OVO DE PÁSCOA HUMM


Materiais: bolacha Maria, chocolate derretido, doce de leite, palito de picolé, embalagens (saquinhos e fita plástica).
Antes de dar o início a culinária, contar aos alunos que o coelhinho esta precisando de ajuda.
Ele precisa de ajudantes para fazer pirulitos de chocolate e entregar para uma turma de crianças de outra escola.
Explicar aos alunos que eles irão fazer os pirulitos e depois de prontos irão embalá-los. E na quarta-feira do dia 31 de março distribuirão os pirulitos após uma tarde de gincanas.
Passo a passo de como fazer o pirulito:
  • Distribuir as bolachas aos alunos;
  • Os alunos irão passar o doce de leite nas bolachas e após colocar o palito entre as duas bolachas;
  • Com auxílio de o professor mergulhar as bolachas no chocolate derretido;
  • Colocar o pirulito já coberto de chocolate em uma forma e espalhar uns granulados para decorá-los e levar a geladeira;
  • Quando o pirulito já estiver durinho é só embrulhá-los.
Após a produção dos pirulitos de chocolate contar juntamente com os alunos quantos pirulitos foram feitos. Colocá-los em uma cesta bem decorada.
Atividade 2: hora do conto – Dona coelha e seus filhotes.
Materiais: cd com a história e som.
Os alunos irão ouvir a historinha no rádio, após o professor irá questioná-los sobre a história.
Dona coelha e seus filhotes
A muitos e muitos anos, no reino da bicharada, vinha uma linda coelhinha saltando pela estrada.
Ela era tão bonitinha, branquinha muito branquinha desde o rabinho, as orelhas até a ponta do nariz.
Entretanto a coelhinha não parecia feliz:
- Ai, ai como é triste a minha vida eu vivo sempre sozinha, não tenho nenhum filhote, nenhum coelhinho de orelhas compridas e rabo curtinho.
- vejam que gracinha La vem vinda sua gata e seus gatinhos, dona lulu e seus lindos cachorrinhos e também a cabra e cabrito cuidando de seus filhotes.
MUSICA – FILHOTES
“Au, au, au, miau, miau, mé, mé, mé, La, La, La, La, vamos à festa da floresta, lalalalalala”.
- Bom dia dona coelha?
- Bom dia dona gatinha! Aonde vai assim toda animada levando a filharada?
- Puxa à senhora não sabe? Hoje é dia de festa, hoje é dia das mãezinhas da floresta.
- Dia das mãezinhas da floresta. Mas que beleza!
- Sim, com certeza a senhora também vai levar seus filhotinhos, seus lindos coelhinhos. Não dona coelha?
- Eu levar meus coelhinhos? Então a senhora não sabia? Eu não tenho nenhum coelhinho, nenhum filhotinho senhora dona gata.
- Há, mas isso não pode ser!
- Eu já vi o céu sem estrelas!
- Eu já vi o mar sem peixes!
- Eu já vi um jardim sem flores!
- Entre tanto uma coelha sem seus filhotinhos eu nunca vi na minha vida!
- Mas o que é isso crianças? Que falta de educação!
- Hora, hora, dona gatinha, seus gatinhos tem razão! Entretanto já é tarde e eu preciso ir embora!
-Sim já esta chegando a hora da festa, ate logo dona coelha, espero vê-la muito em breve pulando e cantando com seus filhotes.
- Bem a festa já começou, entretanto eu não vou! O que eu ia fazer lá sem coelhinho ou coelhinha, pulando sozinha para e para cá!
MÚSICA – COELHINHOS.
“Pulando e saltando de cá para lá, melhor brincadeira no mundo não há, pra baixo e pra cima nos vamos pular, depois deixar tudo de pernas pro ar, La La La La , hahahahaha, depois deixar tudo de pernas pro ar”.
- Mas o que é isso crianças? Onde se viu, pular dessa maneira? Se continuarem gritando desse jeito, vou chamar a sua mamãezinha, pra acabar com a brincadeira.
- Chamar nossa mãe, hahaha, nos não temos mãe nenhuma dona coelha!
- então vou chamar o seu pai, tio ou avô! Qualquer um da família dos coelhos e coelhas pra puxar as suas orelhas.
- Hahahahahaha, nos não temos nem mãe, nem pai, nem avô e nem tio, por que nos somos livre e sóis.
MÚSICA – COELHINHOS.
“Pular e cantar, pra lá e pra cá melhor brincadeira no mundo não há. Hehehe hehehehe hihihihi...”
- Será que eu ouvi bem? Vocês não têm ninguém pra cuidar de vocês?
- Ninguém, ninguém!
- Pois muito bem, eu tenho uma ideia, vocês vivem sozinhos aos pinotes por ai, e eu também vivo sozinha sem nenhum filhote.
- E daí?
- Bem eu poderia ser sua mãezinha, olha prometo tratar a todos com muito carinho!
- Há seria maravilhoso!
- Mas o que é isso dengoso? Nós temos vivido muito bem sozinhos sem ninguém, e se arranjarmos alguém ou uma mãezinha, vocês vão ver a toda hora ela dizer: vai tomar o seu banho, e lave o focinho escove o seu pelo e penteie o rabinho.
- Isso mesmo, e todos os dias haverá aquela cantoria...
MÚSICA – COELHINHOS.
“Não pulam tão alto, não corram demais, caminhem direito pra frente e pra traz, não comam se horas, não sujam o focinho, não sentem na cama sujando o rabinho. Hahaha hehehehe hihihi...”
- Pega! Pega! Há aqui estão esses orelhudos, manhoso, branquinho e dengoso, seu traquilas acabou a brincadeira, vou levar todos pra coelheira ela ficarem bem fechados ate aprenderem a ser comportados.
- Nós vamos presos? Há seu guarda não fizemos nada, nada, nos somos tão bonzinhos, tão mancinhos.
- Mancinho? Então diga quem anda por ai fazendo mil travessuras, mil diabruras meu centro da cidade.
MÚSICA – GUARDA.
“Ovos de dona pata, quem botou dentro do saco? Que amarrou uma lata no rabo do macaco? No bico do papagaio que colocou um apito? Quem pintou de vermelho a barbicha do cabrito?”
- Hehehehe hihihihhi hahahahaha... Até que foi engraçado o cabritinho ficou tão brabo, tão zangado!
- há é, pois muito bem! Já que vocês não têm ninguém venham comigo acabou-se a brincadeira vão todos pra coelheira.
- Hora esta é muito boa, escuta aqui seu guarda, quem disse que estes coelhinhos vão viver sempre sozinhos e sem ninguém?
- O que a senhora quer dizer então? Que é a senhora que é a mãe desses coelhinhos? Isso não pode ser!
- Pode sim, você vai ver! Não é verdade coelhinhos e coelhinhas que de hoje em diante eu vou ser sua mãezinha?
- Mamãe!
- Ouviu seu guarda?
- Sim ouvi, mas se a senhora agora é a mãe desses traquinas, por favor, lave-os os seus focinhos, penteia os seus rabinhos e tome conta deles direitinho.
- E é isto que vou fazer! E agora crianças de alo para seu guarda e vamos embora
- Sim mãezinha! Sim senhora! Até logo seu guarda! E não fique zangado de hoje em diante serei comportado.
- Isso mesmo crianças, e agora pra começar vamos todos para a festa das felizes mãezinhas da floresta. Entretanto meus filhos digam outra vez aquela palavra linda que eu gosto tanto de ouvir.
- Mamãe, mamãezinha...
MÚSICA – FILHOTINHOS
“Mamãe, mãezinha querida, agora por toda a vida, nos queremos viver juntos, bem juntinhos de você. Seremos bem comportados, jamais seremos levados”.
MÚSICA – MÃE
“Pois vamos crianças pra nossa toquinha, e lá serei sempre a sua mãezinha.
Que pula que pula, pra lá e pra cá, melhor brincadeira no mundo não há!”
FIM.

JANTA E HIGIENE.
BRINQUEDO LIVRE NA SALA.
Atividade 3: orelhas de coelho.
Materiais: folhas com o desenho das orelhas do coelho, algodão e muc.
Colorir, colar o algodão e após recortar a orelha do coelho.
Essas orelhas serão para a apresentação no dia 01/04/2010 na festinha de Páscoa dos alunos.
Atividade 4: móbile dos coelhinhos.
Materiais: molde dos coelhinhos, palitos, durex, lã e muc.
Distribuir os moldes para os alunos onde eles terão que colorir, recortar e construir o móbile.
Na ponta do móbile, na parte de cima, o professor colocará uma coelha mamãe.
Após expor os móbiles na sala.



BRINCADEIRAS, LIVRE NO PÁTIO.
MÚSICAS: cantar e dançar músicas relacionadas á páscoa.


PROJETO FOLCLORE

Projeto: Folclore. 

Duração: 10/08/10 a 27/08/10

Justificativa: Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.

Objetivo geral: Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
Conhecer a importância do folclore para a comunidade.

Objetivos específicos:
• Valorizar as manifestações culturais;
• Estimular o gosto pelo pela cultura popular;
• Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;
• Conhecer algumas lendas folclóricas;
• Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo; 
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Ampliar o vocabulário;
• Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
• Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda;
• Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;

Conteúdos:

• Data comemorativa – Folclore;
• Personagens do folclore;
• Coordenação motora – ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Expressão oral;
• Esquema corporal;
• Ritmo e dança;
• Músicas;
• Artes plásticas;
• Dramatização e criatividade;
• Sistema de numeração – noção de quantidade;
• Formas e cores.

Metodologia:
• Conversas e debates relacionados ao tema;
• Grafismo – desenho, pintura, traçado, dobraduras;
• Recortes e colagens;
• Jogo – memória e quebra-cabeça;
• Reprodução de histórias;
• Músicas – cantigas;
• Historinhas e lendas;
• Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
• Confecção de um painel da lenda do IARA;
• Construção da Árvore do Curupira;
• Confecção de um boneco SACI PARERÊ;
• Agenda do Saci;
• Construção do Boitatá com material de sucata;
• Construção de brinquedos;
• Teatrinho das “Travessuras de Saci-Pererê”.

Culminância: apresentação do teatrinho: “Travessuras de Saci-Pererê”.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

PROJETO MEIO AMBIENTE

Projeto: Meio Ambiente.
Público alvo: Educação Infantil.
Duração: 25 de maio a 11 de junho. 
Justificativa: A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos.
Objetivo geral: Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza.

Objetivos específicos: 
• Coletar dados a respeito do ambiente em que vivemos;
• Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
• Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
• Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
• Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora, vida marinha;
• Conhecer as partes de uma planta;
• Conhecer os tipos de animais;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Reconhecer e escrever o nome próprio;
• Trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver a percepção visual e de audição;
• Associar símbolos às quantidades correspondentes;
• Fazer comparações entre números e quantidades;
• Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
• Aprender e apreciar a musicalidade;
• Trabalhar e desenvolver o fazer artístico.

Conteúdo:
• Meio Ambiente;
• Planta e suas partes;
• Animais terrestres, aquáticos e aéreos;
• Seres vivos e não vivos; 
• Linguagem oral;
• Organização na escrita do nome;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Seqüência numérica (1 a 5);
• Número e quantidade (1 a 5);
• Classificação e ordenação;
• Música e ritmo;
• Artes plásticas;
• Expressão gráfica.
Metodologia:
• Conversa informal sobre meio ambiente, vegetação-plantas-fotossíntese, tipos de animais, poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem;
• Passeio pela comunidade e visita no horto florestal de Tramandaí e na praia;
• Traçado e pontilhado;
• Recortes, colagem, pintura;
• Fichas ilustradas;
• Confecção do livrinho – “coleta seletiva de lixo”;
• Murais – meio ambiente, plantas e suas partes, animais terrestres - aquáticos - aéreos;
• Jogos – dominó, quebra-cabeça;
• Cartaz da fotossíntese; 
• Experiência do feijão e da batata doce;
• Experiência da fotossíntese: folhas verdes no álcool; 
• Músicas relacionadas ao tema: “Bicho ruim”, “Dia do meio ambiente”, “Lixo no lixo”, músicas que falam de animais;
• Historinhas relacionadas ao tema: “A floresta zangada”, “A árvore triste”, “O sapo e a flor”, “Os animais do mundinho”;
• Confecção de animaizinhos com o tangram;

Culminância: Passeio no Horto Florestal em Tramandaí.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

EDUCAÇÃO FÍSICA (JUDÔ/BALÉ/JOGOS/BRINCADEIRAS):
As atividades físicas e recreativas visam: o desenvolvimento pessoal: domínio do próprio corpo; o que ele pode realizar com o corpo todo e com cada uma de suas partes; o domínio das coisas que o cercam: como utilizá-las, como se situar no tempo e no espaço; o desenvolvimento das qualidades sociais de cooperação, solidariedade, comunicação, etc.
Essas atividades incluídas no plano curricular da pré-escola, oferecem uma educação integral concorrendo com o desenvolvimento estético, intelectual, moral e cívico.

JOGOS E BRINCADEIRAS:
Algumas sugestões que ajudarão a utilizar os jogos e brincadeiras de forma mais adequada e proveitosa no ensino:
a) Defina, de forma clara e precisa, os objetivos a serem atingidos com a aprendizagem. Os jogos e brincadeiras podem ser usados para adquirir determinados conhecimentos (conceitos, princípios e informações), para praticar certas habilidades cognitivas e para aplicar algumas operações mentais ao conteúdo fixado.
b) Determine os conteúdos que serão abordados ou fixados através da aprendizagem pelo jogo ou pela brincadeira.
c) Formule as regras de forma clara e precisa para que não dêem margem de dúvidas.
d) Especifique os recursos ou materiais que serão usados durante a realização do jogo ou brincadeira, preparando-os com antecedência ou verificando se estão completos e em perfeito estado para serem utilizados.
e) Explique aos alunos, oralmente ou por escrito, as regras do jogo ou brincadeira, transmitindo instruções claras e objetivas, de modo que todos entendam o que é para ser feito ou como proceder.
f) Permita a participação, a motivação e estimulação de todos os integrantes do grupo ou equipe.
Como qualquer aula, os jogos e brincadeiras também devem ser planejados. O trabalho planejado é importante e necessário porque evita a improvisação; ajuda a prever e superar dificuldades e contribui para consecução dos objetivos estabelecidos com economia de tempo e eficiência da ação.

Alguns exemplos de jogos ou brincadeiras
1) Dança da Cadeira ou Estátua.
2) Corrida do Saco.
3) Corrida da batata ou ovo cozido.
4) Boliche ou Pescaria.
5) Colocar roupas ou tênis.
6) Pintar o amigo (palhaço ou animais).
7) Mímicas, imitações ou adivinhações.
8) Atividade com bexiga ou chapéu.
9) Atividade com sucata.
10) Atividade com diferentes tipos de bolas.
11) Karaokê.
12) Morto ou Vivo.
13) Desenho, pintura ou colagem.
14) Corrida com obstáculos.
15) Tomba-Latas.
16) Cantigas de Roda.
17) Desfile.
18) Formação de palavras.
19) Jogo da memória e outros.
Inglês e Informática

Será proporcionado às crianças o contato com inglês e informática, através de atividades, músicas, vídeos, cartazes, desenhos e pinturas.
A informática visa facilitar a aprendizagem de conteúdos curriculares, o uso do computador no processo pedagógico apresenta dois objetivos básicos:
melhorar a qualidade de ensino;
familiarizar o jovem com uma nova tecnologia, no qual utilizaremos software educativo e atividades complementares.

EDUCAÇÃO FÍSICA (JOGOS/BRINCADEIRAS):
As atividades físicas e recreativas visam: o desenvolvimento pessoal: domínio do próprio corpo; o que ele pode realizar com o corpo todo e com cada uma de suas partes; o domínio das coisas que o cercam: como utilizá-las, como se situar no tempo e no espaço; o desenvolvimento das qualidades sociais de cooperação, solidariedade, comunicação, etc.Essas atividades incluídas no plano curricular da pré-escola, oferecem uma educação integral concorrendo com o desenvolvimento estético, intelectual, moral e cívico.

Aspectos Psicológicos
Estão divididos de duas maneiras:

Fator afetivo Emocional
A escola deve proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor no sentido de amenizar a angústia do educando diante da ausência dos pais e frente a situações novas.
Fator Cognitivo
Através de um ambiente repleto de afeto, o professor deverá elevar a auto estima da criança com o objetivo de proporcionar o pleno desenvolvimento do potencial cognitivo de cada um respeitando sua singularidade e sua maturidade psicobiosocial.
Aspectos sócios-culturais
A escola prepara a criança para conviver com grupos sociais mais amplos que a família; a pré-escola deve fornecer-lhe elementos para conhecer esses gurpos sociais, e o fará partindo do próprio universo infantil: a família, a casa, a escola, a comunidade, as profissões, datas comemorativas,etc.

ASPECTOS BIOLÓGICOS
Ao propor atividades que visam à observação e compreensão de determinados aspectos biológicos, a pré-escola está fornecendo à criança condições para desenvolver o raciocínio lógico e incorporar o método contínuo de investigações, essenciais para posterior estudo das ciências naturais. O trabalho prático poderá se realizar através de alguns itens: as partes do corpo humano, higiene e saúde, alimentação, animais plantas, etc.

PROJETO ÉTICA E VALOR


Projeto Ética: Ética também se aprende na escola

Por Sheila blasques Nobile 
Disponivel em: http://sheilacriia.blogspot.com/

Discutir o sentido ético da convivência humana nas relações traz a luz uma reflexão sobre a liberdade de escolha. O que é certo e o que é errado nas dimensões da vida social. Porque interroga sobre a legitimidade de práticas e valores tradicionais e culturais, abrangendo também as ações pessoais.

Os valores morais e éticos orientam e conduzem as ações humanas na sociedade. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) o tema Ética é um dos Temas Transversais, que tem como preocupação em trazer valores éticos para o Ensino Fundamental, porque
a escola tem um papel muito importante na formação da criança, por isso é preciso trabalhar questões relacionadas aos valores humanos. Dessa forma, é importante desenvolver um projeto sobre valores éticos, para que os alunos tenham capacidade de analisar os diversos valores presentes na sociedade e na construção de princípios de respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade

Esse projeto tem como objetivo principal o discernimento dos alunos sobre valores éticos. Porque é importante que as crianças percebam o que é certo e o que é errado, mas para isso devem ser preparadas para que tenham capacidades e sejam criticas e assim decidirem por si sós a pensar, e não apenas a se adaptarem a novas situações, ou e ditar seus valores.  Aqui apresentaremos um trabalho sobre Ética com três eixos temáticos: respeito mútuo; justiça; diálogo e solidariedade.

O papel do professor
O professor tem um papel de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, diversifica as aulas, disponibiliza materiais, ou seja, faz toda a mediação pedagógica necessária.
Para tanto é importante que o professor seja coerente com o seu trabalho, porque atitudes e palavras controversas podem gerar uma confusão na cabeça da criança, pois os professores passam a ser exemplos para a criança de como se deve agir na coletividade, como demarcar seu espaço sem atingir o outro. Por isso, o educador precisa ter cuidado com os seus atos. O educador não pode ensinar valores éticos se não vivencia esses valores.
 
Objetivos do projeto 


§ Fazer uma reflexão e discussão sobre os problemas morais, mas sem induzir os alunos a aceitarem a posição do professor, como uma verdade que deve ser seguida.
§ Integrar a ética na educação moral das crianças, colocando-a diante de problemas morais em contextos específicos; 
§ Estimular o diálogo entre as próprias crianças e o adulto educador, para que o aluno possa analisar, refletir, ouvir e falar. 
§ Reconhecer situações em que a igualdade represente justiça (como, por exemplo, as regras de funcionamento da classe, o cumprimento de horários); 
§ Conhecer e compreender a necessidade das normas escolares que definem deveres e direitos dos agentes da instituição; 
§ Sensibilizar os alunos para a disposição para ajudar as outras pessoas, quando isso for possível e desejável;

Justificativa 

Trabalhar conceitos e práticas de valores éticos em sala de aula é necessário porque esses conhecimentos serão usados na sociedade. Porque o papel da escola é construir e fornecer as bases culturais através de um ensino-aprendizado significativo através da descoberta, do conhecimento e da prática, de modo que os alunos possam decidir por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida. Porque educar em valores significa dar as possibilidades da construção.

Metodologia 
A metodologia usada será múltiplas incluindo pesquisas na realidade, entrevista com pessoas, criação de um jornal, análise de filmes, análise de histórias e vivências emocionais etc. 

A conclusão 
 Ao final do projeto, é interessante que as atividades como jornais, cartazes e relatórios sejam expostos na escola. 

TRABALHE VALORES ÉTICOS EM SALA DE AULA

Atividade 1: Jornal mural 
O jornal é uma janela de papel que reflete valores éticos através dos mais variados temas tornando-se assim uma ferramenta importante para o educador trabalhar sobre um prisma reflexivo e critico.

Idade: 9 a 11 anos de idade
Objetivos: Fazer uma reflexão e discussão sobre os valores éticos
Materiais: jornais, cola, tesoura, cartolina

Desenvolvimento da atividade

1. A classe será dividida em grupos;
2.Cada grupo irá elaborar um jornal mural;
3. Os alunos pesquisaram em vários jornais, noticias e reportagens que contenham os seguintes temas: solidariedade, diálogo, justiça e respeito mútuo;
4. Recortaram as noticias e reportagem e montarão um jornal mural, dividindo o jornal em nos temas citados;
5. O jornal deverá ter um nome, escolhido pelo grupo.
6. Após a elaboração do jornal, os grupos escolherão uma noticia ou reportagem para expor e expor os pontos positivos e importantes presentes.
7. O jornal será exposto no mural da escola ou da classe.

Atividade 2: Literatura infantil e os valores éticos 
A literatura infantil é uma maravilhosa fonte para trabalhar valores éticos, como respeito mútuo; justiça; diálogo e solidariedade. Porque trazem no seu conteúdo lições para a vida são de grande valor na formação do caráter.

Idade: 6 a 11 anos de idade
Objetivos: Estimular o diálogo e a análise critica.
Materiais: histórias infantis

Desenvolvimento

1. As carteiras ficarão no formato de U;
2. O professor fará a leitura da história para a classe;
3. Após a leitura haverá um debate direcionado pelo professor, sobre os valores éticos presentes na história e sobre as atitudes dos personagens.
Exemplos de questionamentos:
_ Como vocês agiriam numa situação semelhante? Por quê?
_ Como vocês avaliam as escolhas dos personagens? Por quê?

Indicação de histórias:

Cinderela e A bela adormecida, que tem como tema central a inveja, mostrando claramente que a falta de respeito mútuo pode causar na vida das pessoas, também mostra as dois tipos de vida: de um lado, a vida satisfatória, repleta de felicidade, pessoas que se respeitam e que amam tudo a sua volta; e de outro lado, o mais obscuro dos sentimentos, a inveja, o desejo de querer o que é do outro.


Branca de Neve e os sete anões, onde a bondade e a solidariedade ficam evidente quando os sete anões abrigam a Branca de Neve.

Atividade 3: Análise de filme 
Muitos filmes infantis trazem nas entrelinhas de suas histórias, valores morais e éticos que podem ser abordados em sala de aula. Dessa forma, o professor precisa aproveitar isso para atrair o aluno para assunto ética, porque o filme apresenta muitas possibilidades e dependendo da criatividade do professor em conduzir o processo lúdico de ensino, pode ser uma experiência riquíssima, principalmente considerando as possibilidades de se estabelecer uma relação entre o conteúdo do filme com a realidade, tornando a aprendizagem mais dinâmica, crítica e participativa. E com certeza a criança assimilará melhor as informações tornando-se mais crítica e coerente.

Idade: 6 a 11 anos de idade
Objetivos: desenvolver a audição (ouvir o outro); refletir sobre as situações vividas pelo personagem do filme; relacionar as vivências familiares com as apresentada no filme; debater sobre as atitudes e dos personagens e comparar com as próprias vivências do dia-a-dia.


Desenvolvimento

1. Os alunos assistirão ao filme;
2. O professor irá para o filme em alguns trechos para que se tenha um analise das atitudes dos personagens, para tanto haverá um questionamento por parte do educador.
“O que aconteceu?”
“Vocês acham essa atitude certa ou errada?”
“Como vocês agiriam?”
3. Para que o trabalho não se torne cansativo, ele poderá ser dividido em partes, em dias da semana. Assim o filme poderá ser trabalhado durante uma semana.

Indicações de filmes e valores éticos que podem ser abordados:

Mulan- Pode-se trabalhar a questão da discriminação, da perseverança e da diferença entre os gêneros, porque é nesse filme mostra a época que as mulheres só serviam para casar-se e terem filhos, elas não podiam ter as funções e a liberdade de um homem.

O Corcunda de Notre Dame- pode-se trabalhar também a discriminação e a falta de solidariedade e respeito mútuo.

O espanta tubarões o professor pode trabalhar as conseqüências das mentiras, porque toda mentiras inventada por Oscar, o personagem principal acarretou em coisas boas e ruins, então o professor pode discernir junto com as crianças, o certo do errado.

Irmão urso- Nesse filme Kenai como resultado de sua jornada, começa a questionar tudo o que sabe e aprende várias lições importantes sobre o verdadeiro significado da fraternidade.
O professor pode trabalhar também a questão das aparências, como diz um velho ditado: “As aparências enganam”.

Atividade 4: Auto-avaliação 

Idade: 7 a 11 anos
Objetivos: Fazer com que o aluno faça uma reflexão e auto-avaliação sobre suas atitudes; construir uma imagem positiva de si e o respeito próprio.
Materiais: figuras de personalidades, uma caixa de sapato com tampa, um espelho pequeno, papel color sete.

Esta atividade também pode ser aplicada quando os alunos estão rotulando os colegas pelas ações, colocando apelidos.

Preparando a atividade:

1. Recorte as figuras de personalidades e as guarde;

2. Cole o espelho dentro da caixa de sapato e a tampe, encape a caixa com papel color sete.
3. Faça um recorte na tampa para que o aluno possa ver o próprio rosto na caixa de sapato.


Desenvolvimento da atividade

1. Faça um U de carteiras;
2. Coloque a caixa de sapato numa mesa e ao lado dela várias figuras de personalidades;
2. O professor explicará que cada aluno será chamado para dar nota de 1 a 10 as atitudes, valores éticos, da personalidade que estará na caixa, e que deverá explicar o que a personalidade tem de bom que recebeu essa nota. O aluno não poderá dizer para os colegas para qual personalidade o educando deu nota
3. O professor fará que coloca a figura na caixa, mas na verdade a deixa num canto da caixa, para que o aluno possa ver apenas o espelho e a sua própria imagem.
4. É importante que o professor valorize as atitudes positivas dos alunos.


Atividade 5: Zelo com a nossa escola 

Idade: 9 a 11 anos de idade
Objetivos: zelar pelo bom estado das dependências da escola; valorizar o patrimônio
Materiais: cartolina, pincel atômico, fita adesiva.

Esta atividade também pode ser aplicada quando os alunos demonstram falta de zelo com a sala de aula e com a escola: jogando papel no chão, rabiscando carteira, colocando mãos sujas nas paredes.

Desenvolvimento da atividade:

1. A classe será dividida em grupos;
2. Cada grupo através de um sorteio saberá qual local da escola ira cuidar;
3. Os grupos deverão fazer um relatório de como se encontra o local;
4. Os grupos também farão uma entrevista com o responsável pelo limpeza do local para saber como funciona a conservação e como os alunos agem em relação a conservação deste local.
5. Será feito um cartaz pelo grupo com itens de conservação, esse cartaz será fixado no local.
6. O grupo ficará responsável de durante a semana acompanhar seus os alunos da escola estão seguindo os itens, para tanto farão um relatório diário de conservação do local.
7. Ao término da semana o grupo fará uma avaliação de como o local foi cuidado pelos alunos da escola e o que os alunos não fizeram, essa avaliação será feita num cartaz que será fixado ao lado do outro cartaz, aquele colocado com os itens de conservação;
8. Na sala de aula os alunos apresentarão seus relatórios para os outros grupos que relataram suas experiências, isto é, como se sentirão em relação a atividade.

Atividade 6: A flor dos valores éticos 

Objetivo: Esta dinâmica fará o aluno perceber a importância dos valores éticos
Material necessário: Papel de seda de várias cores.

Está atividade pode ser aplicada também quando alguns alunos na classe estiverem apresentando problemas relacionados aos valores éticos como respeito mútuo, porque a mensagem é que todos devem mudar e podem florescer.

Preparando a atividade:

1 - O professor deve cortar o papel de seda para que fique do tamanho de um papel sulfite cortado ao meio.
2 - Deve distribuir um pedaço para cada participante, procurando diversificar as cores.


Desenvolvimento da atividade:
1 – O professor motivará os alunos, dizendo que a folha que eles têm na mão é a vida de cada um deles. Pedirá para que notem que um lado da folha é liso e o outro, um pouco mais áspero, eles podem indicar o certo e o errado.

2- O professor deverá pedir aos alunos que segurem as folhas numa das pontas, fazendo-as balançar para ouvir o barulho (a vibração). Deverá explicar que nem sempre tudo todos fazem o que é certo.

3- O professor perguntará o que faz que agimos de forma errada, sem respeito mútuo, sem solidariedade, sem justiça, sem diálogo. Deverá solicitar a ajuda dos alunos para que citem outros exemplos, e cada palavra anunciada, pedirá que amassem o papel, até ficar uma bolinha.
4- Com a bolinha na mão, o professor perguntará ao grupo: “O que devemos fazer com esta bolinha agora?”.

5. Se alguém disser para que se jogue fora a bolinha, o professor intervirá dizendo que não podemos jogar fora nossos valores éticos, mas sim reconstruí-los.

6. O professor deverá motivar os alunos a dizerem palavras como diálogo, respeito mútuo, justiça, solidariedade, responsabilidade, zelo, lealdade, liberdade, coleguismo e a cada palavra vai-se abrindo novamente o papel

7 - Com o papel todo aberto, o professor deverá dizer que o papel está cheio de rugas. Essas rugas são os valores antigos. E deverá pedir que os alunos balancem o papel para ver se os valores antigos vibram. Nesse momento, pede ao grupo para balançar a folha. Agora a vibração é bem menor.

8 - O professor pedirá aos alunos para dobrarem as folhas ao meio e recortá-las em duas partes. Juntando essas duas partes, pede para recortá-las novamente, ficando agora com quatro partes.

9 – O professor orienta os alunos a trocar os pedacinhos com os colegas, de maneira que cada um fique com quatro pedacinhos de cores diferentes.

10 – Após a troca pedirá para colocarem os pedacinhos de maneira que fique um na horizontal e outro na vertical, formando duas cruzes.

11 - Os alunos deverão colocar o dedo indicador no centro das “cruzes” e modelar uma flor. O professor explicará que por mais que tenhamos valores anti-éticos, ainda podemos florescer e mudar nossos valores. Porque podemos até perder a vibração, mas podemos florescer novamente. 


Atividade 7: Interpretação da imagem 


Idade: de 6 a 8 anos de idade
Objetivos: Fazer com que o aluno faça uma reflexão sobre valores

Materiais: figuras com situações de solidariedade, respeito mútuo, justiça, dialogo, zelo, lealdade, responsabilidade, honestidade, coleguismo.

Desenvolvimento da atividade

1- A classe será dividida em grupos de até quatro alunos;
2- Os grupos receberão figuras que demonstram valores éticos para que os alunos identifiquem esses valores.

Atividade 8: O corredor da amizade 


Idade: 6 a 11 anos de idade
Objetivo: desenvolver o respeito mútuo
Materiais: um CD de música e aparelho para tocar o CD
O professor pode desenvolver também esta atividade quando perceber que os alunos não aceitam alguns colegas em seus grupos.
Desenvolvimento da atividade
1. primeiro na sala de aula o professor irá explicar que todos tem qualidades e que só na convivência, no dia-a-dia que percebemos as qualidades do outro. O educador questionará quais são as qualidades que uma pessoa pode ter.
2. Após a explicação a classe formará um corredor, com o distância mento de 1 m. entre os alunos, sendo um de frente para o outro;
3. O professor colocará uma música suave e passará por esse corredor um aluno de cada vez, formando o corredor novamente no final;
4. Quando o aluno passar de olhos fechados pelo corredor bem devagar, cada aluno dirá no seu ouvido uma qualidade do colega. 






BAMBOLÊ


PSICOTRICIDADE III


ATIVIDADES COM BAMBOLÊ

Correr executando saltos curtos e longo dentro dos arcos espalhados pelo chão
Com os arcos colocados um ao lado do outro, formando um caminho, executar saltos curtos, de arco em arco, com os pés unidos
Utilizando a formação anterior, saltar os arcos, um sim, outro não
Com os arcos colocados livremente de acordo com a criatividade de cada um
Utilizar arcos como: direção de carro, casa de coelhinho, caminho para a floresta  (no chão, um ao lado do outro),  túnel  (em pé, um ao lado outro)
Rolar o arco
Rodopiar o arco
Rolar o arco um para o outro

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