PROJETO BICHOS DE JARDIM
JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de
bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e
outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus
conhecimentos propomos o Projeto Bichos de Jardim, pois permite tanto valorizar
o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças a
oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio
ambiente e com os animais.
O produto final do Projeto será a realização de um seminário apresentado
para as outras turmas da escola e exposição dos trabalhos realizados no decorrer
do projeto.
OBJETIVO GERAL
* Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que o
compõem envolvendo a prática de observação, comparação de um jardim e do
terrário construído pelo grupo, cuidados com o mesmo, e descoberta de curiosidades.
INTERVENÇÃO I
Objetivo
* Conhecer o Projeto de Natureza e Sociedade – BICHOS DE JARDIM e levantar
os conhecimentos prévios acerca do tema.
* Visitar uma biblioteca para pesquisar sobre o tema que vamos estudar.
* Visitar um jardim pra observação e levantamento de dados para o estudo.
1ª Atividade
* Roda de conversa para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o
que existe nele.
* Questionar as crianças sobre:
> Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?
> Você tem um jardim em casa?
> Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?
> Quais cuidados devem ter com o jardim?
> Quem cuida do jardim?
* Construir um quadro a partir das informações das crianças.
* Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no quadro
as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar
informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas,
registrar as hipóteses problematizando-as.
Projeto elaborado pelas professora Ana Lucia de Albuquerque
O QUE SABEMOS? O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS
* Após a confecção deste mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do
projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam, o conhecimento
construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.
2ª Atividade
* Apresentação do projeto.
* Explicar sobre a escolha do tema.
* Falar qual será o produto final do projeto.
* Ouvir a opinião das crianças a respeito do tema.
* Fazer um bilhete informativo aos pais sobre o projeto e pedindo
colaboração com revistas, textos e gravuras sobre o tema.
3ª Atividade
* Falar um pouco sobre os bichos de jardim e sobre o jardim, motivando-os a
se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:
> Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?
> Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais
referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca de classe.
> Incentivá-los a freqüentar a biblioteca pra conhecerem os livros e as
revistas que tratam do tema. (Visitar a biblioteca do Município e/ou levar
diversos portadores textuais com essas informações).
* PARA CASA: Enviar pesquisa para montar a biblioteca.
4ª Atividade
* Convidar o grupo para uma visita ao jardim.
* Estabelecer previamente com o grupo o que vamos observar e os cuidados que
devemos ter.
* Socialização em roda de conversa sobre o que foi observado e descoberto.
(registrar no quadro da 1ª atividade)
* Pedir que em uma folha de papel as crianças desenhem alguns bichos que
podemos encontrar no jardim e tudo o que foi observado no passeio.
* Montar um mural com os desenhos das crianças.
5ª Atividade
* Refletir sobre as questões levantadas com o passeio.
* Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros,
revistas, enciclopédia e outros) para buscar respostas para os questionamentos
que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas.
* Retomar ao quadro inicial para acrescentar novos questionamentos,
responder outros e atualizar os registros.
INTERVENÇÃO II
Objetivo
* Despertar interesse pela observação investigação.
* Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim.
* Construir um terrário.
6ª Atividade
* Em roda apresentar a idéia de construir um terrário.
* Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.
* Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.
* Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os
bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de
xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.
7ª Atividade
* Construção do terrário juntamente com as crianças.
8ª Atividade
* Visita ao jardim para coletar animais que farão parte do terrário.
* Ao chegar na escola introduzir os animais no terrário.
* Confeccionar quadro de registro das observações sobre o terrário.
DATA OBSERVAÇÃO
OBS. Essa atividade deverá ser realizada freqüentemente até o final do
projeto.
INTERVENÇÃO III
Objetivo
* Conhecer a vida das formigas e como funciona um formigueiro.
9ª Atividade
* Em roda fazer a leitura do texto informativo sobre as formigas e a rotina
no formigueiro. (Revista Ciência Hoje das Crianças. Janeiro / Fevereiro 2005,
2ª ed., pág. 4, 5, 6)
* Socializar com as crianças o que acharam do texto.
10ª Atividade
* Assistir um vídeo do filme “LUCAS E O FORMIGUEIRO” ou “VIDA DE INSETOS”.
* Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.
INTERVENÇÃO IV
Objetivo
* Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas
características.
11ª Atividade
* Leitura em roda do texto informativo sobre as lagartas. (Revista ciências
Hoje das Crianças, outubro 2006, 2ª ed., pág. 7)
* Socializar o texto com o grupo.
* Registrar o que já aprenderam de novo no quadro da atividade 1.
12ª Atividade
* Leitura e discussão do texto informativo “Borboletas”, setembro de 2004,
pág. 14.
* Fazer pesquisa na Internet sobre a metamorfose da borboleta ou mariposa.
(Utilizar os quebra cabeças que tem na escola que trás a seqüência em
desenhos).
13ª Atividade
* Leitura e discussão do texto informativo “Joaninha” (Revista Nosso
Amiguinho, novembro de 2003. pág. 14)
* Conversa sobre o texto.
14ª Atividade
* Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no
jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra,
taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).
* Fazer um levantamento com as crianças para verificar os que elas querem
conhecer.
* Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.
15ª Atividade
* Socializar o material encontrado e organizar a ordem para estudá-los.
* Compartilhar curiosidades sobre um dos bichos escolhidos. ( Reservar a
16ª, 17ª, 18ª atividades para estudo dos outros bichos)
19ª Atividade
* Em roda montar um mural informativo com gravuras e curiosidades sobre o
jardim e os bichos existentes nele.
INTERVENÇÃO V
Objetivo
* Conhecer e respeitar os profissionais dessa área de trabalho.
20ª Atividade
* Propor ao grupo que convidemos um profissional em jardinagem para visitar
a nossa escola.
* Elaborar perguntas para serem feitas a um profissional de paisagismo ou
jardinagem sobre a criação de um jardim e a todo o universo que envolve o tema.
* Possíveis perguntas para a entrevista:
> O que usamos para montar um jardim?
> O que você faz para o jardim ficar bonito?
> Você gosta do que faz?
> Há quanto tempo você trabalha com jardinagem?
> Os animais que vivem no jardim prejudicam as plantas?
> Você joga veneno no jardim?
> Por que devemos molhar o jardim?
Lembrem-se que as perguntas devem ser elaboradas com as crianças, a partir
de suas curiosidades e interesses.
* Elaborar o convite para o convidado (jardineiro ou paisagista).
21ª Atividade
* Visita do profissional em jardinagem ou paisagismo a escola.
* Entrevista feita pelas crianças.
* Roda de conversa para retomar e discutir as respostas dadas pelo
profissional entrevistado.
INTERVENÇÃO VI
Objetivo
* Organizar as informações para o seminário, ensaiar e preparar o material
produzido durante o projeto para expor.
22ª Atividade
* Organização do seminário.
* Dividir o tema “BICHOS DE JARDIM” em sub-temas para a distribuição dos
grupos.
a) Grupo 1 – Jardim (passeio, o que foi observado e o que descobrimos).
b) Grupo 2 – Curiosidades sobre os bichos estudados
c) Grupo 3 – Terrário (construção, observação e experiência).
d) Grupo 4 – Relato da visita do jardineiro (o que aprendemos com ele).
* Ensaiar as crianças para a apresentação. (Reservar a 23ª, 24ª, 25ª
atividades para o ensaio).
* Escolher as crianças para fazer o convite nas outras turmas para o
seminário. (O convite deverá ser feito um dia antes).
26ª Atividade
* Arrumar o pátio com o material que foi preparado durante o projeto e
disponibilizar para observação.
* Expor o terrário.
* Apresentação do seminário.
INTERVENÇÃO VII
Objetivo
* Avaliar o que estudamos e o que aprendemos.
* Devolver os bichos ao seu ambiente natural.
27ª Atividade
* Visita ao jardim para devolver os bichos que colocamos no terrário.
28ª Atividade
* Avaliação do projeto.
* Socialização das fotos no decorrer dos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥