PROJETO BICHOS DE JARDIM




PROJETO BICHOS DE JARDIM

JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Bichos de Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
O produto final do Projeto será a realização de um seminário apresentado para as outras turmas da escola e exposição dos trabalhos realizados no decorrer do projeto.
OBJETIVO GERAL
* Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que o compõem envolvendo a prática de observação, comparação de um jardim e do terrário construído pelo grupo, cuidados com o mesmo, e descoberta de curiosidades.
INTERVENÇÃO I
Objetivo
* Conhecer o Projeto de Natureza e Sociedade – BICHOS DE JARDIM e levantar os conhecimentos prévios acerca do tema.
* Visitar uma biblioteca para pesquisar sobre o tema que vamos estudar.
* Visitar um jardim pra observação e levantamento de dados para o estudo.
1ª Atividade
* Roda de conversa para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele.
* Questionar as crianças sobre:
> Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?
> Você tem um jardim em casa?
> Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?
> Quais cuidados devem ter com o jardim?
> Quem cuida do jardim?
* Construir um quadro a partir das informações das crianças.
* Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no quadro as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.
 Projeto elaborado pelas professora Ana Lucia de Albuquerque
O QUE SABEMOS? O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS
* Após a confecção deste mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam, o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.
2ª Atividade
* Apresentação do projeto.
* Explicar sobre a escolha do tema.
* Falar qual será o produto final do projeto.
* Ouvir a opinião das crianças a respeito do tema.
* Fazer um bilhete informativo aos pais sobre o projeto e pedindo colaboração com revistas, textos e gravuras sobre o tema.
3ª Atividade
* Falar um pouco sobre os bichos de jardim e sobre o jardim, motivando-os a se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:
> Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?
> Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca de classe.
> Incentivá-los a freqüentar a biblioteca pra conhecerem os livros e as revistas que tratam do tema. (Visitar a biblioteca do Município e/ou levar diversos portadores textuais com essas informações).
* PARA CASA: Enviar pesquisa para montar a biblioteca.
4ª Atividade
* Convidar o grupo para uma visita ao jardim.
* Estabelecer previamente com o grupo o que vamos observar e os cuidados que devemos ter.
* Socialização em roda de conversa sobre o que foi observado e descoberto. (registrar no quadro da 1ª atividade)
* Pedir que em uma folha de papel as crianças desenhem alguns bichos que podemos encontrar no jardim e tudo o que foi observado no passeio.
* Montar um mural com os desenhos das crianças.
5ª Atividade
* Refletir sobre as questões levantadas com o passeio.
* Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros, revistas, enciclopédia e outros) para buscar respostas para os questionamentos que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas.
* Retomar ao quadro inicial para acrescentar novos questionamentos, responder outros e atualizar os registros.
INTERVENÇÃO II
Objetivo
* Despertar interesse pela observação investigação.
* Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim.
* Construir um terrário.
6ª Atividade
* Em roda apresentar a idéia de construir um terrário.
* Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.
* Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.
* Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.
7ª Atividade
* Construção do terrário juntamente com as crianças.
8ª Atividade
* Visita ao jardim para coletar animais que farão parte do terrário.
* Ao chegar na escola introduzir os animais no terrário.
* Confeccionar quadro de registro das observações sobre o terrário.
DATA OBSERVAÇÃO
OBS. Essa atividade deverá ser realizada freqüentemente até o final do projeto.
INTERVENÇÃO III
Objetivo
* Conhecer a vida das formigas e como funciona um formigueiro.
9ª Atividade
* Em roda fazer a leitura do texto informativo sobre as formigas e a rotina no formigueiro. (Revista Ciência Hoje das Crianças. Janeiro / Fevereiro 2005, 2ª ed., pág. 4, 5, 6)
* Socializar com as crianças o que acharam do texto.
10ª Atividade
* Assistir um vídeo do filme “LUCAS E O FORMIGUEIRO” ou “VIDA DE INSETOS”.
* Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.
INTERVENÇÃO IV
Objetivo
* Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas características.
11ª Atividade
* Leitura em roda do texto informativo sobre as lagartas. (Revista ciências Hoje das Crianças, outubro 2006, 2ª ed., pág. 7)
* Socializar o texto com o grupo.
* Registrar o que já aprenderam de novo no quadro da atividade 1.
12ª Atividade
* Leitura e discussão do texto informativo “Borboletas”, setembro de 2004, pág. 14.
* Fazer pesquisa na Internet sobre a metamorfose da borboleta ou mariposa. (Utilizar os quebra cabeças que tem na escola que trás a seqüência em desenhos).
13ª Atividade
* Leitura e discussão do texto informativo “Joaninha” (Revista Nosso Amiguinho, novembro de 2003. pág. 14)
* Conversa sobre o texto.
14ª Atividade
* Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra, taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).
* Fazer um levantamento com as crianças para verificar os que elas querem conhecer.
* Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.
15ª Atividade
* Socializar o material encontrado e organizar a ordem para estudá-los.
* Compartilhar curiosidades sobre um dos bichos escolhidos. ( Reservar a 16ª, 17ª, 18ª atividades para estudo dos outros bichos)
19ª Atividade
* Em roda montar um mural informativo com gravuras e curiosidades sobre o jardim e os bichos existentes nele.
INTERVENÇÃO V
Objetivo
* Conhecer e respeitar os profissionais dessa área de trabalho.
20ª Atividade
* Propor ao grupo que convidemos um profissional em jardinagem para visitar a nossa escola.
* Elaborar perguntas para serem feitas a um profissional de paisagismo ou jardinagem sobre a criação de um jardim e a todo o universo que envolve o tema.
* Possíveis perguntas para a entrevista:
> O que usamos para montar um jardim?
> O que você faz para o jardim ficar bonito?
> Você gosta do que faz?
> Há quanto tempo você trabalha com jardinagem?
> Os animais que vivem no jardim prejudicam as plantas?
> Você joga veneno no jardim?
> Por que devemos molhar o jardim?
Lembrem-se que as perguntas devem ser elaboradas com as crianças, a partir de suas curiosidades e interesses.
* Elaborar o convite para o convidado (jardineiro ou paisagista).
21ª Atividade
* Visita do profissional em jardinagem ou paisagismo a escola.
* Entrevista feita pelas crianças.
* Roda de conversa para retomar e discutir as respostas dadas pelo profissional entrevistado.
INTERVENÇÃO VI
Objetivo
* Organizar as informações para o seminário, ensaiar e preparar o material produzido durante o projeto para expor.
22ª Atividade
* Organização do seminário.
* Dividir o tema “BICHOS DE JARDIM” em sub-temas para a distribuição dos grupos.
a) Grupo 1 – Jardim (passeio, o que foi observado e o que descobrimos).
b) Grupo 2 – Curiosidades sobre os bichos estudados
c) Grupo 3 – Terrário (construção, observação e experiência).
d) Grupo 4 – Relato da visita do jardineiro (o que aprendemos com ele).
* Ensaiar as crianças para a apresentação. (Reservar a 23ª, 24ª, 25ª atividades para o ensaio).
* Escolher as crianças para fazer o convite nas outras turmas para o seminário. (O convite deverá ser feito um dia antes).
26ª Atividade
* Arrumar o pátio com o material que foi preparado durante o projeto e disponibilizar para observação.
* Expor o terrário.
* Apresentação do seminário.
INTERVENÇÃO VII
Objetivo
* Avaliar o que estudamos e o que aprendemos.
* Devolver os bichos ao seu ambiente natural.
27ª Atividade
* Visita ao jardim para devolver os bichos que colocamos no terrário.
28ª Atividade
* Avaliação do projeto.
* Socialização das fotos no decorrer dos trabalhos.


BRINCADEIRAS

BRINCADEIRAS
    

Começou a Chover

Tema: atenção; integração; imaginação.
Duração: 15 minutos.
Público: crianças, mínimo 8 pessoas.
Material: giz para riscar o chão.

Peça que as crianças se espalhem numa determinada área. Depois peça que cada uma desenhe um círculo ao redor dos pés (não colado aos pés, mas grande, em volta); estas serão as casas. Deve haver uma "casa" a menos que o total de participantes (ou seja, não desenhe um círculo ao redor dos seus próprios pés).

Comece a brincadeira: saia andando pelo pátio, contando uma história qualquer e as crianças devem seguí-lo fazendo gestos e movimentos de acordo com a história. Procure se afastar das "casas" enquanto anda.

Num determinado momento diga "Então, começou a chover!"

As crianças devem então procurar a "casa" mais próxima e aí ficar. (explique isso antes de começar a brincadeira). Quem ficar sem "casa" recomeça o jogo, contando uma nova história

Seu Noé, posso ir?

Tema: arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.

Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.

Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o seu próprio bicho.

A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.

Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se emplogue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.

Bichos

Tema: criação do mundo ou arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: cartão, cola e figuras de animais.

Faça dois cartões com o nome e a figura de cada animal. Distribua um cartão para cada criança, sem que as outras vejam a figura.
Peça às crianças que se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal, cada criança deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante que cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão.
Pelo som, cada criança deve achar o seu par e a medida que se encontram podem sentar-se ou formar uma fila.

Para contar a história da criação, você pode usar este jogo como ponto de partida para uma conversa: De onde vem tantos animais diferentes? Você sabia que foi Deus que criou cada um destes animais? etc..

Para a Arca de Noé, você pode determinar que uma sala seja a arca, e os "animais" a medida que acham o seu par são conduzidos para lá por uma pessoa fantasiada de Noé e que contará a história.

DINÂMICA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL



Dinâmica para evangelização infantil

A palavra de Deus que transforma

Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.

Material:

- uma bolinha de isopor
- um giz
- um copinho descartável de café
- uma esponja
- uma vasilha com água.

Desenvolvimento:
Primeiro se explica que a água é a Palavra de Deus e que os objetos somos nós.
Coloca-se a água na vasilha e vamos mergulhar cada um dos objetos na vasilha: o isopor, o giz, depois o copo descartável e por último a esponja.
Então refletimos:
- Como a Palavra de Deus age na minha vida?
- Eu estou agindo como o isopor que não absorve nada e também não afunda ou aprofunda?
- Ou estou agindo como o giz que guarda/absorve a água para si sem partilhar com ninguém?
- Ou ainda agimos como o copinho que tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo?
- Ou agimos como a esponja absorvendo bem a água e mesmo espremendo continuamos com água?

Versículos Bíblicos:
II Timóteo 2:15; Hebreus 4:12
II Timóteo 3:16; 17 Tiago 1:22

PROJETO AMIZADE





PROJETO AMIZADE


Disciplinas

            Linguagem Matemática, Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.


Público Alvo

            Alunos do MINI-MATERNAL, MATERNAL I E II

Introdução
O projeto amizade é uma estratégia desenvolvida para ensinar valores que ajudam na formação e educação de crianças. Funciona da seguinte maneira, a turma fica responsável por cuidar da companheira, cada dia um aluno leva para casa a “boneca Lulu” e um diário para escrever todas as atividades e colar fotos. Os pais se envolvem com a proposta pedagógica estimulando os filhos no cuidado da “mascote”.Quando levam para casa, elas começam a trabalhar a responsabilidade de não sujar, não rasgar, cuidar do amiguinha e não deixar que ela seja maltratada por ninguém, já que terão que devolver ao colega, criando assim a noção de responsabilidade.
A “mascote” é um recurso para desenvolver boas maneiras e virtudes, como coragem, honestidade, respeito, companheirismo, amizade, ou seja, assuntos sérios, mais que ainda são abstratos para a criança.
A turma fica com um vínculo afetivo forte entre o grupo, aumentando o laço de união e amizade, já que terão um objetivo comum: cuidar da mascote.
Através da criação da boneca podemos contribuir na valorização do bem e de qualidades tão importantes na formação do ser humano, que vai além da escola e chega até as famílias, com outra posição: não ser apenas um amiguinho de pelúcia.
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazerem coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo o que elas se propõem” (Jean Piaget).

Justificativa
 Devido aos constantes conflitos e preconceitos que se encontram e que presencia-se no dia a dia das crianças no seu meio social, percebe-se a importância da realização um projeto que resgatasse alguns valores que devem fazer parte da vida social de um ser humano. Neste trabalho busca-se desenvolver competências nas crianças, mostrando- lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar com as adversidades de sentimentos. O envolvimento da família no ambiente escolar e social da criança é fundamental e é um componente importantíssimo para a aquisição de valores eventualmente assumidos. O ambiente escolar tem sem dúvida uma função importante de estar instruindo, mostrando caminhos, apresentando soluções, proporcionando meios de aprendizagem e reflexão sobre a problemática aqui apresentada. Portanto se faz necessário que a escola e a família busquem e promovam um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas necessidades e seu total desenvolvimento.

Objetivo Geral
 Desenvolver um trabalho coletivo na sala de aula com as crianças, propondo união e respeito entre eles, como parceiros, estimulando o crescimento de todos, resgatando valores e o fortalecimento da auto-estima.

Objetivos
- Trabalhar a afetividade;
- Fortalecer a autoestima;
- Estimular o otimismo;
- Controlar os impulsos;
- Ter empatia e compreensão do outro;
- Ser prestativo e solidário;
- Ser sincero;
- Saber ouvir,
- Administrar as emoções;
- Desenvolver a comunicação interpessoal;
- Trabalhar o autoconhecimento.

Metodologia
-Cantar músicas relacionadas a amizade;
-Contar histórias relacionadas ao tema;
-Roda da conversa sobre a amizade, fazendo uma dinâmica do abraço;
-Dvds sobre amigos;
-Confecção da boneca mascote da sala chamada Lulu, feita com jornal;
-Proporcionar brincadeiras e atividades em grupo;
-Confecção de cartaz com gravuras de amigos;
-Atividades em folha como:
  • Carimbo da mão do aluno e do amigo;
  • Colagem de figuras de revistas de crianças;
  • Pintura com giz de três amigas diferentes(inclusão);
  • Pintura com cola colorida na cena de amigos.

Estratégia
Durante o Projeto, cada aluno irá levar pra casa a Boneca Mascote Lulu, com o objetivo de cuidar e apresentar a nova amiga da turma para a família.

Avaliação
 A avaliação será contínua através das atitudes dos alunos em sala de aula , no pátio, da escola, antes e depois de cada atividade proposta, no intuito de observar se os valores propostos e apresentados foram eventualmente assumidos.
“E qual seria a tarefa primordial da educação senão levar-nos a aprender a amar, a sonhar, a fazer nossos próprios caminhos, a descobrir novas formas de ver, de ouvir, de sentir, de perceber, a ousar pensar diferente... a sermos cada vez mais nós mesmos, aceitando o desafio do novo?” (Rubem Alves).

PROJETO OS SENTIDOS




PROJETO OS SENTIDOS


Disciplinas

Linguagem Matemática, Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.

Público Alvo

Alunos do Maternal IA.       


INTRODUÇÃO

O corpo humano é dotado de cinco sentidos que lhe possibilita interagir com o mundo exterior.
Podemos perceber o ambiente vendo, ouvindo, cheirando, apalpando, sentindo sabores. Recebemos informações sobre o meio que nos cerca. Ao processá-las em nosso cérebro, nós as interpretamos, seja como sinais de perigo, sensações agradáveis ou desagradáveis, etc. Depois dessa interpretação, respondemos aos estímulos do ambiente, interagindo com ele.
Recebemos informações sobre o ambiente através dos cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
Pesquisas demonstram que quando a escola é um ambiente altamente estimulante, onde possam ter como se explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato com crianças da mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora e orientadora, as crianças dessa idade desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente.
Como nessa fase as crianças estão se descobrindo, trabalhar os sentidos só irá facilitar essa descoberta e esse desenvolvimento.
Nem todos os alunos aprendem da mesma maneira: a maioria utiliza um sentido mais que o outro no processo de aprendizagem, sejam estes a visão, paladar, olfato, audição ou o tato. Por isso é fundamental explorar os sentidos desde a mais tenra idade. Os sentidos incitam a inteligência.
A nós educadores cabe propiciar atividades diversificadas e criar ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores.




JUSTIFICATIVA


Este projeto tem o intuito do conhecimento global do educando: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
Sentir a necessidade de proporcionar as crianças um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico.
Este projeto tem o objetivo de desafiar os sentidos, instigar a curiosidade, estimular a atenção, a criatividade, o interesse em solucionar novos desafios e a possibilidade de articular e transformar os sentidos em aliados numa aprendizagem significativa e transformadora.

OBJETIVOS


-Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;
-Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo
 humano e os órgãos dos sentidos;
-Construção de outros valores de vida;
-Aquisição de novas formas de relações;
-Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
-Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
-Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
-Estabelecer uma relação com a sociedade;
      -Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo
       dos amigos;



METODOLOGIA

-Atividade com instrumentos musicais;
-Produção de ruídos com a boca;
-Movimentos circulares com as mãos;
-Colagem de texturas diferentes;
-Colagem de gravuras dos sentidos na folha;
-Desenho das mãos;
-Carimbo das mãos com guache;
-DVDs;
-Roda da conversa;
-Caixa surpresa com texturas diferentes,
-Cartaz com gravuras dos cinco sentidos;
-Leitura de imagem;
-Imagem no espelho;
-Atividade com garrafas pet coloridas;
-Atividade – Identificar cheiros;
-Músicas relacionadas aos cinco sentidos;
-Pintura e Colagem com EVA;
-Degustação de bolachas e frutas;
-Atividade quente e frio;
-Caixa de música.


PROJETO FAMÍLIA



PROJETO FAMÍLIA


Disciplinas

Linguagem Matemática, Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.

Público Alvo

Alunos do Maternal IA.       

INTRODUÇÃO

A família é o primeiro grupo a que pertence um indivíduo e onde ele tem a oportunidade de aprender através de experiências positivas (afeto, estímulo, apoio, respeito, sentir-se útil) e negativas (frustrações, limites, tristezas, perdas), todas elas fatores de grande importância para a formação de sua personalidade.
É no ambiente familiar que se constrói o amor, a compreensão, a confiança, o estímulo e a comunicação que permeiam a relação, facilitando no processo de integração e participação do indivíduo nos diferentes grupos sociais da comunidade/sociedade.
O papel da família estável é oferecer um campo de treinamento seguro, onde as crianças possam aprender a serem humanas, a amar, a formar sua personalidade única, a desenvolver sua auto-imagem e a relacionar-se com a sociedade mais ampla e mutável, da qual e para a qual nasce.
Cada elemento de uma família tem um papel a desempenhar - marido / esposa, de pai, mãe, filho(a), irmão(ã), e assim por diante.
Este sistema de relações é que deve possibilitar o desenvolvimento de cada um dos membros da família. Não existe “escola” para o treinamento destes papéis e as primeiras vivências de um casal que decide se unir de forma legal ou não, são muito influenciadas tanto por características pessoais de cada um (ritmo, temperamento, afetividade) quanto pelas de suas famílias de origem (hábitos, costumes, valores, tipo de relação entre seus membros).
A família possui papel primordial na construção dos valores que serão incorporados pela criança. Trazer a família à escola amplia os conceitos formulados pela criança.

JUSTIFICATIVA
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais é considerado componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. E mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno segurança na aprendizagem de forma que venha contribuir na formação de cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes.
A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Pais e educadores necessitam caminharem juntos, sendo companheiros nessa caminhada da formação educacional do ser humano.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.

OBJETIVOS

-Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
-Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
-Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
-Trabalhar o lógico - matemático, lingüístico e produção de textos coletivos;
-Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
-Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
-Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros

Esperar a sua vez de falar.
Tratar os colegas com respeito e carinho.
Respeitar o colega quando ele estiver ocupado.
Deixar a nossa sala , limpa e organizada.
Mostrar como serem amigos.
Usar sempre as palavrinhas mágicas (obrigado, com licença, desculpa,por favor,boa tarde)
Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
·         Valorizar as relações de parceria com a família, na construção e no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
·         Fortalecer vínculos afetivos, aproximando os pais no esforço diário dos profissionais da educação.
·         Promover o exercício da cidadania.
·         Ressaltar a importância da vivência dos valores na escola e na família.
·         Compreender a importância da participação de cada um no processo do cuidar e educar.
·         Entender a realidade da família do aluno. Conhecer os pais, onde e como vivem e identificar os saberes que vêm de casa.
·         Informar a comunidade escolar quanto às metas e propostas da escola para o ano letivo.
Compartilhar com a família a responsabilidade de educar, enfocando a ação diferenciada de cada uma das partes


www.marisca-ramos.blogspot.com.br

PROJETO DOCE E SALGADO


Foto: PROJETO DOCE E SALGADO

Disciplinas

Linguagem Matemática, Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.

Público Alvo

Alunos do Maternal IA.       

INTRODUÇÃO

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
Também é necessário que os pais estejam atentos a alimentação de seus filhos e os orientem a comerem alimentos saudáveis, incorporando, assim, novos hábitos alimentares. Mas, para que isso ocorra, se faz necessário um olhar diferenciado, enaltecendo a importância de uma alimentação correta, seus benefícios a saúde, enfatizando o cuidado com o corpo, a criatividade na preparação dos alimentos; o envolvimento das famílias e o quanto essa mudança de hábitos pode ser benéfica e proporcionar bem-estar a todos.

JUSTIFICATIVA

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Percebemos a necessidade de trabalhar esse tema quando vimos que algumas crianças confundem os alimentos doces e salgados.
Também pela necessidade de criar hábitos saudáveis de alimentação, trazendo os alunos ao ato de observar, degustar diferentes alimentos e identificar seus valores nutricionais.
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Assim, consciente da relevância desse tema, estimularemos a curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização de uma alimentação saudável.

OBJETIVOS

-Criar bons hábitos alimentares;
-Reconhecer e diferenciar alimentos doces e salgados;
-Mostrar que alguns alimentos (açúcar e sal) consumidos com exagero fazem mal à saúde;
-Identificar vários tipos de alimentos;
-Desenvolver os conceitos de quantidade, cores e formas;
-Valorizar o momento reservado à alimentação.

METODOLOGIA

-Pesquisar em revistas gravuras de alimentos;
-Montar um mural separando os alimentos doces dos salgados;
-Conversação sobre o que as crianças comem em casa e o que preferem;
-Cantar músicas relacionadas ao tema;
-Assistir filmes sobre alimentação;
-Utilizar a horta da escola como bom exemplo de alimentos saudáveis;
-Utilizar massa de modelar para fazer diversos formatos de alimentos;
-Fazer degustação de sal e açúcar;
-Degustar um alimento doce e outro salgado;
-Realizar no final do projeto um piquenique no quiosque da escola.
Retirado do Blog: www.marisca.ramos@gmail.com.br

PROJETO DOCE E SALGADO


Disciplinas

Linguagem Matemática, Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.

Público Alvo

Alunos do Maternal IA.       

INTRODUÇÃO

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
Também é necessário que os pais estejam atentos a alimentação de seus filhos e os orientem a comerem alimentos saudáveis, incorporando, assim, novos hábitos alimentares. Mas, para que isso ocorra, se faz necessário um olhar diferenciado, enaltecendo a importância de uma alimentação correta, seus benefícios a saúde, enfatizando o cuidado com o corpo, a criatividade na preparação dos alimentos; o envolvimento das famílias e o quanto essa mudança de hábitos pode ser benéfica e proporcionar bem-estar a todos.




JUSTIFICATIVA

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Percebemos a necessidade de trabalhar esse tema quando vimos que algumas crianças confundem os alimentos doces e salgados.
Também pela necessidade de criar hábitos saudáveis de alimentação, trazendo os alunos ao ato de observar, degustar diferentes alimentos e identificar seus valores nutricionais.
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Assim, consciente da relevância desse tema, estimularemos a curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização de uma alimentação saudável.

OBJETIVOS

-Criar bons hábitos alimentares;
-Reconhecer e diferenciar alimentos doces e salgados;
-Mostrar que alguns alimentos (açúcar e sal) consumidos com exagero fazem mal à saúde;
-Identificar vários tipos de alimentos;
-Desenvolver os conceitos de quantidade, cores e formas;
-Valorizar o momento reservado à alimentação.

METODOLOGIA

-Pesquisar em revistas gravuras de alimentos;
-Montar um mural separando os alimentos doces dos salgados;
-Conversação sobre o que as crianças comem em casa e o que preferem;
-Cantar músicas relacionadas ao tema;
-Assistir filmes sobre alimentação;
-Utilizar a horta da escola como bom exemplo de alimentos saudáveis;
-Utilizar massa de modelar para fazer diversos formatos de alimentos;
-Fazer degustação de sal e açúcar;
-Degustar um alimento doce e outro salgado;
-Realizar no final do projeto um piquenique no quiosque da escola.

BLOG da Marisca Ramos

... um Blog para os amantes da Educação Infantil e cia!
  "ONDE QUER QE HAJA MULHERES E HOMENS, HÁ SEMPRE O QUE FAZER, HÁ SEMPRE O QUE ENSINAR, HÁ SEMPRE O QUE APRENDER"


                                                                       Paulo Freire



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