentos cariogénicos (essencialmente rica em açucares, tais como papas e xaropes).
Pelos motivos supracitados, existe a necessidade de motivar os cuidadores do paciente com Paralisia cerebral da necessidade de manutenção de uma boa higiene oral. Por vezes, a mesma pode ser difícil visto que a mesma deve ser realizada duas ou mais vezes ao dia, e as dificuldades com restantes tratamentos que o paciente precisa pode diminuir a vontade de se proceder à Higiene Oral. Para facilitar a Higiene Oral pode ser feito uso de uma pasta dentífrica em gel em vez de uma pasta convencional. Isto facilitará também o final da escorregam, visto que a ausência de espuma elimina a necessidade de se cuspir ou bochechar após a escovagem. O facto da mesma fazer menos espuma poderá facilitar os procedimentos orais. Regra geral, o paciente é colaborador, e pode ficar ansioso se não conseguir colaborar. Um aspeto muito importante na escovagem é um bom controlo da cabeça. O mesmo pode ser feito por se posicionar atrás do utente, e segurar a cabeça. Depois, é importante que a escova seja adequada à boca do utente. Na maioria dos casos, uma escova de criança é o ideal, visto que o seu menor tamanho facilita a entrada e movimentação da boca dentro da cavidade oral. Também torna mais fácil que o cuidador consiga chegar com a escova aos dentes posteriores e efetue uma correta higienizarão da região. Ao escovar é importante escovar bem a região do sulco gengival, que existe entre a gengiva e o dente. Além da escovagem é fundamental que a partir dos 7 anos, ou até antes, se use também o fio dentário. Este também poderá ser feito por se posicionar atrás do paciente e com os dedos médios segurar o fio dentário. Em casos em que é difícil para o cuidador esta técnica outros meios como o porta fio podem ser usados para complementar a escovagem. Semestralmente deverá ser avaliada a necessidade de se efetuar Flúor tópico, como por exemplo vernizes de flúor ou o ácido ortofosfórico.
Exige-se também a estes pacientes o acompanhamento por parte do profissional de saúde dentária. Em vista da maior susceptibilidade os períodos deverão ser um pouco menores que o convencional.


HIGIENE ORAL NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL

Com qualquer criança, uma boa saúde oral depende de alguns cuidados diários a ter, tais como: a higiene oral(escovagem dos dentes).
No entanto, na criança com paralisia cerebral, pelas alterações inerentes à patologia de base, estas apresentam muitas vezes difucldades no comer e no beber e são estas mesmas que requerem maior atenção no que se trata à saúde oral, porque:

- apresentam um padrão respiratório predominantemente oral, o que leva as gengivas a ficarem muito secas, provocando irritação e possiveis hemorragias;

- têm dificuldades de alimentação e a necessidade de usar uma dieta pastosa, que por sua vez reduz a estimulação dos dentes e gengivas;

- necessitam de ingerir, em alguns casos, medicamentos anti-convulsivos que podem causar o crescimento anormal das gengivas por cima dos dentes;

- as alterações sensoriais e as alterações do tónus muscular caracteristicos de um quadro de paralisia cerebral, pode tornar a atividade de lavar os dentes muito dificil;

- a utilização de dietas ricas em açúcar, contribui para o aparecimento de cáries precoces nestas crianças.

- a ausência do controlo da saliva irá resultar num pobre fornecimento de saliva dentro da boca, não a mantendo limpa e humedecida,

Por isso, é fundamental incentivar precocemente a lavagem das gengivas e dos dentes a estas crianças, ajudando os pais a cumprirem este objetivo, tendo sempre em conta que para além do aspeto da saúde oral a higiene oral traduz-se também numa abordagem terapêutica. Pois estimula, normalizando a sensibilidade e tonus intra-oral e facilitando posturas das estruturas orais mais adequadas a alimentação. ajudando a criança a tolerar alimentos com diferentes texturas e consistências dentro da boca.

O procedimento para a higiene oral deverá ser o seguinte:
• para as crianças sem dentição, deve-se limpar as gengivas e retirar os resíduos alimentares com uma compressa. Esta pode ser embebida em tantum verde ou apenas em água. Os movimentos na gengiva com a compressa devem ser rotativos, no sentido do relógio, do meio para trás, nas gengivas internas e externas. Não nos podemos esquecer que os dentes necessitam de gengivas sãs para os suportar;
• nas crianças com dentição, os movimentos executados com a escova nos dentes, interior e exteriormente, são basicamente os mesmos que se fazem com a compressa;
•a pressão é variável conforme a criança (+ sensibilidade + pressão / – sensibilidade – pressão) e com rapidez.
Outros aspetos a ter em conta são:

- Utilizar uma escova com um tamanho adequado à sua boca e de pelos mais macios, para não provocar dor;

- procurar a ajuda de especialistas sempre que necessário e surgirem dúvidas

MASSAGEM E PARALISIA CEREBRAL


Aprenda a fazer a Shantala, massagem que acalma o bebê

A shantala é um conceito de massagem corporal feita no bebê pelos pais que tem como intuito acalmar a criança e proporcionar um momento de carinho, afeto e conexão entre os pais e o bebê. A técnica indiana deve ser parte da rotina diária, e pode ser incluída antes do banho ou na hora de dormir. Como a massagem é altamente relaxante, é provável que o bebê durma quase instantaneamente ao final da “sessão”. Permita que ele adormeça confortavelmente e aproveite para fortalecer o seu laço com seu filho.
Os benefícios que a shantala traz são indispensáveis para um crescimento saudável do bebê, e é muito importante estabelecer essa conexão que só o contato com a pele e carinho dos pais pode trazer. A palavra chave para fazer a shantala em seu bebê de forma efetiva é amor! A massagem tem efeitos calmantes, deixando o bebê menos ansioso e agitado, evita e melhora cólicas, auxilia a fortalecer alguns músculos, o que é muito importante para bebês nascidos por cesárea, e estreita a relação entre mãe e filho.
A shantala tem efeitos altamente calmantes e pode fazer os bebês ficarem mais relaxados e com uma circulação sanguínea melhor.
Para fazer a shantala, é recomendado usar um tipo de óleo vegetal de sua escolha. Os mais recomendados são o de amêndoas, semente de uva e coco. Depois de espalhar uma quantidade pequena de óleo em suas mãos, comece a massagear o bebê, tomando cuidado para não apertar demais, e faça movimentos contínuos em cada parte do corpo, repetindo três vezes.
Nas fotos, são mostradas formas de fazer a shantala em cada parte do corpo do bebê, inclusive com o auxílio de uma bolinha massageadora.
As partes do corpinho que receberão a massagem são o rosto, peito, bracinhos, barriga, pernas e pezinhos. No final, alguns exercícios são feitos nas pernas e braços para estimular os músculos do pequeno.



PROJETO "SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA"

"SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA"



1- INTRODUÇÃO


Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática
participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com
a linguagem do próprio corpo.

A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e
fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso
facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito
do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua
importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo.

Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida
alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.

Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e
incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos
alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.

É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma
tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura,
etc.

Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso
corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
2- APRESENTAÇÃO
O presente projeto implantado em Patrocínio- MG, através da Escola Municipal
Maria Isabel de Queiroz (CAIC), apresenta uma proposta enriquecedora,
planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada no ano de 2001,
buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos
hábitos de higiene.
3-JUSTIFICATIVA
O Projeto "Sem saúde não vida", é uma proposta que possibilita e garante uma
aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.

Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e
sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de
cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e
da coletividade.

Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se
refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora
de atitudes e hábitos.

As experiências mostram que transmitir informações a respeito do
funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como
um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos
desenvolvam atitudes de vida saudável.

É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos
na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.

4- OBJETIVO GERAL
O objetivo principal do Projeto "Sem saúde não há vida" é conscientizar os
alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da
compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de
medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
higiene;
Identificar doenças causadas por falta de higiene;
Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e
cabelos;
Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do
próprio corpo;
6- DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
6.1 Metodologia
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os
alunos.
São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos,
portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de
higiene.
Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e
outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho
provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras
exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de
assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento
de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima
quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.
SUGESTÕES:
Realize na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos os
objetos envolvidos na higiene corporal.
Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que
o assunto permitir.
Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes
para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a
sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras
doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos
relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.
Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando
exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de
temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é
importante na manutenção da temperatura corporal.
SUGESTÕES:
Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários
do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
Mostre a importância do sol na higiene da roupa.
Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um
lugar para guardar roupas sujas.
Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos,
correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos,
espinhos, pedras, etc.
Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão,
lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde.
A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento
pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias,
como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.

Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos
de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes
impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes
de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.

Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos
higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar
o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.

Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:
a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.
Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão
diariamente, ou então, duas vezes por semana.

Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e
bem cortados.

Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
QUESTIONAMENTOS:
Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
Como devo conservar os meus pés? Por que?
Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?
Que roupas devo usar para dormir?
E para passear?
Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no
estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor
de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréias, podem
ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.

6.2- REFERÊNCIAS TEÓRICAS
O referido projeto tem uma linha ampla de pesquisa e inspira-se em vários teóricos.
6.3- ESTRUTURA DE APOIO
A execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica,
pais, alunos e toda a comunidade.
6.4- INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo.
Contar-se-a também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de
Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc.
6.5- PROCEDIMENTOS
Quanto ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do
1º ciclo, sem duração pré-definida, através de atividades interdisciplinares.
6.6- RECURSOS HUMANOS
Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.
6.7- RECURSOS MATERIAIS
Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material
didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.
6.8- CLIENTELA
Alunos da Escola Municipal Maria Isabel de Queiroz (CAIC), das classes iniciais (1º ciclo)
6.9- ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS
Será organizado de acordo com o número de alunos de cada turma.
6.10- AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através
desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e
alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.

É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre
voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os
alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local
de estudo e trabalho.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece
carinho e cuidados especiais.
6.11- Forma ou Expressão dos Resultados
Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc.
6.12- Acompanhamento e Avaliação do Projeto
Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos
os participantes e voluntários.


PROJETO ARTESANATO


Artesanato

Apresentação:

A oficina  ARTE COM AS MÃOS, visa proporcionar  o conhecimento de técnicas com materiais capazes de serem transformados em verdadeiras obras de arte, para jovens e adolescentes residentes em comunidades da zona sul do rio; tem como objetivo principal de atiçar a criatividade e a habilidade dos jovens e adolescentes de comunidades, tornando-os capazes de produzir com as próprias mãos objetos com beleza e a oportunidade de criar uma fonte de renda com esses trabalhos . As oficinas terão duração de 6 meses, focado especificamente para jovens e adolescentes entre 12 a 18 anos, e será realizado na casa do Espaço Amando, uma associação sem fins lucrativos.

INTRODUÇÃO

A palavra arte pode assumir várias significações na linguagem, falando-se da transformação da matéria bruta pelo homem, ela pode representar uma forma de produção quando se desenvolve na procura do útil; ou uma forma de expressão se se desenvolve na procura do belo. Quando a palavra arte for citada neste texto deve ser entendida tal como nos fala Aristóteles; arte mecânica, técnica, arte de fazer ou simples ofício.
Embora padronizada, cada peça feita à mão é única, não se confunde com nenhuma outra, nem da mesma espécie, ainda que tenha sido elaborada no mesmo dia e pela mesma pessoa.
O estilo do artesão empresta originalidade a seus objetos, como que a marca pessoal, enquanto o padrão é a marca do grupo. Cada artesão escolhe um estilo, mas não deixa de ser influenciado pelo ambiente (a natureza) em que vive e pelos modos de vida própria da área cultural que pertence.

Justificativa:

Ao analisarmos a questão da violência urbana nas nossas grandes cidades, perceberemos que, muito mais grave do que o crescimento do número de mortes violentas, está o terrível sentimento de normalidade que domina a nossa sociedade frente à violência cotidiana. Vemos hoje na nossa sociedade um quadro agravante de jovens  com um potencial enorme, se entregando as drogas, prostituição e marginalidade, desperdiçando dons e talentos.
Muitas vezes o ambiente hostil em que vivem os transforma em jovens violentos agressivos, prejudicando assim sua estrutura emocional, os tornando em adultos problemáticos.
Através da cultura conseguimos atrair e incentivar esses jovens a ver e vivenciar outra perspectiva de vida, podendo trabalhar questões em seu emocional, que podem ser tratadas através da arte, visando uma cura interior.
A análise do quadro atual nos levou a constatação da necessidade de alicerçar o projeto com bases definidas e amplitude abrangente, o qual personifica através do Projeto ARTE COM AS MÃO; com atendimento para jovens e adolescentes que residem em comunidades na zona sul do Rio,

Objetivos:

Geral:
Com finalidade de oferecer a jovens e adolescentes residentes em comunidades na zona sul do rio, a oportunidade de aprenderem a criar, e terem uma fonte de renda, dando a eles outra perspectiva de futuro.
Específico:
Social — Possibilitando melhores condições de vida e atuando contra o desemprego

Artístico — O artesanato desperta as aptidões latentes do obreiro e aprimora-lhe o intelecto. Suas mãos, obedientes a impulsos mentais e inteligentes, deslocam a matéria-bruta, grosseira e passiva, e convertem-na com o calor de sua imaginação em coisa útil e por vezes bela. É a idéia que deseja a forma. Desenvolvendo além de habilidade manual,  talento e sensibilidade, o transformando então em um artista. Desse modo, sua experiência artesanal seria apenas uma fase de formação artística.

Pedagógico — Isto quer dizer que os trabalhos manuais são de grande valor para a criança em idade escolar, principalmente os de carpintaria, modelagem e papel recortado. Doutra parte, considera-se o artesanato como excelente meio para a educação de certos, que, se bem orientados nesse plano, podem adquirir habilidade prodigiosa e se realizarem na vida, plenamente.

Moral — O artesanato pode dar causa ao aperfeiçoamento espiritual e moral do artesão, sendo certo que o trabalho afasta a pessoa dos vícios e da delinqüência, Daí o provérbio "cabeça de desocupado é tenda de satanás", cuja sabedoria e exatidão certamente não se põem em dúvida.

Terapêutico — O artesanato abranda o temperamento hostil ou agitado de pessoas que sofrem desvios de personalidade, as quais poderão corrigir suas aberrações através da ocupação manual. Se, por exemplo, um tipo psicológico agressivo deseja fazer mal a alguém, ele o realiza — digamos no barro, e então se satisfaz, por transferência, assim se liberta do incômodo, livra-se de seu estado de tensão e obtém o equilíbrio intrapsíquico ou paz interior.

Cultural — O artesão imprime traços de sua cultura e do meio em que vivem  nos objetos que produz, consciente ou inconscientemente. Muitas de suas tradições ficam marcadas em suas peças.

Psicológico — O artesão se sente valorizado com sua arte porque faz objetos que têm serventia e isto lhe dá a certeza íntima de ser útil à comunidade.

Metas:

Como uma alternativa cultural e social, o Projeto ARTE COM AS MÃOS irá promover uma curiosidade e um interesse por parte dos jovens pela arte, mostrando que eles podem traduzir o que sentem através das peças que criarão, desenvolvendo suas habilidades e talentos, aguçando sua criatividade, pois o trabalho manual necessita de um estímulo vigoroso e pertinaz para se desenvolver.

 


PROJETO HIGIENE PARA BERÇÁRIO I E II E III


PROJETO HIGIENE
Berçário I, II e III

           JUSTIFICATIVA
Partindo do princípio que uma boa saúde contribui para o desenvolvimento e o aprendizado de nossas crianças e tendo em vista a necessidade de transmitir ao educando e aos pais sobre o valor da higiene, consideramos de suma importância trabalhar esse projeto desde cedo com as crianças do berçário.

OBJETIVO
Levá-los a entender que a boa saúde está relacionada a higiene buscando mudanças em seus procedimentos atitudinais como forma de prevenção às doenças, estimulando para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas pentear os cabelos, escovar os dentes, lavar as mãos antes e depois das refeições com o auxílio dos pais ou da professora.

O QUE AS CRIANÇAS PODEM APRENDER?
         Perceber a boca, língua e, posteriormente, os dentes;
·                     Identificar os pertences pessoais (escovas dentais e cabelos, toalhinhas, lenços, fraldas, pomadas, xampu, talco, sabonete, toalha, etc.)
·                     Criar hábito de higiene bucal e corporal;
·                     Identificar o momento do banho e de lavar as mãozinhas;
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS (recursos)
BERÇÁRIO I
         Mostrar o rosto da criança no espelho para que primeiramente ela possa se reconhecer;
         Mostrar cada parte do seu rosto olhos, nariz orelhas, boca e cabelos, sempre falando o nome de cada parte para que a criança assimile;
         Trazer músicas que envolvam gestos e ao mesmo tempo mostre-as apontando cada uma das partes do corpo;
         Canções de higiene (exemplos anexados no final do conteúdo);
         Teatro de fantoches mostrando uma história que represente uma escovação dos dentes ou outro aspecto de higiene;
         Escovar os dentinhos dos bebês com escovinha de silicone;
         Realizar uma brincadeira que apresentem situações de higiene como, pentear os cabelos, fingir que escova os dentes, realizando sons com a boca;
         Aproveitar o momento da rotina escola como, trocas de fraldas, higienização das mãos, rosto, cabelos e troca de roupas para conversar com os bebês. Exemplos: “Agora vamos trocar a fraldinha pra ficar limpinho!”, “Vamos pentear os cabelos e ficar bem bonito”, “Agora que já jantou vamos lavar o rosto”, etc.
         DVD “Patati e Patatá” – Música chuveiro
         DVD da Xuxa – Música escova os dentes
         Aprender através do lúdico
         Elaborar uma lembrancinha para o Projeto
BERÇÁRIO II e III
         Descoberta do corpo
         Estimulação da linguagem oral
         Identificação do hábito da higiene
         Leitura de livros sobre higiene;
         Canções de higiene (exemplos anexados no final do conteúdo);
         Expressão corporal
         DVD Patati e Patatá – Música chuveiro
         DVD Xuxa – Escova os dentes
         DVD Cocoricó - Episódio da água
         Teatro de fantoches – “Pedrão dentão”
         Confecção de fantoches
         Atividade com tinta
         Atividade com colagem
         Utilizar uma escova de dentes usada  ou esponja de banho para realizar atividades com tinta
         Desenvolver a motricidade fina e ampla através de atividades
         Desenvolver a criatividade
         Brincar de mímica na frente do espelho, repetindo gesto de escovação, pentear e lavar cabelos, lavar as mãos.
         Brincadeira de faz de conta (ser dentista escovar os dentes de uma boneca ou uma boca gigante confeccionada pela professora)
         Explorar materiais de higiene como, escova e creme dental, sabonete, cotonetes, xampu, pente e escova de cabelos, toalhas.
         Realizar escovação
         Realizar higiene das mãos e rosto após as refeições
         Aproveitar momentos da rotina das crianças para conversar. Exemplos: “Agora vamos trocar a fraldinha pra ficar limpinho!”, “Vamos pentear os cabelos e ficar bem bonito”, “Agora que já jantou vamos lavar o rosto”,  (trocas de fraldas e roupas, etc.)
         Mostrar figuras ou cartazes de pessoas realizando a higiene
         Nomear e reconhecer os órgãos dos sentidos
         Visualizar e interpretar imagens
         Podemos convidar um dentista para realizar uma pequena atividade com as crianças
         Aprender através do lúdico
         Elaborar uma lembrancinha para o projeto
      Musicas:             Meu dentinho, meu dentinho
Vou escovar, vou escovar
Pra ficar limpinho, pra ficar limpinho
E brilhar e brilhar (música meu lanchinho)
-------------------------------------------------------
Fui buscar o meu xampu ,pu, pu
Na minha casa, sa, sa
No meu banheiro, ro, ro
Quando eu vi, vi, vi
Escorreguei, guei, guei
E quebrei e quebrei o meu nariz, ahhhhhhhhh!
---------------------------------------------------------
Escova os dentes Chu, Chu, Chu, Chu, Chu
Escova assim Chu, Chu, Chu, Chu, Chu (Xuxa
AVALIAÇÃO
Percebendo que a higiene corporal é muito importante, é através desse projeto que queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.

PROJETO HIGIENE E SAÚDE


PROJETO: HIGIENE E SAÚDE


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1- INTRODUÇÃO

Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo.
A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que “saber” seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo.
Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.
Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc.
Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
2- APRESENTAÇÃO
O presente projeto implantado , apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada  buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos hábitos de higiene.
3-JUSTIFICATIVA
O Projeto “Higiene e Saúde”, é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.
Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.
Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.
As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.
É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.

4- OBJETIVO GERAL
O objetivo principal do Projeto “Higiene e Saúde” é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;

  2. Identificar doenças causadas por falta de higiene;

  3. Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;

  4. Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;

  5. Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
6- DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
6.1 Metodologia
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos.
São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.
  1. Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
    De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.
    SUGESTÕES:
  • Realize na sala de aula a “Feira do banho”, trazendo todos os objetos envolvidos na higiene corporal.

  • Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que o assunto permitir.
  1. Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas. 
  2. Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal.
    SUGESTÕES:
  • Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.

  • Mostre a importância do sol na higiene da roupa.

  • Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um lugar para guardar roupas sujas.

  • Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos, espinhos, pedras, etc.

  • Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão, lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
  1. Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde.
    A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias,  como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos  de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes
    de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.
Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos  higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar  o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.
Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes: a beleza de um sorriso; o mal estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.
  1. Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão  diariamente, ou então, duas vezes por semana.Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e  bem cortados.
Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
QUESTIONAMENTOS:
Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
Como devo conservar os meus pés? Por que?
Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?
Que roupas devo usar para dormir?
E para passear?
Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, podem ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.

6.2- REFERÊNCIAS TEÓRICAS
O referido projeto tem uma linha ampla de pesquisa e inspira-se em vários teóricos.
6.3- ESTRUTURA DE APOIO
A execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica, pais, alunos e toda a comunidade.
6.4- INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo.
Contar-se-a também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de  Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc.
6.5- PROCEDIMENTOS
Quanto ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do  1º ciclo, sem duração pré definida, através de atividades interdisciplinares.
6.6- RECURSOS HUMANOS
Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.
6.7- RECURSOS MATERIAIS
Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.
6.8- CLIENTELA
Alunos (1º ciclo)
6.9- ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS
Será organizado de acordo com o número de alunos de cada turma.
6.10- AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através  desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e  alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.
É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre  voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os  alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local
de estudo e trabalho.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo   merece  carinho e cuidados especiais.
6.11- Forma ou Expressão dos Resultados
Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc.
6.12- Acompanhamento e Avaliação do Projeto
Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os participantes e voluntários.

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