Planejamento
anual
Objetivo geral:
·
Promover o desenvolvimento tais como: global:
motora, sensório-perceptiva, cognitiva, comunicação, sócio-emocional e auto-
cuidado da criança aproximando-o ao máximo do normal, favorecendo a manutenção
e aprimoramento das funções existentes, prevenindo vícios posturais patológicos
e primando pela independência, recuperação ou adaptação em diferentes
níveis.
• Através da
Estimulação, busca evitar e minimizar prejuízos futuros, buscando garantir a
funcionalidade humana.
Área sensório perceptiva
Conteúdos:
• Visão
• Audição
• Tato
• Olfato
• Esquema corporal
• Percepção espacial
Objetivos:
• Promover o desenvolvimento da percepção visual, fazendo com que a visão seja
instrumento de enriquecimento de experiência sensoriais em todos os campos.
• Favorecer o
desenvolvimento da identificação, localização, discriminação e seleção de sons
necessários para a compreensão do ambiente em que se desenvolve.
• Proporcionar
oportunidades que enriquecem as sensações da criança em termos de calor de:
calor, frio, dor, consistência, textura, espessura etc.
• Favorecer o Maximo o desenvolvimento de suas faculdades gustativos e
olfativos como o meio, conhecimento e relação ambiente.
• Habilitar a criança na aquisição de posturas adequadas a disposição e
movimento, desenvolvimento o equilíbrio, a locomoção, alem da concepção
integral da imagem corporal.
• Favorecer os meios
que auxiliam a adaptação e socialização no ambiente em que a criança se
desenvolve favorecendo a integração em seu meio social.
Metodologia:
• Em suspiro estimular a fixação do olhar no rosto humano, usando voz suave e
mímica;
• Estimular a fixação do olhar em diversos sentidos;
• Ativar brinquedos sonoros dentro de seu campo visual e fora de seu campo
visual. (livrinhos estampados, animais de pelúcia, espelhos, esponjas ásperas,
e macias);
• Massagear o corpo dos alunos com varias texturas e temperaturas diferentes
(liso áspero, espeta, acaricia macio, duro, quente, frio, etc.). (para
aceitação do contato e desenvolver o tato);
• Estimular sabores diferentes e consistências de alimentos para desenvolver o
paladar e aceitação de vários alimentos; (sal, açúcar).
• Usar estímulos olfativos diversos, como perfumes, frutas, alimentos, usando
sempre termo bom ruim;
• Estimular rolar, arrastar, engatinhar, permitindo a exploração do meio
ambiente colocando brinquedos da preferência da criança;
• Desenvolver atividades com brinquedos pequenos de fácil preensão, argolas,
caixas de diferentes tamanhos, cubos para empilhar, bastão com argolas, pinos
para encaixe, tabuleiro, objeto para puxar com barbantes, caixas com objetos
semelhantes, etc.;
• Vivenciar utensílios de casa, tais como: panelinhas, colheres, xícaras,
roupinha de boneca, cartela com zíper, botões, colchonetes, fivelas;
• Modificar as posições da criança quando sentadas ou deitadas: observar para
descobrir em que posição fica mais ou menos confortável;
• Tocar acalantar, e massagear os bebês para que ele possa perceber a parte do
corpo que não alcança sozinho.
Área da comunicação
Conteúdos:
• Linguagem;
• Movimentos orofaciais e fortalecimento dos músculos buço-lingua;
• Ordens simples;
• Nomenclatura dos objetos;
• Esquema corporal;
• Ambiente escolar (adaptação).
Objetivos:
• Emitir sons culturais;
• Proporcionar momentos de relacionamentos;
• Atender pelo seu nome;
• Prazer em emitir sons diversos e familiares;
• Entender significado de ‘“não, dá para mim, quer”;
• Estimular movimentos de língua, lábios;
• Ações simples acompanhadas de palavras;
• Associar oralmente objeto com o nome;
• Identificar de si mesmo.
Metodologia:
• Falar suavemente com a criança, com tom de voz agradável, aproximando-se
dela. Acariciá-la, pega-la, no colo, beijá-la mantendo contato com o corpo,
olho no olho. Falar muito, sempre observando a reação da criança, emitir sons,
renitindo sons emitidos pela criança;
• Oferecer brinquedos estimulantes para favorecer a vocalização;
• Aproveitar horas da troca, de alimentação, de brincar, manter sempre
expressão de alegria facial, de agrado, interagindo com ele, fortalecendo a
sensação de amor e segurança;
• Chamá-la pelo seu nome;
• Estimular a emitir sons familiares, usando sempre gestos acompanhado de
palavras, estimular o “vem, estender o braço”;
• Usar sons de voz seguro quando disser não a criança;
• Pedir um brinquedo, estendendo a mão e pedir “dá pra mim”, estimulando
entender a mão e emitir “dá” quando deseja um objeto;
• Pedir objetos de uso diário da criança, refletindo no espelho, dizendo o nome
da mesma, segurar a mão e nomear e mostrar as outras partes do corpo;
• Livros de historia, fantoches, bonecas e bichinhos de diferentes tamanhos,
quebra cabeça simples, boneco articulado, etc.
Área motora
Conteúdos:
• Evolução motora ampla: favorece a criança no desenvolvimento motor e bom
equilíbrio do corpo;
• Evolução motora
fina: favorece a criança na coordenação viso-motor;
• Conhecer as mãos, pegar objetos, amassar e rasgar papel, rabiscar, pintar,
etc.
Objetivos:
• Apresentar movimentos não dirigidos de todas as partes do corpo;
• Descobrir as mãos;
• Desenvolver o
equilíbrio da criança;
• Fixação ocultar;
• Sentar com apoio;
• Arrastar e
engatilhar;
• Erguer-se com
apoio nos moveis;
• Usar movimentos de
pinça;
• Folhear livros e
revistas;
• Desenvolver
músculos nas extremidades;
• Distribuir o peso
do corpo nos pés;
• Desenvolver
habilidades para a marcha;
• Rolar sobre si mesmo.
Metodologia:
• Mover a cabeça, mãos e pés, estender e fechar as involuntariamente;
• Balançar as mãos
da criança em sua linha de visão;
• Bater palmas
segurando as mãos da criança na sua linha de visão;
• Segurar as mãos da
criança dando apoio na cabeça, traciona-la para sentar;
• Voltar à posição
deitada mantendo apoio a cabeça;
• Colocá-la sentada
com apoio no colchão, cama.
• Passá-lo de
deitado para sentado, dando apoio nas mãos e mantendo as pernas esticadas. A
criança arrastar-se, dando um ligeiro apoio nos membros inferiores;
• Estimular a erguer
com apoio de moveis, a observar gravuras e relacionar o seu uso, imitir gestos,
subir e descer escadas engatinhando;
• Rolar, engatinhar,
andar, etc.;
• Estimular com
apoio a criança, fazer movimentos de marcha, caminhar com ela respeitando os
passos dela;
• Utilizar bola e
rolo (grande) e fazer com que ela empurre, para estimular o equilíbrio da
criança.
Área cognitiva
Conteúdos:
• Produção de sons;
• Emissão de gestos;
• Nomeação de
objetos e pessoas;
• Atenção à
história;
• Apontar para
figuras e objetos;
• Sons
onomatofericos;
• Interesse, gestos
e preferências pessoais.
Objetivos:
• Fixação ocular;
• Explorar objetos;
• Encontrar objetos
parcialmente escondidos;
• Reagir a estímulos
interessantes;
• Desenvolver a
intencionalidade golpeando objetos;
• Descobrir novas
maneiras de atingir os fins desejados;
• Imitar ações e
objetos;
• Resolver pequenos
problemas;
Metodologia:
• Fazer com que a criança troque de olhar com dois objetos;
• Procurar fonte
sonora com os olhos;
• Persecução visual
de um objeto até seu ponto de desaparecimento;
• Estimular a buscar
e descobrir a fonte sonora com os olhos mudando sempre a posição da criança no
espaço. (sentada, deitada em decúbito ventral);
• Estimular a
segurar objetos de fácil manuseio, de vários tamanhos e texturas, levá-los á
boca varias vezes, explorando livremente;
• Deixar objetos de
interesse de a criança cair fora do seu alcance, observando o brinquedo;
• Fazer desaparecer
e aparecer brinquedos do interesse da criança, cobrindo-o com um pano, deixando
aparecer um pedaço do mesmo, depois cobrir totalmente, verbalizando: “sumiu”,
“achou”;
• Estimular a
retirar o pano do rosto;
• Brincadeiras
suaves com a criança, aproximação rosto X rosto, nariz X nariz, beijos na
barriga, balançar;
• Dar dois objetos
iguais nas mãos, estimular a bater um no outro, bater contra a superfície,
sacudir com intenção e observar o efeito do som;
• Estimular a criança a buscar objetos longe de seu alcance usando a locomoção;
• Realizar
movimentos com bater palmas, jogar beijos, dar tchau, abrir e fechar os olhos,
etc.
Exercícios de articulação e respiração
Conteúdos:
• Sugar canudos
graduando consistência do liquido
• Inspiração com
nasale expiração em sopro em atividades lúdicas
• Sopro
• Coisas leves
• Brinquedos de
sopro
• Estimulação
fonética, associada às ações em atividades cotidianas.
• Estimular
movimentos ativos de bater, balançar, tocar, soltar objetos e vocalizar fonemas
como: boneca nana neném; avião vum, vum; martelo: pa alimento: nham, nham,
tambor: bam, bam, bexiga esvaziando: ch, ch, objeto caindo: ô,ô,ô violão:
boneco: eleva-lo e dizer “opa”; perfume: humm, bexiga amarrada: bater e dizer
“pá”, pá, pá,vocalizar em diversas atividades para e com a criança;
• Proporcionar
situações em que a criança com a voz sem interferência de outras pessoas.
Objetivos:
• Estimular órgãos
fono-articulatórios, respiração, sons e palavras através de exercícios dados em
forma lúdica e dirigidos, visando á preparação inicial da fala.
• Estimular
compreensão de ordens cotidianas, identificação de objetos e elementos do
meio-ambiente através do concreto, iniciando transferência para figuras.
Área atividade da vida diária ( AVD)
Conteúdos:
• Higiene pessoal
• Vespir / vestir
• Auto cuidado
• Alimentação
Objetivos:
• Controle esfincteriano e participação na higiene,
• Despir/ vestir.
• Utilizar colher e
copo de forma independente.
Metodologia:
• Conduzir a criança sempre que for necessário avaliando os casos para que não
tire a autonomia da mesma.
• Utilizar a cadeira própria no horário da alimentação, mostrar a criança como
manusear alimento, mastigar e degustar, com auxílio.
• Realizar as atividades com a criança sempre dialogando
• Avaliação:
A avaliação dos conteúdos será dada de forma continua através da observação e
interação em suas atitudes, comportamentos, relacionamentos com o outro e em
grupo, a todo o momento, podendo o professor intervir sempre que necessário
visando à formação da criança.
A estimulação essencial é:
• O atendimento prestado a partir do nascimento a criança que apresenta
problemas evolutivos decorrentes de fatores orgânicos ou ambientais, por uma
equipe multidisciplinar, com a participação efetiva da família, com objetivo de
proporcionar o desenvolvimento integral da criança” (CENESP. 1984 p-26)
• Os alunos atendidos necessitam deste atendimento de estimulação para acelerar
o desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos,
técnicas e recursos especiais, incluindo numa programação curricular o mais
próximo da realidade comum a todas as crianças.