PROJETO HIGIENE PARA PRÉ ESCOLA


PROJETO HIGIENE

Tema: Higiene.


Clientela: Alunos do pré-b.



Justificativa: O referido tema será abordado devido à necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças visando lhes proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e para com os outros. Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.



Objetivo geral: Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.



Objetivos específicos:

         Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;

         Desenvolver a linguagem oral;

         Ler e interpretar imagens;

         Dramatizar histórias;

         Trabalhar a criatividade;

         Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura, recorte e colagem;

         Estimular a atenção e a concentração;

         Trabalhar com os números de 0 a 5;

         Cantar e dançar através da música e do ritmo;

         Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições;

         Conceituar a relevância dos cuidados com: nariz, orelhas, unhas e cabelos para a manutenção da saúde e promoção do bem estar;

         Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal;

         Consolidar o conceito de se tomar banho diariamente;

         Conhecer como funciona a reciclagem e coletas de lixos;

         Identificar as cores das lixeiras da coleta de lixo;

         Preservar o meio ambiente;

         Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes;

         Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;

         Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal, mental e ambiental;

         Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

         Realizar atividades diárias de higiene;

         Desenvolver a percepção visual através de vídeos e figuras;

         Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes.

Conteúdo:

         Higiene corporal, bucal, mental e ambiental;

         Reciclagem - Coleta seletiva;

         Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

         Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade);

         Linguagem oral;

         Motricidade ampla e fina;

         Música e ritmo;

         Percepção visual;

         Dramatização e criatividade.

Metodologia:

         Conversas e debates; (importância da higiene para a saúde e para o meio ambiente).

         Cartazes com regras de higiene;

         Hora do conto com fantoches (jacaré com dor de dente) e com o boneco piolhudo;

         Fantoches de palito: para dramatização da música – escova os dentes;

         Visita da dentista do município – todas as sextas-feiras.

         Confecção do livrinho coleta seletiva;

         Jogos (quebra-cabeça, figuras, labirinto, ligar e jogo da memória);

         Cartazes com recortes e colagens de gravuras;

         Reprodução de histórias;

         Músicas referentes ao tema (sapo não lava o pé; chuveiro; chulé; lava a mão; escova os dentes);

         Vídeos: higiene corporal; higiene bucal; reciclagem; lata de lixo; escova os dentes (livro: “vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola).

         Atividades com grafismo: desenho, pintura, traçado;

         Execução das atividades da cartilha sorrindo para o futuro – projeto – SESC.

         Brincadeiras no pátio: corrida da beleza; ataque aos dentes; corrida da coleta seletiva; pescaria dos piolhos.

Culminância: Mini seminário sobre o Projeto – O QUE APRENDEMOS COM ESSE PROJETO?.

Avaliação: Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

VÍDEO SHANTALA MASSAGEM PARA BEBÊ


PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO ESPECIAL


Planejamento anual 

Objetivo geral:
·        Promover o desenvolvimento tais como: global: motora, sensório-perceptiva, cognitiva, comunicação, sócio-emocional e auto- cuidado da criança aproximando-o ao máximo do normal, favorecendo a manutenção e aprimoramento das funções existentes, prevenindo vícios posturais patológicos e primando pela independência, recuperação ou adaptação em diferentes níveis. 
• Através da Estimulação, busca evitar e minimizar prejuízos futuros, buscando garantir a funcionalidade humana. 


Área sensório perceptiva
Conteúdos:
• Visão
• Audição
• Tato
• Olfato
• Esquema corporal
• Percepção espacial


Objetivos:
• Promover o desenvolvimento da percepção visual, fazendo com que a visão seja instrumento de enriquecimento de experiência sensoriais em todos os campos.
• Favorecer o desenvolvimento da identificação, localização, discriminação e seleção de sons necessários para a compreensão do ambiente em que se desenvolve.
• Proporcionar oportunidades que enriquecem as sensações da criança em termos de calor de: calor, frio, dor, consistência, textura, espessura etc.
• Favorecer o Maximo o desenvolvimento de suas faculdades gustativos e olfativos como o meio, conhecimento e relação ambiente.
• Habilitar a criança na aquisição de posturas adequadas a disposição e movimento, desenvolvimento o equilíbrio, a locomoção, alem da concepção integral da imagem corporal.
• Favorecer os meios que auxiliam a adaptação e socialização no ambiente em que a criança se desenvolve favorecendo a integração em seu meio social.





Metodologia:
• Em suspiro estimular a fixação do olhar no rosto humano, usando voz suave e mímica;

• Estimular a fixação do olhar em diversos sentidos;

• Ativar brinquedos sonoros dentro de seu campo visual e fora de seu campo visual. (livrinhos estampados, animais de pelúcia, espelhos, esponjas ásperas, e macias);

• Massagear o corpo dos alunos com varias texturas e temperaturas diferentes (liso áspero, espeta, acaricia macio, duro, quente, frio, etc.). (para aceitação do contato e desenvolver o tato);

• Estimular sabores diferentes e consistências de alimentos para desenvolver o paladar e aceitação de vários alimentos; (sal, açúcar).

• Usar estímulos olfativos diversos, como perfumes, frutas, alimentos, usando sempre termo bom ruim;

• Estimular rolar, arrastar, engatinhar, permitindo a exploração do meio ambiente colocando brinquedos da preferência da criança;

• Desenvolver atividades com brinquedos pequenos de fácil preensão, argolas, caixas de diferentes tamanhos, cubos para empilhar, bastão com argolas, pinos para encaixe, tabuleiro, objeto para puxar com barbantes, caixas com objetos semelhantes, etc.;

• Vivenciar utensílios de casa, tais como: panelinhas, colheres, xícaras, roupinha de boneca, cartela com zíper, botões, colchonetes, fivelas;

• Modificar as posições da criança quando sentadas ou deitadas: observar para descobrir em que posição fica mais ou menos confortável;

• Tocar acalantar, e massagear os bebês para que ele possa perceber a parte do corpo que não alcança sozinho.


Área da comunicação


Conteúdos:
• Linguagem;

• Movimentos orofaciais e fortalecimento dos músculos buço-lingua;

• Ordens simples;

• Nomenclatura dos objetos;

• Esquema corporal;

• Ambiente escolar (adaptação).


Objetivos:
• Emitir sons culturais;

• Proporcionar momentos de relacionamentos;

• Atender pelo seu nome;

• Prazer em emitir sons diversos e familiares;

• Entender significado de ‘“não, dá para mim, quer”;

• Estimular movimentos de língua, lábios;

• Ações simples acompanhadas de palavras;

• Associar oralmente objeto com o nome;

• Identificar de si mesmo.


Metodologia:
• Falar suavemente com a criança, com tom de voz agradável, aproximando-se dela. Acariciá-la, pega-la, no colo, beijá-la mantendo contato com o corpo, olho no olho. Falar muito, sempre observando a reação da criança, emitir sons, renitindo sons emitidos pela criança;
• Oferecer brinquedos estimulantes para favorecer a vocalização;
• Aproveitar horas da troca, de alimentação, de brincar, manter sempre expressão de alegria facial, de agrado, interagindo com ele, fortalecendo a sensação de amor e segurança;
• Chamá-la pelo seu nome;

• Estimular a emitir sons familiares, usando sempre gestos acompanhado de palavras, estimular o “vem, estender o braço”;

• Usar sons de voz seguro quando disser não a criança;
• Pedir um brinquedo, estendendo a mão e pedir “dá pra mim”, estimulando entender a mão e emitir “dá” quando deseja um objeto;
• Pedir objetos de uso diário da criança, refletindo no espelho, dizendo o nome da mesma, segurar a mão e nomear e mostrar as outras partes do corpo;

• Livros de historia, fantoches, bonecas e bichinhos de diferentes tamanhos, quebra cabeça simples, boneco articulado, etc.

Área motora


Conteúdos:
• Evolução motora ampla: favorece a criança no desenvolvimento motor e bom equilíbrio do corpo;
• Evolução motora fina: favorece a criança na coordenação viso-motor;
• Conhecer as mãos, pegar objetos, amassar e rasgar papel, rabiscar, pintar, etc.



Objetivos:

• Apresentar movimentos não dirigidos de todas as partes do corpo;
• Descobrir as mãos;
• Desenvolver o equilíbrio da criança;
• Fixação ocultar;
• Sentar com apoio;
• Arrastar e engatilhar;
• Erguer-se com apoio nos moveis;
• Usar movimentos de pinça;
• Folhear livros e revistas;
• Desenvolver músculos nas extremidades;
• Distribuir o peso do corpo nos pés;
• Desenvolver habilidades para a marcha;
• Rolar sobre si mesmo. 


Metodologia:
• Mover a cabeça, mãos e pés, estender e fechar as involuntariamente;
• Balançar as mãos da criança em sua linha de visão;
• Bater palmas segurando as mãos da criança na sua linha de visão;
• Segurar as mãos da criança dando apoio na cabeça, traciona-la para sentar;
• Voltar à posição deitada mantendo apoio a cabeça;
• Colocá-la sentada com apoio no colchão, cama.
• Passá-lo de deitado para sentado, dando apoio nas mãos e mantendo as pernas esticadas. A criança arrastar-se, dando um ligeiro apoio nos membros inferiores;
• Estimular a erguer com apoio de moveis, a observar gravuras e relacionar o seu uso, imitir gestos, subir e descer escadas engatinhando;
• Rolar, engatinhar, andar, etc.;
• Estimular com apoio a criança, fazer movimentos de marcha, caminhar com ela respeitando os passos dela;
• Utilizar bola e rolo (grande) e fazer com que ela empurre, para estimular o equilíbrio da criança.



Área cognitiva


Conteúdos:
• Produção de sons;
• Emissão de gestos;
• Nomeação de objetos e pessoas;
• Atenção à história;
• Apontar para figuras e objetos;
• Sons onomatofericos;
• Interesse, gestos e preferências pessoais.


Objetivos:
• Fixação ocular;
• Explorar objetos;
• Encontrar objetos parcialmente escondidos;
• Reagir a estímulos interessantes;
• Desenvolver a intencionalidade golpeando objetos;
• Descobrir novas maneiras de atingir os fins desejados;
• Imitar ações e objetos;
• Resolver pequenos problemas;


Metodologia:
• Fazer com que a criança troque de olhar com dois objetos;
• Procurar fonte sonora com os olhos;
• Persecução visual de um objeto até seu ponto de desaparecimento;
• Estimular a buscar e descobrir a fonte sonora com os olhos mudando sempre a posição da criança no espaço. (sentada, deitada em decúbito ventral);
• Estimular a segurar objetos de fácil manuseio, de vários tamanhos e texturas, levá-los á boca varias vezes, explorando livremente;
• Deixar objetos de interesse de a criança cair fora do seu alcance, observando o brinquedo;
• Fazer desaparecer e aparecer brinquedos do interesse da criança, cobrindo-o com um pano, deixando aparecer um pedaço do mesmo, depois cobrir totalmente, verbalizando: “sumiu”, “achou”;
• Estimular a retirar o pano do rosto;
• Brincadeiras suaves com a criança, aproximação rosto X rosto, nariz X nariz, beijos na barriga, balançar;
• Dar dois objetos iguais nas mãos, estimular a bater um no outro, bater contra a superfície, sacudir com intenção e observar o efeito do som;
• Estimular a criança a buscar objetos longe de seu alcance usando a locomoção;
• Realizar movimentos com bater palmas, jogar beijos, dar tchau, abrir e fechar os olhos, etc. 





Exercícios de articulação e respiração


Conteúdos:
• Sugar canudos graduando consistência do liquido
• Inspiração com nasale expiração em sopro em atividades lúdicas
• Sopro
• Coisas leves 
• Brinquedos de sopro 
• Estimulação fonética, associada às ações em atividades cotidianas.
• Estimular movimentos ativos de bater, balançar, tocar, soltar objetos e vocalizar fonemas como: boneca nana neném; avião vum, vum; martelo: pa alimento: nham, nham, tambor: bam, bam, bexiga esvaziando: ch, ch, objeto caindo: ô,ô,ô violão: boneco: eleva-lo e dizer “opa”; perfume: humm, bexiga amarrada: bater e dizer “pá”, pá, pá,vocalizar em diversas atividades para e com a criança;
• Proporcionar situações em que a criança com a voz sem interferência de outras pessoas.


Objetivos:
• Estimular órgãos fono-articulatórios, respiração, sons e palavras através de exercícios dados em forma lúdica e dirigidos, visando á preparação inicial da fala.
• Estimular compreensão de ordens cotidianas, identificação de objetos e elementos do meio-ambiente através do concreto, iniciando transferência para figuras.




Área atividade da vida diária ( AVD)


Conteúdos:
• Higiene pessoal
• Vespir / vestir
• Auto cuidado
• Alimentação


Objetivos:

• Controle esfincteriano e participação na higiene, 
• Despir/ vestir.
• Utilizar colher e copo de forma independente.

Metodologia: 


• Conduzir a criança sempre que for necessário avaliando os casos para que não tire a autonomia da mesma.

• Utilizar a cadeira própria no horário da alimentação, mostrar a criança como manusear alimento, mastigar e degustar, com auxílio.

• Realizar as atividades com a criança sempre dialogando




• Avaliação: 


A avaliação dos conteúdos será dada de forma continua através da observação e interação em suas atitudes, comportamentos, relacionamentos com o outro e em grupo, a todo o momento, podendo o professor intervir sempre que necessário visando à formação da criança. 



A estimulação essencial é:


• O atendimento prestado a partir do nascimento a criança que apresenta problemas evolutivos decorrentes de fatores orgânicos ou ambientais, por uma equipe multidisciplinar, com a participação efetiva da família, com objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral da criança” (CENESP. 1984 p-26)


• Os alunos atendidos necessitam deste atendimento de estimulação para acelerar o desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos, técnicas e recursos especiais, incluindo numa programação curricular o mais próximo da realidade comum a todas as crianças.

           

CONCURSOS PROFESSORES 2018

Concursos Professor    2018


https://www.concursosnobrasil.com.br/concursos/cargos/professor.html


Avental ajudante 2 em 1

Avental ajudante 2 em 1

            Olá,  vim dar uma passadinha rápida para postar uma idéia que é  muito legal para trabalhar na rotina com as  turminhas de educação infantil, O "AJUDANTE DO DIA". 
      Sempre faço com minhas turmas e eles adoram participar.Desenvolve a autonomia da criança e  melhora até o comportamento, já que é um dos critérios  para a escolha do dia.O ideal é  fazer democráticamente com sorteios, logo após a conversa em  rodinha todos os dias.O sorteio  é feito com as fichas ou crachás, e o sorteado do dia assume a função de "AJUDANTE DO DIA" desde que não tenha  nesse dia nenhuma advertência, ou quebrado algumas das regras de convivência.

O material é simples:pode ser costurado á maquina ou colado. E como ele é 2 em 1 o menino é colado de um lado e a menina do outro.

Material:
  • T.N.T.
  • retalhos  de eva
  • cola quente ou instantânea
  • olhos móveis
  • cordão

Caixas decoradas

Caixas decoradas

 
       Essa caixa eu fiz para  guardar meu material  na sala de aula das  minhas turmas,  uma vez que não temos armário individual então como dividimos um pequno armário logo uso as caixas para guardar todo  material das crinaças usarem no decorrer do semestre fica tudo organizado.Fiz duas uma para cada sala de aula, fica bem legal e a caixa é revestida com tnt colado com cola quente e fica bem resisitente e dura o ano inteiro.
            Aí é só enfeitar  e decorar com o que você preferir.










Chamada viva

Chamada viva  
 
        A "chamada viva" é um excelente recurso para se
trabalhar em salas  de aula de educação infantil pois facilita
a   aprendizagem do nome das crianças, e pode ser 
contextualizada  em todos os conteúdos.Faz parte da rotina
da sala,  estimula a vontade de aprender o nome 
próprio e o dos colegas.Existem várias formas de fazer uma 
chamada viva.Esta é a  que uso na minha sala de Pré  - 1 , é 
bem durável,  resiste bem pois é feita de tnt costurado , e 
todo ano troco as fichas com os nomes  e dou uma renovada
já uso há 2 anos dá pra uma turma de  20 crianças.

 





Outros modelos que fiz para umas colegas:





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