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PROJETO BONECA MASCOTE
BONECA MASCOTE
PROJETO: BONECA MASCOTE
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
JUSTIFICATIVA:
O projeto BONECA MASCOTE é uma estratégia desenvolvida em parceria com as famílias para ensinar valores que ajudam na formação e educação de crianças de cinco anos.
Como mais uma criança da sala, a nova amiga ganha nome, uniforme da escola, certidão de nascimento e características da personalidade. A turma fica responsável por cuidar da companheira e as responsabilidades começam. A mascote, como líder do bem, mais um recurso para desenvolver boas maneiras e virtudes como coragem, honestidade, respeito, companheirismo, ou seja, assuntos sérios, mas que ainda são abstratos para a criança.
O projeto irá funcionar em sistema de rodízio. Cada dia uma criança leva para a casa a amiguinha, uma malinha e um diário para escrever todas as atividades e colar fotos. Os pais precisam se envolver com a proposta pedagógica estimulando os filhos na criação da mascote. “Como eles levam para a casa, eles começam a trabalhar a responsabilidade de não sujar, não rasgar, cuidar da amiguinha e não deixar que ela seja maltratada por ninguém, já que terão que devolver aos colegas, por isso o rodízio somente terá início após reunião de pais.
No diário, a escrita é estimulada. Para algumas, a ideia é criar um vínculo afetivo forte entre o grupo, aumentando o laço de união e amizade, já que terão um objetivo comum: cuidar da mascote. Uma mãe incentiva o filho a comer mostrando que a boneca também come, para outras será um estimulo para desenvolver a escrita no diário.
O Projeto Boneca Mascote facilita na construção do aprendizado e trabalha questões de cidadania por meio das mensagens que a mascote passa para a classe.
OBJETIVO:
Despertar nas crianças as diversas formas de desenvolver a imaginação e construir a realidade por meio de diferentes histórias, trabalhar afetividade, respeito, cuidados, incentivar e estimular o registro em forma de diário. Tornando a família parte integrante da atividade.
Desenvolvera oralidade e a escrita de um diário. Trabalhar com as crianças diversos aspectos da fase pré-escolar, como desenvolvimento de hábitos de cortesia, respeito, regras de convívio, ampliação do vocabulário e construção da identidade, entre outros.
DESENVOLVIMENTO
• Apresentar o mascote para a turma durante a roda de conversa;
• Deixar que todos o toquem, para que sintam sua textura;
• Fazer em votação a escolha do nome da mascote;
• Explicar a turma porque a boneco é o mascote;
• Mostrar a relação do nome da turma com a mascote;
• Dizer todas as regras de convivência da mascote com a turma;
• Conversar sobre o dia de visita da mascote a casa de cada um ;
Explicar em reunião aos pais todo nosso projeto;
• Confecção de um caderno diário para registro das visitas da mascote;
• Utilizar a mascote para trazer as novidades para a turma;
• Ler com os alunos todos os relatos feitos das visitas as casas;
AVALIAÇÃO
Observar durante todo o tempo o comportamento dos alunos em relação a mascote. Valorizar as histórias trazidas por cada criança após cada visita da mascote as casas. Observar junto com a turma os relatos feitos por escrito pelos pais no diário.
CONTEÚDOS:
• Conhecer e produzir o gênero diário;
• Trabalhar aspectos da socialização como o trabalho em grupo, respeito e cuidado mútuo.
• Trabalhar com questões da vida sociofamiliar;
• Trabalhar a questão de gênero.
RECURSOS MATERIAIS
• BONECA;
• MALA COM ROUPAS E PERTENCES DA BONECA;
• CADERNO;
www.marisca-ramos.blogspot.com.br
PROJETO CANTIGAS DE RODA
PROJETO CANTIGAS DE RODA
Introdução
As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas
são brincadeiras que consistem na formação de uma roda com a participação de
crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias.
Embora atualmente as crianças quase não cantem mais
essas cantigas com frequência, ficou “fora de moda”, ou seja, as crianças só
despertam o interesse pelas músicas que ouvem nas rádios e televisões, ficando
as cantigas de roda em desvantagem, mas já que todos gostam de brincadeiras
porque não tentar resgatar a cultura que nos foram deixadas, ou seja, as
cantigas são muito importantes, pois pertence à tradição oral e são
transmitidas de geração a geração.
PROJETO CANTIGAS DE
RODA
Tema: Cante,
brinque e encante.
Justificativa:
A aprendizagem da linguagem oral é um dos mais
importantes elementos para que as crianças ampliem suas possibilidades de
inserção, e de participação nas diversas práticas sociais.
Cantar é maravilhoso! “Quem canta seus males espanta”
e com isso acreditamos estar promovendo situações em que a criança desenvolva
sua capacidade de ouvir e de se expressar.
Objetivo geral:
Resgatar o folclore infantil brasileiro despertando o
gosto pelas cantigas de roda, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada,
ou seja, cantada de geração em geração para que a criança possa interagir e
expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
Objetivos
Específicos:
· Resgatar as cantigas de roda mais antiga.
· Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que
existem.
· Analisar as cantigas de roda.
· Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras
de roda.
Metodologia:
Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em
livros, cantigas de roda e brincadeiras.
Cantar e dançar as cantigas com coreografia no pátio
da escola.
Trabalhar com os grupos de alunos as cantigas e as
brincadeiras.
Analisar as cantigas de roda.
Desenvolvimento do trabalho:
1º passo- Apresentação do projeto, levantando
conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto: Questionar as crianças sobre
o que sabem com relação às cantigas de roda, registrando as primeiras
hipóteses.
2º passo- Apresentar ao grupo algumas das cantigas
que serão trabalhadas: Ouvir CD ou DVD com cantigas de roda; Elaborar uma lista
das cantigas que mais chamou a atenção.
3º passo- Conhecer a cantiga: “Atirei o pau no gato”,
bem como suas características. Cantar e registrar a cantiga; Representar em
sala esta cantiga; Conhecer a versão “politicamente correta” desta cantiga;
Conversar sobre os cuidados com os animais.
4º passo- Culminância com apresentação de um musical
organizado pelo grupo para pais e colegas.
A duração prevista deste projeto é de 45 dias.
O que pode ser trabalhado com este projeto?
Língua portuguesa, artes, natureza e sociedade e
matemática.
Recursos:
· CD’S e DVD’S de cantigas;
· Livros de histórias;
· Outros materiais que forem coletados;
Avaliação:
A avaliação deve ser entendida como um meio de se
obter informações e subsídios para favorecer o desenvolvimento integral do
aluno. Ocorrerá durante todo o processo a partir da observação direta das
atitudes e participação das crianças nas cantigas e brincadeiras.
PROJETO BICHOS DE JARDIM
PROJETO BICHOS DE JARDIM
JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de
bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e
outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus
conhecimentos propomos o Projeto Bichos de Jardim, pois permite tanto valorizar
o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças a
oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio
ambiente e com os animais.
O produto final do Projeto será a realização de um seminário apresentado
para as outras turmas da escola e exposição dos trabalhos realizados no decorrer
do projeto.
OBJETIVO GERAL
* Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que o
compõem envolvendo a prática de observação, comparação de um jardim e do
terrário construído pelo grupo, cuidados com o mesmo, e descoberta de curiosidades.
INTERVENÇÃO I
Objetivo
* Conhecer o Projeto de Natureza e Sociedade – BICHOS DE JARDIM e levantar
os conhecimentos prévios acerca do tema.
* Visitar uma biblioteca para pesquisar sobre o tema que vamos estudar.
* Visitar um jardim pra observação e levantamento de dados para o estudo.
1ª Atividade
* Roda de conversa para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o
que existe nele.
* Questionar as crianças sobre:
> Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?
> Você tem um jardim em casa?
> Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?
> Quais cuidados devem ter com o jardim?
> Quem cuida do jardim?
* Construir um quadro a partir das informações das crianças.
* Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no quadro
as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar
informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas,
registrar as hipóteses problematizando-as.
Projeto elaborado pelas professora Ana Lucia de Albuquerque
O QUE SABEMOS? O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS
* Após a confecção deste mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do
projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam, o conhecimento
construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.
2ª Atividade
* Apresentação do projeto.
* Explicar sobre a escolha do tema.
* Falar qual será o produto final do projeto.
* Ouvir a opinião das crianças a respeito do tema.
* Fazer um bilhete informativo aos pais sobre o projeto e pedindo
colaboração com revistas, textos e gravuras sobre o tema.
3ª Atividade
* Falar um pouco sobre os bichos de jardim e sobre o jardim, motivando-os a
se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:
> Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?
> Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais
referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca de classe.
> Incentivá-los a freqüentar a biblioteca pra conhecerem os livros e as
revistas que tratam do tema. (Visitar a biblioteca do Município e/ou levar
diversos portadores textuais com essas informações).
* PARA CASA: Enviar pesquisa para montar a biblioteca.
4ª Atividade
* Convidar o grupo para uma visita ao jardim.
* Estabelecer previamente com o grupo o que vamos observar e os cuidados que
devemos ter.
* Socialização em roda de conversa sobre o que foi observado e descoberto.
(registrar no quadro da 1ª atividade)
* Pedir que em uma folha de papel as crianças desenhem alguns bichos que
podemos encontrar no jardim e tudo o que foi observado no passeio.
* Montar um mural com os desenhos das crianças.
5ª Atividade
* Refletir sobre as questões levantadas com o passeio.
* Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros,
revistas, enciclopédia e outros) para buscar respostas para os questionamentos
que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas.
* Retomar ao quadro inicial para acrescentar novos questionamentos,
responder outros e atualizar os registros.
INTERVENÇÃO II
Objetivo
* Despertar interesse pela observação investigação.
* Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim.
* Construir um terrário.
6ª Atividade
* Em roda apresentar a idéia de construir um terrário.
* Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.
* Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.
* Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os
bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de
xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.
7ª Atividade
* Construção do terrário juntamente com as crianças.
8ª Atividade
* Visita ao jardim para coletar animais que farão parte do terrário.
* Ao chegar na escola introduzir os animais no terrário.
* Confeccionar quadro de registro das observações sobre o terrário.
DATA OBSERVAÇÃO
OBS. Essa atividade deverá ser realizada freqüentemente até o final do
projeto.
INTERVENÇÃO III
Objetivo
* Conhecer a vida das formigas e como funciona um formigueiro.
9ª Atividade
* Em roda fazer a leitura do texto informativo sobre as formigas e a rotina
no formigueiro. (Revista Ciência Hoje das Crianças. Janeiro / Fevereiro 2005,
2ª ed., pág. 4, 5, 6)
* Socializar com as crianças o que acharam do texto.
10ª Atividade
* Assistir um vídeo do filme “LUCAS E O FORMIGUEIRO” ou “VIDA DE INSETOS”.
* Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.
INTERVENÇÃO IV
Objetivo
* Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas
características.
11ª Atividade
* Leitura em roda do texto informativo sobre as lagartas. (Revista ciências
Hoje das Crianças, outubro 2006, 2ª ed., pág. 7)
* Socializar o texto com o grupo.
* Registrar o que já aprenderam de novo no quadro da atividade 1.
12ª Atividade
* Leitura e discussão do texto informativo “Borboletas”, setembro de 2004,
pág. 14.
* Fazer pesquisa na Internet sobre a metamorfose da borboleta ou mariposa.
(Utilizar os quebra cabeças que tem na escola que trás a seqüência em
desenhos).
13ª Atividade
* Leitura e discussão do texto informativo “Joaninha” (Revista Nosso
Amiguinho, novembro de 2003. pág. 14)
* Conversa sobre o texto.
14ª Atividade
* Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no
jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra,
taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).
* Fazer um levantamento com as crianças para verificar os que elas querem
conhecer.
* Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.
15ª Atividade
* Socializar o material encontrado e organizar a ordem para estudá-los.
* Compartilhar curiosidades sobre um dos bichos escolhidos. ( Reservar a
16ª, 17ª, 18ª atividades para estudo dos outros bichos)
19ª Atividade
* Em roda montar um mural informativo com gravuras e curiosidades sobre o
jardim e os bichos existentes nele.
INTERVENÇÃO V
Objetivo
* Conhecer e respeitar os profissionais dessa área de trabalho.
20ª Atividade
* Propor ao grupo que convidemos um profissional em jardinagem para visitar
a nossa escola.
* Elaborar perguntas para serem feitas a um profissional de paisagismo ou
jardinagem sobre a criação de um jardim e a todo o universo que envolve o tema.
* Possíveis perguntas para a entrevista:
> O que usamos para montar um jardim?
> O que você faz para o jardim ficar bonito?
> Você gosta do que faz?
> Há quanto tempo você trabalha com jardinagem?
> Os animais que vivem no jardim prejudicam as plantas?
> Você joga veneno no jardim?
> Por que devemos molhar o jardim?
Lembrem-se que as perguntas devem ser elaboradas com as crianças, a partir
de suas curiosidades e interesses.
* Elaborar o convite para o convidado (jardineiro ou paisagista).
21ª Atividade
* Visita do profissional em jardinagem ou paisagismo a escola.
* Entrevista feita pelas crianças.
* Roda de conversa para retomar e discutir as respostas dadas pelo
profissional entrevistado.
INTERVENÇÃO VI
Objetivo
* Organizar as informações para o seminário, ensaiar e preparar o material
produzido durante o projeto para expor.
22ª Atividade
* Organização do seminário.
* Dividir o tema “BICHOS DE JARDIM” em sub-temas para a distribuição dos
grupos.
a) Grupo 1 – Jardim (passeio, o que foi observado e o que descobrimos).
b) Grupo 2 – Curiosidades sobre os bichos estudados
c) Grupo 3 – Terrário (construção, observação e experiência).
d) Grupo 4 – Relato da visita do jardineiro (o que aprendemos com ele).
* Ensaiar as crianças para a apresentação. (Reservar a 23ª, 24ª, 25ª
atividades para o ensaio).
* Escolher as crianças para fazer o convite nas outras turmas para o
seminário. (O convite deverá ser feito um dia antes).
26ª Atividade
* Arrumar o pátio com o material que foi preparado durante o projeto e
disponibilizar para observação.
* Expor o terrário.
* Apresentação do seminário.
INTERVENÇÃO VII
Objetivo
* Avaliar o que estudamos e o que aprendemos.
* Devolver os bichos ao seu ambiente natural.
27ª Atividade
* Visita ao jardim para devolver os bichos que colocamos no terrário.
28ª Atividade
* Avaliação do projeto.
* Socialização das fotos no decorrer dos trabalhos.
BRINCADEIRAS
Começou a Chover
Tema: atenção; integração; imaginação.
Duração: 15 minutos.
Público: crianças, mínimo 8 pessoas.
Material: giz para riscar o chão.
Peça que as crianças se espalhem numa determinada área. Depois peça que cada uma desenhe um círculo ao redor dos pés (não colado aos pés, mas grande, em volta); estas serão as casas. Deve haver uma "casa" a menos que o total de participantes (ou seja, não desenhe um círculo ao redor dos seus próprios pés).
Comece a brincadeira: saia andando pelo pátio, contando uma história qualquer e as crianças devem seguí-lo fazendo gestos e movimentos de acordo com a história. Procure se afastar das "casas" enquanto anda.
Num determinado momento diga "Então, começou a chover!"
As crianças devem então procurar a "casa" mais próxima e aí ficar. (explique isso antes de começar a brincadeira). Quem ficar sem "casa" recomeça o jogo, contando uma nova história
Seu Noé, posso ir?
Tema: arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.
Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.
Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.
Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se emplogue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.
Bichos
Tema: criação do mundo ou arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: cartão, cola e figuras de animais.
Faça dois cartões com o nome e a figura de cada animal. Distribua um cartão para cada criança, sem que as outras vejam a figura.
Peça às crianças que se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal, cada criança deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante que cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão.
Pelo som, cada criança deve achar o seu par e a medida que se encontram podem sentar-se ou formar uma fila.
Para contar a história da criação, você pode usar este jogo como ponto de partida para uma conversa: De onde vem tantos animais diferentes? Você sabia que foi Deus que criou cada um destes animais? etc..
Para a Arca de Noé, você pode determinar que uma sala seja a arca, e os "animais" a medida que acham o seu par são conduzidos para lá por uma pessoa fantasiada de Noé e que contará a história.
DINÂMICA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL
Dinâmica para evangelização infantil
A palavra de Deus que transforma
Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.
Material:
- uma bolinha de isopor
- um giz
- um copinho descartável de café
- uma esponja
- uma vasilha com água.
Desenvolvimento:
Primeiro se explica que a água é a Palavra de Deus e que os objetos somos nós.
Coloca-se a água na vasilha e vamos mergulhar cada um dos objetos na vasilha: o isopor, o giz, depois o copo descartável e por último a esponja.
Então refletimos:
- Como a Palavra de Deus age na minha vida?
- Eu estou agindo como o isopor que não absorve nada e também não afunda ou aprofunda?
- Ou estou agindo como o giz que guarda/absorve a água para si sem partilhar com ninguém?
- Ou ainda agimos como o copinho que tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo?
- Ou agimos como a esponja absorvendo bem a água e mesmo espremendo continuamos com água?
Versículos Bíblicos:
II Timóteo 2:15; Hebreus 4:12
II Timóteo 3:16; 17 Tiago 1:22
Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.
Material:
- uma bolinha de isopor
- um giz
- um copinho descartável de café
- uma esponja
- uma vasilha com água.
Desenvolvimento:
Primeiro se explica que a água é a Palavra de Deus e que os objetos somos nós.
Coloca-se a água na vasilha e vamos mergulhar cada um dos objetos na vasilha: o isopor, o giz, depois o copo descartável e por último a esponja.
Então refletimos:
- Como a Palavra de Deus age na minha vida?
- Eu estou agindo como o isopor que não absorve nada e também não afunda ou aprofunda?
- Ou estou agindo como o giz que guarda/absorve a água para si sem partilhar com ninguém?
- Ou ainda agimos como o copinho que tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo?
- Ou agimos como a esponja absorvendo bem a água e mesmo espremendo continuamos com água?
Versículos Bíblicos:
II Timóteo 2:15; Hebreus 4:12
II Timóteo 3:16; 17 Tiago 1:22
PROJETO AMIZADE
PROJETO AMIZADE
Disciplinas
Linguagem Matemática, Movimento,
Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e
Sociedade.
Público Alvo
Alunos do MINI-MATERNAL, MATERNAL I E II
Introdução
O projeto amizade é uma estratégia
desenvolvida para ensinar valores que ajudam na formação e educação de
crianças. Funciona da seguinte maneira, a turma fica responsável por cuidar da
companheira, cada dia um aluno leva para casa a “boneca Lulu” e um diário para
escrever todas as atividades e colar fotos. Os pais se envolvem com a proposta
pedagógica estimulando os filhos no cuidado da “mascote”.Quando levam para
casa, elas começam a trabalhar a responsabilidade de não sujar, não rasgar,
cuidar do amiguinha e não deixar que ela seja maltratada por ninguém, já que
terão que devolver ao colega, criando assim a noção de responsabilidade.
A “mascote” é um recurso para desenvolver
boas maneiras e virtudes, como coragem, honestidade, respeito, companheirismo,
amizade, ou seja, assuntos sérios, mais que ainda são abstratos para a criança.
A turma fica com um vínculo afetivo forte
entre o grupo, aumentando o laço de união e amizade, já que terão um objetivo
comum: cuidar da mascote.
Através da criação da boneca podemos
contribuir na valorização do bem e de qualidades tão importantes na formação do
ser humano, que vai além da escola e chega até as famílias, com outra posição:
não ser apenas um amiguinho de pelúcia.
“A principal meta da educação é criar
homens que sejam capazes de fazerem coisas novas, não simplesmente repetir o
que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores,
descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em
condições de criticar, verificar e não aceitar tudo o que elas se propõem”
(Jean Piaget).
Justificativa
Devido aos constantes
conflitos e preconceitos que se encontram e que presencia-se no dia a dia das
crianças no seu meio social, percebe-se a importância da realização um projeto
que resgatasse alguns valores que devem fazer parte da vida social de um ser
humano. Neste trabalho busca-se desenvolver competências nas crianças,
mostrando- lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e
respeitar as diferenças do outro, como lidar com as adversidades de
sentimentos. O envolvimento da família no ambiente escolar e social da criança
é fundamental e é um componente importantíssimo para a aquisição de valores
eventualmente assumidos. O ambiente escolar tem sem dúvida uma função
importante de estar instruindo, mostrando caminhos, apresentando soluções,
proporcionando meios de aprendizagem e reflexão sobre a problemática aqui
apresentada. Portanto se faz necessário que a escola e a família busquem e
promovam um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas
necessidades e seu total desenvolvimento.
Objetivo Geral
Desenvolver
um trabalho coletivo na sala de aula com as crianças, propondo união e respeito
entre eles, como parceiros, estimulando o crescimento de todos, resgatando
valores e o fortalecimento da auto-estima.
Objetivos
- Trabalhar
a afetividade;
- Fortalecer
a autoestima;
- Estimular
o otimismo;
-
Controlar os impulsos;
- Ter
empatia e compreensão do outro;
- Ser
prestativo e solidário;
- Ser
sincero;
-
Saber ouvir,
-
Administrar as emoções;
-
Desenvolver a comunicação interpessoal;
-
Trabalhar o autoconhecimento.
Metodologia
-Cantar músicas relacionadas a amizade;
-Contar histórias relacionadas ao tema;
-Roda da conversa sobre a amizade, fazendo uma
dinâmica do abraço;
-Dvds sobre amigos;
-Confecção da boneca mascote da sala chamada Lulu,
feita com jornal;
-Proporcionar brincadeiras e atividades em grupo;
-Confecção de cartaz com gravuras de amigos;
-Atividades em folha como:
- Carimbo da mão do aluno e do amigo;
- Colagem de figuras de revistas de crianças;
- Pintura com giz de três amigas diferentes(inclusão);
- Pintura com cola colorida na cena de amigos.
Estratégia
Durante o Projeto, cada aluno irá levar pra casa a
Boneca Mascote Lulu, com o objetivo de cuidar e apresentar a nova amiga da
turma para a família.
Avaliação
A
avaliação será contínua através das atitudes dos alunos em sala de aula , no
pátio, da escola, antes e depois de cada atividade proposta, no intuito de
observar se os valores propostos e apresentados foram eventualmente assumidos.
“E qual seria a tarefa primordial da
educação senão levar-nos a aprender a amar, a sonhar, a fazer nossos próprios
caminhos, a descobrir novas formas de ver, de ouvir, de sentir, de perceber, a
ousar pensar diferente... a sermos cada vez mais nós mesmos, aceitando o
desafio do novo?” (Rubem Alves).
PROJETO OS SENTIDOS
PROJETO OS SENTIDOS
Disciplinas
Linguagem Matemática,
Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita,
Natureza e Sociedade.
Público Alvo
Alunos
do Maternal IA.
INTRODUÇÃO
O corpo humano é dotado de cinco sentidos que lhe
possibilita interagir com o mundo
exterior.
Podemos
perceber o ambiente vendo, ouvindo, cheirando, apalpando, sentindo sabores.
Recebemos informações
sobre o meio que nos cerca. Ao processá-las em nosso cérebro, nós as
interpretamos, seja como sinais de perigo, sensações agradáveis ou
desagradáveis, etc. Depois dessa interpretação, respondemos aos estímulos do
ambiente, interagindo com ele.
Recebemos informações sobre o ambiente através dos cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
Recebemos informações sobre o ambiente através dos cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
Pesquisas demonstram que
quando a escola é um ambiente altamente estimulante, onde possam ter como se
explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato
com crianças da mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora e
orientadora, as crianças dessa idade desenvolvem sua inteligência de forma
surpreendente.
Como
nessa fase as crianças estão se descobrindo, trabalhar os sentidos só irá
facilitar essa descoberta e esse desenvolvimento.
Nem
todos os alunos aprendem da mesma maneira: a maioria utiliza um sentido mais
que o outro no processo de aprendizagem, sejam estes a visão, paladar, olfato,
audição ou o tato. Por isso é fundamental explorar os sentidos desde a mais
tenra idade. Os sentidos incitam a inteligência.
A nós
educadores cabe propiciar atividades diversificadas e criar ambientes
educativos cada vez mais ricos e desafiadores.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do educando: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
Sentir a necessidade de proporcionar as crianças um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico.
Este projeto tem o objetivo
de desafiar os sentidos, instigar a curiosidade, estimular a atenção, a
criatividade, o interesse em solucionar novos desafios e a possibilidade de
articular e transformar os sentidos em aliados numa aprendizagem significativa
e transformadora.
OBJETIVOS
-Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;
-Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo
humano e os órgãos dos sentidos;
-Construção de outros valores de vida;
-Aquisição de novas formas de relações;
-Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
-Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
-Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
-Estabelecer uma relação com a sociedade;
-Construção de outros valores de vida;
-Aquisição de novas formas de relações;
-Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
-Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
-Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
-Estabelecer uma relação com a sociedade;
-Identificar e diferenciar as
partes do próprio corpo com as partes do corpo
dos
amigos;
METODOLOGIA
-Atividade com instrumentos musicais;
-Produção de ruídos com a boca;
-Movimentos circulares com as mãos;
-Colagem de texturas diferentes;
-Colagem de gravuras dos sentidos na folha;
-Desenho das mãos;
-Carimbo das mãos com guache;
-DVDs;
-Roda da conversa;
-Caixa surpresa com texturas diferentes,
-Cartaz com gravuras dos cinco sentidos;
-Leitura de imagem;
-Imagem no espelho;
-Atividade com garrafas pet coloridas;
-Atividade – Identificar cheiros;
-Músicas relacionadas aos cinco sentidos;
-Pintura e Colagem com EVA;
-Degustação de bolachas e frutas;
-Atividade quente e frio;
-Caixa de música.
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