PROJETO PARLENDAS


Projeto Parlendas

Projeto Parlendas

Eixo: linguagem Oral e Escrita
Bloco de conteúdos: Prática de Leitura e Escrita
Duração: 4 meses
Grupo: Pré

Justificativa:
Este gênero foi escolhido para despertar na criança o gosto pelo folclore infantil brasileiro, propiciando através das parlendas a memorização, a criatividade e o divertimento.

Objetivos:
Ø     Ampliar o repertório literário;
Ø     Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura;
Ø     Utilizar a oralidade para se expressar;
Ø     Resgatar o folclore brasileiro;

Etapas previstas:
Ø     Leitura de um texto informativo (parlendas);
Ø     Pesquisa de repertório junto com as crianças. Seleção das Parlendas que serão trabalhadas;
Ø     Confeccionar cartazes para a leitura com ilustração das crianças;
Ø     Reprodução oral em rodas. As crianças farão uma apresentação das parlendas para os colegas;
Ø     Rodas de leitura com as parlendas que já foram aprendidas;
Ø     Trabalhar ainda:
·          Localização de palavras contidas nas parlendas;
·          Lacunados;
·          Rimas;
·          Escrita em tiras;
·          Escrita em duplas de trechos que faltam;
·          Ilustrar as parlendas através de desenhos, pintura e colagens;

Fechamento:
Ø     Recital de parlendas para as outras salas;
Ø     Confecção de um livro de parlendas;

Avaliação:
Observar se a criança:
Ø     Desenvolveu o gosto pela leitura?
Ø     Utilizou suas hipóteses de escrita nas propostas encaminhadas?
Ø     Ampliou seu vocabulário através deste gênero literário?



Sugestão de parlendas:

Ø     Lagarta pintada;
Ø     Juca Pinduca;
Ø     Galinha choca;
Ø     Lá na rua 24;
Ø     Rei capitão;
Ø     Casinha da vovó;
Ø     Hoje é domingo;
Ø     Passei na ponte;
Ø     O boi morreu;
Ø     Pisei na pedrinha;
Ø     Laranja baiana;
Ø     Sola, sapato;
Ø     Plantei uma cenoura;
Ø     Tigelinha;
Ø     Sapo cururu;
Ø     Beterraba;
Ø     Caranguejo;

 Parlendas

Parlendas são aquelas canções infantis de pequenos versos, palavras ou expressão de pronúncia difícil passadas de geração para geração através da oralidade.
As parlendas despertam nas crianças o interesse pela riqueza da nossa língua, pela magia das palavras e o prazer da comunicação.
Também trás o conhecimento da cultura de diferentes partes do nosso pais.
As parlendas ajudam as crianças a serem mais criativas, desinibidas, além de desenvolver sua dicção, sua coordenação e aprendizagem em geral.
As parlendas, cantigas e brincadeiras também são muito úteis para a socialização das crianças em grupo.
Não existirão vídeo-games, brinquedos e computadores que poderão substituir a magia das parlendas e brincadeiras de rodas dos tempos de nossos avós.


( fonte do texto: livro “Quem canta seus males espanta” e internet)

PROJETO PROFISSÕES


PROJETO PROFISSÕES

PROJETO PROFISSÕES



Tema: Profissões

Eixo: Identidade e Autonomia

Turma: Pré

Duração: Um semestre

Justificativa: A idéia do projeto surgiu devido a necessidade de incluir os pais na comunidade escolar. O tema é ideal pois estaremos valorizando o trabalho de cada um, dentro da escola de seus filhos; e aproximando a criança da família e do meio social, conhecendo e identificando suas diferenças e igualdades.

Objetivos:

-         Conhecer as diversas profissões dos pais;
-         Reconhecer as diferenças e igualdades existentes nas profissões;
-         Aproximar os pais do ambiente escolar.

Etapas previstas:

-         Roda de investigação sobre as profissões dos pais. As crianças conhecem as profissões dos pais? Sabem o que é ter uma profissão?
-         Encaminhar uma pesquisa para os pais, com questões sobre sua profissão;
-         Fazer uma lista com as profissões que as crianças conhecem;
-         Observar o quadro “Operários” de Tarsila do Amaral;
-         Qual a profissão que você acha mais interessante?
-         Confeccionar um cartaz coletivo: o que você quer ser quando crescer?
-         Será que somos todos iguais ou diferentes?
-         Convidar os pais que fazem trabalhos manuais, para exporem seus trabalhos na escola;
-         Confeccionar uma agenda de serviços.

Fechamento:

-         Exposição artesanais e agenda de serviços.

Avaliação:

-         Pais e alunos se interessaram pelo tema proposto?
-         Os pais passaram a participar da escola de seus filhos?
-         As crianças compreenderam as diferenças entre as profissões?
;ü      Entenderam que apesar de não terem visto o ar, ele existe e é fundamental para a existência do planeta?

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Bibliografia:
Ø     Vídeos;
Ø     Enciclopédia: “Vida Selvagem”



Ø     Reconhecem as formas geométricas no cotidiano?

PROJETO BORBOLETA



segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROJETO BORBOLETA


Projeto Borboleta - A vida no jardim




Projeto Borboleta - A vida no jardim

O momento das brincadeiras no pátio, é um momento de movimento e exploração, as brincadeiras são dinâmicas e os pequenos cientistas exploram todos os espaços com muita curiosidade.

O Henrique G. e o Dani, acharam algo estranho.

E agora? O que é isso? O que fazemos com isso?

Quando me perguntaram eu sabia que era um casulo, só não sabia responder se de uma borboleta ou de uma Mariposa.

Pronto!! estava formado um comitê, para descobrir.

As outras crianças foram convidadas a desvendar este mistério. A solução, foi convidar o casulo para morar em nossa salinha, com o propósito de cuidarmos dele e observarmos a origem da vida.





O casulo recebeu um vidro, tampado com tule, para que pudesse respirar e um lugar na salinha, próximo a janela. Dentro do vidro, tentamos reproduzir o ambiente onde ela foi encontrada com terra, galho e folha.
Já na salinha, conversamos sobre o que sabíamos e o que ainda gostaríamos de aprender sobre a borboleta ( e as mariposas), já que o que sairá do casulo é uma surpresa.

O Enzo, aproveitou a caixa de fantasias, para pegar uma roupa e fazer de conta que estava dentro de um casulo, onde dali, ele seiria uma borboleta.
Todo os dias, ao chegarem na escola, a primeira coisa que as crianças verificam, é como está o casulo e se a borboleta já nasceu.
Olha só a Juju dando uma conferida.

Justificativa
O momento das brincadeiras no pátio, tem sido um espaço de exploração e descobertas. A turminha, tem sido desbravadora e tem buscado conhecer a natureza e suas características. Alguns demonstram certo receio em se aproximar dos bichinhos do jardim, outros demonstram prazer e buscam encontrar estes animaizinhos. Foi em uma destas brincadeiras, que as crianças encontraram um casulo, a curiosidade foi tanta que resolvemos guardá-lo em nossa salinha para descobrir se dele sairá uma linda borboleta ou uma mariposa, sendo este animal, o principal objeto de estudo deste projeto.
O projeto tem como finalidade, esclarecer as dúvidas e saciar o desejo de conhecimentos dos pequenos, em relação aos bichinhos que dividem o espaço do pátio com a gente:

Objetivos
Ampliar os conhecimentos a cerca dos insetos, seu habitat, alimentação, ciclo de vida e algumas curiosidades;
Entender a importância de cada um deles para o equilíbrio da natureza;
Formar uma consciência ecológica, defendendo a preservação das espécies da natureza;
Ampliar noções matemáticas, linguagem e conhecimentos científicos, através de atividades relacionadas ao assunto.

Listagem de atividades
Sondagem sobre conhecimentos:
Lista do que sabemos e o que queremos saber sobre as borboletas;
Pesquisa com a família, que deverá encaminhar para a escola, suas descobertas sobre estes animais e a resposta sobre os assuntos que as crianças ainda gostariam de saber;
Leitura da poesia AS BORBOLETAS – Vinícius de Moraes;
Música: Borboleta –Marisa Monte;
Aprendendo sobre a letra B (topografia, escrita, som, descoberta de palavras);
Jogo da borboleta, (atributos: cor, tamanho e figura fundo);
Hipótese de palavras,
Dobraduras
Dedoches
Histórias
Móbile de borboleta para ornamentar a salinha 9realizado na semana da família, pela mãe e dinda da Paulinha).

CICLO DE VIDA DA MARIPOSA - TAMBÉM DAS BORBOLETAS






Na aula de música - Pedi que a professora cantasse com eles a seguinte música.

BORBOLETA – Marisa Monte

Borboleta pequenina que vem para nos saudar
Venha ver cantar o hino que hoje é noite de Natal

Eu sou uma borboleta pequenina e feiticeira

Ando no meio das flores procurando quem me queira

Borboleta pequenina saia fora do rosalVenha ver quanta alegria que hoje é noite de Natal

Borboleta pequenina venha para o meu cordão

Venha ver cantar o hino que hoje é noite de Natal

Eu sou uma borboleta pequenina e feiticeira

Ando no meio das flores procurando quem me queira

Borboleta pequenina saia fora do rosal
Venha ver quanta alegria que hoje é noite de Natal
Após esta atividade fizemos uma dobradura e colagem de materiais, para confeccionar a borboleta, depois, trabalhamos as 4 formas diferentes de escrever a letra B e o seu som. As crianças foram convidadas a fazer uma lista de palabras com a letra b (no ínício ou no meio), eu fui apenas anotando as sugestões.
No dia seguinte: A rodinha começou comigo, já que eu havia descoberto um poema sobre borboletas. Recitei o poema que encantou a gurizada. As crianças amaram. No primeiro dia, solicitaram que eu o repetisse 6 vezes consecutivas.O poema foi escrito em um cartaz. Cada criança recebeu um giz de cera e a tarefa de encontrar palavras com B no cartaz para pintá-las. Cada um falou uma outra palavra com a mesma letra da inicial da Borboleta.Já no segundo dia, haviam crianças que sabiam de cor e durante as atividades, ficavam recitando-o.
Após, fizemos uma borboleta, utilizando o carimbo das mãos como modelo.A foto que serviu como inspiração foi esta:


AS BORBOLETAS - VINÍCIUS DE MORAES

Brancas
Azuis

Amarelas
E

pretas

Brincam na luz

As belas Borboletas

Borboletas brancas São alegres e francas.

Borboletas azuis Gostam muito de luz.

As amarelinhas São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . . Oh, que escuridão!

PROJETO AS ABELHAS


PROJETO ABELHAS

 PROJETO ABELHAS 

1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

TEMA:  Abelhas                                        
TURMA: Maternal 
ÁREA:  Natureza e Sociedade


2 – JUSTIFICATIVA:

Este projeto foi sugerido pela professora, por ser um assunto interessante e curioso, sendo possível explorar a área de ciências e o interesse que os alunos tem pelos animais, podendo assim, sanar dúvidas, levantar questionamentos e construir o aprendizado.



   3 - QUESTÃO DESENCADEADORA:

A partir da caixa surpresa, fazer suspense, balançar, perguntar o que será que tem dentro? Questionar quanto: ao peso, a forma, o cheiro (essência de mel), ao som..., Deixando a curiosidade dos alunos aguçada. Então, mostrar aos pouquinhos o conteúdo da caixa e perguntar: Já sabe o que é?
Apresentar a abelhinha, perguntando: quem sabe o nome dela?
Então contar a História da “A abelha abelhuda.” Da editora FTD.

4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:

  • Como as abelhinhas se locomovem?
  • Onde as abelhas vivem?
  • As abelhas têm patas? Quantas?
  • Para que servem suas asinhas?
  • Que cores as abelhas tem?
  • As abelhas mordem?
  • Do que as abelhas se alimentam?
  • O que produzem?
  • Será que o mel é gostoso?
  • Para que serve o mel?
  • As abelhas são todas iguais?




5 – OBJETIVOS:


  LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
·        Pesquisar em livros, enciclopédias, revistas e jornais, assuntos relacionados com os projetos;
·        Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;


·        Expressar-se;
·        Identificar os personagens das leituras realizadas (interpretação de texto);
·        Realizar interpretações orais, observando a seqüência lógica dos fatos;


 MATEMÁTICA:
·        Identificar as cores primárias e algumas secundárias; (preto e amarelo)
·        Estabelecer relações de: cheio/vazio, em cima/em baixo, perto/longe, pequeno/grande, leve/pesado;
·        Fazer relatórios individuais e em grupos dos jogos e atividades propostas;
·        Seqüenciar fatos;
·        Classificar objetos por um atributo (cor, forma ou tamanho);
·        Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc;


 NATUREZA E SOCIEDADE:
·        Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;
·        Caracterizar as abelhas conforme interesse do grupo;
·        Reconhecer a importância das abelhas para a preservação do meio ambiente;
·        Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
·        Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre as abelhas;


 ARTES VISUAIS:
·        Utilizar o dedo para realizar as colagens;
·        Utilizar carimbos para explorar as tintas;
·        Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
·        Pequenas dramatizações com fantoches;
·        Participar de mímicas das músicas;
·        Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
·        Estimular o cuidado com os materiais;


 SÓCIO AFETIVO:
·        Criar combinações para o desenvolvimento da rotina; respeitar regras pré-estabelecidas;
·        Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;
·        Ouvir os que os colegas têm para falar;
·        Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
·        Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
·        Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;

 MOVIMENTO:

         Grandes Movimentos:
·        Participar de brincadeiras com pequenas regras;
·        Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como. Balões, caixas, garrafas, corda, cadeiras;
·        Locomover-se pela escola com mobilidade;
·        Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.

Pequenos Movimentos:
·        Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
·        Encaixar objetos por tamanho;
·        Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
·        Modelar livremente com massinhas e argila;
·        Utilização adequada dos talheres (colher) e copo, durante as refeições;

 MÚSICA:
·        Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
·        Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

6 – ATIVIDADES PREVISTAS:
·        Conversas na rodinha;
·        Levantar questionamentos;
·        Observar  revistas, materiais concretos, livrinhos de história...;
·        Solicitar pesquisa;
·        Jogos lógicos matemáticos;
·        Atividades, brincadeiras e jogos;
·        Pinturas diversas;
·        Amassar, rasgar e colar;
·        Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
·        Desenho livre;
·        Confecção com sucata;
·        Histórias contadas;
·        Confecção de máscaras;
·        Confecção da coroa da abelha rainha;
·        Pinturas de flores para montar um jardim;

FIGURAS PARA PRIMAVERA




















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