PROJETO OS SENTIDOS
Disciplinas
Linguagem Matemática,
Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita,
Natureza e Sociedade.
Público Alvo
Alunos
do Maternal IA.
INTRODUÇÃO
O corpo humano é dotado de cinco sentidos que lhe
possibilita interagir com o mundo
exterior.
Podemos
perceber o ambiente vendo, ouvindo, cheirando, apalpando, sentindo sabores.
Recebemos informações
sobre o meio que nos cerca. Ao processá-las em nosso cérebro, nós as
interpretamos, seja como sinais de perigo, sensações agradáveis ou
desagradáveis, etc. Depois dessa interpretação, respondemos aos estímulos do
ambiente, interagindo com ele.
Recebemos informações sobre o ambiente através dos cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
Recebemos informações sobre o ambiente através dos cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
Pesquisas demonstram que
quando a escola é um ambiente altamente estimulante, onde possam ter como se
explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato
com crianças da mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora e
orientadora, as crianças dessa idade desenvolvem sua inteligência de forma
surpreendente.
Como
nessa fase as crianças estão se descobrindo, trabalhar os sentidos só irá
facilitar essa descoberta e esse desenvolvimento.
Nem
todos os alunos aprendem da mesma maneira: a maioria utiliza um sentido mais
que o outro no processo de aprendizagem, sejam estes a visão, paladar, olfato,
audição ou o tato. Por isso é fundamental explorar os sentidos desde a mais
tenra idade. Os sentidos incitam a inteligência.
A nós
educadores cabe propiciar atividades diversificadas e criar ambientes
educativos cada vez mais ricos e desafiadores.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do educando: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
Sentir a necessidade de proporcionar as crianças um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico.
Este projeto tem o objetivo
de desafiar os sentidos, instigar a curiosidade, estimular a atenção, a
criatividade, o interesse em solucionar novos desafios e a possibilidade de
articular e transformar os sentidos em aliados numa aprendizagem significativa
e transformadora.
OBJETIVOS
-Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;
-Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo
humano e os órgãos dos sentidos;
-Construção de outros valores de vida;
-Aquisição de novas formas de relações;
-Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
-Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
-Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
-Estabelecer uma relação com a sociedade;
-Construção de outros valores de vida;
-Aquisição de novas formas de relações;
-Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
-Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
-Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
-Estabelecer uma relação com a sociedade;
-Identificar e diferenciar as
partes do próprio corpo com as partes do corpo
dos
amigos;
METODOLOGIA
-Atividade com instrumentos musicais;
-Produção de ruídos com a boca;
-Movimentos circulares com as mãos;
-Colagem de texturas diferentes;
-Colagem de gravuras dos sentidos na folha;
-Desenho das mãos;
-Carimbo das mãos com guache;
-DVDs;
-Roda da conversa;
-Caixa surpresa com texturas diferentes,
-Cartaz com gravuras dos cinco sentidos;
-Leitura de imagem;
-Imagem no espelho;
-Atividade com garrafas pet coloridas;
-Atividade – Identificar cheiros;
-Músicas relacionadas aos cinco sentidos;
-Pintura e Colagem com EVA;
-Degustação de bolachas e frutas;
-Atividade quente e frio;
-Caixa de música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥