PROJETO DIA DO CIRCO


Educação Infantil
Duração: Duas Semanas

Justificativa: O mundo do Circo é um mundo mágico, onde a arte e a alegria estão presentes no dia a dia de quem vive esse mundo. Pretendemos neste projeto trazer para a sala de aula um ambiente de magia e colorido, onde a criança poderá junto com o educador desenvolver sua imaginação e desenvolver experiências comuns, por vezes pouco exploradas.

Objetivo Geral:
- Conhecer o universo circense.

Objetivos Específicos:
- Desenvolver o gosto pelas artes circenses;
- Valorizar os profissionais do circo;
- Conhecer diferentes animais e brincadeiras do circo;
- Estimular a criatividade, imaginação, socialização e integração;
- Desenvolver a atenção e raciocínio.

Atividades desenvolvidas:
- Músicas e dança com o tema;
- Produção de textos e contação de histórias;
- Pinturas no papel e no rosto;
- Confecção de cartazes com montagens e recortes;
 - Confecção de máscaras, quebra-cabeças, touca de palhaço, fantoches de meia;
- Atividades de matemática utilizando de números e formas geométricas;
- Trabalhar expressões fisionômicas utilizando do espelho;
- Apresentação e teatro (desenvolvido pelos professores).


Algumas Mágicas Realizadas:
*Adivinhação:
MATERIAL
1. Três quadrados de papel crepom de mesmo tamanho, mas de cores diferentes (10 cm x 10 cm) 
2. Chumbadas pequenas de pesca 
3. Uma moeda pequena 
PREPARAÇÃO
1. Escolha um dos papéis e faça uma bolinha 
2. Com outro pedaço de papel de outra cor, embrulhe a moeda fazendo uma bolinha igual a primeira. ATENÇÃO: a moeda deve ser escondida no papel. 
3. Com a última folha de papel embrulhe duas chumbadas fazendo outra bolinha igual as duas primeiras. 
4. Você terá três bolinhas iguais, mas de pesos diferentes. 
5. Guarde na memória a cor das bolinhas relacionando com o peso de cada uma. 
APRESENTAÇÃO
1. Chame alguém da platéia.
 
2. Mostre as bolinhas.
 
3. Vire de costas e peça para escolher uma delas.
 
4. Diga para colocá-la na sua mão.
 
5. Concentre-se e sinta o peso da bolinha.
 
6. Diga em voz alta coisas que são da mesma cor da bolinha. Crie um suspense.
 
7. "Adivinhe" a cor da bolinha.
 

DICA:Cuidado para que ninguém descubra o segredo da mágica.
*Caixa Mágica
MATERIAL
1. Uma caixa de fósforos 
2. Dois clipes 
3. Imã pequeno
PREPARAÇÃO
1. Coloque o imã em sua mão. 
2. Coloque os clipes dentro da caixa de fósforos e deixe-os no canto da caixa.
3. Feche a caixa o suficiente para ocultar os clipes. 
4. Coloque a caixa sobre o imã em sua mão fazendo com que os clipes fiquem sobre o imã. 
5. Movimente a caixa para saber se os clipes estão bem presos. Eles não podem fazer barulho.
APRESENTAÇÃO
1. Mostre a caixa semi-aberta em sua mão. ATENÇÃO: os clipes e o imã não podem ser vistos.
2. Diga que a caixa está vazia. 
3. Feche a caixa. 
4. Mexa a caixa. ATENÇÃO: os clipes não podem fazer barulho. 
5. Ainda mexendo a caixa, faça um passe de mágica ou diga uma palavra mágica e, com os dedos, puxe o imã. Ninguém pode perceber isso. 
6. Os clipes farão barulho como se tivessem aparecido dentro da caixa. 
7. Abra a caixa e mostre os clipes. ATENÇÃO: cuidado para ninguém perceber o imã depois de acabar a mágica. 
DICA:Acredite na mágica, só assim você convencerá as pessoas.
Fósforos Obedientes:
MÁGICO:
Alejandro
MATERIAL:
Uma caixa de fósforos com fósforos
PREPARAÇÃO:
1-Separe um palito.
2-Corte-o da largura da caixa de fóforos. Coloque esse palito atravessado sobre os outros palitos na caixa. Feche a caixa.
APRESENTAÇÃO:
- Segure a caixa pelas laterais com os dedos indicador e polegar. Pressione de forma que o fósforo atravessado fique firme sobre os outros. 
- Abra um pouco da caixa e mostre para a platéia, sem mostrar o palito atravessado. 
- Vire a caixa de cabeça para baixo. 
- Abra totalmente a caixa. 
Solte um pouco os dedos quando quiser que os fósforos caiam.
DICA:
Treine bastante em frente a um espelho. Boa sorte.
*Moeda Irritante:
MATERIAL:
Uma moeda
APRESENTAÇÃO:
1. Mostre a moeda e diga que é uma moeda fantasma.
2. Pegue a moeda com a mão esquerda.
3. Passe para a mão direita.
4. Se apoie na mesa ou balcão com o cotovelo esquerdo. 
5. Passe a moeda no braço esquerdo.
6. Tire a mão do braço e deixe a moeda cair na mesa.
7. Diga que não esta conseguindo se concentrar.
8. Pegue a moeda com a mão esquerda.
9. Quando quiser que a mágica aconteça, faça o movimento de colocar a moeda na mão direita. Com o dedo polegar segure a moeda na palma da mão esquerda.
10. Feche a mão direita
11. Se apoie na mesa com o cotovelo esquerdo.
12. Enquanto estiver passando a mão direita no braço esquerdo, coloque a moeda na nuca de forma que ela não caia. Faça isso sem que percebam.
13. Tire a mão direita do braço esquerdo e mostre que a moeda não está.
14. Diga que a moeda desapareceu graças à mágica.
DICA:
você já sabe! Treino, treino, treino!!!
*Palitos que se afastam
MATERIAL
1. Dois fósforos
2. Uma carga de caneta vazia
3. Tesoura sem ponta
PREPARAÇÃO
1. Corte um pedaço de 3 cm de carga da caneta.
2. Coloque um palito em cada extremidade da carga. 
3. Dobre a carga com os palitos ao meio fazendo os palitos ficarem um do lado do outro. 
4. Segure os palitos com os dedos escondendo a carga.
ATENÇÃO: ninguém pode ver a carga.
APRESENTAÇÃO
1. Mostre os palitos e fale do poder da mente.
2. Peça para prestarem atenção nos palitos em sua mão. 
3. Concentre-se e afrouxe aos poucos os dedos.
4. Os palitos vão se afastar graças à mágica.
ATENÇÃO: a carga não pode ser substituída por um canudinho.
DICA:Acredite na mágica. Só assim você convencerá a platéia.
*O Embrulhão
MATERIAL
1. Quatro pares de papéis quadrados de tamanhos e cores diferentes 
2. Moeda 
3. Cola
PREPARAÇÃO
1. Separe quatro papéis, um de cada tamanho. 
2. Dobre o papel menor em três. 
3. Dobre novamente em três, formando um embrulho quadrado. 
4. Faça o mesmo com todos os outros papéis, lembrando que o menor deve caber dentro do maior. 
5. Cole o embrulho dentro do outro. Você terá um embrulhão. 
6. Agora, faça o mesmo com os outros quadrados que sobraram, fazendo um segundo embrulhão, idêntico ao primeiro.
ATENÇÃO: Cole um embrulhão nas costas do outro. 
APRESENTAÇÃO
1. Mostre o embrulhão aberto em sua mão. 
ATENÇÃO: O segundo embrulhão não pode ser visto.
2. Diga que é um embrulhão mágico. 
3. Pegue a moeda e coloque-a no embrulhão. 
4. Feche o embrulhão com calma, faça um suspense para o que vai acontecer. 
5. Pegue o embrulhão, leve-o até sua boca e dê um sopro mágico. 
6. Vire o embrulhão e coloque-o de volta na sua mão. 
ATENÇÃO: O embrulhão de baixo estará com a moeda e não pode ser visto. 
7. Abra o embrulhão. 
8. As pessoas vão pensar que a moeda desapareceu.
DICA:Ao terminar a mágica, cuidado para que não vejam o segredo.

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

 Quanto ao tema desse projeto, acho irrelevante para as crianças do Maternal. Mas, disponibilizo para crianças de outras faixas etárias: 


CHEGADA DOS PORTUGUESES NO BRASIL

·        Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram um cenário bem diferente do que conhecemos hoje. Proponha aos alunos que imaginem como era o Brasil naquela época e de registrem por meio de desenhos. Deixe que os alunos falem de seu desenho aos outros alunos.
·        Colagem: Faça o contorno de um mapa do Brasil em uma folha grande. Escreva um título para a colagem (MEU PAÍS, NOSSO POVO...).
·        Convide os alunos a montar o "perfil" de nosso país. Para isso, deverão recortar e colar dentro do contorno: os habitantes (pessoas), bandeira, animais.

Fonte: Editora moderna

PROJETO PROFISSÕES




Duração: 1 mês
Público Alvo: Alunos da Educação Infantil
  
Objetivos

·        Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões;
·        Desenvolver a criatividade;
·        Desenvolver a linguagem oral e escrita

Justificativa

Diante da complexidade de trabalhar o tema profissões na Educação Infantil,  foi pensado duas alternativas para desenvolve-lo de forma significativa. Alternativas estas que estão descritas a seguir.

1ª alternativa

Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criar um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.

O desenvolvimento do projeto se dará mediante a criação de murais, dramatização das profissões, historia das profissões, textos,  jogos, caça palavras, adivinhas, cruzadinha e ilustrações.

Para a culminância do projeto um dos pais poderá ser convidado para ir na escola falar da sua profissão para as crianças.

2ª alternativa

Serão escolhidas dez a doze profissões relevantes

Exemplo

Professor
Medico
Carteiro
Pintor
Motorista
Padeiro
Dentista
Bombeiro
Soldado
Costureira
Cozinheiro
Cabeleireiro

Cada dia o professor apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças.

Após isso, será elaborado um álbum de figurinhas com a descrição básica de cada profissão e espaço para ilustração do aluno. A figurinha poderá ser feita pelo professor e numerada para que o aluno a cole no lugar correto. Seria interessante não colar todas as figurinha no mesmo dia.

ATIVIDADE OUTONO

http://tiacriss.blogspot.com/2010/03/atividades-outono.html
http://kellycrismarroig.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/03/21-de-marco-inicio-do-outono.html
http://carlaepigmeus.blogspot.com/2009/09/outono.html




CORPO HUMANO MATERNAL

Eu gosto muito de trabalhar o corpo humano com meus alunos usando está prática bem antiga e muito eficiente na minha opinião, portanto compartilho com vocês abaixo:


Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc).



As crianças escolhem o sexo, o nome, as características do boneca e deixamos ele na sala durante o ano como se fosse o amiguinho da turma.

Abraços

Até a próxima

ATIVIDADE CORPO HUMANO



Atividades lúdicas: corpo humano

Levar para a sala diversos tipos de espelhos (pequenos e para o corpo inteiro).Fixar numa parede da sala e perguntar aos alunos que partes do corpo eles refletem.
Convidar os alunos a andar livremente pela classe. A um sinal combinados eles devem tocar as partes do corpo que se pede: braço, orelhas, cabeça, olhos etc.

Formar grupos com três quatro alunos. Desenhar o contorno de um aluno em uma folha de papel pardo para que cada grupo complete a figura.

Brincar do jogo do espelho: em duplas, um aluno imita os gestos e os movimentos do colega.

Explorar com os alunos ações corporais diversas:andar com uma perna só, abotoar a roupa com uma só mão. Comentar com os alunos sobre as dificuldades para realizar cada ação proposta.

Levar os alunos ao pátio e deixa-los correr livremente. A um sinal combinado, eles devem parar e colocar a mão sobre o peito para observar as alterações que o corpo sofre. O que está acontecendo? De ondem provem o som? No caso de nenhum aluno mencionar que o som provem das batidas do coração, explicar o que ocorre. Aproveitar para informar que o coração é um órgão vital do corpo.

PROJETO CORPO HUMANO




Duração: 1 mês e meio
Público Alvo: Alunos da Educação Infantil

 Objetivos:
·        Identificar todas as partes do corpo;
·        Conhecer as partes do corpo;
·        Reconhecer os sentidos;
·        Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;
·        Vestir-se e desvestir-se sozinhos.
·        Conhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene;
·        Relacionar Higiene e prevenção de doenças;
·        Aprender como se pode ter uma boa higiene;
·        Cultivar Hábitos saudáveis;
·        Identificar os diferentes produtos de Higiene;
·        Observar a falta de Higiene nos diferentes ambientes;
·        Produzir cartazes sobre limpeza e higiene ambiental na escola;
·        Trabalhar a expressão corporal e os cuidados com o corpo;
·        Desenvolvimento da criatividade;
·        Desenvolvimento de atividades lúdicas.

 Sugestões de Atividades

·        Estimular as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade;
·        Estimular o raciocínio e a atenção;
·        Estimular a Socialização
·        Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente.
·        o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
·        Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do seu corpo;
·        Todos com seus perfis contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem;
·        É interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar;
·        Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças.
·        Num segundo momento o professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés... Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para cada parte do corpo que for citada.
·        Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.
·        Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula, as quais as crianças adoram

1 - Cabeça, ombro, joelho e pé.
2 - Pop Pop:
3 -  Remexo:
·        É interessante apresentar um cartaz com as partes do corpo e deixar fixo na sala de aula.
·        Montar bonecos articulados com as crianças, fazendo-as pintar, e deixar que brinquem a vontade por algum tempo – Modelos em anexo.

Os Sentidos...

Já tendo explorado bastante as partes do corpo, observado no espelho, dançando, tocando-o, relaxando... Passar para a segunda fase do projeto: Explorar os sentidos.

·        Visão: Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?

·        Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza,vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?

·        Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.

·        Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.

·        Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando.

Brincar com o corpo e com os sentidos...

O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:

·        Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
·        Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;
·        Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
·        Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
·        Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;
·        Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor;
·        Dançar em diferentes ritmos;
·        Pular entre bambolês;
·        Imitar animais;
·        Andar em curvas;
·        Arremessar e agarrar bolas;
·        Brincar de Chefinho mandou;
·        Brincar de Morto-Vivo;
·        Brincar de Estátua;
·        Brincar de cabra-cega;
·        E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível, tempo e desejo do professor...

Sempre é bom...

·        Trabalhar com parlendas, adivinhas, trava-línguas;
·        Desenhar livremente ou de maneira orientada – Exemplo: Desenhe seus olhos.
·        Trabalhar pesquisas. Deixar que as crianças recortem e colem diferentes figuras de corpo humano;
·        Usar as cantigas e brincadeiras de roda;
·        Modelar bonecos, procurando colocar todas as partes do corpo;
·        Criar um boneco do tamanho das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.

OS SENTIDOS AUDIÇÃO

OS SENTIDOS VISÃO

OS SENTIDOS PALADAR

SENTIDOS TATO

OS SENTIDOS PALADAR

MEIOS DE TRANSPORTES


Em um passeio pela Internet encontrei esses projetos sobre Meios de Transporte e achei super interessantes. Não poderia deixar de compartilhar essas idéias com vocês.

Fonte: 
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/90/imprime184616.asp

Projeto1: Os Automóveis - Bip! Bip! Fom! Fom!

Projeto: Os Automóveis - Bip! Bip! Fom! Fom!
No NEI-CAp/UFRN, o projeto sobre meios de transporte teve início quando a professora Patrícia percebeu o grande interesse dos alunos pelos automóveis. Então, ela planejou atividades que mostrassem a evolução dos meios de transporte em geral e aprofundassem o conhecimento da turma sobre os carros. Segundo Patrícia, o principal objetivo era fazer com que a turma compreendesse a evolução dos transportes a partir das necessidades humanas, e para tanto aplicou as atividades a seguir.

Primeira etapa
 Patrícia estimulou os pais a fazerem pesquisas em casa com os filhos sobre o tema "Os automóveis".
 Também procurou verificar, logo no início, o grau de conhecimento dos pequenos sobre o assunto com perguntas como: O que são meios de transportes? Quais os meios de transportes que vocês conhecem? Em qual meio de transporte vocês vêm para a escola?
 Em roda, conversou com os alunos sobre as informações coletadas.
 A turma também fez a leitura de textos sobre o surgimento do automóvel e refl etiu sobre como era feito o transporte antigamente. Como as pessoas se deslocavam? Os animais serviam de transporte?
 Uma exposição de fotos foi montada com todo o material pesquisado, fazendo uma linha do tempo na qual a invenção da roda foi tratada como um marco histórico.
★ As crianças observaram veículos estacionados na frente da escola, olhando desde o motor (bateria, radiador etc.) até a parte interna do carro (painel, direção, bancos, buzina etc.).
 Também levantaram o que há em comum entre vários meios de transporte observando figuras de trem, avião, navio, carro, caminhão e ônibus.

O projeto "Bip! Bip! Fom! Fom!" foi um estudo marcado por momentos ricos de aprendizagem e de ludicidade. A alegria das crianças era percebida a cada dia de estudo, juntamente com o prazer de vivenciar todos os momentos, que foram únicos e inesquecíveis.
Patrícia Lúcia G. da Costa, do NEI-CAp/UFRN



Segunda etapa
 Patrícia pediu que os alunos trouxessem para a escola caixas de papelão de diversos tamanhos. Então, ela as espalhou pelo chão e estimulou as crianças a compararem os tamanhos. Com as caixas menores, confeccionaram pequenos carrinhos. Cada aluno fez o seu e decorou como quis.
As caixas maiores renderam carros mais interativos, nos quais as crianças entravam e brincavam de dirigir. Veja um passo a passo a seguir e divirta-se com seus alunos.

Carro interativo
Materiais:
★ 2 caixas desmontadas ★ papel para encapar o carro ★ tiras de papelão para a janela ★ cola quente e branca★ tinta guache preta ★ pincel★ tesoura e estilete
1. Desmonte a caixa e cole as partes formando um pentágono. Encape.
2. Pinte as tiras de papelão de preto e cole-as no carro.
3. Enfeite o carro com rodas, chapa, retrovisor, direção, faróis e lanternas.


Dicas para decorar o carro
Retrovisor: pinte um pote de margarina de preto e cole papel laminado prata para imitar o espelho.
Rodas: pinte com tinta preta 2 pratinhos de papelão. Corte um círculo e faça a calota com uma garrafa pet pequena coberta com papel alumínio. Junte as rodas com uma tira de EVA.
Farol: cole papel celofane no fundo da garrafa pet cortada.
Lanterna: use um retângulo de EVA preto coberto com papel celofane vermelho.
Direção: cubra um rolinho de jornal com EVA preto.
Placa: pinte um retângulo de papelão com tinta branca.

Leitura! 
Míni Larousse da Educação no trânsito

Esse livro explica para o jovem leitor, de maneira clara e concisa, a necessidade e o sentido das leis de trânsito e as convenções internacionais. Responde a várias dúvidas das crianças, por exemplo: por que os veículos devem andar na rua e as pessoas a pé na calçada? Como atravessar a rua com segurança? Quais os cuidados e as regras para andar de bicicleta? Por que a rua não é o melhor lugar para brincar?
Autora: Laura Bacellar
Ilustrações: Elisabeth Teixeira
Assuntos: comportamento, convivência, educação, saúde
Preço: R$ 22,90
Onde encontrar: www.larousse.com.br - SAC 0800 772 2120



Projeto2: Meios de Transporte 2010

Desenvolvido pela professora Eliana Mendes, este projeto teve início no começo do ano no Colégio Agnus Dei. Além de apresentar os meios de transporte em atividades lúdicas, o projeto tem desenvolvido habilidades em várias áreas do conhecimento. Conheças algumas das atividades a seguir:

Primeira etapa
★ As crianças assistiram a um trecho do filme Carros (Disney/Pixar).
 Também ouviram a canção "Bicicleta", de Toquinho. Depois, colaram verticalmente no papel as letras da palavra bicicleta e levantaram outras palavras com essas iniciais (ex: bola, igreja, carro etc.). Depois, identificaram as vogais e pintaramnas.
 A professora pediu que as crianças levantassem quais meios de transporte circulam no bairro e quais as crianças usam para passear e ir à escola.
 Eliana trouxe um cartaz para a sala de aula com vários meios de transporte para as crianças identificarem, pelas imagens, quantas rodas tem cada um deles.
 Também trouxe miniaturas de meios de transporte para elas brincarem.
 As crianças fizeram um desenho de seu meio de transporte preferido.
Segunda etapa
Nesta parte do projeto, os alunos participaram da produção de um trenzinho com sucata. Veja como foi feito:
 Entregue uma caixa de papelão (vagão do trem) para cada criança. Ela deverá enfeitar seu vagão como quiser.
 Depois, una todos os vagões para formar o trem. Coloque uma foto das crianças nos seu respectivo vagão. Exponha-o na entrada da escola.
 Com o trabalho pronto, levante com os alunos: quem já andou de trem? Para aonde foi? O que sentiu?
 Conte um pouco da história do trem em São Paulo, como surgiu e pra que servia. Fale também do bonde, que era um trem que circulava pela cidade.
Terceira etapa
Nesta etapa, a turma entrou no estudo dos transportes aquáticos (marítimos e fluviais).
 Primeiro, a professora fez uma sondagem sobre os conhecimentos prévios da turma. Perguntou: quais são os meios de transporte aquáticos? Quem já os utilizou?
★ Em seguida, colocou à disposição das crianças barcos em miniaturas. Encheu uma bacia de água e as crianças observaram seus objetos. Depois, a professora distribuiu outros objetos, como barco de papel, colher de metal, colher de plástico, bloco de madeira, bloco de plástico, pregador de roupa etc. As crianças observaram quais boiaram e quais afundaram, levantando hipóteses.
Quarta etapaPor fim, os alunos conheceram os meios de transporte aéreo, entre eles o helicóptero, o avião e o balão.
★ A professora falou sobre Santos Dumont, o brasileiro criador do avião. As crianças fizeram pesquisas e leram sobre a vida do inventor.
 Os alunos também participaram da experiência do balão: abra um balão de seda e coloque sobre o secador. Encha-o com ar quente, desligue o secador e solte o balão. Explique aos alunos que o balão sobe porque o ar quente interno é mais leve que o ar frio de fora dele.
Leitura! 
Veja as histórias que foram lidas com as crianças no projeto do Colégio Agnus Dei:
 A Noite em que Segui Meu Cachorro (Nina Laden, Editora Brinque Book) Ao final da leitura, liste com as crianças quais foram os meios de transporte que apareceram na história e registrem os nomes em um cartaz.
 A Grande Aventura da Maria-Fumaça (Ana Maria Machado, Global Editora). Monte uma tenda de lençóis para representar a história com as crianças.
 Pato Atolado (Jez Alborough, Editora Brinque Book) Aproveite a leitura para falar sobre os cuidados ao dirigir e sobre os problemas que podem acontecer numa estrada, por exemplo. Em seguida, construa o carro do Pato Atolado com os pequenos (veja passo a passo do carro interativo).

Acesse o blog Educar é Preciso, da professora Eliana Mendes:
http://educarepreciso.wordpress.com

MATERNAL - 3 A 4 ANOS


Maternal (3 a 4 anos)

Objetivo: Ampliar o desenvolvimento da coordenação motora fina, introduzir conceitos disciplinares.
Conteúdos:
1 – Coordenação motora ampla;
2 – Coordenação motora fina;
3 – Discriminação auditiva e visual;
4 – Expressão oral (historias, músicas, contos, teatro, etc);
5 – Estudo do nome próprio;

6 – Apresentação das vogais;
7 – Reconhecimento, discriminação e contagem dos numerais de 1 até 10;
8 – Reproduzir seqüências e seriações;
9 – Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço;
10 – Desenvolver a lateralidade;
11 – Introduzir o raciocínio lógico e suas estruturas;
12 – Estimular o conhecimento da história brasileira, por meio das datas comemorativas;
13 – Desenvolvimento da socialização;
14 – Desenvolver noção de hoje, ontem, amanhã, bem como dia e noite;
15 – Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância;
16 – Estimulação do meio ambiente;
17 – Desenvolver a capacidade de auto-higiene corporal, localizando e nomeando as partes do corpo;
18 – Estimulação dos 5 sentidos;

19 – Desenhos livres.

MATERNAL-LIVROS PEDAGÓGICOS

No Blog da Bety tem uma revista com modelos de EVA muuuuuuuuuuito boa. Quando eu vi essa sugestão eu fiquei apaixonada e não poderia deixar de compartilhar.

Vou fazer para minha filha hoje mesmo.

Clique nas imagens para ampliá-las




Lindooooooo! Amei.

Para baixar a revista completa visitem o Blog do Bety, que por sinal é tudo de bom.

http://betysaj.blogspot.com/2011/07/revista-de-eva-arte-facil-eva-15.html

MATERNAL - ATIVIDADE



IDADE: A partir de 2 anos.


TEMPO: Uma hora.


ESPAÇO: Sala de atividades.


MATERIAL: Canetas hidrográficas, papel e envelopes.


OBJETIVOS: Tranqüilizar- se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares.


Distribua uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, chame uma por uma e pergunte a quem a mensagem é endereçada e o que ela deseja comunicar. Escreva o que a criança disser na mesma folha usada por ela. É importante perguntar se ela quer entregar a carta à pessoa apontada. Em caso positivo, coloque-a em um envelope e oriente a criança a entregá-la ao chegar em casa. Caso contrário, guarde o desenho com as demais atividades

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