Projeto: "No Tempo dos Dinossauros"
Projeto: "No Tempo dos Dinossauros"
JUSTIFICATIVA
A todo o momento aparecem na mídia novos vestígios, evidências e teorias sobre a existência dos dinossauros e seu modo de vida. E esse é um dos principais motivos que tornam esses enormes animais tão interessantes e fascinantes.
Objetiva-se com o desenvolvimento desse projeto: “Em busca do Vale Encantado” proporcionar uma fantástica e emocionante viagem há milhões de anos antes do surgimento da inteligência humana; “mergulhar” na história dos dinossauros, conhecendo assim, suas características, diferenças e semelhanças; enriquecer os nossos conhecimentos para o aprimoramento no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e do que gostariam de saber sobre os dinossauros; conhecimentos: arqueológicos, científicos, históricos e geográficos.
QUESTÕES NORTEADORAS
Como sabemos da existência dos dinossauros?
Quando os dinossauros viveram?
Todos os dinossauros eram iguais?
Quantas espécies de dinossauros existiram?
Cada espécie de dinossauro tem um nome?
O nome de cada espécie é escrito em latim e tem o seu significado?
Como era o corpo dos dinossauros?
O que torna os dinossauros diferentes dos outros animais?
Como os dinossauros se locomoviam?
Os dinossauros nasciam do ovo?
Os dinossauros se alimentavam de quê?
Os dinossauros herbívoros eram calmos?
Os dinossauros carnívoros eram ferozes?
Existem dinossauros atualmente?
O que aconteceu com os dinossauros?
Como os dinossauros desapareceram?
OBJETIVO GERAL
Reconhecer através de pesquisas os animais que viveram na Pré-História. Identificando seu modo de vida, características, semelhanças, diferenças e as várias teorias científicas que explicam sua extinção.
OBJETIVOS CONCEITUAIS
Levantar idéias sobre o que sabe dos dinossauros.
Observar e relacionar as diferenças e semelhanças dos diversos tipos de dinossauros.
Identificar os dinossauros que são herbívoros e os que são carnívoros.
Identificar que os dinossauros são ovíparos (nascem do ovo).
Estabelecer relações de diferenças e semelhanças dos movimentos a partir das características de cada dinossauro.
Buscar informações em diversos livros sobre o misterioso desaparecimento dos dinossauros.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS
Pesquisar em diversos livros, textos, revistas, enciclopédias que contenham assunto referente aos dinossauros.
Aprender a manusear, enciclopédias, livros, revistas...
Montar o mural da sala visando atender ao princípio científico de fidedignidade da informação relacionada aos dinossauros.
Explorar fotografias, figuras que destacam as características e particularidades de cada dinossauro.
Produzir espontaneamente e com originalidade textos escritos e visuais relacionados às características físicas de cada tipo de dinossauro.
Comentar e relatar sobre os diversos tipos de dinossauros enfatizando suas características e particularidades.
Ampliar o vocabulário e o conhecimento através da descrição de um dinossauro.
Nomear as letras do alfabeto a partir do nome dos dinossauros.
Identificar a letra inicial e final do nome dos dinossauros para relacionar a outros nomes.
Identificar o nome dos dinossauros em outros contextos, através de atividades.
Contar as letras do nome de cada dinossauro.
Resolver situações problemas envolvendo a adição e subtração através de histórias relacionadas a os dinossauros.
Explorar diferentes materiais de sucata para montar alguns dinossauros.
OBJETIVOS ATITUDINAIS
Compartilhar o tratamento coletivo e individual de informações de cada tipo de dinossauro para elaboração de relatórios.
Conscientizar-se da importância do respeito entre os seres da mesma espécie como também de toda outra espécie de ser vivo.
DISPARADOR
Sessão do filme “Aventura no Vale” com pipoca.
Manuseio de diversos livros, revistas, enciclopédias, pôsteres relacionados aos dinossauros.
AÇÕES E ATIVIDADES
Pesquisa da história dos animais de interesse do grupo.
Coleta de dados por meio de pesquisas e observações.
Uso de diferentes fontes de informação.
Atividades lúdicas.
Atividades matemáticas.
Montagem de jogos, tabelas e gráficos...
Elaboração de cartazes, painéis.
Registros do assunto de diferentes maneiras.
Leituras diárias e hora do conto para o grupo mostrando gravuras e bonecos de dinossauros.
CONTEÚDOS RELACIONADOS AO PROJETO
Linguagem oral e escrita
O nome.
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas.
Observação do cotidiano que envolva leitura e escrita.
Matemática
Quantidades.
Cores.
Texturas.
Espessuras.
Tamanho.
Conjuntos.
Numerais associados à quantidade.
Natureza e sociedade
Moradia (habitat).
Alimentação.
Animais (herbívoros, carnívoros, ovíparos, répteis).
Artes visuais e psicomotricidade
Jogos diversos.
Desenhos dirigidos e espontâneos.
Recorte e colagem.
Músicas.
Poesias.
Pinturas.
Leituras diversas.
Passeios relacionados ao tema.
Escrita espontânea.
Mímicas.
Contos.
Histórias.
Brincadeiras de imitação.
RECURSOS
Textos diversos: revistas, jornais, livros, Internet...
Diferentes materiais: cola, tesoura, pincéis, papéis, jornais, lápis, massa de modelar, garrafas de refrigerante, caixas diversas, argila.
CD: “Séries Dinossauros” (compact disc digital áudio)
Histórias, músicas e karaokê de cada tipo de dinossauro