PROJETO TODOS IGUAIS, TODOS DIFERENTES.
DATA: Durante o ano
Turma: II Período
Professora:
JUSTIFICATIVA: As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com os adultos.
Aproveitando essa fase essencial da vida de todo ser humano, a infância, procuraremos valorizar sentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si.
A questão fundamental, quem sou eu? Deve fazer parte do currículo desde a mais tenra idade, pois se reconhecer como ser humano, possuidor de um corpo, mente e espírito, com uma capacidade ilimitada é um direito de todos. A sua identidade como um cidadão com deveres, aprendendo a relacionar-se primeiramente consigo mesmo, depois estendendo estes laços até a sua família, para futuramente relacionar-se com toda a criação.
Compreender que as pessoas são seres humanos tem vida e fazem parte de um contexto, e que possuímos diferenças e semelhanças, e também que passamos, no decorrer da nossa vida por diferentes etapas. É fundamental reconhecermos cada uma dessas etapas, como lidar com elas, respeitando e valorizando as diferenças que encontramos em outros seres.
A construção da escrita do nome, na Educação Infantil, é vista como um grande caminho a ser percorrido pela criança.
O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera uma relação de identidade da criança com a escrita.
É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever. A partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome.
O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.
É importante que os alunos adquiram e aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas à sua vida.
OBJETIVOS:
· Construir sua identidade a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada;
· Relacionar-se de maneira afetuosa com os colegas e professores;
· Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas;
· Perceber e compreender que cada pessoa é única são diferentes das outras.
· Administrar suas emoções;
· Se auto-conhecer;
· Familiarizar-se com o ambiente escolar;
· Desenvolver o sentimento de amizade e coleguismo;
· Desenvolver a coordenação motora ampla e fina.
· Ampliar a capacidade de jogar simbolicamente;
· Reconhecer seu nome escrito e o dos colegas.
· Classificar e seriar objetos;
· Seqüenciar numericamente através do calendário.
· Obter noção de quantidade;
· Favorecer a socialização;
· Favorecer o conhecimento lógico-matemático.
· Conhecer a história de seu nome.
· Conhecer a origem de cada família, oportunizando a valorização da mesma.
· Identificar os componentes que formam a família.
· Reconhecer a casa como local de abrigo e proteção da família.
· Distinguir diferentes tipos de moradias.
· Desenvolver a atenção para futura identificação das partes do corpo e órgão dos sentidos.
· Estimular a higiene pessoal.
· Ouvir textos, poesias, histórias, rimas, parlendas, adivinhações, trava-línguas e músicas alusivas aos temas.
· Dramatizar com teatrinhos de fantoches.
· Identificar e escrever as letrinhas: O – N – L -.
CONTEÚDOS:
1) Linguagem Oral e Escrita:
· Hora da rodinha
· Técnicas variadas de chamadas (exploração do nome);
· Conversação e exercícios rítmicos (bingo, letras, etc.);
· Atividades com o nome;
· Saco surpresa: curiosidades e exploração dos cinco sentidos;
· Textos, poesias, histórias, parlendas, rimas, adivinhações, trava-línguas, músicas e dramatizações com fantoches;
· Calendário;
· Letras: O - N- L.
2) Artes Visuais:
· Recorte e colagem;
· Pinturas com tintas variadas;
· Desenhos livres;
· Massinha de modelar.
3) Matemática:
· Jogos, estabelecimento de regras;
· Classificação e seriação;
· Comparação: tamanho maior e menor, alto e baixo;
· Seqüência lógica;
· Noção de quantidade;
· Noção temporal e espacial.
4)Natureza e Sociedade:
· Desenvolvimento da consciência com a finalidade de, em conjunto, pensar, trocar idéias, desafiar, planejar, criar, imaginar, realizar e avaliar;
· Reconhecimento da importância das regras ou combinados para uma boa convivência;
· Construção da autonomia.
5) Ciências:
· Esquema corporal;
· Órgãos dos sentidos;
· Higiene corporal.
6) Música e Movimento:
· Boneca de lata;
· Cabeça, ombro, joelho e pé;
· Trula Birula;
· Eu conheço um jacaré
· Rua dos Bobos;
· A família
· Os sentidos;
· Dramatizações;
· Dança;
· Brincadeira;
· Você é especial;
· Moradia (música do canal Futura);
· Se eu fosse (moradia s dos bichos), e outros.
O projeto será organizado da seguinte forma:
1) Subprojeto: “Construindo a Identidade” – Quem sou eu e a escrita do nome.
2) Subprojeto: “Meu doce Lar” – Família e Moradia.
3)Subprojeto: “De corpo inteiro” - Corpo e Órgãos.
4)Subprojeto: “Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás” – Higiene e Saúde.
Primeira Semana do Projeto
Subprojeto: CONSTRUINDO A IDENTIDADE
Introduzir o tema fazendo a dinâmica abaixo:
Dinâmica das Cores: levar um aparelho de som para a classe e colocar uma música suave. Espalhar vários lápis ou gizes de cera de várias cores sobre a mesa e peça para que as crianças escolham a cor que mais lhes agrada. Haverá cores iguais e cores diferentes. Conversar com elas sobre como seria o mundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo fosse amarelo? Ou vermelho? Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza? Sim? Não? Por quê? Você pode perguntar se é bom haver cores diferentes e por quê. Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele... .
Sugestões de Atividades Práticas
1) História do Nome: conhecer a origem do nome.
2) Fichário: conhecer a escrita do seu nome.
3) Letras móveis: conhecer as letras e escrever seu nome através de uma brincadeira.
4) Bingo: conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
5) Atividades: reconhecer e escrever o nome.
6) Composição.
7) Histórias: “Esqueci o Nome” e” O Caldeirão da Bruxa Salomé”.
8) Rimas com o nome.
9) Chamada - confecção de painel para representar o número de meninas e meninos na sala (gráfico diário).
10) Recortar as letras do seu nome.
11) Espalhar fichas com nome e achar o seu.
12) Joguinho das Letras – com a ajuda da ficha, forme seu nome.
13) Textos diversos.
14) Separar as fichas:
· Meninos/meninas (contar)
· Nomes com a mesma letra
· Nomes que rimem
· Mesmo número de letras.
Segunda Semana do Projeto
Meu Doce Lar: FAMÍLIA E MORADIA
Sugestões de Atividades Práticas
1) Confecção de um livrinho da família.
2) Desenhar sua casa.
3) Saber o nome dos pais e irmãos.
4) Saber a profissão dos pais.
5) Visualização de diferentes tipos de moradia.
6) Os cômodos da casa.
7) Relacionamentos (cenas em família), trabalhados com fantoches.
8) Relatos orais para a elaboração e organização de idéias.
9) Textos impressos.
10) Canções alusivas à família e a moradia.
11) Pesquisar:
· Quem da nossa turma tem família mais numerosa?
· Quantas pessoas moram em minha casa?
· Quais os trabalhos que devem ser realizados em minha casa?
Terceira Semana do Projeto
De Corpo Inteiro: CORPO E ÓRGÃOS
Sugestões de Atividades Práticas
1) Educação Física, usando a história de “Catarina e o Urso Preguiçoso”, trabalhando aspectos psicomotores, como locomoção, equilíbrio e noções de lateralidade.
2) Ginástica orientada com músicas.
3) Explorar a altura de cada um com um barbante e fazer comparações.
4) Desenho do corpo em um papel para brincar e explorar.
5) Nomeação e classificação das partes do corpo.
6) Montar um quebra-cabeça do corpo.
7) Brincar com o corpo e os sentidos.
8) Visão: mostrar figuras grandes, médias, pequenas, coloridas, preta e branca, mostrar de longe e de perto, sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância dos olhos e da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?
9) Audição: brincar de identificar sons, barulhos em geral. Falar baixinho, falar alto, propor que sussurrem, gritem e que fiquem em silêncio. Através das brincadeiras, provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. E repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
10) Olfato: brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados. Dizer os cheiros que agradam e desagradam. Provocar para que percebam a importância de nosso nariz, de nosso olfato.
11) Paladar: brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados, provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.
12) Tato: brincar de sentir diferentes texturas (algodão, lixa, esponja, gelo, água fria e quente), provocando-os até perceberem a importância da pele, de nosso tato.
Quarta Semana do Projeto
Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás: HIGIENE E SAÚDE
Sugestões de Atividades Práticas
1) Realizar na sala de aula a “Feira do Banho” trazendo objetos envolvidos na higiene corporal.
2) Utilizar cartazes para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países sob as mais diferentes condições climáticas.
3) Destacar a necessidade de usarem roupas sempre limpas e de ter um lugar para guardar as roupas sujas.
4) Mostrar a necessidade de andar calçado.
5) Discutir sobre a importância da higiene bucal.
6) Entender que o uso do fia dental, associado à escovação correta dos dentes, permite o desenvolvimento ideal da dentição. Usar fantoche do Bocão.
7) Textos, poesias e adivinhas.
8) Dramatizar hábitos de higiene.
9) Histórias.
10) Músicas.
AVALIAÇÃO: Observar o comportamento do educando:
· Hábitos de trabalhos;
· Relacionamento com amigos e professora;
· Capacidade de cooperação;
· Participação e desempenho dos alunos na realização das tarefas escolares.
DATA: Durante o ano
Turma: II Período
Professora:
JUSTIFICATIVA: As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com os adultos.
Aproveitando essa fase essencial da vida de todo ser humano, a infância, procuraremos valorizar sentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si.
A questão fundamental, quem sou eu? Deve fazer parte do currículo desde a mais tenra idade, pois se reconhecer como ser humano, possuidor de um corpo, mente e espírito, com uma capacidade ilimitada é um direito de todos. A sua identidade como um cidadão com deveres, aprendendo a relacionar-se primeiramente consigo mesmo, depois estendendo estes laços até a sua família, para futuramente relacionar-se com toda a criação.
Compreender que as pessoas são seres humanos tem vida e fazem parte de um contexto, e que possuímos diferenças e semelhanças, e também que passamos, no decorrer da nossa vida por diferentes etapas. É fundamental reconhecermos cada uma dessas etapas, como lidar com elas, respeitando e valorizando as diferenças que encontramos em outros seres.
A construção da escrita do nome, na Educação Infantil, é vista como um grande caminho a ser percorrido pela criança.
O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera uma relação de identidade da criança com a escrita.
É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever. A partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome.
O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.
É importante que os alunos adquiram e aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas à sua vida.
OBJETIVOS:
· Construir sua identidade a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada;
· Relacionar-se de maneira afetuosa com os colegas e professores;
· Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas;
· Perceber e compreender que cada pessoa é única são diferentes das outras.
· Administrar suas emoções;
· Se auto-conhecer;
· Familiarizar-se com o ambiente escolar;
· Desenvolver o sentimento de amizade e coleguismo;
· Desenvolver a coordenação motora ampla e fina.
· Ampliar a capacidade de jogar simbolicamente;
· Reconhecer seu nome escrito e o dos colegas.
· Classificar e seriar objetos;
· Seqüenciar numericamente através do calendário.
· Obter noção de quantidade;
· Favorecer a socialização;
· Favorecer o conhecimento lógico-matemático.
· Conhecer a história de seu nome.
· Conhecer a origem de cada família, oportunizando a valorização da mesma.
· Identificar os componentes que formam a família.
· Reconhecer a casa como local de abrigo e proteção da família.
· Distinguir diferentes tipos de moradias.
· Desenvolver a atenção para futura identificação das partes do corpo e órgão dos sentidos.
· Estimular a higiene pessoal.
· Ouvir textos, poesias, histórias, rimas, parlendas, adivinhações, trava-línguas e músicas alusivas aos temas.
· Dramatizar com teatrinhos de fantoches.
· Identificar e escrever as letrinhas: O – N – L -.
CONTEÚDOS:
1) Linguagem Oral e Escrita:
· Hora da rodinha
· Técnicas variadas de chamadas (exploração do nome);
· Conversação e exercícios rítmicos (bingo, letras, etc.);
· Atividades com o nome;
· Saco surpresa: curiosidades e exploração dos cinco sentidos;
· Textos, poesias, histórias, parlendas, rimas, adivinhações, trava-línguas, músicas e dramatizações com fantoches;
· Calendário;
· Letras: O - N- L.
2) Artes Visuais:
· Recorte e colagem;
· Pinturas com tintas variadas;
· Desenhos livres;
· Massinha de modelar.
3) Matemática:
· Jogos, estabelecimento de regras;
· Classificação e seriação;
· Comparação: tamanho maior e menor, alto e baixo;
· Seqüência lógica;
· Noção de quantidade;
· Noção temporal e espacial.
4)Natureza e Sociedade:
· Desenvolvimento da consciência com a finalidade de, em conjunto, pensar, trocar idéias, desafiar, planejar, criar, imaginar, realizar e avaliar;
· Reconhecimento da importância das regras ou combinados para uma boa convivência;
· Construção da autonomia.
5) Ciências:
· Esquema corporal;
· Órgãos dos sentidos;
· Higiene corporal.
6) Música e Movimento:
· Boneca de lata;
· Cabeça, ombro, joelho e pé;
· Trula Birula;
· Eu conheço um jacaré
· Rua dos Bobos;
· A família
· Os sentidos;
· Dramatizações;
· Dança;
· Brincadeira;
· Você é especial;
· Moradia (música do canal Futura);
· Se eu fosse (moradia s dos bichos), e outros.
O projeto será organizado da seguinte forma:
1) Subprojeto: “Construindo a Identidade” – Quem sou eu e a escrita do nome.
2) Subprojeto: “Meu doce Lar” – Família e Moradia.
3)Subprojeto: “De corpo inteiro” - Corpo e Órgãos.
4)Subprojeto: “Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás” – Higiene e Saúde.
Primeira Semana do Projeto
Subprojeto: CONSTRUINDO A IDENTIDADE
Introduzir o tema fazendo a dinâmica abaixo:
Dinâmica das Cores: levar um aparelho de som para a classe e colocar uma música suave. Espalhar vários lápis ou gizes de cera de várias cores sobre a mesa e peça para que as crianças escolham a cor que mais lhes agrada. Haverá cores iguais e cores diferentes. Conversar com elas sobre como seria o mundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo fosse amarelo? Ou vermelho? Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza? Sim? Não? Por quê? Você pode perguntar se é bom haver cores diferentes e por quê. Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele... .
Sugestões de Atividades Práticas
1) História do Nome: conhecer a origem do nome.
2) Fichário: conhecer a escrita do seu nome.
3) Letras móveis: conhecer as letras e escrever seu nome através de uma brincadeira.
4) Bingo: conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
5) Atividades: reconhecer e escrever o nome.
6) Composição.
7) Histórias: “Esqueci o Nome” e” O Caldeirão da Bruxa Salomé”.
8) Rimas com o nome.
9) Chamada - confecção de painel para representar o número de meninas e meninos na sala (gráfico diário).
10) Recortar as letras do seu nome.
11) Espalhar fichas com nome e achar o seu.
12) Joguinho das Letras – com a ajuda da ficha, forme seu nome.
13) Textos diversos.
14) Separar as fichas:
· Meninos/meninas (contar)
· Nomes com a mesma letra
· Nomes que rimem
· Mesmo número de letras.
Segunda Semana do Projeto
Meu Doce Lar: FAMÍLIA E MORADIA
Sugestões de Atividades Práticas
1) Confecção de um livrinho da família.
2) Desenhar sua casa.
3) Saber o nome dos pais e irmãos.
4) Saber a profissão dos pais.
5) Visualização de diferentes tipos de moradia.
6) Os cômodos da casa.
7) Relacionamentos (cenas em família), trabalhados com fantoches.
8) Relatos orais para a elaboração e organização de idéias.
9) Textos impressos.
10) Canções alusivas à família e a moradia.
11) Pesquisar:
· Quem da nossa turma tem família mais numerosa?
· Quantas pessoas moram em minha casa?
· Quais os trabalhos que devem ser realizados em minha casa?
Terceira Semana do Projeto
De Corpo Inteiro: CORPO E ÓRGÃOS
Sugestões de Atividades Práticas
1) Educação Física, usando a história de “Catarina e o Urso Preguiçoso”, trabalhando aspectos psicomotores, como locomoção, equilíbrio e noções de lateralidade.
2) Ginástica orientada com músicas.
3) Explorar a altura de cada um com um barbante e fazer comparações.
4) Desenho do corpo em um papel para brincar e explorar.
5) Nomeação e classificação das partes do corpo.
6) Montar um quebra-cabeça do corpo.
7) Brincar com o corpo e os sentidos.
8) Visão: mostrar figuras grandes, médias, pequenas, coloridas, preta e branca, mostrar de longe e de perto, sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância dos olhos e da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?
9) Audição: brincar de identificar sons, barulhos em geral. Falar baixinho, falar alto, propor que sussurrem, gritem e que fiquem em silêncio. Através das brincadeiras, provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. E repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
10) Olfato: brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados. Dizer os cheiros que agradam e desagradam. Provocar para que percebam a importância de nosso nariz, de nosso olfato.
11) Paladar: brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados, provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.
12) Tato: brincar de sentir diferentes texturas (algodão, lixa, esponja, gelo, água fria e quente), provocando-os até perceberem a importância da pele, de nosso tato.
Quarta Semana do Projeto
Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás: HIGIENE E SAÚDE
Sugestões de Atividades Práticas
1) Realizar na sala de aula a “Feira do Banho” trazendo objetos envolvidos na higiene corporal.
2) Utilizar cartazes para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países sob as mais diferentes condições climáticas.
3) Destacar a necessidade de usarem roupas sempre limpas e de ter um lugar para guardar as roupas sujas.
4) Mostrar a necessidade de andar calçado.
5) Discutir sobre a importância da higiene bucal.
6) Entender que o uso do fia dental, associado à escovação correta dos dentes, permite o desenvolvimento ideal da dentição. Usar fantoche do Bocão.
7) Textos, poesias e adivinhas.
8) Dramatizar hábitos de higiene.
9) Histórias.
10) Músicas.
AVALIAÇÃO: Observar o comportamento do educando:
· Hábitos de trabalhos;
· Relacionamento com amigos e professora;
· Capacidade de cooperação;
· Participação e desempenho dos alunos na realização das tarefas escolares.
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