PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA


PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA:


PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA:
EDUCAÇÃO NÃO TEM COR.

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”


PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA: EDUCAÇÃO NÃO TEM COR.
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema:
Educação não tem cor.
Tempo de execução:
um mês – novembro de 2008.
Culminância:
Dia 20 de novembro – dia nacional da consciência negra.
Característica:
Projeto interdisciplinar, envolvendo História, Língua
Portuguesa, Geografia, Artes e Educação Física.
1.1. BLOCO TEMÁTICO:

História, Cultura e Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da
nossa
cultura que adquirimos por influência africana?

Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro
da
nossa sociedade?

Educação, ética e etnia: Valorização e respeito da nossa própria
identidade.
1.2. CONTEÚDO FOCO:
O conteúdo foco é a
educação voltada para consciência da importância do
negro para a constituição e identidade da nação brasileira e
principalmente, do
respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do
preconceito
,
desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno,
buscando nas
nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela
influência africana.
Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de
revistas sobre algumas
coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças,
vestimentas, etc.);
estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem
dos alunos sobre
o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir
avançando no
conhecimento sobre o assunto.
1.3. CICLO E SÉRIE A QUE SE DESTINA:
Este projeto se destina ao 1 º ciclo - 1º ANO do ensino fundamental.
2. PROBLEMA:
Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e
permissiva
diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-
descendente brasileira
até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as
desigualdades entre
brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas
que revertam o
atual quadro.
No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o
respeito e
convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas
significativas do
ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade,
para que os alunos
e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de
nossas próprias
raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e
formar a nação
brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de
violência, diante
disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual
seria a nossa
contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?
3. JUSTIFICATIVA:
Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês
de
novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a
importância de cada um
no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este
trabalho
espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as
fronteiras da
violência, do preconceito e do racismo.
4. OBJETIVOS:

Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros,
na escola e
na sociedade;

Entender e valorizar a identidade da criança negra;

Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;

Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos
da cultura
africana;

Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa,
para um
posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
5. DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos
temáticos
citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a
realidade local,
estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O
tema será
desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua
exploração,
sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer
observações
diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou
vídeos,
experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:

Livro:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed.
Ática,
2007;

Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth
Rocha e
Otávio Roth, 2003;

Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;

Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton
Nascimento;

Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da
atualidade
que tratam sobre o tema;

Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti –
lágrimas
do sul”;

Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e
laços”
fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e
“cabeça de
negro”.

Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a
batucada;

Produção em artes com sucatas;

Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira – a
confirmar;
Atividades:

Hora da história: leitura e análise de alguns artigos do livro
“Declaração
Universal dos Direitos Humanos” e “Menina bonita do laço de fita”;

Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por
meio do
mapa mundi;

Estudos de música, fazendo releituras e transformando-os em
ilustrações
pedagógicas para uma amostra cultural;

Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem - com fotos de
revistas que
tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;
Realizar brincadeiras e jogos infantis:

Construção de uma máscara africana com saco de pão;

Construção e de um tabuleiro do jogo Kalah – feito com caixa de ovos
(um jogo
de tabuleiro que veio da África que simula o plantio de sementes,
desenvolvendo
a atenção e a concentração da criança);
6. FECHAMENTO DO PROJETO:
6.1. RESULTADOS ESPERADOS:

Apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas
relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres etc.;

Desenvolvimento de valores – conceitos e procedimentos;

Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e
esclarecimentos
sobre outras culturas.
No final, sempre com a orientação do professor, os alunos deverão
organizar os
conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades,
com desenhos,
esquemas, confecções e etc. E durante essas atividades várias atitudes
e valores éticos e
humanos podem ser trabalhados para a consolidação do conteúdo foco.
Montaremos uma exposição com os materiais coletados e produzidos pelas
crianças em conjunto com o professor para que sejam apresentados no
mural que
faremos na escola, para possível visita dos pais que, infelizmente,
não tem muita
disponibilidade para vir à escola, então, estarei mostrando e
comentando estes trabalhos
com eles no dia da reunião de pais.
7. AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de
forma
contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria
prática docente
criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-
se suas
potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços
individuais dentro da
coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as
atividades (de acordo com
as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra
precisa
se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo
e ter modelos
que confirmem essa expectativa.
O projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como
deve ser,
sem constrangimentos nem equívocos.
Portanto, este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não
acabada e
estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.
9. REFERÊNCIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TEMA COM AS
CRIANÇAS:
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações
Étnico–
Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana. Secretaria
Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC,
2005. 35p.
MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP.
Ed. Ática,
2007.
Revista Nova Escola.
Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e
2005.
ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos.
São Paulo-
SP, 2004.


AUTORA:PROFESSORA: GISELE GELMI. LOCAL: SÍTIO BANDEIRANTES (2008)

PROJETO MEIO AMBIENTE


Projeto meio ambiente









Projeto meio ambiente

Turma: Maternal 2


Período: Junho a setembro

JustificativaVisando explorar o meio ambiente e a preservação da natureza, a valorização da água, a divisão do lixo (coleta seletiva e reciclagem) e os animais de todas as espécies. Porque vivemos em um mundo em que é preciso "cuidar" do meio ambiente. Precisamos plantar a semente da conscientizaçãodesde já, para que as crianças de hoje sejam os conscientes adultos de amanhã.

Objetivo geral: Este projeto tem como objetivo conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente.

Objetivo específico: 
  • explorar o meio ambiente;
  • incentivar o cuidado ao ambiente em que vivemos;
  • desenvolver a percepção visual, auditiva e motora;
  • explorara a imaginação e a criatividade;
  • aprimorar a motricidade ampla e fina e
  • proporcionar novos conhecimentos e vivências.

Atividade desencadeadoraHora do ContO

Metodologia:
  • pintura com tinta
  • atividades com sucata
  • confecção de carimbos
  • recorte e colagem
  • contação de histórias
  • confecção de mascaras
  • oficina de criação
  • cartazes
  • criação de um mascote da turma
  • criação de uma mini-horta
  • ornamentação de lixeiras
  • jogos
 culminância  EXPOSIÇAO DOS TRABALHOS PARA COMUNIDADE ESCOLAR

PROJETO ALIMENTAÇÃO


Projeto Alimentação

Projeto Alimentação

Justificativa
O projeto visa à estimulação por uma alimentação mais saudável, além do conhecimento favorecido aos alunos do quanto é importante alimentar-se bem. Conscientiza sobre o quanto é necessário evitar o desperdício de alimentos, e como alguns alimentos podem ser aproveitados antes de serem destinados ao lixo.

Objetivo

-Identificar vários tipos de alimentos;
- Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
- Incentivar os bons hábitos alimentares;
- Identificar as preferências alimentares dos alunos;
- Identificar os cuidados que devemos ter com os alimentos e com a nossa saúde;
- Estimular a linguagem oral, coordenação motora e criatividade, trabalhando os valores;
- Conversas informais referentes à mastigação, sobras de alimentos nos pratos na refeição na escola;
-Trabalhar valores, cores, formar, sabores, temperatura, textura e espessura dos alimentos.

Situações de Aprendizado

O aprendizado se dará devido a interdisciplinaridade dos temas, dentro dos eixos dispostos.

Eixos temáticos:

- Português;
- Matemática;
- História e Geografia;
- Educação Física;
- Educação Artística.

Desenvolvimento
Português:

- Rótulos e embalagens de alimentos;
- Poemas;
- Quadrinhas;
- Parlendas;
- Registro de textos coletivos (professor escriba);
- História com uso de fantoches;
- Alfabeto Móvel; -Palavras Móveis;
- Receitas desenvolvidas e realizadas em sala de aula;
- Cardápio;
- Conversas informais.

Matemática:

- Quantidade (quilo, grama);
- Discriminação Visual;

Educação Artística:

- Confecção de fantoches para explorar oralidade;
- Recorte e colagem;
- Músicas para memorização.

Educação física:

- Jogos e dinâmicas.

História e Geografia:

- Roda de conversa;
- Meio Rural;
Ciências
- Roda da boa Alimentação;
- Alimentos propícios para cada estação do ano.

Avaliação

- Participação dos alunos;
- Realização das atividades;
- Expressão oral/verbal do aluno.

Culminância

Visando a socialização dos alunos como complemento do projeto o mesmo finaliza-se com um piquenique, fora do ambiente escolar,ou seja,uma praça próximo a Unidade Escolar.

MÚSICAS INFANTIS



    













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PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO NO BERÇARIO


“Brincando e aprendendo com o corpo no Berçário”

                                        
 Justificativa:
Pensando nas necessidades e interesses desta faixa etária, elaboramos o projeto “Brincando e aprendendo com o corpo no Berçário”. Este projeto tem como proposta, estimular os movimentos, proporcionar desafios corporais e espaços amplos para atividades com o corpo, utilizando recursos variados. Destacamos a importância do movimento nesta faixa etária, pois quando as crianças têm espaço e liberdade para se movimentar, aprendem a medir sua força e seus limites. Elas se exercitam até que superem suas limitações corporais, tendo o domínio da ação, e depois logo seguem para outro desafio.

“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)


 O movimento é uma das primeiras conquistas da criança rumo a autonomia e a formação da identidade e as experiências relativas ao espaço e ao tempo. As crianças conquistam um equilíbrio entre movimentos espontâneos e controlados e avançam no desenvolvimento de sua motricidade global. Deslocam-se com destreza gradativa no espaço, aumentando a confiança em suas capacidades e habilidades motoras.

“A grande independência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior disponibilidade das mãos: a criança dessa idade é aquela que não pára, mexe em tudo, explora, pesquisa. Ao mesmo tempo que explora, aprende gradualmente a adequar seus gestos e movimentos às suas intenções e às demandas da realidade.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

“No plano da consciência corporal, nessa idade a criança começa a reconhecer a imagem de seu corpo, o que ocorre principalmente por meio das interações sociais que estabelece e das brincadeiras que faz diante do espelho. Nessas situações, ela aprende a reconhecer as características físicas que integram a sua pessoa, o que é fundamental para a construção de sua identidade”. (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

Nesta faixa etária, as crianças vivem e experimentam o corpo em movimento, distinguindo seu "próprio corpo" do mundo dos objetos e estabelecendo o primeiro esboço da imagem de seu corpo, as crianças se relacionam com o mundo por meio das sensações e do movimento. A atividade corporal traduz a expressão de uma necessidade fundamental de movimento e de investigação e a exploração do ambiente e dos objetos é intensa, sendo também vivenciados novos padrões de posturas e movimentos corporais.


Objetivos
1 Objetivos de ensino
·                           Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
·                           Propiciar um ambiente lúdico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade;
·                           Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação;
·                           Promover o desenvolvimento da expressão corporal.

2 Objetivos de aprendizagem

·        Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
·        Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada como forma de apreender, socializar-se e interagir;
·        Apresentar procedimentos de contato com os livros;
·        Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora, as habilidades visuais e auditivas;
·        Realizar atividades de desenho livre utilizando diferentes materiais gráficos.
·        Ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações, fantasias.
·        Desenvolver a relação espaço, tempo e lateralidade;
·        Estabelecer relação entre os objetos e seu uso;
·        Respeitar e identificar limites espaciais e territoriais;
·        Conhecer e identificar as partes do corpo humano;
·        Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;
·        Promover a integração família e escola;
·        Participar de atividades de movimento corporal (levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.);
·        Participar de narrações de histórias com gestos e mímicas, iniciando a dramatização;
·        Desenvolver a motricidade fina e ampla através da manipulação de grandes e pequenos objetos, pular obstáculos,  andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
·        Participar de brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.
Conteúdos
1 Sócio Afetivo
·        Integração, socialização
·        Comunicação
·        Afetividade (vínculo)
·        Auto-estima
·         Autonomia
·        Faz de conta
2 Música
·                           Canções variadas;
·                           Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
·                           Exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
·                           Participação em situações que integram música, movimento e canção;
·                           Perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais.

3 Movimento
·                           Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar

·                           Conhecer o próprio corpo;
·                           Expressão de sensações e ritmos corporais;
·                           Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
·                           Exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
·                           Andar, correr, pular, trepar, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar;
·                           Abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
·                           Brincadeiras com bolas, bambolês, blocos, sucatas, etc.

4 Artes Visuais
·                           Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc;
·                           Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc;
·                           Observação e identificação de imagens diversas.

5 Linguagem oral e escrita
·                           Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos;
·                           Narração de histórias;
·                           Estimulação da fala, sons e balbucios.

6 Natureza e sociedade
·                           Conhecimento do corpo;
·                           Manuseio de sucatas.

7 Matemática
·                           Conhecer e explorar as formas geométricas;
·                           Tamanho;
·                           Noções espaciais e topológicas.

Procedimentos/ Atividades
·                           Histórias narradas.
·                           Teatros de fantoches e dedoches.
·                           Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
·                           Brincadeiras com sucatas e instrumentos musicais de sucatas;
·                           Brincadeiras em frente ao espelho;
·                           Brincadeiras e jogos de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, chute, etc;
·                           Atividades e brincadeiras com caixas de papelão, bambolês, colchonetes, blocos, escorregador, rampa, obstáculos. (andar, correr, pular, subir, descer, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar);
·                           Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação;
·                           Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
·                           Brincar com boneco de EVA articulado;
·                           Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
·                           CD de músicas de vários ritmos;
·                           DVD musical;
·                           Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
·                           Brinquedoteca e sala de leitura;
·                           Atividades de desenho e pintura livre com tintas, pincel atômico, giz,etc.
·                           Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
·                           Modelagem de argila e massinha de modelar caseira;
·                           Brincar com fantasias;
·                           Atividades com os pais: confecção de bonecos de pano. 

PROJETO SUCATA E RECICLÁVEL


Projeto Sucata e Reciclagem



Objetivo:
Conscientizar a equipe escolar, os alunos e a comunidade de que “cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, uma das maiores do mundo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.” (www.canalkids.com.br ) Temos que concordar que para resolver esse problema, no momento, a reciclagem é a solução mais viável.

Conteúdos que serão trabalhados no decorrer do projeto:

•Valorização e cuidados com o meio ambiente;
•Noções de higiene e limpeza;
•Organização e classificação de materiais diversos;
•Coleta seletiva;
• Reciclagem
•Reaproveitamento de materiais;
•Construção de objetos diversos;
•Leitura de embalagens e rótulos (alfabetização, ingredientes, data de validade, volume, peso, cor, tamanho, etc)

Obs: além destes os professores terão a liberdade de trabalhar com este tema de diversas formas.
Também estarão utilizando os materiais para realizarem atividades do Projeto Cultural que está sendo realizado neste 2º semestre.

Desenvolvimento:

1.Campanha para montagem da sucatoteca com envio de bilhetes
Senhores pais
Estamos necessitando com urgência de alguns materiais recicláveis para realizarmos trabalhos de Artes, Jogos e Sucata com as crianças da Educação Infantil. Colaborem com o que puderem. Estaremos recebendo estes materiais até o dia 22/08.
Aqui vai uma lista:
- Tampa plástica de chocolate em pó;
- Pote plástico de chocolate em pó;
- Tampas plásticas de todos os tamanhos e cores (amaciante, refrigerante, shampoo, maionese e outras);
- Garrafas pets de Coca-cola e outras de vários tamanhos e cores;
- Caixas de fósforos vazias;
- Latas de vários tamanhos com tampa;
- Caixas de pasta de dente;
- Rolinhos de papel higiênico;
- Copinhos e potinhos de danone e yogurte;
- Caixas de sapato;
- Caixas diversas de diferentes tamanhos.
3. Desenvolvimento de trabalhos com os alunos e professores

- Lavagem dos materiais
- Seleção, classificação e organização da sucatoteca
- Oficina de sucata com os professores (através de receitas e trocas idéias confeccionarão jogos diversos para os alunos em encontros pedagógicos)
- Confecção de objetos e jogos pelos alunos a critério do professor
- Coleta seletiva realizada na escola (lixo da escola e da comunidade) para a cooperativa
- Estudo de textos para apoio do projeto por parte dos professores e alunos (informativos, receitas de brinquedos, poesias, letra de músicas, HQ, etc.)

4. Trabalho com os pais na reunião sobre a duração dos materiais na natureza e o prejuízo que isto causa ao meio ambiente. Em cada sala terá um Kit com :garrafa plástica, caixa papelão, vidro, latinha. Eles deverão ter estas etiquetas abaixo
PAPEL - 3 A 6 MESES

LATAS - 80 A 100 ANOS

PLÁSTICO - 500 ANOS

VIDRO - 1 MILHÃO DE ANOS

5. Palestra da Unesp e da Cooperativa de reciclagem sobre o tema para os professores com o objetivo de esclarecer dúvidas e aproximar através de outros encontros a comuniadde de catadores com a Cooperativa, tirando-os da informalidade.

6. Exposição semanal das construções com sucata e/ou trabalhos realizados sobre o tema (pesquisa, produção textual, reportagem, música, dramatização, etc). Não é necessário que todas as turmas apresentem toda semana. Cada semana o trabalho de uma sala é exposto. Na creche os educadores constroem brinquedos para os bebês.

7. Exposição final junto com os outros projetos no encerramento do ano.

Público Alvo: Ensino Infantil e Fundamental

Duração do projeto: Será permanente.

Avaliação: Será feita no decorrer do projeto observando o interesse dos envolvidos nas atividades e eventos e a mudança de postura dos mesmos frente ao tema reciclagem e lixo.

PROJETO FLORES E CORES


Projeto “Flores de todas as cores”

                        Projeto “Flores de todas as cores”

Eixo: Artes
Grupo: Pré  
Duração: 1 ano

Justificativa:
Com esse trabalho possibilita-se a criança conhecer alguns representantes clássicos e elementos fundamentais da arte, sendo capaz de representar informações simples sobre os mesmos e realizar produções pessoais à partir dessas referências, fazendo uso da linguagem artística como mais um canal para ler o mundo, explicá-lo, experimentá-lo, manifestá-lo;

Bloco de conteúdos:
Ø     Apreciação em Artes Visuais e Fazer Artístico;

Objetivos Didáticos:
Ø     Trabalhar a leitura de diferentes obras e artistas, buscando elementos que enriqueçam a sua própria produção;

Objetivos atitudinais:
Ø     Valorizar a arte como um produto da cultura humana;
Ø     Desenvolver cuidado especial pelo próprio percurso criador;

Etapas previstas:
Ø     Apreciação de diferentes modalidades de artes (gravuras, fotos, quadros, calendários, ...), onde esteja retratado a pintura de flores;
Ø     Guiar a observação e dialogar com as crianças, durante a roda de apreciação;
Ø     Desenho de flores realizado pelas crianças;
Ø     Pedir que tragam de casa desenho de flores;
Ø     Socialização das figuras trazidas;
Ø     Selecionar e classificar as figuras trazidas de casa em dois ambientes (externas e internas, cores e formas);
Ø     Desenho em duplas (escolha de uma figura trazida pelos alunos;
Ø     Apreciação dos desenhos feitos pelas duplas;
Ø     Proporcionar uma galeria de arte com os artistas que retratam flores;
v    Van Gogh:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Os Girassóis”
Intervenção:
§        Meio: guache e pasta de dente;
Suporte:
§        Cartolina;

v    Redon:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Vasas de Flores”
Intervenção:
Dar o vaso de dobradura, os alunos completarão e desenharão as flores;
Meio:
Giz de cera;
Suporte:
Cartolina, papel dobradura;

v    Monet:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Campo de Papoulas”;
Intervenção:
Pintura de fundo (verde)
Meio:
Guache e esponja;
Suporte:
Papel cartão;

v    Renoir:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Flores num Vaso”
Intervenção:
Pintura de fundo com rolinho;
Meio:
Tinta de impacto / pincel
Suporte:
Papel cartão;


Produto final:
Ø     Produção individual, à partir da observação de um vaso com flores;

Fechamento:
Mural de exposição;

Avaliação:
As propostas do projeto modificaram as produções das crianças?

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