PROJETO EGITO


Projeto Egito

                                Projeto Egito

Eixo: Natureza e Sociedade
Grupo: Pré-escola
Duração: 3 meses

Justificativa:
Este tema foi escolhido a fim de que as crianças conheçam a cultura e o modo de vida deste povo que continua despertando admiração, interesse e curiosidade;

Objetivo:
Ø     Adquirir uma postura curiosa e investigativa através do estudo;
Ø     Estabelecer relações entre o modo de vida característico deste grupo e o seu próprio meio;
Ø     Conhecer a diversidade cultural deste povo;

Etapas previstas:
Ø     Situar as crianças no mapa, mostrando a localização do Egito;
Ø     Mostrar como era constituída e organizada a população egípcia;
Ø     Mostrar a importância do Rio Nilo para essa população;
Ø     Enfatizar: A autoridade absoluta do faraó, a vida cotidiana dessa população e o papel importantíssimo da religião na sociedade egípcia;
Ø     Vídeo ilustrativo do modo de vida desta sociedade.

Fechamento:
Ø     Seminário apresentado pelas crianças.

Avaliação:
A criança foi capaz de:
Ø     Fazer perguntas sobre a temática do projeto?
Ø     Levantar hipóteses, manifestando curiosidade pelo estudo?
Ø     Estabelecer relações entre o seu modo de vida e a vida da sociedade egípcia?

Bibliografia:
Ø     Enciclopédia do patrimônio da humanidade;
Ø     História e vida.

                          Seqüência de atividades

Eixo: Artes Visuais
Bloco de conteúdos: Apreciação e Fazer Artístico
Tema: Modelagem
Duração: 3 meses
Grupo: Pré-escola

Objetivos:
Ø     Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem da modelagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção;
Ø     Interessa-se pelas próprias produções, pelas das outras crianças e pelas diversas obras artísticas, ampliando seu conhecimento;

Conteúdo:
Ø     Produção de trabalhos de arte, utilizando a linguagem da modelagem;

Etapa comum para todas atividades:
Ø     Roda de apreciação;

Etapas previstas:
Ø     Produzir trabalhos com massinha à partir de seu próprio repertorio;
Ø     Introduzir matérias como: tampinhas, canudinhos, palitos, pazinhas, facas plásticas e tesouras com forma de interferência nas produções;
Ø     Fazer uma Galeria de Arte, com as produções das crianças;
Ø     As crianças moldam e esculpem as peças em massinhas;
Ø     Depois de secos, alguns acabamentos poderão ser realizados com tinta guache e caneta hidrocor;
Ø     Levar as peças para casa;

Materiais utilizados:
Ø     Massinha para modelagem, palitos, canudinhos, tesoura, etc.
Avaliação:
Ø     A criança realiza os procedimentos na utilização da massinha?
Ø     Usa a linguagem da modelagem para se expressar?
Ø     Valoriza suas produções e dos colegas?

PROJETO RETRATO E AUTO - RETRATO


Projeto Retrato e Auto-Retratos

                    Projeto Retrato e Auto-Retratos

Eixo: Artes Visuais
Grupo: Etapa l
Duração: 3 meses

Justificativa: A proposta deste projeto será propiciar a estruturação e a representação da figura humana através de intervenções adequadas, leitura de imagens, trocas e reflexões, contribuindo e ampliando o processo de criação da criança.

Objetivo: Instigar a criança para a percepção de semelhanças e diferenças na representação da sua própria produção e dos colegas.

Etapas previstas:
Ø     Levantar hipóteses à respeito do conhecimento da criança sobre o que seja um retrato;
Ø     Propor situações nas quais as crianças possam escolher o material para desenhar e pintar;
Ø     Promover uma galeria de arte com os pintores: “Picasso, Van Gogh, da Vinci, Redon”.
Ø     Em roda fazer a leitura breve da biografia desses autores;
Ø     Guiar a observação durante as rodas de apreciação;
Ø     Propor uma seqüência de interferências gráficas para a formação do rosto: olho, boca, nariz, orelhas,cabelos,...
Ø     Produção de um retrato do colega;
Ø     Estudo dos auto-retratos dos pintores, através da roda de apreciação;  .
Ø     Produção de auto-retratos;

Fechamento:
Ø     Exposição das pinturas realizadas;

Avaliação:
Ø     A apreciação estimulou o desenvolvimento e a produção da figura humana pelas crianças?

PROJETO POESIA


Projeto Poesias

Projeto Poesias

Eixo: Linguagem Oral e Escrita
Tema: Práticas de Leitura e Escrita
Grupo: Etapa l
Duração: 6 meses

Justificativa:
Este gênero proporcionará o enriquecimento do repertório da criança, propiciando também o divertimento.

Objetivos:
Ø     Reconhecer diferentes gêneros literários, ampliando o repertório lingüístico através da diversidades das poesias;
Ø     Utilizar a oralidade para se expressar, promovendo momentos de interação entre os alunos;

Etapas previstas:
Ø     Seleção dos poemas a serem trabalhados;
Ø     Apresentação das poesias informalmente em roda;
Ø     Confecção de cartazes para a leitura, tendo a professora como escriba e os alunos ilustradores;
Ø     Roda de leitura para cada poesia (cada criança terá uma cópia para acompanhar a leitura);
Ø     Memorização das poesias;
Ø     Invenções para ajudar na memorização (só as meninas, só os meninos, em duplas);
Ø     Ilustrações das poesias;
Ø     Elaboração de atividades referentes as poesias, localização das palavras, lacunado, ditado de palavras...);

Fechamento:
Ø     Recital de poesias para outras classes, ou para os pais;

Avaliação:
Ø     Este trabalho desenvolveu o gosto pela leitura?
Ø     Ampliou o vocabulário através deste gênero literário?

Bibliografia:
Ø     Poemas para brincar ( José Paulo Pais)
Ø     Antologia da poesia brasileira para crianças.


Sugestões de poesias:

Ø     Convite – José Paulo Paes;
Ø     Borboletas – Vinícius de Moraes;
Ø     Segredo – Henriqueta Lisboa;
Ø     Convite –
Ø     A Estrela – Manuel Bandeira;
Ø     Ou isto ou aquilo – Cecília Meireles;
Ø     Canção da Garoa – Mario Quintana;
Ø     A casa – Vinicius de Moraes;

PROJETO PARLENDAS


Projeto Parlendas

Projeto Parlendas

Eixo: linguagem Oral e Escrita
Bloco de conteúdos: Prática de Leitura e Escrita
Duração: 4 meses
Grupo: Pré

Justificativa:
Este gênero foi escolhido para despertar na criança o gosto pelo folclore infantil brasileiro, propiciando através das parlendas a memorização, a criatividade e o divertimento.

Objetivos:
Ø     Ampliar o repertório literário;
Ø     Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura;
Ø     Utilizar a oralidade para se expressar;
Ø     Resgatar o folclore brasileiro;

Etapas previstas:
Ø     Leitura de um texto informativo (parlendas);
Ø     Pesquisa de repertório junto com as crianças. Seleção das Parlendas que serão trabalhadas;
Ø     Confeccionar cartazes para a leitura com ilustração das crianças;
Ø     Reprodução oral em rodas. As crianças farão uma apresentação das parlendas para os colegas;
Ø     Rodas de leitura com as parlendas que já foram aprendidas;
Ø     Trabalhar ainda:
·          Localização de palavras contidas nas parlendas;
·          Lacunados;
·          Rimas;
·          Escrita em tiras;
·          Escrita em duplas de trechos que faltam;
·          Ilustrar as parlendas através de desenhos, pintura e colagens;

Fechamento:
Ø     Recital de parlendas para as outras salas;
Ø     Confecção de um livro de parlendas;

Avaliação:
Observar se a criança:
Ø     Desenvolveu o gosto pela leitura?
Ø     Utilizou suas hipóteses de escrita nas propostas encaminhadas?
Ø     Ampliou seu vocabulário através deste gênero literário?



Sugestão de parlendas:

Ø     Lagarta pintada;
Ø     Juca Pinduca;
Ø     Galinha choca;
Ø     Lá na rua 24;
Ø     Rei capitão;
Ø     Casinha da vovó;
Ø     Hoje é domingo;
Ø     Passei na ponte;
Ø     O boi morreu;
Ø     Pisei na pedrinha;
Ø     Laranja baiana;
Ø     Sola, sapato;
Ø     Plantei uma cenoura;
Ø     Tigelinha;
Ø     Sapo cururu;
Ø     Beterraba;
Ø     Caranguejo;

 Parlendas

Parlendas são aquelas canções infantis de pequenos versos, palavras ou expressão de pronúncia difícil passadas de geração para geração através da oralidade.
As parlendas despertam nas crianças o interesse pela riqueza da nossa língua, pela magia das palavras e o prazer da comunicação.
Também trás o conhecimento da cultura de diferentes partes do nosso pais.
As parlendas ajudam as crianças a serem mais criativas, desinibidas, além de desenvolver sua dicção, sua coordenação e aprendizagem em geral.
As parlendas, cantigas e brincadeiras também são muito úteis para a socialização das crianças em grupo.
Não existirão vídeo-games, brinquedos e computadores que poderão substituir a magia das parlendas e brincadeiras de rodas dos tempos de nossos avós.


( fonte do texto: livro “Quem canta seus males espanta” e internet)

PROJETO PROFISSÕES


PROJETO PROFISSÕES

PROJETO PROFISSÕES



Tema: Profissões

Eixo: Identidade e Autonomia

Turma: Pré

Duração: Um semestre

Justificativa: A idéia do projeto surgiu devido a necessidade de incluir os pais na comunidade escolar. O tema é ideal pois estaremos valorizando o trabalho de cada um, dentro da escola de seus filhos; e aproximando a criança da família e do meio social, conhecendo e identificando suas diferenças e igualdades.

Objetivos:

-         Conhecer as diversas profissões dos pais;
-         Reconhecer as diferenças e igualdades existentes nas profissões;
-         Aproximar os pais do ambiente escolar.

Etapas previstas:

-         Roda de investigação sobre as profissões dos pais. As crianças conhecem as profissões dos pais? Sabem o que é ter uma profissão?
-         Encaminhar uma pesquisa para os pais, com questões sobre sua profissão;
-         Fazer uma lista com as profissões que as crianças conhecem;
-         Observar o quadro “Operários” de Tarsila do Amaral;
-         Qual a profissão que você acha mais interessante?
-         Confeccionar um cartaz coletivo: o que você quer ser quando crescer?
-         Será que somos todos iguais ou diferentes?
-         Convidar os pais que fazem trabalhos manuais, para exporem seus trabalhos na escola;
-         Confeccionar uma agenda de serviços.

Fechamento:

-         Exposição artesanais e agenda de serviços.

Avaliação:

-         Pais e alunos se interessaram pelo tema proposto?
-         Os pais passaram a participar da escola de seus filhos?
-         As crianças compreenderam as diferenças entre as profissões?
;ü      Entenderam que apesar de não terem visto o ar, ele existe e é fundamental para a existência do planeta?

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Bibliografia:
Ø     Vídeos;
Ø     Enciclopédia: “Vida Selvagem”



Ø     Reconhecem as formas geométricas no cotidiano?

PROJETO BORBOLETA



segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROJETO BORBOLETA


Projeto Borboleta - A vida no jardim




Projeto Borboleta - A vida no jardim

O momento das brincadeiras no pátio, é um momento de movimento e exploração, as brincadeiras são dinâmicas e os pequenos cientistas exploram todos os espaços com muita curiosidade.

O Henrique G. e o Dani, acharam algo estranho.

E agora? O que é isso? O que fazemos com isso?

Quando me perguntaram eu sabia que era um casulo, só não sabia responder se de uma borboleta ou de uma Mariposa.

Pronto!! estava formado um comitê, para descobrir.

As outras crianças foram convidadas a desvendar este mistério. A solução, foi convidar o casulo para morar em nossa salinha, com o propósito de cuidarmos dele e observarmos a origem da vida.





O casulo recebeu um vidro, tampado com tule, para que pudesse respirar e um lugar na salinha, próximo a janela. Dentro do vidro, tentamos reproduzir o ambiente onde ela foi encontrada com terra, galho e folha.
Já na salinha, conversamos sobre o que sabíamos e o que ainda gostaríamos de aprender sobre a borboleta ( e as mariposas), já que o que sairá do casulo é uma surpresa.

O Enzo, aproveitou a caixa de fantasias, para pegar uma roupa e fazer de conta que estava dentro de um casulo, onde dali, ele seiria uma borboleta.
Todo os dias, ao chegarem na escola, a primeira coisa que as crianças verificam, é como está o casulo e se a borboleta já nasceu.
Olha só a Juju dando uma conferida.

Justificativa
O momento das brincadeiras no pátio, tem sido um espaço de exploração e descobertas. A turminha, tem sido desbravadora e tem buscado conhecer a natureza e suas características. Alguns demonstram certo receio em se aproximar dos bichinhos do jardim, outros demonstram prazer e buscam encontrar estes animaizinhos. Foi em uma destas brincadeiras, que as crianças encontraram um casulo, a curiosidade foi tanta que resolvemos guardá-lo em nossa salinha para descobrir se dele sairá uma linda borboleta ou uma mariposa, sendo este animal, o principal objeto de estudo deste projeto.
O projeto tem como finalidade, esclarecer as dúvidas e saciar o desejo de conhecimentos dos pequenos, em relação aos bichinhos que dividem o espaço do pátio com a gente:

Objetivos
Ampliar os conhecimentos a cerca dos insetos, seu habitat, alimentação, ciclo de vida e algumas curiosidades;
Entender a importância de cada um deles para o equilíbrio da natureza;
Formar uma consciência ecológica, defendendo a preservação das espécies da natureza;
Ampliar noções matemáticas, linguagem e conhecimentos científicos, através de atividades relacionadas ao assunto.

Listagem de atividades
Sondagem sobre conhecimentos:
Lista do que sabemos e o que queremos saber sobre as borboletas;
Pesquisa com a família, que deverá encaminhar para a escola, suas descobertas sobre estes animais e a resposta sobre os assuntos que as crianças ainda gostariam de saber;
Leitura da poesia AS BORBOLETAS – Vinícius de Moraes;
Música: Borboleta –Marisa Monte;
Aprendendo sobre a letra B (topografia, escrita, som, descoberta de palavras);
Jogo da borboleta, (atributos: cor, tamanho e figura fundo);
Hipótese de palavras,
Dobraduras
Dedoches
Histórias
Móbile de borboleta para ornamentar a salinha 9realizado na semana da família, pela mãe e dinda da Paulinha).

CICLO DE VIDA DA MARIPOSA - TAMBÉM DAS BORBOLETAS






Na aula de música - Pedi que a professora cantasse com eles a seguinte música.

BORBOLETA – Marisa Monte

Borboleta pequenina que vem para nos saudar
Venha ver cantar o hino que hoje é noite de Natal

Eu sou uma borboleta pequenina e feiticeira

Ando no meio das flores procurando quem me queira

Borboleta pequenina saia fora do rosalVenha ver quanta alegria que hoje é noite de Natal

Borboleta pequenina venha para o meu cordão

Venha ver cantar o hino que hoje é noite de Natal

Eu sou uma borboleta pequenina e feiticeira

Ando no meio das flores procurando quem me queira

Borboleta pequenina saia fora do rosal
Venha ver quanta alegria que hoje é noite de Natal
Após esta atividade fizemos uma dobradura e colagem de materiais, para confeccionar a borboleta, depois, trabalhamos as 4 formas diferentes de escrever a letra B e o seu som. As crianças foram convidadas a fazer uma lista de palabras com a letra b (no ínício ou no meio), eu fui apenas anotando as sugestões.
No dia seguinte: A rodinha começou comigo, já que eu havia descoberto um poema sobre borboletas. Recitei o poema que encantou a gurizada. As crianças amaram. No primeiro dia, solicitaram que eu o repetisse 6 vezes consecutivas.O poema foi escrito em um cartaz. Cada criança recebeu um giz de cera e a tarefa de encontrar palavras com B no cartaz para pintá-las. Cada um falou uma outra palavra com a mesma letra da inicial da Borboleta.Já no segundo dia, haviam crianças que sabiam de cor e durante as atividades, ficavam recitando-o.
Após, fizemos uma borboleta, utilizando o carimbo das mãos como modelo.A foto que serviu como inspiração foi esta:


AS BORBOLETAS - VINÍCIUS DE MORAES

Brancas
Azuis

Amarelas
E

pretas

Brincam na luz

As belas Borboletas

Borboletas brancas São alegres e francas.

Borboletas azuis Gostam muito de luz.

As amarelinhas São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . . Oh, que escuridão!

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