PROJETO FLORES E CORES


Projeto “Flores de todas as cores”

                        Projeto “Flores de todas as cores”

Eixo: Artes
Grupo: Pré  
Duração: 1 ano

Justificativa:
Com esse trabalho possibilita-se a criança conhecer alguns representantes clássicos e elementos fundamentais da arte, sendo capaz de representar informações simples sobre os mesmos e realizar produções pessoais à partir dessas referências, fazendo uso da linguagem artística como mais um canal para ler o mundo, explicá-lo, experimentá-lo, manifestá-lo;

Bloco de conteúdos:
Ø     Apreciação em Artes Visuais e Fazer Artístico;

Objetivos Didáticos:
Ø     Trabalhar a leitura de diferentes obras e artistas, buscando elementos que enriqueçam a sua própria produção;

Objetivos atitudinais:
Ø     Valorizar a arte como um produto da cultura humana;
Ø     Desenvolver cuidado especial pelo próprio percurso criador;

Etapas previstas:
Ø     Apreciação de diferentes modalidades de artes (gravuras, fotos, quadros, calendários, ...), onde esteja retratado a pintura de flores;
Ø     Guiar a observação e dialogar com as crianças, durante a roda de apreciação;
Ø     Desenho de flores realizado pelas crianças;
Ø     Pedir que tragam de casa desenho de flores;
Ø     Socialização das figuras trazidas;
Ø     Selecionar e classificar as figuras trazidas de casa em dois ambientes (externas e internas, cores e formas);
Ø     Desenho em duplas (escolha de uma figura trazida pelos alunos;
Ø     Apreciação dos desenhos feitos pelas duplas;
Ø     Proporcionar uma galeria de arte com os artistas que retratam flores;
v    Van Gogh:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Os Girassóis”
Intervenção:
§        Meio: guache e pasta de dente;
Suporte:
§        Cartolina;

v    Redon:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Vasas de Flores”
Intervenção:
Dar o vaso de dobradura, os alunos completarão e desenharão as flores;
Meio:
Giz de cera;
Suporte:
Cartolina, papel dobradura;

v    Monet:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Campo de Papoulas”;
Intervenção:
Pintura de fundo (verde)
Meio:
Guache e esponja;
Suporte:
Papel cartão;

v    Renoir:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Flores num Vaso”
Intervenção:
Pintura de fundo com rolinho;
Meio:
Tinta de impacto / pincel
Suporte:
Papel cartão;


Produto final:
Ø     Produção individual, à partir da observação de um vaso com flores;

Fechamento:
Mural de exposição;

Avaliação:
As propostas do projeto modificaram as produções das crianças?

PROJETO COMPRA E VENDAS


Projeto Compra e Venda

Projeto Compra e Venda

Eixo: Matemática
Grupo: Pré escola
Duração: 3 meses

Justificativa: Este tema foi escolhido por ser bastante abrangente, fazendo parte do mundo real no qual as crianças estão inseridas acompanhando os adultos nas diversas situações de compra e venda, onde o sistema monetário se faz presente.

Objetivos:
Que a criança seja capaz de:
Ø     Construir uma idéia ampla e funcional sobre o sistema monetário;
Ø     Estimar. Buscando estratégias para a resolução de problemas;
Ø     Registrar, contar e coletar informações sobre os produtos e preços;

Orientações didáticas:
Ø     Conhecer o que as crianças já sabem sobre a temática do projeto;
Ø     Trazer para a sala de aula: encartes, catálogos, panfletos que contenham preços;
Ø     Problematizar situações relacionadas a compra e venda;

Etapas previstas:
Ø     Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre compra, venda e dinheiro;
Ø     Simular situações de compra e venda com cédulas falsas e moedas;
Ø     Trabalhar com estimativas para saber quanto posso gastar, quanto ainda tenho, quanto vai sobrar? Quantas moedas correspondem a uma cédula de 5 ou 10 reais etc?

Fechamento:
Ø     Visitar um supermercado.

Material utilizado:
Ø     Cédulas falsas, moedas, etiquetas, catálogos, encartes, panfletos e embalagens

Avaliação:
A criança foi capaz de:
Ø     Realizar estimativas sobre preços e valores?
Ø     Ler e registrar preços?
Ø     Trabalhar com cédulas em situações de compre e venda?

Normal style='margin-left:36.0pt;text-align:justify;text-indent: -18.0pt;mso-list:l3 level1 lfo4;tab-stops:list 36.0pt'>Ø     Mestre mandou: solicitar que as crianças procurem pela sala formas geométricas seguindo as dicas do “mestre”;
Ø     Cada criança receberá formas geométricas previamente recortadas devendo criar cenas ou objetos;

Avaliação:
Ø     As crianças se localizaram no espaço, e conseguem representar um trajeto?
Ø     Reconhecem as formas geométricas no cotidiano?

PROJETO ANIMAIS DA ÁFRICA


Projeto Animais da África

                        Projeto Animais da África

Área do conhecimento: Natureza e Sociedade
Turma: Pré-escola
Duração: 3 meses

Justificativa:
Este tema foi escolhido por se tratar de animais de grande porte, despertando assim, o interesse e a curiosidade das crianças.

Objetivos:
Ø     Conhecer alguns animais africanos ( habitat, alimentação, cadeia alimentar);
Ø     Adquirir uma postura curiosa e investigativa através do estudo;
Ø     Construir e ampliar conhecimentos sobre o tema.

Conteúdos: seres vivos

Orientações Didáticas:
Ø     Conhecer o que a criança já sabe sobre a temática do projeto;
Ø     Utilizar hipóteses formuladas pelas crianças como base e busca de informações;
Ø     Problematizar questões relacionadas aos animais estudados.

Etapas prováveis:
Ø     Situar as crianças no mapa, mostrando a localização do continente africano;
Ø     Escolha dos animais a serem estudados. Há uma variedade de animais na África, escolheremos apenas os que despertarem maior interesse. Sugestão: leão, elefante, hipopótamo, girafa, zebra, rinoceronte;
Ø     Levantamento de perguntas: O que sabem sobre os animais escolhidos?
Ø     Desenho de observação;
Ø     Texto em forma de curiosidade;
Ø     Síntese dos dados mais importantes sobre os animais africanos estudados.

Fechamento:
Ø     Seminário apresentado pelas crianças.
Avaliação:
A criança foi capaz de:
Ø     Fazer perguntas sobre a temática do projeto?
Ø     Levantaram hipóteses, manifestando curiosidade pelos animais estudados?

Bibliografia:
Ø     Vídeos;
Ø     Enciclopédia: “Vida Selvagem”

u
Ø     Reconhecem as formas geométricas no cotidiano?

PROJETO A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA


A importância da Família em nossa vida.



Componente Curricular:  Ensino Religioso.

Conteúdo:  Família.

Objetivo:  Consciêntisar a importância da Família em nossa vida.

 

Desenvolvimento do 1° Componente Curricular:

  Apresentar a  Figura da foca Filó  e também as demais figuras  da família dela, conforme o  questionamento:

 

                          A Foca Filó

 

        Esta é a foca Filó, gulosa como ela só,

        come  farofa de filé,  doce de figo e  café,

        e assim  a foca Filó, sabida como ela só,

        aprendeu não só a nadar, como também

        a dançar e nadar, como também

        a dançar e sambar, rock e até forró

 

        Na verdade a foca Filó,  gosta como ela só

        de cair na folia, seja de noite ou de dia.

 

 

         Questionar:

      _ Qual o nome da foca?

         Filó

      _ Alguém sabe onde esta foca mora?

         Não.

      _ Será que mora mais uma foca com ela?

         Sim.

      _ A Filó me contou que ela tem duas irmãs, (anexar no quadro a figura das irmãs).

      _ Quem de vocês tem irmãs?

         R.A.

      _ Ela também disse que seu pai é o Focão e que sua mãe é a Filomena. Eles também são focas e também moram com a Filó.

                         Anexar no quadro as figuras dos pais da Filó.

 

      _ Vocês tem pai e mãe?

         R.A.

      _ Alguém não tem pai?

         R.A.

      _ E mãe?

         R.A.

      _ Onde vocês moram?

         Casa, apartamento,etc...

         As pessoas que moram conosco fazem parte de nossa família?(escrever no quadro a palavra Família).

 

                                 F A M Í L I A

      _ Quem mora com vocês?

         Pai, mãe, irmãos, irmãs,tio, avós,...

      _   Essas pessoas são importantes para vocês?

         Sim.

      _ Vocês sentem falta dessas pessoas quando elas estão longe?

         Sim.

      _ Elas fazem parte de nossa vida, não é?

         Sim.

      _ A família da Filó não é muito grande, mas existem famílias com mais pessoas e com menos pessoas.

                         A FAMÍLIA

                MAIS PESSOAS        MENOS PESSOAS








                                


                  

                       Atividades:

       1 - Escreva como é a sua família?


      
       2 - Desenhe na folha a sua família e escreva seus nomes:








           Meu pai:______________________________________
         
           Minha mãe:____________________________________




            


            Meus irmãos:___________________________________
     
            Minhas irmãs:___________________________________

            Obserção:

            Bibliografia:Terezinha de Melo Pereira, Isto é Aprender 1° Série
                               Editora do Brasil S/A, pg 18.

PROJETO TURMA DA MONICA


PROJETO TURMA DA MÔNICA


PROJETO TURMA DA MÔNICA

Período de realização: o ano todo

LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS:
·       Propiciar avanços no processo de construção da escrita;
·       Propiciar momentos agradáveis de leitura, oferecendo matérias de diferentes fontes, textos variados e sempre do interesse da faixa etária dos alunos;
·       Produzir e reproduzir textos em escritas espontâneas.

CONTEÚDOS:
·       Histórias em quadrinhos
·       Diálogos em balões
·       Alfabeto e ordem alfabética
·       Regularidades ortográficas
·       Descrição e caracterização dos personagens
·       Acrósticos
·       Poemas
·       Texto informativo (criação dos personagens)
·       Biografia (Mauricio de Sousa)
·       Caricaturas
·       Leitura de imagens

RECURSOS:
·       Cds, dvdc,
·       Gibis e almanaques
·       Revistas
·       Cartazes

ALGUNS ITENS QUE PODEM SER TRABALHADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA:
·       O regionalismo presente nas falas de Chico Bento;
·       Transcrição das falas em balões utilizando o travessão e as aspas;
·       Reescrita das falas de Cebolinha (revisão coletiva ou individual);
·       Descrever personagens;
·       Bibliografia;
·       Listas;
·       Ditados interativos;
·       Declamações;



MATEMÁTICA

OBJETIVOS:
·       Sequênciar, ordenar, ler e escrever numerais;
·       Resolver problemas utilizando estratégias pessoais e socializadas;
·       Compreender enunciados e buscar procedimentos para resolver os problemas.

CONTEÚDOS:
·       séries numéricas
·       escrita, contagem, comparação, ordenação;
·       relação entre unidade de tempo ( hora, minuto, dia, semana, mês e ano);
·       situações problematizadas.

AVALIAÇÃO:
Inicial: sondagem e análise dos conhecimentos prévios dos alunos.
Formativa: durante a realização das atividades observaremos o interesse e participação dos aluno.
Observação e registros dos conteúdos trabalhados.
Relatos orais, escritos, desenhos...


PRODUTO FINAL: LIVRO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ( COM A COLABORAÇÃO DE CADA ALUNO)

SUGESTÃO: VISITA A ESCOLA DE UM AUTOR OU DESENHISTA DE HQS
  

PROJETO JOGOS E BRINCADEIRAS


PROJETO Jogos e Brincadeiras



 PROJETO: Jogos e Brincadeiras.


Prof.ª GR@Ça

Tema: Jogos e Brincadeiras.


Alunos atendidos:
Duração:

Objetivos

- Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão.
- Reconhecer o próprio corpo, explorando os movimentos e suas diversas possibilidades de exploração (correr, saltar, rolar, etc.).
- Utilizar, em jogos e brincadeiras, movimentos ricos e diversificados, procurando
ampliar seu repertório, desafiando suas potencialidades.
- Aperfeiçoar suas habilidades manuais, através da manipulação de materiais, objetos
e brinquedos diversos.

Conteúdos Conceituais:
- Coordenação motora.
- Lateralidade.
- jogos com regras.
- Brincadeiras de roda.
Conteúdos Procedimentais:

1- Propor uma roda de conversa e informalmente a professora irá contar para as crianças sobre o projeto de jogos e brincadeiras. Pedir para as crianças que digam (se lembrarem) o nome de jogos e brincadeiras que já conhecem. Fazer um cartaz com os jogos e brincadeiras que o grupo conhece.

2- Escolher um dia da semana para realizar essas atividades e a princípio, realizaremos as brincadeiras e jogos que as crianças já conhecem. Em roda a professora irá explicar as regras da brincadeira ou do jogo e no pátio ou quadra, realizarão o desenvolvimento da mesma. Em sala, as crianças irão recordar as regras e a professora será a escriba. Em seguida, farão um desenho livre sobre a atividade realizada.

3- Após realizar as brincadeiras já conhecidas pelas crianças do grupo, a professora irá apresentar um jogo ou brincadeira nova. Ainda na mesma semana as crianças poderão realizar mais de uma vez a atividade proposta para que depois façam por escrito as regras e o desenho livre.

4- Organizar as regras e os desenhos livres para confecção de um livro individual para as crianças.

5- Confeccionar uma capa e encadernar o livro.

6- Os jogos e brincadeiras propostas pela professora poderão se repetir de acordo com a vontade do grupo, porém, o registro para o livro será realizado apenas uma vez.


Conteúdos Atitudinais:
- compartilhar descobertas.
- desenvolver atitude de respeito em relação as professoras e colegas.
- respeitar as regras e combinados.
- cooperar com o grupo.


Culminância:
- coletânea de jogos e brincadeiras com as regras (proposta coletiva) e ilustrações realizadas individualmente.

PROJETO APRENDER BRINCANDO


PROJETO APRENDER BRINCANDO


PROJETO
                           APRENDER BRINCANDO

                                                                               Prof.ª GR@Ç@
PROJETO: APRENDER BRINCANDO
TEMPO PREVISTO: UM SEMESTRE.
Justificativa: A partir de uma observação direta entre os alunos, percebi a necessidade de desenvolver um projeto a fim de proporcionar o aprendizado do manuseio da tesoura de maneira prazerosa; para isto escolhi trabalhar com a apreciação de obras de artes.
Objetivos: Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem da pintura, do recorte e da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Didático: Utilizar obras de arte diversas para enriquecer o percurso criador das crianças em relação ao fazer e ao apreciar.
Específicos: Habilidade no manuseio da tesoura e a criação de desenhos através do recorte e colagem.
Conteúdo:
· Explorar e aprofundar o uso adequado da tesoura.
· Exploração de alguns procedimentos para recortar.
Etapas previstas:
· Conversar com as crianças sobre a possibilidade de se criar desenhos usando somente o recorte e a colagem.
· Apreciação de obras diversas (recorte e colagem).
· Oferecer tesouras, papel e cola para a elaboração de trabalhos.
· Propor recorte e colagem criando desenhos ou cenas (uma vez por semana).
· Espalhar pela sala reproduções de Matisse para que as crianças tenham boas imagens.
· Propor a reprodução de uma obra de Matisse através da observação.
Produto final: Confeccionar um álbum com as produções realizadas pelas crianças durante a evolução do projeto e também exposição de alguns trabalhos coletivos.

REGISTRE-SE NO BLOG !