MINI PROJETO ÍNDIO 1

MINI PROJETO DIA DO ÍNDIO

Objetivos:
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer,analisare debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir acidadanianuma sociedade pluriétnica e pluricultural;
- A partir do tema geradordesenvolveratividades nas diferentes Áreas de Estudo.

Objetivo Proposto nos PCN’S de interesse no presente projeto:- Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

PLANEJAMENTO:
Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.

Sensibilização:
- Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto ( Conhecimentos Prévios ).
- Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.

Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:
GEOGRAFIA:

- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam aflorestaamazônica

HISTÓRIA:
- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira

LÍNGUA PORTUGUESA:
- Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
- Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.

ARTES:
- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
- Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
- Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.

Formulação de Problemas:-Questionar em classe:
- Ainda existe preconceito com os índios?
- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?

www.marisca-ramos.blogspot.com.br

MINI PROJETO DO ÍNDIO

Mini Projeto Índio

Objetivos:
.
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
- A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo.
.
Objetivo Proposto nos PCN’S de interesse no presente projeto:
- Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
PLANEJAMENTO:
Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.
Sensibilização: 
- Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto ( Conhecimentos Prévios ). Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.
Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:
GEOGRAFIA:
- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica
HISTÓRIA:
- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira
LÏNGUA PORTUGUESA: 
- Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
- Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.
ARTES:
- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
- Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
- Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.
Formulação de Problemas:
- Questionar em classe: Ainda existe preconceito com os índios?
- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?
Adquira o Projeto Índio completo do PPD - repleto de sugestões de atividades que se adaptam da Educação Infantil ao 5o ano do Ensino Fundamental.
    “Somente através de uma proposta viva é que podemos trabalhar com as crianças. É assim que elas têm oportunidade de perceberem que o conhecimento é repleto de significado e que ele não pertence apenas em livros, mas nas nossas ações cotidianas e está ao alcance de todos”..

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DIA DO ÍNDIO

ATIVIDADES:

  • CONVERSAR SOBRE A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, SEUS USOS E CONTUMES;
  • MOSTRAR VÍDEOS RELACIONADO AO TEMA;
  • MÚSICA:
Indiozinhos
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote

Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou.

  • Contar a história A sopa dos dez indiozinhos, através dos fantoches e convidando os alunos a colocar os legumes e verduras na panela (chamar um por vez).
    Materiais: os fantoches dos dez indiozinhos, uma panela, uma colher de pau, fichinhas dos legumes e verduras e uma canequinha para representar a água.
  • Atividade 3: construção de um cartaz ilustrando a música “os indiozinhos”.
    Materiais: folhas com os desenhos dos 10 indiozinhos, um jacaré, e o barco fazer com folhas de revistas ou papelão, muc.
    Fazer um desenho de um lago no cartaz e pedir aos alunos para colorir e após colar os indiozinhos no barco e o jacaré próximo a ele. Após fixar na porta da sala e apos cantar a música OAS INDIOZINHOS.
  • Texto para auxiliar.
  • Medicina
    Nas tribos indígenas, a medicina é geralmente assunto dos feiticeiros, ou pajés. Os índios acreditam que as doenças são causadas por feitiços ou por espíritos maus.
    Cada grupo tem sua própria medicina, onde plantas, sementes e flores são usadas no doente em meio a rituais místicos.
    Os xamãs, por exemplo, formam uma categoria especial de pajés que pode entrar em êxtase. Nesse estado, a alma se afastaria do corpo e percorreria lugares distantes.
    Os não-índios estão percebendo que muitas das plantas usadas pelos xamãs (um tipo especial de pajé que pode entrar em êxtase) são boas para curar certas doenças. Laboratórios nacionais e estrangeiros estão agora pesquisando e usando essas plantas para fazer remédios.
  • Instrumentos musicais
    Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia e os bastões de ritmo.
    Vejam outros:
    Maracá - usado para acompanhar o canto. Para fazer o instrumento, os índios pegam uma cabaça e colocam dentro dela pequenas pedras e sementes. Depois, fecham o buraco, colocam no chocalho um cabo de madeira e o enfeitam com penas.
    Pau-de-chuva - instrumento de percussão, feito com um longo canudo de madeira onde se colocam várias sementes. Quando o índio mexe o instrumento, o canudo faz um som que é exatamente igual ao das chuvas das florestas da Amazônia - daí o nome "pau de chuva".
  • Cestaria
    A cestaria é o conjunto de objetos feitos quando se trançam fibras vegetais. Com as fibras, os índios produzem cestos para transportar coisas e armazená-las, além de trançar pulseiras, cintos, colares, fazer armadilhas de pesca e muito mais.
    Cada povo indígena tem um tipo de cestaria; e cada cesto tem um formato diverso, de acordo com sua função. Por exemplo, os cestos para transportar cargas têm uma alça para pendurar na testa, base retangular e borda redonda.
    Algumas tribos acreditam que fazer cestos é tarefa dos homens - mas que são as mulheres que devem usá-los! Esse é o caso dos Wayana e Apalaí, que vivem no Pará. Em outras sociedades, homens e mulheres trabalham fazendo os cestos. É o caso dos Guarani, que vivem em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
    As fibras usadas na cestaria indígena também variam: usa-se a taquara, o arbusto "arumã" e a folha de palmeira, entre outros.
  • Armas
    O arco e flecha é usado para a caça, para a pesca e para a guerra, mas há outras armas, como o tacape, a borduna (tipo de cacete) e o chuço, que é uma haste de madeira longa com uma agulha de osso na ponta.
    Algumas tribos também usam a zarabatana, uma arma perigosa, para caçar. É feita com um longo canudo oco de madeira, pelo qual são lançadas, com um forte sopro, pequenas setas envenenadas!
  • Cêramica
    Os índios brasileiros fazem peças de cerâmica para usar como enfeites, panelas, vasos para pegar água, cachimbos etc.. Para fazer as peças, a mulher índia usa a argila e um "tempero" (areia, conchas ou cascas de árvore trituradas), para tornar a argila melhor de ser trabalhada. Depois, a índia faz com a massa vários rolinhos, espécies de minhocas compridas, que ela coloca uns em cima dos outros, em círculo, formando o vaso. Com instrumentos variados, a índia alisam a superfície do vaso, unindo os rolinhos.
    Cada tribo tem uma maneira de dar acabamento às peças: umas as pintam, outras dão polimento - e assim por diante. O tratamento varia de acordo com a utilidade do objeto; e os desenhos que decoram as peças também variam de tribo para tribo.
    Depois de pronto, o vaso pode ser queimado ao ar livre (fica com uma cor alaranjada) ou em fornos de barro, fechados (nesse caso, a peça fica negra ou acinzentada).
    Quem faz os vasos são, em geral, as mulheres. Mas, ao contrário do que se pensa, nem todas as tribos indígenas produzem cerâmica. E outras, que normalmente, produziam objetos de argila, pararam de fazê-lo depois de ter contato com os não-índios!
    Entre os índios que se destacam na cerâmica estão os Marubo, Tukano e Baniwa, do Amazonas; os Kadiwéu, do Mato Grosso do Sul; os Waurá, do Mato Grosso; os Karajá, de Tocantins; e os Wai-Wai, do Pará, Roraima e Amapá.
  • Influências
    O modo de viver dos índios influenciou muito os hábitos e o dia-a-dia de todos os brasileiros. Veja alguns exemplos:
    Descansar ou dormir em redes ou esteiras;
    Tomar banho todos os dias (esse era um hábito que os portugueses não tinham!);
    Comer farinha de mandioca, angu de farinha com pimenta, mingau de milho, batata doce, aipim, milho cozido e, ainda, a tapioca, um alimento comum em todo o Nordeste brasileiro;
    Usar chás feitos de plantas especiais, colhidas no mato, para tratar doenças;
    Ficar de cócoras.
    Várias palavras que usamos normalmente vêm de línguas indígenas, como jacaré, caju, mandioca, tatu e arapuca. Além disso, muitas lendas do folclore brasileiro vêm dos índios, como a do curupira, da caipora e do boto.
  • Brincadeira e crianças.
    Através de brincadeiras, as crianças indígenas aprendem várias coisas: caçar, pescar, plantar, fazer panelas de barro, trançar cestos e outras coisas mais. As crianças sempre acompanham seus pais nessas tarefas. Nas aldeias, as crianças brincam com os seus animais de estimação: cachorro, arara, macaco, coati e papagaio. Muita farra nos banhos de rio e nas corridas pela mata. Aprendem muito com as histórias contadas pelos índios mais velhos sobre animais e plantas, origem do mundo, além da própria história do seu povo e de seus costumes.
  • Atividade 1: mostrar um vídeo sobre os índios e seus costumes.
exemplos: poderá pesquisar no you tub.
  • Atividade 2: distribuir aos alunos folhas com o desenho dos dez indiozinhos e o jacaré.
    Pintar os dez indiozinhos;
    Colorir uma folha de oficio na cor azul representando um lago;
    Recortar em folha de revista o formato de um barco e colar na folha colorida em azul;
    Colar os indiozinhos no barco e o jacaré perto dele;
    Cantar a música “os indiozinhos”;
  • Atividade 3: confeccionar um mural para por os trabalhos dos alunos e expor na parede da escola.
  • conversa informal sobre o dia Nacional do Livro Infantil e explicação do livrinho que será confeccionado pelos alunos sobre os índios.
  • Atividade 4: início da confecção dos livrinhos.
    Mostrar o livrinho para os alunos e contar a historinha mostrando as figuras e questionando-os.
  • Após terminar as atividades dos livrinhos, em círculo pedir que os alunos contem a historinha, analisando as figuras.
  • Atividade 5: Pescaria do índio.
    Materiais: vários peixinhos de papel duro e com um furinho, palitos de churrasquinho, uma caixa de papelão, areia, um cabo de vassoura com um arame na ponta.
    Fixar em cada peixinho um palito de churrasquinho e colocá-los na caixa com areia. Cada aluno terá que pescar um peixe (com o cabo de vassoura).
  • Atividade 6: O cacique mandou.
    Material: um cocar.
    Em círculo e um aluno no centro usando um cocar, representando um cacique, terá que ordenar algo para o restante da turma fazer, por exemplo: “cacique quer que índios pulem com um pé só. Após ele escolherá outro para ser o cacique e passará o cocar. Assim sucessivamente.
  • Atividade 7: confecções de colares de índio.
    Material: macarrão canudo, tinta têmpera, muc.
  1. Primeiro momento:
    Dividir a turma em três grupos, o vermelho, verde, amarelo.
    Cada grupo receberá uma quantidade de macarrão e uma tonalidade de cor, onde eles terão que pintar os macarrões.
    Expor os macarrões ao sol para secá-los.
  2. Segundo momento:
    Misturar todos os macarrões pintados.
    Sentados em círculo, cada aluno receberá um cordão e fará o seu colar usando os macarrões colorido.
  • Atividade 8: pintar o cocar.
    Materiais: folhas com o desenho de um cocar, giz de cera, muc.
    Os alunos terão que enfeitar seu cocar.
  • Atividade 9: Hora do conto - contar a lenda da mandioca, mostrando as imagens, e questionando os alunos. Após pedir que os alunos contem a lenda.
  • Atividade 10 culminância do projeto: fazer a pintura facial nos alunos, de índio, e colocar os acessórios, cocar e colares.

PROJETO PÁSCOA 3

Projeto: Páscoa.

Duração: 29/03/09 a 09/04/09.

Justificativa: A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate.
Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte e culinária.

Objetivo geral: Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

Objetivos específicos:
· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
· Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
· Relacionar os números com a quantidade.

Conteúdos:
Data comemorativa: Páscoa;
Afetividade e solidariedade;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
· Noções de cores – azul, amarelo e vermelho;
· Noção e visualização de quantidades - do número 1 ao número 3;
· Seriação;
· Historinhas;
Criatividade e dramatização.
Música e ritmo.

Metodologia:
Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova.
Confecções de máscaras, cestinha, dedoches;
Confecção de um mural sobre a Páscoa;
· Grafismo – levar o coelho a sua toca, levar o coelho a sua cenoura;
· Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
· História em seqüência;
· Quebra cabeça do coelho;
Historinhas: “O coelho que não era da Páscoa”,
Jogos com figuras e da memória;
· Atividades de rua: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop... Hop... Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse... , Ovo choco;
· Pintura facial;
· A procura do ninho.

Culminância: pintura facial e a procura dos ninhos, que estarão espalhados pelo pátio.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

PÁSCOA ARTES


ARTES- borda de ovos de Páscoa

A borda está já num documento de word, para utiliza-la abra o documento, insira uma caixa de texto para digitar o conteudo que voce quer ou cole a atividade  acima da borda e ajuste para que fique certinho.






OBJETIVO GERAL: Que as crianças interajam e expressem desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.


OBJETIVO DO PROJETO: Possibilitar o trabalho de desenvolvimento da Língua Oral e Escrita com noções presentes no cotidiano das crianças, bem como levá-las a descobrir suas próprias estratégias desenvolvendo sua auto-confiança ao lidar com conceitos matemáticos.



JUSTIFICATIVA: A Educação Infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.


Resolvemos aliar o desenvolvimento dessas competências ao projeto sobre o circo para que as crianças resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam através da ludicidade gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas. 


OBJETIVO CONCEITUAL


Conhecer a história do circo;


Conhecer o circo e suas atribuições;


Identificar personagens do circo e suas atrações;


Conhecer a função de cada personagem do circo;


Analisar os animais que trabalham no circo, o que comem, como vivem, como aprendem, etc;


Conhecer a linguagem usada no circo;


Analisar as técnicas aéreas usadas no circo;


Saber como vivem as crianças que moram no circo;


Analisar as cenas de circo.



OBJETIVO PROCEDIMENTAL


Representar papéis referentes aos personagens do circo;


Dramatizar movimentos dos personagens do circo;


Imitar animais circenses;


Realizar exercícios do módulo sobre o circo;


Resolver situações matemáticas envolvendo os personagens do circo;


Participar de brincadeiras relativas ao circo;


Cantar músicas de circo;


Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;


Fazer desenhos que representem o circo;


Analisar e apreciar cenas de circo;


Confeccionar um livro coletivo sobre o projeto;


Realizar leituras e pesquisas sobre o tema em questão.


OBJETIVO ATITUDINAL


Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;


Respeitar o trabalho dos personagens do circo;


Respeitar os animais que fazem parte do circo;


Saber trabalhar em grupo;


Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;


Respeitar a construção e hipóteses do outro; 

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS


Apresentação do projeto;


Checar conhecimento prévio/ avaliação diagnóstica;


Relatar experiências que vivenciaram no circo;


Leitura da história “Um dia no circo”;


Fazer a pseudoleitura do texto “O circo chegou” 


Criar desenhos para o livro coletivo;


Listar os personagens que podemos encontrar no circo;


Criar ingresso para o circo apreciando o dos colegas


Pintar as cadeiras do circo 


Descrever o papel do Mestre de Cerimônias 


Pseudoleitura do texto e análise de como o equilibrista anda na corda bamba


Resolver problemas envolvendo o malabarista e suas garrafinhas


Acompanhar com o dedinho o texto “O Elefante” e “O Leão de Circo”, analisando porque o homem tira os animais do seu habitat para trabalhar no circo;


Assistir ao filme “Dumbo”;


Participar de brincadeiras de palhaço 


Oficina de sucata: Confecção de um palhacinho;


Pseudoleitura do texto “O Circo Partiu”


Jogo da memória com figuras circenses;


Produção de quadro pro Vernissage;


Desenhar e apreciar cenas de circo.

CULMINÂNCIA : Apresentação realizada para a comunidade escolar. 

TEATRO DE PÁSCOA

Narrador – Quando vai chegando a Páscoa, as crianças vão pensando em ovos de chocolate, bombons...
Grupo de crianças faz uma rodinha falando: Queremos ovinhos! Queremos ovinhos!

Narrador – Mas o que ninguém sabe é que os coelhinhos começam a pensar em cenouras coloridas, nessa época.

Grupo de coelhos pulando: Queremos cenoura! Queremos cenoura!
Narrador – Joãozinho era um menino muito esperto e vivia perguntando ao papai:
Joãozinho – Eu vou ganhar muitos ovinhos?

Papai – Claro que sim, Joãozinho.

Narrador – E lá no fundo do bosque o coelho Dudu também vivia perguntando ao papai.
Dudu – Eu vou ganhar muitas cenourinhas?
Papai coelho – Claro que sim, Dudu.
Narrador – No domingo de Páscoa Joãozinho pulou da cama bem cedo, escovou os dentes, tomou café da manhã e rapidinho foi para o jardim procurar os ovos de chocolate que o coelhinho trouxe para ele. Procurou, procurou, procurou e não achou nada.
Enquanto isso, lá no bosque, Dudu também acordou bem cedo, se espreguiçou, escovou seus dentes de coelho, tomou seu café da manhã e foi procurar as cenourinhas que o menino de Páscoa havia deixado pra ele. Procurou, procurou, procurou e nada. Até que de repente os dois se encontraram. E ficaram muito felizes. O menino corria pelo jardim atrás do coelho e o coelho corria no jardim atrás do menino. Os dois se abraçaram e o menino disse:

Joãozinho – Bom dia coelho!
Dudu – Bom dia menino!
Narrador – O menino perguntou pro coelho:

Joãozinho – Ué, você não trouxe os ovos?

Narrador – E o coelho falou pro menino:

Dudu – Ué, você não trouxe as cenouras?

Narrador – E os dois ficaram tristes, indo cada um pra sua casa. Joãozinho chegou em casa, sentou-se no chão e ficou pensativo. Seu pai, vendo aquela tristeza, perguntou:

Papai – O que aconteceu?

Narrador – E o menino contou tudo o que tinha acontecido e no final falou assim:

Joãozinho – Eu fiquei com pena do coelhinho. Ele queria umas cenouras coloridas.

Papai – Vamos dar um jeito. 

Narrador – Enquanto isso na casa do Dudu, o papai coelho queria saber porque ele estava triste. Dudu contou tudo o que aconteceu para o papai e falou assim:
Dudu – Eu fiquei com pena do menino. Ele queria uns ovinhos de chocolate.
Papai coelho – Vamos dar um jeito.
Então os papais voltaram com cestas cheias. O do Joãozinho voltou com uma cesta cheia de cenouras coloridas e o do Dudu com uma cesta cheia de ovos de chocolate. Joãozinho foi até o jardim e começou a esconder os ovinhos. Tudo com muito cuidado para o coelhinho não ver. Ia ser uma surpresa. Do outro lado do jardim, Dudu escondia os ovos de chocolate, também com muito cuidado para o menino não ver. Ia ser uma surpresa. Eles voltavam pra casa um pouco alegres e um pouco tristes. Um pouco tristes porque não ganharam nada e um pouco alegres porque iam fazer um amigo feliz.. E foi no caminho de volta que viram algo diferente. Primeiro o Joãozinho encontrou.

Joãozinho – Oba! Ovos de chocolate!!

Narrador – Depois foi o Dudu.
Dudu – Oba! Cenourinhas coloridas!
Narrador – Os dois ficaram muito felizes e tiveram uma excelente Páscoa.

PROJETO CIRCO PARA MATERNAL

Alunos atendidos: maternal 2 e 3 anos
Período : março
Duração: 5 dias

Objetivo:
Conhecer os profissionais que trabalham no circo e a importância deles no meio socio-cultural.

Objetivos instrucionais:
.desenvolver a motricidade
.desenvolver a atenção
.desenvolver a imaginação
.desenvolver a criatividade

Desenvolvimento:
.hora da historia
.musica
.tracejado
.labirinto
.lembrancinha

Culminância
desfile dos alunos fantasiados de palhaços 

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PROJETO CIRCO 2

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