PROJETO HIGIENE E SAÚDE


PROJETO: HIGIENE E SAÚDE


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1- INTRODUÇÃO

Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo.
A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que “saber” seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo.
Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.
Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc.
Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
2- APRESENTAÇÃO
O presente projeto implantado , apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada  buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos hábitos de higiene.
3-JUSTIFICATIVA
O Projeto “Higiene e Saúde”, é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.
Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.
Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.
As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.
É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.

4- OBJETIVO GERAL
O objetivo principal do Projeto “Higiene e Saúde” é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;

  2. Identificar doenças causadas por falta de higiene;

  3. Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;

  4. Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;

  5. Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
6- DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
6.1 Metodologia
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos.
São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.
  1. Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
    De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.
    SUGESTÕES:
  • Realize na sala de aula a “Feira do banho”, trazendo todos os objetos envolvidos na higiene corporal.

  • Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que o assunto permitir.
  1. Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas. 
  2. Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal.
    SUGESTÕES:
  • Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.

  • Mostre a importância do sol na higiene da roupa.

  • Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um lugar para guardar roupas sujas.

  • Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos, espinhos, pedras, etc.

  • Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão, lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
  1. Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde.
    A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias,  como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos  de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes
    de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.
Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos  higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar  o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.
Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes: a beleza de um sorriso; o mal estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.
  1. Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão  diariamente, ou então, duas vezes por semana.Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e  bem cortados.
Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
QUESTIONAMENTOS:
Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
Como devo conservar os meus pés? Por que?
Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?
Que roupas devo usar para dormir?
E para passear?
Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, podem ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.

6.2- REFERÊNCIAS TEÓRICAS
O referido projeto tem uma linha ampla de pesquisa e inspira-se em vários teóricos.
6.3- ESTRUTURA DE APOIO
A execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica, pais, alunos e toda a comunidade.
6.4- INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo.
Contar-se-a também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de  Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc.
6.5- PROCEDIMENTOS
Quanto ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do  1º ciclo, sem duração pré definida, através de atividades interdisciplinares.
6.6- RECURSOS HUMANOS
Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.
6.7- RECURSOS MATERIAIS
Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.
6.8- CLIENTELA
Alunos (1º ciclo)
6.9- ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS
Será organizado de acordo com o número de alunos de cada turma.
6.10- AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através  desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e  alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.
É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre  voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os  alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local
de estudo e trabalho.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo   merece  carinho e cuidados especiais.
6.11- Forma ou Expressão dos Resultados
Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc.
6.12- Acompanhamento e Avaliação do Projeto
Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os participantes e voluntários.

PROJETO HIGIENE PARA PRÉ ESCOLA


PROJETO HIGIENE

Tema: Higiene.


Clientela: Alunos do pré-b.



Justificativa: O referido tema será abordado devido à necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças visando lhes proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e para com os outros. Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.



Objetivo geral: Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.



Objetivos específicos:

         Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;

         Desenvolver a linguagem oral;

         Ler e interpretar imagens;

         Dramatizar histórias;

         Trabalhar a criatividade;

         Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura, recorte e colagem;

         Estimular a atenção e a concentração;

         Trabalhar com os números de 0 a 5;

         Cantar e dançar através da música e do ritmo;

         Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições;

         Conceituar a relevância dos cuidados com: nariz, orelhas, unhas e cabelos para a manutenção da saúde e promoção do bem estar;

         Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal;

         Consolidar o conceito de se tomar banho diariamente;

         Conhecer como funciona a reciclagem e coletas de lixos;

         Identificar as cores das lixeiras da coleta de lixo;

         Preservar o meio ambiente;

         Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes;

         Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;

         Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal, mental e ambiental;

         Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

         Realizar atividades diárias de higiene;

         Desenvolver a percepção visual através de vídeos e figuras;

         Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes.

Conteúdo:

         Higiene corporal, bucal, mental e ambiental;

         Reciclagem - Coleta seletiva;

         Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

         Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade);

         Linguagem oral;

         Motricidade ampla e fina;

         Música e ritmo;

         Percepção visual;

         Dramatização e criatividade.

Metodologia:

         Conversas e debates; (importância da higiene para a saúde e para o meio ambiente).

         Cartazes com regras de higiene;

         Hora do conto com fantoches (jacaré com dor de dente) e com o boneco piolhudo;

         Fantoches de palito: para dramatização da música – escova os dentes;

         Visita da dentista do município – todas as sextas-feiras.

         Confecção do livrinho coleta seletiva;

         Jogos (quebra-cabeça, figuras, labirinto, ligar e jogo da memória);

         Cartazes com recortes e colagens de gravuras;

         Reprodução de histórias;

         Músicas referentes ao tema (sapo não lava o pé; chuveiro; chulé; lava a mão; escova os dentes);

         Vídeos: higiene corporal; higiene bucal; reciclagem; lata de lixo; escova os dentes (livro: “vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola).

         Atividades com grafismo: desenho, pintura, traçado;

         Execução das atividades da cartilha sorrindo para o futuro – projeto – SESC.

         Brincadeiras no pátio: corrida da beleza; ataque aos dentes; corrida da coleta seletiva; pescaria dos piolhos.

Culminância: Mini seminário sobre o Projeto – O QUE APRENDEMOS COM ESSE PROJETO?.

Avaliação: Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

VÍDEO SHANTALA MASSAGEM PARA BEBÊ


PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO ESPECIAL


Planejamento anual 

Objetivo geral:
·        Promover o desenvolvimento tais como: global: motora, sensório-perceptiva, cognitiva, comunicação, sócio-emocional e auto- cuidado da criança aproximando-o ao máximo do normal, favorecendo a manutenção e aprimoramento das funções existentes, prevenindo vícios posturais patológicos e primando pela independência, recuperação ou adaptação em diferentes níveis. 
• Através da Estimulação, busca evitar e minimizar prejuízos futuros, buscando garantir a funcionalidade humana. 


Área sensório perceptiva
Conteúdos:
• Visão
• Audição
• Tato
• Olfato
• Esquema corporal
• Percepção espacial


Objetivos:
• Promover o desenvolvimento da percepção visual, fazendo com que a visão seja instrumento de enriquecimento de experiência sensoriais em todos os campos.
• Favorecer o desenvolvimento da identificação, localização, discriminação e seleção de sons necessários para a compreensão do ambiente em que se desenvolve.
• Proporcionar oportunidades que enriquecem as sensações da criança em termos de calor de: calor, frio, dor, consistência, textura, espessura etc.
• Favorecer o Maximo o desenvolvimento de suas faculdades gustativos e olfativos como o meio, conhecimento e relação ambiente.
• Habilitar a criança na aquisição de posturas adequadas a disposição e movimento, desenvolvimento o equilíbrio, a locomoção, alem da concepção integral da imagem corporal.
• Favorecer os meios que auxiliam a adaptação e socialização no ambiente em que a criança se desenvolve favorecendo a integração em seu meio social.





Metodologia:
• Em suspiro estimular a fixação do olhar no rosto humano, usando voz suave e mímica;

• Estimular a fixação do olhar em diversos sentidos;

• Ativar brinquedos sonoros dentro de seu campo visual e fora de seu campo visual. (livrinhos estampados, animais de pelúcia, espelhos, esponjas ásperas, e macias);

• Massagear o corpo dos alunos com varias texturas e temperaturas diferentes (liso áspero, espeta, acaricia macio, duro, quente, frio, etc.). (para aceitação do contato e desenvolver o tato);

• Estimular sabores diferentes e consistências de alimentos para desenvolver o paladar e aceitação de vários alimentos; (sal, açúcar).

• Usar estímulos olfativos diversos, como perfumes, frutas, alimentos, usando sempre termo bom ruim;

• Estimular rolar, arrastar, engatinhar, permitindo a exploração do meio ambiente colocando brinquedos da preferência da criança;

• Desenvolver atividades com brinquedos pequenos de fácil preensão, argolas, caixas de diferentes tamanhos, cubos para empilhar, bastão com argolas, pinos para encaixe, tabuleiro, objeto para puxar com barbantes, caixas com objetos semelhantes, etc.;

• Vivenciar utensílios de casa, tais como: panelinhas, colheres, xícaras, roupinha de boneca, cartela com zíper, botões, colchonetes, fivelas;

• Modificar as posições da criança quando sentadas ou deitadas: observar para descobrir em que posição fica mais ou menos confortável;

• Tocar acalantar, e massagear os bebês para que ele possa perceber a parte do corpo que não alcança sozinho.


Área da comunicação


Conteúdos:
• Linguagem;

• Movimentos orofaciais e fortalecimento dos músculos buço-lingua;

• Ordens simples;

• Nomenclatura dos objetos;

• Esquema corporal;

• Ambiente escolar (adaptação).


Objetivos:
• Emitir sons culturais;

• Proporcionar momentos de relacionamentos;

• Atender pelo seu nome;

• Prazer em emitir sons diversos e familiares;

• Entender significado de ‘“não, dá para mim, quer”;

• Estimular movimentos de língua, lábios;

• Ações simples acompanhadas de palavras;

• Associar oralmente objeto com o nome;

• Identificar de si mesmo.


Metodologia:
• Falar suavemente com a criança, com tom de voz agradável, aproximando-se dela. Acariciá-la, pega-la, no colo, beijá-la mantendo contato com o corpo, olho no olho. Falar muito, sempre observando a reação da criança, emitir sons, renitindo sons emitidos pela criança;
• Oferecer brinquedos estimulantes para favorecer a vocalização;
• Aproveitar horas da troca, de alimentação, de brincar, manter sempre expressão de alegria facial, de agrado, interagindo com ele, fortalecendo a sensação de amor e segurança;
• Chamá-la pelo seu nome;

• Estimular a emitir sons familiares, usando sempre gestos acompanhado de palavras, estimular o “vem, estender o braço”;

• Usar sons de voz seguro quando disser não a criança;
• Pedir um brinquedo, estendendo a mão e pedir “dá pra mim”, estimulando entender a mão e emitir “dá” quando deseja um objeto;
• Pedir objetos de uso diário da criança, refletindo no espelho, dizendo o nome da mesma, segurar a mão e nomear e mostrar as outras partes do corpo;

• Livros de historia, fantoches, bonecas e bichinhos de diferentes tamanhos, quebra cabeça simples, boneco articulado, etc.

Área motora


Conteúdos:
• Evolução motora ampla: favorece a criança no desenvolvimento motor e bom equilíbrio do corpo;
• Evolução motora fina: favorece a criança na coordenação viso-motor;
• Conhecer as mãos, pegar objetos, amassar e rasgar papel, rabiscar, pintar, etc.



Objetivos:

• Apresentar movimentos não dirigidos de todas as partes do corpo;
• Descobrir as mãos;
• Desenvolver o equilíbrio da criança;
• Fixação ocultar;
• Sentar com apoio;
• Arrastar e engatilhar;
• Erguer-se com apoio nos moveis;
• Usar movimentos de pinça;
• Folhear livros e revistas;
• Desenvolver músculos nas extremidades;
• Distribuir o peso do corpo nos pés;
• Desenvolver habilidades para a marcha;
• Rolar sobre si mesmo. 


Metodologia:
• Mover a cabeça, mãos e pés, estender e fechar as involuntariamente;
• Balançar as mãos da criança em sua linha de visão;
• Bater palmas segurando as mãos da criança na sua linha de visão;
• Segurar as mãos da criança dando apoio na cabeça, traciona-la para sentar;
• Voltar à posição deitada mantendo apoio a cabeça;
• Colocá-la sentada com apoio no colchão, cama.
• Passá-lo de deitado para sentado, dando apoio nas mãos e mantendo as pernas esticadas. A criança arrastar-se, dando um ligeiro apoio nos membros inferiores;
• Estimular a erguer com apoio de moveis, a observar gravuras e relacionar o seu uso, imitir gestos, subir e descer escadas engatinhando;
• Rolar, engatinhar, andar, etc.;
• Estimular com apoio a criança, fazer movimentos de marcha, caminhar com ela respeitando os passos dela;
• Utilizar bola e rolo (grande) e fazer com que ela empurre, para estimular o equilíbrio da criança.



Área cognitiva


Conteúdos:
• Produção de sons;
• Emissão de gestos;
• Nomeação de objetos e pessoas;
• Atenção à história;
• Apontar para figuras e objetos;
• Sons onomatofericos;
• Interesse, gestos e preferências pessoais.


Objetivos:
• Fixação ocular;
• Explorar objetos;
• Encontrar objetos parcialmente escondidos;
• Reagir a estímulos interessantes;
• Desenvolver a intencionalidade golpeando objetos;
• Descobrir novas maneiras de atingir os fins desejados;
• Imitar ações e objetos;
• Resolver pequenos problemas;


Metodologia:
• Fazer com que a criança troque de olhar com dois objetos;
• Procurar fonte sonora com os olhos;
• Persecução visual de um objeto até seu ponto de desaparecimento;
• Estimular a buscar e descobrir a fonte sonora com os olhos mudando sempre a posição da criança no espaço. (sentada, deitada em decúbito ventral);
• Estimular a segurar objetos de fácil manuseio, de vários tamanhos e texturas, levá-los á boca varias vezes, explorando livremente;
• Deixar objetos de interesse de a criança cair fora do seu alcance, observando o brinquedo;
• Fazer desaparecer e aparecer brinquedos do interesse da criança, cobrindo-o com um pano, deixando aparecer um pedaço do mesmo, depois cobrir totalmente, verbalizando: “sumiu”, “achou”;
• Estimular a retirar o pano do rosto;
• Brincadeiras suaves com a criança, aproximação rosto X rosto, nariz X nariz, beijos na barriga, balançar;
• Dar dois objetos iguais nas mãos, estimular a bater um no outro, bater contra a superfície, sacudir com intenção e observar o efeito do som;
• Estimular a criança a buscar objetos longe de seu alcance usando a locomoção;
• Realizar movimentos com bater palmas, jogar beijos, dar tchau, abrir e fechar os olhos, etc. 





Exercícios de articulação e respiração


Conteúdos:
• Sugar canudos graduando consistência do liquido
• Inspiração com nasale expiração em sopro em atividades lúdicas
• Sopro
• Coisas leves 
• Brinquedos de sopro 
• Estimulação fonética, associada às ações em atividades cotidianas.
• Estimular movimentos ativos de bater, balançar, tocar, soltar objetos e vocalizar fonemas como: boneca nana neném; avião vum, vum; martelo: pa alimento: nham, nham, tambor: bam, bam, bexiga esvaziando: ch, ch, objeto caindo: ô,ô,ô violão: boneco: eleva-lo e dizer “opa”; perfume: humm, bexiga amarrada: bater e dizer “pá”, pá, pá,vocalizar em diversas atividades para e com a criança;
• Proporcionar situações em que a criança com a voz sem interferência de outras pessoas.


Objetivos:
• Estimular órgãos fono-articulatórios, respiração, sons e palavras através de exercícios dados em forma lúdica e dirigidos, visando á preparação inicial da fala.
• Estimular compreensão de ordens cotidianas, identificação de objetos e elementos do meio-ambiente através do concreto, iniciando transferência para figuras.




Área atividade da vida diária ( AVD)


Conteúdos:
• Higiene pessoal
• Vespir / vestir
• Auto cuidado
• Alimentação


Objetivos:

• Controle esfincteriano e participação na higiene, 
• Despir/ vestir.
• Utilizar colher e copo de forma independente.

Metodologia: 


• Conduzir a criança sempre que for necessário avaliando os casos para que não tire a autonomia da mesma.

• Utilizar a cadeira própria no horário da alimentação, mostrar a criança como manusear alimento, mastigar e degustar, com auxílio.

• Realizar as atividades com a criança sempre dialogando




• Avaliação: 


A avaliação dos conteúdos será dada de forma continua através da observação e interação em suas atitudes, comportamentos, relacionamentos com o outro e em grupo, a todo o momento, podendo o professor intervir sempre que necessário visando à formação da criança. 



A estimulação essencial é:


• O atendimento prestado a partir do nascimento a criança que apresenta problemas evolutivos decorrentes de fatores orgânicos ou ambientais, por uma equipe multidisciplinar, com a participação efetiva da família, com objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral da criança” (CENESP. 1984 p-26)


• Os alunos atendidos necessitam deste atendimento de estimulação para acelerar o desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos, técnicas e recursos especiais, incluindo numa programação curricular o mais próximo da realidade comum a todas as crianças.

           

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