Muito fácil !!!!!!!!!
Você faz e base e depois
cola três tiras e faz cada desenho referente a um mês, pode ser estrela como no
modelo abaixo, coração, florzinha ou o que sua imaginação criar.Depois é só
colocar os nomes dos aniversariantes no mês devido, coloque com alfinete e você
poderá usa esse mural por mais de um ano.
O mural é todo feito de eva, se
o eva for muito mole , coloque um papelão atrás para ficar mais
firme.
ATIVIDADE COM MÚSICA
As cantigas fazem parte da nossa infância e é nosso dever como educadores preservá-las, incentivando nossas crianças a cantá-las, brincarem com elas. Elas não devem servir apenas para alfabetizar, as cantigas devem fazer parte do cotidiano da sala de aula. E por isso, por ser um texto memorizado, é que elas podem servir como textos auxiliares para alfabetização.
O lúdico deve estar presente nesta fase da criança, a alfabetização deve ser vista, como algo prazeroso por ela, e não com exercícios cansativos e repetitivos de cópias e sem significado para a criança. No decorrer do processos de alfabetização os erros vão sendo corrigidos, mas no início o mais importante é a criança ter o prazer em aprender a ler e a escrever.
O lúdico deve estar presente nesta fase da criança, a alfabetização deve ser vista, como algo prazeroso por ela, e não com exercícios cansativos e repetitivos de cópias e sem significado para a criança. No decorrer do processos de alfabetização os erros vão sendo corrigidos, mas no início o mais importante é a criança ter o prazer em aprender a ler e a escrever.
Música: Meu Pintinho Amarelinho
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão.
Quando quer comer bichinho
Com seus pezinho ele cisca o chão.
Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem muito medo é do gavião.
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão.
Quando quer comer bichinho
Com seus pezinho ele cisca o chão.
Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem muito medo é do gavião.
Música: A Janelinha
A janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo.
Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou
Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.
Música: O Jipe
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
Consertamos com chiclete.
A janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo.
Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou
Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.
Música: O Jipe
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
Consertamos com chiclete.
Música: Sapo Cururu
Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo grita, ó maninha!
É que esta com frio.
A mulher do sapo
É que está lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha!
Pro seu casamento.
Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo grita, ó maninha!
É que esta com frio.
A mulher do sapo
É que está lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha!
Pro seu casamento.
Música: Barata
Eu vi uma barata
Na careca do vovô
Assim que ela me viu
Bateu asas e voou
Seu Joaquim, quirim quim
Da perna torta ta ta ta
Dançando conga, ga ga
Com a Maricota, ta ta.
Eu vi uma barata
Na careca do vovô
Assim que ela me viu
Bateu asas e voou
Seu Joaquim, quirim quim
Da perna torta ta ta ta
Dançando conga, ga ga
Com a Maricota, ta ta.
Música: Borboletinha
Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a madrinha
Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica-pau
Pau-pau.
Música: Cachorrinho está latindo.
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal
Cala a boca cachorrinho
Deixa o meu benzinho em paz
Crio lê lê
Criô lê lê lá lá
Criô lê lê
Não sou eu quem caio lá.
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal
Cala a boca cachorrinho
Deixa o meu benzinho em paz
Crio lê lê
Criô lê lê lá lá
Criô lê lê
Não sou eu quem caio lá.
Música: Motorista
Motorista, motorista
Olha a pista
Olha a pista
Não é de salsicha
Não é de salsicha
Não é não
Não é não
Motorista, motorista
Olha o poste
Olha o poste
Não é de borracha
Não é de borracha
Não é não
Não é não.
Motorista, motorista
Olha a pista
Olha a pista
Não é de salsicha
Não é de salsicha
Não é não
Não é não
Motorista, motorista
Olha o poste
Olha o poste
Não é de borracha
Não é de borracha
Não é não
Não é não.
Música: Casinha
Fui morar numa casinha-nha
Infestada-da de cupim-pim-pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa-xa
Olhou pra mim
Olhou pra mim
Olhou pra mim
E fez assim:
Smack... Smack....
PROJETO TODOS IGUAIS TODOS DIFERENTES
PROJETO TODOS IGUAIS, TODOS DIFERENTES.
DATA: Durante o ano
Turma: II Período
Professora:
JUSTIFICATIVA: As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com os adultos.
Aproveitando essa fase essencial da vida de todo ser humano, a infância, procuraremos valorizar sentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si.
A questão fundamental, quem sou eu? Deve fazer parte do currículo desde a mais tenra idade, pois se reconhecer como ser humano, possuidor de um corpo, mente e espírito, com uma capacidade ilimitada é um direito de todos. A sua identidade como um cidadão com deveres, aprendendo a relacionar-se primeiramente consigo mesmo, depois estendendo estes laços até a sua família, para futuramente relacionar-se com toda a criação.
Compreender que as pessoas são seres humanos tem vida e fazem parte de um contexto, e que possuímos diferenças e semelhanças, e também que passamos, no decorrer da nossa vida por diferentes etapas. É fundamental reconhecermos cada uma dessas etapas, como lidar com elas, respeitando e valorizando as diferenças que encontramos em outros seres.
A construção da escrita do nome, na Educação Infantil, é vista como um grande caminho a ser percorrido pela criança.
O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera uma relação de identidade da criança com a escrita.
É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever. A partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome.
O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.
É importante que os alunos adquiram e aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas à sua vida.
OBJETIVOS:
· Construir sua identidade a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada;
· Relacionar-se de maneira afetuosa com os colegas e professores;
· Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas;
· Perceber e compreender que cada pessoa é única são diferentes das outras.
· Administrar suas emoções;
· Se auto-conhecer;
· Familiarizar-se com o ambiente escolar;
· Desenvolver o sentimento de amizade e coleguismo;
· Desenvolver a coordenação motora ampla e fina.
· Ampliar a capacidade de jogar simbolicamente;
· Reconhecer seu nome escrito e o dos colegas.
· Classificar e seriar objetos;
· Seqüenciar numericamente através do calendário.
· Obter noção de quantidade;
· Favorecer a socialização;
· Favorecer o conhecimento lógico-matemático.
· Conhecer a história de seu nome.
· Conhecer a origem de cada família, oportunizando a valorização da mesma.
· Identificar os componentes que formam a família.
· Reconhecer a casa como local de abrigo e proteção da família.
· Distinguir diferentes tipos de moradias.
· Desenvolver a atenção para futura identificação das partes do corpo e órgão dos sentidos.
· Estimular a higiene pessoal.
· Ouvir textos, poesias, histórias, rimas, parlendas, adivinhações, trava-línguas e músicas alusivas aos temas.
· Dramatizar com teatrinhos de fantoches.
· Identificar e escrever as letrinhas: O – N – L -.
CONTEÚDOS:
1) Linguagem Oral e Escrita:
· Hora da rodinha
· Técnicas variadas de chamadas (exploração do nome);
· Conversação e exercícios rítmicos (bingo, letras, etc.);
· Atividades com o nome;
· Saco surpresa: curiosidades e exploração dos cinco sentidos;
· Textos, poesias, histórias, parlendas, rimas, adivinhações, trava-línguas, músicas e dramatizações com fantoches;
· Calendário;
· Letras: O - N- L.
2) Artes Visuais:
· Recorte e colagem;
· Pinturas com tintas variadas;
· Desenhos livres;
· Massinha de modelar.
3) Matemática:
· Jogos, estabelecimento de regras;
· Classificação e seriação;
· Comparação: tamanho maior e menor, alto e baixo;
· Seqüência lógica;
· Noção de quantidade;
· Noção temporal e espacial.
4)Natureza e Sociedade:
· Desenvolvimento da consciência com a finalidade de, em conjunto, pensar, trocar idéias, desafiar, planejar, criar, imaginar, realizar e avaliar;
· Reconhecimento da importância das regras ou combinados para uma boa convivência;
· Construção da autonomia.
5) Ciências:
· Esquema corporal;
· Órgãos dos sentidos;
· Higiene corporal.
6) Música e Movimento:
· Boneca de lata;
· Cabeça, ombro, joelho e pé;
· Trula Birula;
· Eu conheço um jacaré
· Rua dos Bobos;
· A família
· Os sentidos;
· Dramatizações;
· Dança;
· Brincadeira;
· Você é especial;
· Moradia (música do canal Futura);
· Se eu fosse (moradia s dos bichos), e outros.
O projeto será organizado da seguinte forma:
1) Subprojeto: “Construindo a Identidade” – Quem sou eu e a escrita do nome.
2) Subprojeto: “Meu doce Lar” – Família e Moradia.
3)Subprojeto: “De corpo inteiro” - Corpo e Órgãos.
4)Subprojeto: “Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás” – Higiene e Saúde.
Primeira Semana do Projeto
Subprojeto: CONSTRUINDO A IDENTIDADE
Introduzir o tema fazendo a dinâmica abaixo:
Dinâmica das Cores: levar um aparelho de som para a classe e colocar uma música suave. Espalhar vários lápis ou gizes de cera de várias cores sobre a mesa e peça para que as crianças escolham a cor que mais lhes agrada. Haverá cores iguais e cores diferentes. Conversar com elas sobre como seria o mundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo fosse amarelo? Ou vermelho? Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza? Sim? Não? Por quê? Você pode perguntar se é bom haver cores diferentes e por quê. Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele... .
Sugestões de Atividades Práticas
1) História do Nome: conhecer a origem do nome.
2) Fichário: conhecer a escrita do seu nome.
3) Letras móveis: conhecer as letras e escrever seu nome através de uma brincadeira.
4) Bingo: conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
5) Atividades: reconhecer e escrever o nome.
6) Composição.
7) Histórias: “Esqueci o Nome” e” O Caldeirão da Bruxa Salomé”.
8) Rimas com o nome.
9) Chamada - confecção de painel para representar o número de meninas e meninos na sala (gráfico diário).
10) Recortar as letras do seu nome.
11) Espalhar fichas com nome e achar o seu.
12) Joguinho das Letras – com a ajuda da ficha, forme seu nome.
13) Textos diversos.
14) Separar as fichas:
· Meninos/meninas (contar)
· Nomes com a mesma letra
· Nomes que rimem
· Mesmo número de letras.
Segunda Semana do Projeto
Meu Doce Lar: FAMÍLIA E MORADIA
Sugestões de Atividades Práticas
1) Confecção de um livrinho da família.
2) Desenhar sua casa.
3) Saber o nome dos pais e irmãos.
4) Saber a profissão dos pais.
5) Visualização de diferentes tipos de moradia.
6) Os cômodos da casa.
7) Relacionamentos (cenas em família), trabalhados com fantoches.
8) Relatos orais para a elaboração e organização de idéias.
9) Textos impressos.
10) Canções alusivas à família e a moradia.
11) Pesquisar:
· Quem da nossa turma tem família mais numerosa?
· Quantas pessoas moram em minha casa?
· Quais os trabalhos que devem ser realizados em minha casa?
Terceira Semana do Projeto
De Corpo Inteiro: CORPO E ÓRGÃOS
Sugestões de Atividades Práticas
1) Educação Física, usando a história de “Catarina e o Urso Preguiçoso”, trabalhando aspectos psicomotores, como locomoção, equilíbrio e noções de lateralidade.
2) Ginástica orientada com músicas.
3) Explorar a altura de cada um com um barbante e fazer comparações.
4) Desenho do corpo em um papel para brincar e explorar.
5) Nomeação e classificação das partes do corpo.
6) Montar um quebra-cabeça do corpo.
7) Brincar com o corpo e os sentidos.
8) Visão: mostrar figuras grandes, médias, pequenas, coloridas, preta e branca, mostrar de longe e de perto, sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância dos olhos e da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?
9) Audição: brincar de identificar sons, barulhos em geral. Falar baixinho, falar alto, propor que sussurrem, gritem e que fiquem em silêncio. Através das brincadeiras, provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. E repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
10) Olfato: brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados. Dizer os cheiros que agradam e desagradam. Provocar para que percebam a importância de nosso nariz, de nosso olfato.
11) Paladar: brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados, provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.
12) Tato: brincar de sentir diferentes texturas (algodão, lixa, esponja, gelo, água fria e quente), provocando-os até perceberem a importância da pele, de nosso tato.
Quarta Semana do Projeto
Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás: HIGIENE E SAÚDE
Sugestões de Atividades Práticas
1) Realizar na sala de aula a “Feira do Banho” trazendo objetos envolvidos na higiene corporal.
2) Utilizar cartazes para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países sob as mais diferentes condições climáticas.
3) Destacar a necessidade de usarem roupas sempre limpas e de ter um lugar para guardar as roupas sujas.
4) Mostrar a necessidade de andar calçado.
5) Discutir sobre a importância da higiene bucal.
6) Entender que o uso do fia dental, associado à escovação correta dos dentes, permite o desenvolvimento ideal da dentição. Usar fantoche do Bocão.
7) Textos, poesias e adivinhas.
8) Dramatizar hábitos de higiene.
9) Histórias.
10) Músicas.
AVALIAÇÃO: Observar o comportamento do educando:
· Hábitos de trabalhos;
· Relacionamento com amigos e professora;
· Capacidade de cooperação;
· Participação e desempenho dos alunos na realização das tarefas escolares.
DATA: Durante o ano
Turma: II Período
Professora:
JUSTIFICATIVA: As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com os adultos.
Aproveitando essa fase essencial da vida de todo ser humano, a infância, procuraremos valorizar sentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si.
A questão fundamental, quem sou eu? Deve fazer parte do currículo desde a mais tenra idade, pois se reconhecer como ser humano, possuidor de um corpo, mente e espírito, com uma capacidade ilimitada é um direito de todos. A sua identidade como um cidadão com deveres, aprendendo a relacionar-se primeiramente consigo mesmo, depois estendendo estes laços até a sua família, para futuramente relacionar-se com toda a criação.
Compreender que as pessoas são seres humanos tem vida e fazem parte de um contexto, e que possuímos diferenças e semelhanças, e também que passamos, no decorrer da nossa vida por diferentes etapas. É fundamental reconhecermos cada uma dessas etapas, como lidar com elas, respeitando e valorizando as diferenças que encontramos em outros seres.
A construção da escrita do nome, na Educação Infantil, é vista como um grande caminho a ser percorrido pela criança.
O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera uma relação de identidade da criança com a escrita.
É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever. A partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome.
O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.
É importante que os alunos adquiram e aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas à sua vida.
OBJETIVOS:
· Construir sua identidade a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada;
· Relacionar-se de maneira afetuosa com os colegas e professores;
· Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas;
· Perceber e compreender que cada pessoa é única são diferentes das outras.
· Administrar suas emoções;
· Se auto-conhecer;
· Familiarizar-se com o ambiente escolar;
· Desenvolver o sentimento de amizade e coleguismo;
· Desenvolver a coordenação motora ampla e fina.
· Ampliar a capacidade de jogar simbolicamente;
· Reconhecer seu nome escrito e o dos colegas.
· Classificar e seriar objetos;
· Seqüenciar numericamente através do calendário.
· Obter noção de quantidade;
· Favorecer a socialização;
· Favorecer o conhecimento lógico-matemático.
· Conhecer a história de seu nome.
· Conhecer a origem de cada família, oportunizando a valorização da mesma.
· Identificar os componentes que formam a família.
· Reconhecer a casa como local de abrigo e proteção da família.
· Distinguir diferentes tipos de moradias.
· Desenvolver a atenção para futura identificação das partes do corpo e órgão dos sentidos.
· Estimular a higiene pessoal.
· Ouvir textos, poesias, histórias, rimas, parlendas, adivinhações, trava-línguas e músicas alusivas aos temas.
· Dramatizar com teatrinhos de fantoches.
· Identificar e escrever as letrinhas: O – N – L -.
CONTEÚDOS:
1) Linguagem Oral e Escrita:
· Hora da rodinha
· Técnicas variadas de chamadas (exploração do nome);
· Conversação e exercícios rítmicos (bingo, letras, etc.);
· Atividades com o nome;
· Saco surpresa: curiosidades e exploração dos cinco sentidos;
· Textos, poesias, histórias, parlendas, rimas, adivinhações, trava-línguas, músicas e dramatizações com fantoches;
· Calendário;
· Letras: O - N- L.
2) Artes Visuais:
· Recorte e colagem;
· Pinturas com tintas variadas;
· Desenhos livres;
· Massinha de modelar.
3) Matemática:
· Jogos, estabelecimento de regras;
· Classificação e seriação;
· Comparação: tamanho maior e menor, alto e baixo;
· Seqüência lógica;
· Noção de quantidade;
· Noção temporal e espacial.
4)Natureza e Sociedade:
· Desenvolvimento da consciência com a finalidade de, em conjunto, pensar, trocar idéias, desafiar, planejar, criar, imaginar, realizar e avaliar;
· Reconhecimento da importância das regras ou combinados para uma boa convivência;
· Construção da autonomia.
5) Ciências:
· Esquema corporal;
· Órgãos dos sentidos;
· Higiene corporal.
6) Música e Movimento:
· Boneca de lata;
· Cabeça, ombro, joelho e pé;
· Trula Birula;
· Eu conheço um jacaré
· Rua dos Bobos;
· A família
· Os sentidos;
· Dramatizações;
· Dança;
· Brincadeira;
· Você é especial;
· Moradia (música do canal Futura);
· Se eu fosse (moradia s dos bichos), e outros.
O projeto será organizado da seguinte forma:
1) Subprojeto: “Construindo a Identidade” – Quem sou eu e a escrita do nome.
2) Subprojeto: “Meu doce Lar” – Família e Moradia.
3)Subprojeto: “De corpo inteiro” - Corpo e Órgãos.
4)Subprojeto: “Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás” – Higiene e Saúde.
Primeira Semana do Projeto
Subprojeto: CONSTRUINDO A IDENTIDADE
Introduzir o tema fazendo a dinâmica abaixo:
Dinâmica das Cores: levar um aparelho de som para a classe e colocar uma música suave. Espalhar vários lápis ou gizes de cera de várias cores sobre a mesa e peça para que as crianças escolham a cor que mais lhes agrada. Haverá cores iguais e cores diferentes. Conversar com elas sobre como seria o mundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo fosse amarelo? Ou vermelho? Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza? Sim? Não? Por quê? Você pode perguntar se é bom haver cores diferentes e por quê. Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele... .
Sugestões de Atividades Práticas
1) História do Nome: conhecer a origem do nome.
2) Fichário: conhecer a escrita do seu nome.
3) Letras móveis: conhecer as letras e escrever seu nome através de uma brincadeira.
4) Bingo: conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
5) Atividades: reconhecer e escrever o nome.
6) Composição.
7) Histórias: “Esqueci o Nome” e” O Caldeirão da Bruxa Salomé”.
8) Rimas com o nome.
9) Chamada - confecção de painel para representar o número de meninas e meninos na sala (gráfico diário).
10) Recortar as letras do seu nome.
11) Espalhar fichas com nome e achar o seu.
12) Joguinho das Letras – com a ajuda da ficha, forme seu nome.
13) Textos diversos.
14) Separar as fichas:
· Meninos/meninas (contar)
· Nomes com a mesma letra
· Nomes que rimem
· Mesmo número de letras.
Segunda Semana do Projeto
Meu Doce Lar: FAMÍLIA E MORADIA
Sugestões de Atividades Práticas
1) Confecção de um livrinho da família.
2) Desenhar sua casa.
3) Saber o nome dos pais e irmãos.
4) Saber a profissão dos pais.
5) Visualização de diferentes tipos de moradia.
6) Os cômodos da casa.
7) Relacionamentos (cenas em família), trabalhados com fantoches.
8) Relatos orais para a elaboração e organização de idéias.
9) Textos impressos.
10) Canções alusivas à família e a moradia.
11) Pesquisar:
· Quem da nossa turma tem família mais numerosa?
· Quantas pessoas moram em minha casa?
· Quais os trabalhos que devem ser realizados em minha casa?
Terceira Semana do Projeto
De Corpo Inteiro: CORPO E ÓRGÃOS
Sugestões de Atividades Práticas
1) Educação Física, usando a história de “Catarina e o Urso Preguiçoso”, trabalhando aspectos psicomotores, como locomoção, equilíbrio e noções de lateralidade.
2) Ginástica orientada com músicas.
3) Explorar a altura de cada um com um barbante e fazer comparações.
4) Desenho do corpo em um papel para brincar e explorar.
5) Nomeação e classificação das partes do corpo.
6) Montar um quebra-cabeça do corpo.
7) Brincar com o corpo e os sentidos.
8) Visão: mostrar figuras grandes, médias, pequenas, coloridas, preta e branca, mostrar de longe e de perto, sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância dos olhos e da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?
9) Audição: brincar de identificar sons, barulhos em geral. Falar baixinho, falar alto, propor que sussurrem, gritem e que fiquem em silêncio. Através das brincadeiras, provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. E repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
10) Olfato: brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados. Dizer os cheiros que agradam e desagradam. Provocar para que percebam a importância de nosso nariz, de nosso olfato.
11) Paladar: brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados, provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.
12) Tato: brincar de sentir diferentes texturas (algodão, lixa, esponja, gelo, água fria e quente), provocando-os até perceberem a importância da pele, de nosso tato.
Quarta Semana do Projeto
Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás: HIGIENE E SAÚDE
Sugestões de Atividades Práticas
1) Realizar na sala de aula a “Feira do Banho” trazendo objetos envolvidos na higiene corporal.
2) Utilizar cartazes para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países sob as mais diferentes condições climáticas.
3) Destacar a necessidade de usarem roupas sempre limpas e de ter um lugar para guardar as roupas sujas.
4) Mostrar a necessidade de andar calçado.
5) Discutir sobre a importância da higiene bucal.
6) Entender que o uso do fia dental, associado à escovação correta dos dentes, permite o desenvolvimento ideal da dentição. Usar fantoche do Bocão.
7) Textos, poesias e adivinhas.
8) Dramatizar hábitos de higiene.
9) Histórias.
10) Músicas.
AVALIAÇÃO: Observar o comportamento do educando:
· Hábitos de trabalhos;
· Relacionamento com amigos e professora;
· Capacidade de cooperação;
· Participação e desempenho dos alunos na realização das tarefas escolares.
PROJETO AS ESTAÇÕES DO ANO
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- Ampliar a capacidade de expressão e comunicação;
- Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diferentes contextos;
- Ampliar o vocabulário;
- Produzir pequenos textos oralmente;
- Ouvir histórias;
- Memorizar parlendas, rimas e poesias;
- Interessar-se pela escrita;
- Linguagem oral * Diálogo * Argumentação Linguagem Escrita * Alfabeto: letras V, I, P, O. * Escrita como representação da fala * Reescrita a partir de suas hipóteses Listas Histórias Cartazes com palavras das letras estudadas Desenhos Bingo Memória Jogos Rimas Poesias Textos Recortes Músicas Rodas de conversa e de projetos Jogos
- Identificar as letras trabalhadas em diferentes portadores de textos;
MATEMÁTICA
OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS
- Reconhecer os números até 0 até 10;
- Fazer contagens orais até 30;
- Comunicar idéias matemáticas e resultados encontrados em situações problemas;
- Identificar a posição dos números;
- Identificar a posição de objetos;
- Números e sistema de numeração * Numerais * Cálculo mental Grandezas e Medidas * Tempo Espaço e Forma * Posições: em cima, em baixo Calendário Jogos Quebra-cabeças Desenhos Gráficos Brincadeiras Bingo Músicas Colagens Recorte
- Histórias
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS
- Identificar as estações do ano, descrevendo suas características;
- Associar e diferenciar a importância do uso adequado do vestuário conforme as mudanças do tempo;
- Ampliar o vocabulário;
- Nomear as estações do ano;
- Interessar-se pela pesquisa;
- Participar das rodas de conversa
- Estações do ano Vestimentas Rodas de história Roda de projeto Listas Recortes Colagens Atividades gráficas Produção de textos Músicas Pesquisas Cantos com diferentes tipos de vestimentas Experiências Desenhos Brincadeiras Dramatizações Gravuras Memória Boneco para troca de roupas
OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS
- Manipular diferentes materiais conhecendo suas características e possibilidades de manuseio;
- Produzir trabalhos de artes utilizando a pintura, desenho e modelagem
- Explorar e utilizar procedimentos necessários para suas produções;
- Valorizar suas produções bem como a dos colegas
- Explorar diferentes materiais Pintura Diferentes materiais para colagens Desenhos livres e com interferência Modelagem em argila e massinha Recortes
Planejamento anual
Planejamento Anual 2º Período
Linguagem Oral e Escrita
Objetivos:
1. Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido.
2. Estimular o interesse pela descoberta do código escrito no meio em que vive.
3. Desenvolver a habilidade de identificar e traçar corretamente as letras e números.
Fevereiro
• Coordenação Visomotora
• Grafismos
• União de pontos
• Desenhos, Pinturas, Recorte e Colagem,
• Labirinto
• Dobraduras
• Vogais - A a, E e, I i, O o, U, u
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Março
• Percepção visual
• Identificação de partes do todo
• Descobrir diferenças
• Localizar semelhanças
• Encontros vocálicos
• Revisão das vogais - a, e, i, o u.
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Encontro de vogais
Abril
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• Letras B - C - D
Maio
• Trabalhar com as consoantes
• Identificar e grafar as consoantes minúsculas e maiúsculas
• As letras F - G - H
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• desenhos
Junho/Julho
• As letras J - K - L
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Agosto
• As Letras M - N - P
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• desenhos
Setembro
• As letras Q - R - S
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Outubro
• As letras T - V - W
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Novembro
• As Letras X - Y - Z
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• Nome completo
Dezembro
• Nome completo de letra cursiva
• Revisão do alfabeto e famílias silabicas
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Matemática
Objetivos:
1. Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente;
2. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
Fevereiro
• Coordenação motora
• Numerais de 0, 1 e 2
• Grafismo
• Contorno de figuras
• Desenho
• Pintura
• Recorte e Colagem
• Labirinto
Março
• Discriminação Visual
• Números 3, 4 e 5
• Forma e cor
• Igual/Diferente
• Camuflagem
• Complementação de figuras
• Detalhes de cena
• Relações e afinidades
Abril
• Orientação temporal
• Antes/depois
• Ontem/hoje/amanhã
• Dia/noite
Maio
• Orientação espacial
• atrás/na frente/no meio/entre
• aberto/fechado
• de frente/de costas
• em cima/embaixo
• em pé/deitado/sentado
• mais longe/mais perto
• mesma posição/posição diferente
• Números 6, 7, 8, 9 e 10
Junho/Julho
• Noções de geometria
• Linhas abertas e fechadas
• Números 11 e 12.
• Mesma forma
• Triângulo - Quadrado - Círculo
Agosto
• Relações de dimensão
• curto/comprido
• grande/pequeno/mesmo tamanho
• grosso/fino
• mais alto/mais baixo
• Revisão dos números de 0 a 12.
Setembro
• Seqüência e seriação - números
• Relações de massa e volume
• cheio/vazio
• leve/pesado
• Ontem/hoje/amanhã (revisar)
Outubro
• Relações de quantidade
• Mais/menos/ muito/pouco/nenhum
• Números 13, 14 e 15.
Novembro
• Noções de adição/subtração
• Noções de conjunto
• Números 15, 16, 17, 18, 19 e 20
• Par/ímpar
Dezembro
• Revisão de toda a matéria
Natureza e Sociedade
Objetivos:
1. Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas;
2. Levar a criança a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito à sociedade a que pertence;
3. Organizar e sistematizar os conhecimentos relacionados com a natureza em transformação, aos seres vivos, à ecologia e à qualidade de vida (higiene e saúde).
SOCIEDADE
FEVEREIRO
Carnaval.
A origem do nome.
Endereço e Telefone
Descendência familiar.
MARÇO
O bairro e a origem da Escola.
ABRIL
Os tipos de casa e as localizações.
Quais os tipos de habitantes.
Dia do Índio e Descobrimento do Brasil
Páscoa
MAIO
As profissões.
O trabalho.
Dia das mães.
JUNHO/JULHO
Cidades e Regiões
Festa Junina
AGOSTO
Folclore
Dia dos Pais
SETEMBRO
Os meios de Transporte e o Trânsito.
Dia da Árvore
Primavera
OUTUBRO
Animais em extinção.
Dia das Crianças
NOVEMBRO
Proclamação da República e Dia da Bandeira
Meios de Comunicação
DEZEMBRO
Natal
PROJETO AMIZADE
PROJETO AMIZADE - EDUCAÇÃO INFANTI
1. OBJETIVOS
• Desenvolver competências sociais em crianças de quatro a seis anos
• Mostrar como serem amigas
• Exercitar a identificação, sensibilidade e fala pública sobre diferentes sentimentos
• Destacar como lidarem com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira
• Ajudar a expressarem sentimentos que lhes desagradam
2. PÚBLICO-ALVO
• 15 a 20 crianças de quatro a seis anos
3. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS
• Recursos materiais: cartolinas, canetas hidro-cor, revistas velhas
• Outros recursos materiais, caso se faça opção por um treinamento e expressão das múltiplas
inteligências (Ver fonte de referência 5º)
• Recursos Humanos: um a dois Mediadores previamente treinados
4. QUESTÕES RELEVANTES
• O que é a amizade?
• Amizade é o mesmo que amor?
• O que é um amigo de verdade?
• Qual a importância de um amigo?
• O que é o medo?
• Que coisas nos fazem felizes?
• Por quê ficamos tristes?
• O que nos deixa com raiva?
• Como não falar a um amigo?
• Como falar a um amigo?
E inúmeras outras do mesmo tipo, levantadas pelas próprias crianças
5. FONTES DE REFERÊNCIA
• ANTUNES, Celso - Alfabetização Emocional. Petrópolis. Editora Vozes. 7ª edição. 1999
• ANTUNES, Celso - Fascículo 6 da Coleção Na Sala de Aula / A Alfabetização Moral em Sala de Aula e em
Casa, do Nascimento aos Doze anos. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª Edição. 2002
• ANTUNES, Celso - Fascículo 7 da Coleção Na Sala de Aula / Um Método para o Ensino Fundamental: o
Projeto. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª Edição. 2002
• ANTUNES, Celso - A Construção do Afeto. São Paulo. Augustus Editora. 4ª edição. 2001
PROJETO CRECHE MÊS DE AGOSTO
PROJETO CRECHE MÊS DE AGOST
PROJETO: NO TEMPO CERTO FAREMOS…
TEMA: PAIS E FOLCLORE
OBJETIVO GERAL: Promover, resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira dando importância ao folclore e a comunidade. Também reconhecer as qualidades dos pais valorizando a figura paterna;
DESENVOLVIMENTO: Conversas informais, rodinhas, atividades com materiais recicláveis, atividades com músicas e danças, brincadeiras dirigidas, montagem e contação de histórias, recorte e colagem, desenhos para colorir, textos informativos, produções textuais, pesquisas, murais, dobraduras, parlendas, trava-línguas, contos, lendas, brincadeiras folclóricas, etc.
CULMINÂCIA: Todas as atividades trabalhadas neste período serão entregues junto com as atividades trabalhadas no mês de setembro que deverá ser no dia 02/09 (sexta-feira) aos pais.
OBS: Datas importantes que deverão ser lembradas durante este mês:
03/08 - Dia do Capoeirista
05/08 - Dia Nacional da Saúde
11/08 - Dia da Televisão e Dia do Estudante
12/08 - Dia Nacional da Artes
15/08 – Comemoração Dia dos Pais – Café da manhã
22/08 - Dia do Folclore
24/08 - Dia da Infância
25/08 - Dia do Soldado
29/08 - Dia Nacional do Combate do Fumo
RODA DE CONVERSA:“No ambiente escolar o folclore brasileiro pode e deve ser apresentado e desenvolvidos com a criança. Partindo desse pressuposto, o trabalho com o folclore pode propiciar uma vivência rica e proveitosa para os alunos, em especial aqueles inseridos na Educação Infantil e início do Ensino Fundamental. Assim, respeitando e considerando a faixa etária escolar, considerando que o folclore infantil brasileiro e da memória cultural popular, é fundamental que estes sejam apresentadas até mesmo para garantir a preservação da cultura, também o trabalho com jogos folclóricos favorece a entrada da criança no meio social de forma lúdica, podendo ensinar, regras, rituais, fatores esses indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo, lúdico e social.”Pedagoga Cecília Alcântara
PROJETO HORTA
Projeto HORTA*
Um terreno baldio dentro da escola. Em muitos lugares isso poderia ser um grande empecilho, servir indevidamente como depósito de lixo ou como "área de concentração inadequada de alunos". Mas na Escola Estadual Professora Fleurides C. Menechino, em Adamantina, interior de São Paulo, o problema virou solução. Os estudantes e a professora de Ciências, Maria Amélia Wolff Ferreira, transformaram o local ocioso em uma horta.
O projeto teve início em agosto de 2003, com aproximadamente 30 alunos das oitavas séries, mas, ao todo, 320 estudantes participam esporadicamente das atividades. Com a orientação da professora, eles limparam o terreno de800 m² , instalaram a irrigação, adubaram a terra e iniciaram o plantio. "A horta virou o assunto da escola, todos querem cuidar dela", conta a professora Maria Amélia. De manhã, nos intervalos das aulas, os estudantes se dividem em pequenos grupos para irrigar as hortaliças. No período da tarde, todos os dias, cerca de dez alunos vão à escola voluntariamente para dedicar duas horas e meia ao cultivo de alface, rúcula, almeirão, cenoura, mostarda, chuchu, espinafre, etc. A produção é utilizada na merenda da escola e o restante dividido entre os participantes do projeto. "Nos períodos de férias, doamos tudo o que colhemos para a Santa Casa de Misericórdia de Adamantina. Eles recebem mais ou menos 30 quilos de verdura por semana", diz a professora. A interação entre os moradores da cidade e o projeto beneficia a todos. Através de parcerias com a comunidade, a escola ganhou mangueiras, palanques, adubos, sementes e ferramentas.
A prática desperta o interesse
Além de complementar a merenda escolar e a alimentação de algumas famílias, o Projeto Horta tem sido um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e Matemática. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas. "Essas experiências ao vivo despertam o interesse pelas aulas. Os estudantes pesquisam e debatem mais os assuntos. O aprendizado deles melhorou muito", afirma Maria Amélia. Ela também desenvolveu uma apostila para ensinar os alunos a montarem suas próprias hortas no quintal de casa. A distribuição desse material faz sucesso na escola. "Todos me pedem e muitos já estão cultivando seus canteiros", conta, orgulhosa, a professora.
Para implantar o projeto na sua escola, você vai precisar de:
•Um terreno para desenvolver a horta.
•Apoio dos alunos, dos outros professores e da comunidade.
•Recursos como palanques, arames, adubos, sementes e ferramentas necessárias ao cultivo de hortaliças.
•Parcerias com os comerciantes locais.
•Ajuda de instituições que tenham cursos de Agronomia ou Técnicas Agrícolas. Talvez eles tenham alunos interessados em auxiliar sua escola na organização da horta.
Veja algumas dicas da professora Maria Amélia para organizar uma horta
•O tamanho da horta deve ser calculado para produzir hortaliças suficientes para o consumo de toda a escola. Calcule sempre10 m² por pessoa.
•Escolha o melhor local observando se o terreno é plano ou levemente inclinado, livre de ventos fortes e frios, um local que receba luz do sol a maior parte do dia, perto de poço ou fonte e livre de inundações.
•Não deixe de cercar o espaço da hora, isso evita estragos de animais domésticos.
•Consiga boas ferramentas e comece o plantio.
As vantagens de ter uma horta em sua escola
•Fornece vitaminas e minerais importantes à saúde dos alunos.
•Diminui os gastos com alimentação na escola.
•Permite a colaboração dos estudantes, enriquecendo o conhecimento deles.
•Estimula o interesse das crianças pelos temas desenvolvidos com a horta.
*Karen Jardzwski
O projeto teve início em agosto de 2003, com aproximadamente 30 alunos das oitavas séries, mas, ao todo, 320 estudantes participam esporadicamente das atividades. Com a orientação da professora, eles limparam o terreno de
A prática desperta o interesse
Além de complementar a merenda escolar e a alimentação de algumas famílias, o Projeto Horta tem sido um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e Matemática. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas. "Essas experiências ao vivo despertam o interesse pelas aulas. Os estudantes pesquisam e debatem mais os assuntos. O aprendizado deles melhorou muito", afirma Maria Amélia. Ela também desenvolveu uma apostila para ensinar os alunos a montarem suas próprias hortas no quintal de casa. A distribuição desse material faz sucesso na escola. "Todos me pedem e muitos já estão cultivando seus canteiros", conta, orgulhosa, a professora.
Para implantar o projeto na sua escola, você vai precisar de:
•Um terreno para desenvolver a horta.
•Apoio dos alunos, dos outros professores e da comunidade.
•Recursos como palanques, arames, adubos, sementes e ferramentas necessárias ao cultivo de hortaliças.
•Parcerias com os comerciantes locais.
•Ajuda de instituições que tenham cursos de Agronomia ou Técnicas Agrícolas. Talvez eles tenham alunos interessados em auxiliar sua escola na organização da horta.
Veja algumas dicas da professora Maria Amélia para organizar uma horta
•O tamanho da horta deve ser calculado para produzir hortaliças suficientes para o consumo de toda a escola. Calcule sempre
•Escolha o melhor local observando se o terreno é plano ou levemente inclinado, livre de ventos fortes e frios, um local que receba luz do sol a maior parte do dia, perto de poço ou fonte e livre de inundações.
•Não deixe de cercar o espaço da hora, isso evita estragos de animais domésticos.
•Consiga boas ferramentas e comece o plantio.
As vantagens de ter uma horta em sua escola
•Fornece vitaminas e minerais importantes à saúde dos alunos.
•Diminui os gastos com alimentação na escola.
•Permite a colaboração dos estudantes, enriquecendo o conhecimento deles.
•Estimula o interesse das crianças pelos temas desenvolvidos com a horta.
*Karen Jardzwski
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