PROJETO MUSICALIZAÇÃO






Projeto : Cante e encante...
OBJETIVOS ANUAIS
 Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
 Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

CONTEÚDOS ANUAIS
O FAZER MUSICAL
 Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
 Interpretação de músicas e canções diversas.
 Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

APRECIAÇÃO MUSICAL
 Escuta de obras musicais variadas.
 Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
O FAZER MUSICAL
 Utilizar canções de ninar tradicionais, brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimento, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais.
 É importante brincar, dançar e cantar com as crianças, levando em conta suas necessidades de contato corporal e vínculos afetivos.
 Quando canta, integra-se melodia, ritmo e freqüentemente harmonia.
 Cuidado em associar músicas ao gesto, pois as crianças param de cantar para realizá-los, inibindo sua tendência natural de integrar a expressão musical e corporal.

APRECIAÇÃO MUSICAL
 Integração com as atividades cotidianas das crianças
 Organizar um pequeno repertório durante algum tempo, para que se estabeleçam relações com o que escutam, com obras de música erudita, popular, do cancioneiro infantil, da música regional, etc. e que despertem o desejo de ouvir e interagir, através do movimento.
 Não utilizar a música como pano de fundo para o desenvolvimento de outras atividades, impedindo que o silêncio seja valorizado.

ATIVIDADES – MARÇO
Atividade: Colocar alguns instrumentos musicais da bandinha dentro de uma caixa grande e explorá-la como se fosse uma caixa tátil, pegando um instrumento de cada vez e explorar o som que emite, parece com que som?. Distribuir os objetos entre os alunos para que possam produzir sons, seja tocando com as mãos, com os dedos, com baquetas, raspando os dedos, etc. Permitir que troquem os objetos entre si e deixar que explorem livremente. Sugerir que brinquem de sinal vermelho e verde,perguntar se já observaram quando anda de carro e tem um sinal colorido, como a mamãe dirige? Ela segue em frente ou para o carro? Que cor estava o sinal? Propor que brinquem de pare e siga com os instrumentos musicais, quando apresentar o sinal verde ( tocar um triângulo), todos poderão tocar seus instrumentos, quando for sinal vermelho ( tambor), deverão parar e observar o silêncio. Alternar os períodos em curtos e longos para os dois sinais. Depois, pode designar dois alunos que ficarão responsáveis pelos comandos. Deve-se gravar a vivência e deixar que escutem os sons produzidos para a troca de idéias, questionando a duração dos períodos de sons e silêncio.
Registro: Deve-se gravar a vivência , depois realizar troca de idéias, que deve ser digitada e anexada a foto.

Atividade: Apresentar uma folha de jornal, explorar movimentos com a folha, brincar que é uma capa de super herói, um tapete para voar, que sacudida faz o barulho da chuva, que amassada faz um barulho engraçado, o que parece? Depois , dar ½ folha de jornal e ensinar como se faz um chapéu de soldado. Ensinar a música Marcha soldado, cantar na roda, todos de chapéu de soldado, na segunda vez, procurar marcar , com palmas, o tempo forte da música, como MARcha solDAdo, caBEça de paPEL( sílaba forte são as em letras maiúsculas). Pedir para que marchem, batendo palmas no tempo forte. È importante observar o ritmo das crianças , se conseguem bater as palmas no momento correto, etc.Depois deixar que brinquem livremente de soldadinhos e levem o chapéu para casa. 
Registro: Música digitada, com tempo forte em destaque e deixar que ilustrem o soldadinho. 
PARA APRENDERMOS O QUE É O TEMPO FORTE DA MÚSICA, FIZEMOS UM CHAPÉU DE JORNAL, BRINCAMOS COM A MÚSICA MARCHA SOLDADO E BATEMOS PALMAS NAS PARTES EM NEGRITO. REGISTRE O SEU SOLDADINHO.
MARCHA SOLDADO
CABEÇA DE PAPEL
SE NÃO MARCHAR DIREITO
VAI PRESO NO QUARTEL

O QUARTEL PEGOU FOGO
A POLÍCIA DEU SINAL
ACODE, ACODE, ACODE
A BANDEIRA NACIONAL.
ATIVIDADES - ABRIL
Atividade: Brincar de gato Mia, quem já brincou? Como é a brincadeira? Como sabemos quem nós pegamos? Realizar a brincadeira, fechar a janela da sala e colocar a venda nos olhos do aluno que quiser ser o gato. Alguns alunos não gostarão de vendar os olhos, deixar aqueles que não demonstrarem medo. Deixar a sala com as mesas e cadeirinhas recuadas. O importante é a identificação, discriminação da voz do amigo. Troca de idéias ao final da brincadeira.
Registro: NA BRINCADEIRA DE GATO MIA QUE FIZEMOS NA AULA DE MÚSICA, DESCOBRIMOS NOSSOS AMIGOS PELA VOZ. REGISTRE ABAIXO, QUAL AMIGO VOCÊ DESCOBRIU.

Atividade: Apresentar a música O batuque mais bonito, do cd Canções do Brasil, deixar que cantem, que explorem os movimentos, que som é o mais forte? Conhecem alguma música parecida? Quem será que está cantando? Contar sobre o Maracatu, que é ( VER ENCARTE DO CD ). Propor aos alunos que todos brinquem com o maracatu, que seja escolhido um rei, uma rainha, príncipes e princesas que deverão colocar fantasias, se enfeitar e sair dançando, seguindo o rei e sua rainha. Fotografar e realizar troca de idéias.
Registro: CONHECEMOS O MARACATU, ESCUTANDO A MÚSICA O BATUQUE MAIS BONITO DO CD CANÇÕES DO BRASIL . VAMOS BRINCAR E FAZER NOSSO REI E RAINHA DO MARACATU. ( FAZER COM SUCATA, COM CONTORNO DE UMA CRIANÇA, EM PAINEL COLETIVO) 

ATIVIDADES - MAIO
Atividade: Escutar a música Velha canção francesa de Tchaikovsky, do cd clássicos para crianças, e imaginar que somos uma esponja e a música é a chuva e nós vamos absorver cada gota da chuva. Explorar os movimentos do corpo, e realizar exercícios de respiração, dançar e depois relaxar .Observar os batimentos do coração, como ficam após dançar e depois que relaxaram. Colocar a música novamente e pedir para que façam uma pintura livre. Proporcionar várias nuances de tintas, ex: azul, azul claro, escuro, amarelo, laranja, verde em 2 tons, rosas, etc.
Registro: ESCUTANDO A MÚSICA VELHA CANÇÃO FRANCESA, DE PIOTR ILYTCH TCHAIKOVSKY, FAÇA UMA PINTURA COM GUACHE.

Atividade: Apresentar o reco-reco, que tipo de instrumento é? Qual som faz? Cantar com as crianças a música Pulguinha do cd canções de brincar do palavra cantada, tocar o reco-reco no ritmo da música, deixar que cada criança toque um pedaço da música. Propor que façam um reco-reco para cada um. Confecção de um reco-reco de sucata ( ver antecipadamente se vai ser necessário solicitar a garrafa pet, que possua ranhaduras ou lata de molho de tomate com ondulações).
Registro: CONFECÇÃO DO RECO-RECO.

ATIVIDADES - JUNHO
Atividade: Em roda, perguntar aos alunos que sons nosso corpo produz, mostrar que fazemos sons com as mão e pés, em diferentes maneiras de batê-los, sons com a boca, assoviando, batendo a mão na boca, enfim, de várias maneiras. Proponha a brincadeira “Siga o mestre”: as crianças são dispostas em círculo. Uma criança executa um movimento com o seu corpo, produzindo um som que é repetido por todas, uma de cada vez. Após completar a primeira rodada, a segunda criança repete o som inicial e cria o seu. Os dois sons são repetidos em sequência por todas as crianças. A terceira criança repete os dois primeiros sons e cria um terceiro. Na quarta rodada, a brincadeira recomeça.
Registro: EXPLORAMOS TODOS OS SONS QUE PODEMOS FAZER COM NOSSO CORPO,BATENDO PALMAS DE DIVERSAS MANEIRAS, PÉS, EMITINDO SONS COM A BOCA. RECORTE E COLE AS PARTES DO CORPO QUE UTILIZAMOS PARA PRODUZIR SONS. 

Atividade: Ouvir a música As Quatro estações- Outono, de Vivaldi. Pedir para que fechem os olhos e imaginem uma história, o que será que está acontecendo? Vamos imaginar um personagem, como ele se chama, como ele é? Onde está? O que está fazendo? O que aconteceu? Cada aluno contará uma parte da história, deve-se orientar para que, quando muda-se o ritmo da música, deve-se mudar algo na história.Registrar a história ouvindo a música bem baixinho, digitar e anexar ao desenho que será feito após a criação.
Registro: OUVINDO A MÚSICA AS QUATRO ESTAÇÕES –OUTONO DE ANTONIO VIVALDI, PUDEMOS PERCEBER AS MUDANÇAS DE RITMO E OUVINDO-A COM ATENÇÃO, CRIAMOS UMA HISTÓRIA EM CONJUNTO. REGISTRE ABAIXO O PERSONAGEM PRINCIPAL DA NOSSA HISTÓRIA.

ATIVIDADES - AGOSTO
Atividade: : Colocar a música trenzinho caipira de Heitor Villa Lobos, deitar todas as crianças no chão, pedir para que fechem os olhos e imaginem o trenzinho andando, apitando. Brincar de trenzinho, todos andando com a mão na cintura do amigo, fazendo curvas, etc. 
Registro: APÓS ESCUTARMOS A MÚSICA TRENZINHO CAIPIRA DE HEITOR VILLA LOBOS E BRINCARMOS DE TREM, REGISTRE O SEU TREM.

Atividade: Todos no pátio, brincar com a música Mazu, fazer os gestos referentes à música. Depois , deixar que cada um escolha um instrumento da bandinha para acompanhar a música. Cantar todos juntos e , no tempo forte, tocar todos os instrumentos. Observar qual aluno consegue marcar a sílaba forte das palavras, seguindo o ritmo da música. Para facilitar, primeiro somente a professora toca, e os alunos batem palma, depois os alunos acompanham com outros instrumentos.
Registro: BRINCANDO COM A MÚSICA SAMBA MAZU, PUDEMOS FAZER A MARCAÇÃO UTILIZANDO ALGUNS INSTRUMENTOS DA BANDINHA. REGISTRE QUAL INSTRUMENTO VOCÊ TOCOU NESTA ATIVIDADE.
MAZU

PARA DENTRO E PARA FORA
MAZU! MAZU!
PARA DENTRO E PARA FORA!
MAZU! MAZU! MAZU!

EU LAVO ESTAS JANELAS
MAZU!MAZU!
EU LAVO ESTAS JANELAS
MAZU! MAZU! MAZU!

EU DANÇO ENGRAÇADINHO....
EU A TIRO DA RODA....
EU A DEIXO NA RODA....
ATIVIDADES - SETEMBRO
Atividade: Colocar diferentes ritmos, uma música clássica Clair de lune de Claude Debussy, o samba Tiro ao alvo de Adoniran Barbosa e o rock Twist and shout dos Beatles .Perguntar o que acham de cada música, explicando um pouco de cada artista. Propor que escutem diversas vezes as músicas enquanto realizam um desenho com giz de cera em uma folha. Dar folha A3 para que possa ser explorado todo os espaço e colar a consigna atrás. Explicar que podem fazer , para cada música, um desenho em espaço diferenciado ou tudo junto. Colocar uma musica de cada vez e observar como se comportam na força do giz, nas impressões no papel e cores escolhidas.
Registro: HOJE CONHECEMOS VÁRIOS GÊNEROS MUSICAIS COM DIFERENTES RITMOS, A MÚSICA CLÁSSICA CLAIR DE LUNE DE CLAUDE DEBUSSY, O SAMBA TIRO AO ALVO DE ADONIRAN BARBOSA E O ROCK TWIST AND SHOUT DOS BEATLES . OUVINDO-AS ATENTAMENTE, FAÇA UM DESENHO COM GIZ DE CERA.

Atividade:Cantar várias músicas apreciadas pelos alunos. Mostrar os instrumentos da bandinha e pegar o chocalho. Propor que cantem uma das músicas marcando o ritmo com o chocalho. Quando o chocalho for tocado rápido, todos devem cantar e dançar rápido, quando for tocado devagar devem dançar e cantar devagar e quando parar, todos devem ficar em silêncio. Obsevarem os ritmos e o silêncio e som. Propor que façam um chocalho utilizando sucatas. Qual será o melhor material para usarmos na confecção? O que podemos colocar dentro para fazer o barulho?
Registro: Confecção do chocalho. 

ATIVIDADES – OUTUBRO
Atividade: Em roda, cantar a música Pombinha branca, fazer os gestos referentes à letra da música, etc. Propor que brinquem de uma outra maneira com a música, que quando cantarmos alto, todos cantam e batem o pé no chão, quando cantarmos baixo, todos cantam e andam na ponta dos pés. Cantar outras músicas, explorando a altura do som, alto e baixo.(Fotografar)
Registro: Troca de idéias, o que perceberam na brincadeira? Como é mais gostoso cantar? Alto ou baixo? Como ficou nossa garganta quando cantamos mais alto? (Anexar a foto à troca de idéias)

Atividade Apresentar a música Leãozinho , de Caetano Veloso. Cantar com as crianças. Questionar, do que fala a música? Contar sobre o artista e contar que ele fez a música para o filho. 
Registro: NA AULA DE MÚSICA, CONHECEMOS A OBRA LEÃOZINHO DE CAETANO VELOSO E APRENDEMOS QUE ELE FEZ ESTA MÚSICA PARA SEU FILHO. AGORA, IMAGINE QUE VOCÊ VAI CRIAR UMA MÚSICA PARA ALGUÉM MUITO QUERIDO, PARA QUEM SERÁ? COMO SE CHAMARÁ A MÚSICA? (o aluno deve desenhar para quem é a música e escrever o nome da música, a professora poderá fazer as anotações à lápis ao lado)

ATIVIDADES – NOVEMBRO
Em Novembro faremos o livro de música com as ilustrações das músicas trabalhadas nas aulas.

PROJETO ALIMENTAÇÃO,HIGIENE E SAÚDE




Projeto Alimentação, Higiene e Saúde.

Justificativa:

A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.
Objetivo Geral:


Promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.


Público:

Este projeto é destinado ao 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, também pode ser adaptado para a Educação Infantil (EI – 6).

Duração:

Ele pode ser desenvolvido em 30 dias ou mais, depende do tempo que o professor deseja dispensar aos conteúdos trabalhados,


Objetivos Específicos:

*Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
*Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
*Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
*Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
*Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
*Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
*Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
*Conscientização dos órgãos dos sentidos e suas utilidades para a vida diária; *Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
*Adquirir conhecimentos das Ciências Naturais, sobre as plantas, vegetais, vacinas, doenças, a importância da água, da chuva e do sol para os seres vivos;
*Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e utilizando gráficos;
*Identificar a moeda brasileira, conhecendo o sistema monetário;
*Identificar as cores;
*Desenvolver psicomotricidade;
*Desenvolver a criatividade;
*Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;



CONTEÚDOS E ÁREAS DE CONHECIMENTOS:

Linguagem escrita e oral:

*Linguagem oral;
*Reflexão sobre a linguagem oral e escrita;
*Contato com vários estilos de textos;
*Reconto de textos literários;
*Pseudoleituras;
*Reconhecimento das letras do alfabeto;
*Diferenciação entre letra, sílaba, palavra, frase e texto;
*Escrita espontânea;
*Escrita de textos pelo professor, produção de texto coletiva;
*Apreciação da leitura;
*Aquisição do processo de leitura e escrita;

Conhecimento matemático:

*Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade, sequência numérica);
*Semelhança/diferença, pertinência/correspondência um a um;
*Sistema monetário;
*Situações problemas envolvendo noções de adição, subtração e divisão; *Classificação e seriação;
*Agrupamento;
*Operações simples (adição, subtração e divisão);
*Grandezas de medidas não convencionais e convencionais;
*Noção de tempo, (horas);

Artes:

*Músicas, cantigas, parlendas,
*Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

Ciências Naturais e Sociais:

*Meio ambiente;
*Seres vivos e suas necessidades;
*Corpo e higiene;
*Órgãos dos sentidos;
*Alimentação e saúde;
*Vegetais;
*A importância da preservação da água e dos recursos naturais;
*Nutrição e desnutrição;
*Hábitos de alimentação e higiene durante a história;
*Regras e princípios sociais;

Corpo e Movimento:

*Descoberta do corpo;
*Motricidade;
*Expressão corporal;
*Movimento;
Recursos:

Livros de literatura infantil;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Rádio e CDs;
Tintas, pincel. massa de modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
Material escrito para recorte; (encarte de super-mercado ,farmácia, lojas, revistas jornal e outros);
Fantoches;
Jogos;
Alimentos para degustação;
Material diverso para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
Procedimentos:


Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, parlendas, advinhas, quadrinhas e histórias;
Confeccionar álbum dos alimentos;
Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais á saúde;
Confeccionar cartazes sobre os horários das refeições;
Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente.
Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
Cruzadinhas, labirintos e caça-palavras;
Contação de histórias com fantoches;
Jogo da memória das frutas;
Bingo das frutas;
Bingo de rótulos;
Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas. (consciência fonológica);
Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos, (orientação da escrita na linha, margem, pontuação e outros); professor escriba;
Leitura pelos alunos de pequenos textos conhecidos e decorados (quadrinhas, parlendas e poemas);
Atividades com as letras do alfabeto e números;
Sequência numérica e de quantidade;
Atividades com identificação das horas;
Atividades para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
Atividades com tintas, modelagem, recorte e colagem, dobraduras;
Atividades de mercadinho, utilizando dinheiro de brincadeira. (compra e venda);
Passeio ao mercado e sacolão local;
Relatório oral e através de desenhos sobre as visitas;
Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio.


Avaliação:

A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha será possível verificar se houve êxito nos objetivos e também através da resolução das atividades propostas.

Sugestões para material de apoio:

Literatura infantil e livros pedagógicos:

O Sanduíche da Maricota - Avelino Guedes – Editora - Moderna
A Galinha Ruiva – Editora FTD.
Coleção Baú do Professor – Histórias e oficinas pedagógicas: histórias com projetos abrangendo várias áreas de conhecimento
Coleção A Nova Pré- Escola – projetos diários – Marisa Barreto – Editora Bolsa Nacional do Livro
Escovão e o Porcalhão – Ely Barbosa – Editora FTD
Coleção Cuidando do Corpo – Educação Infantil – Editora FAPI
Coleção Fantasia dos Dentinhos – Patrícia Amorim – Edições Sabida
Jogos, projetos e oficinas para Educação Infantil – Marília Centurión e outros – Editora FTD.
Educação Física Infantil – motricidade de 1 a 6 anos – Profª Catalina G. Rodriguez- Editora Porte

Alguns episódios dos DVD da Turma Coricocó, também trata do Tema Alimentação e Saúde


Este projeto vai ser desenvolvido agora no mês de maio, as atividades trabalhadas serão postadas posteriormente.

Será desenvolvido em 3 salas do 1ºano do Ensino Fundamental de 9 anos, vamos fazer um trabalho em conjunto, trocando ideías, atividades e experiências, pois acreditamos que trabalhando juntas nós podemos desenvolver um trabalho muito melhor e com isso atingir os objetos propostos

PRIMAVERA

































PROJETO ÁGUA



JUSTIFICATIVA
Os povos primitivos, por milhares de anos, viveram em grupos, vagando daqui para lá em busca de boa caça, mas sempre procuraram abrigo perto de rios e lagos. Quando passaram a criar animais e a cultivar vegetais, deixaram de depender das incertezas das caçadas para se alimentar. As populações, então, já mais numerosas, passaram a se fixar nas proximidades dos grandes rios. 
Não é por acaso que grandes cidades do Brasil e de todo o mundo surgiram às margens de rios, pois as pessoas podiam usar a água para beber, fazer sua higiene, se alimentar e navegar pelas águas. Desde sempre a história do homem esteve ligada a água. Por isso, o que afeta a água, afeta o homem. 
É necessária muita água para sermos saudáveis. Além de ajudar na digestão e na absorção dos alimentos, este líquido precioso ajuda a regular a temperatura do nosso corpo, carrega nutrientes e oxigênio para as células e remove as toxinas e outros resíduos do organismo. A saúde do homem depende de forma vital das condições da água que ele bebe, assim como daquela com a qual ele tem contato no seu dia-a-dia. 
As doenças transmitidas pela água são a causa da morte de pelo menos 6.000 crianças diariamente nos países em desenvolvimento: água e saúde estão estreitamente relacionadas. 
A Constituição Brasileira garante a todo cidadão o direito à saúde e afirma que é dever do Estado zelar por ela. Art. 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. 
A Constituição garante ao cidadão viver em um meio ambiente. ecologicamente equilibrado. Portanto o acesso a água potável, um bem de uso comum, ou seja, um bem de todos, também está incluído como direito. Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de fende e preservá-lo para os presentes e futuras gerações. 
Hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce é uma realidade. Faz-se necessária e urgente a mobilização da sociedade por este problema que se agrava cada vez mais. 
O uso inadequado dos recursos naturais tem causado diversos reflexos negativos ao equilíbrio do meio ambiente, a mudança de hábito é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra. 
A educação ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária. 


Declaração Universal dos Direitos da Água
1. A água parte do patrimônio do planeta. Cada povo é plenamente responsável pela qualidade de suas águas perante aos olhos de todos. 

2. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial para a existência de vida. Sem ela não haveria atmosfera, clima vegetação, agricultura. Sem ela o ser humano não teria o direito à vida. Sem ela não haveria vida. 

3. A natureza é lenta e frágil na transformação da água potável. Assim, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 

4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Eles devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. 

5. A água não é somente uma herança que recebemos; ela é, sobretudo um legado que deixaremos aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital e moral do homem contemporâneo para com as gerações futuras. 

6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico; precisa-se saber que ela é rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 

7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. Sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue ao seu esgotamento ou à deterioração das reservas atualmente disponíveis. 

8. A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. 

9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

10. O planejamento da gestão da água deve levar em 
conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 


OBJETIVOS
.Valorizar a cultura do "saber cuidar" e conduzir o aluno a uma reflexão de sua responsabilidade com o meio ambiente, no qual ele está inserido e é parte integrante. 
. Conscientizar que o uso inadequado dos recursos naturais tem causado reflexos negativos ao equilíbrio do meio ambiente, e que mudança de hábitos é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra. 
. Promover a conscientização e instrução da sociedade sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, garantindo a boa qualidade de vida e desenvolvimento sustentável do planeta. 
. Adquirir noções sobre Rede de Tratamento da Água. 
. Conhecer as principais doenças que afetam a saúde humana, como forma de contaminação, transmissão e prevenção. Destacando Dengues e tipos de Hepatites 
. Compreender o Ciclo da água. 






PROCEDIMENTOS


.Comemoração do Dia Mundial da ÁGUA (22 de Março). Realização de trabalhos pedagógicos relacionados ao tema e apresentação de músicas, poemas e teatro. 
. Socialização através de histórias, filmes, cartazes, gravuras, desenhos e pinturas da água como fonte de vida e suas variadas formas: nascentes, rios, mares, lagos e córregos abrangendo a forma como chega a nossos lares. 
. Representar o Ciclo da Água. 
. Levantar junto aos alunos através de experiências as diversas formas de contaminação da água. Comparação de água suja e água limpa. 
. Enfatizando através de esquema (desenho), que mesmo com aparência de limpa, a água por não ser filtrada e fervida pode conter microorganismos causadores de doenças. 
. Realização de trabalhos através de histórias, encartes, figuras, desenhos, pinturas, frases, palavras, relacionadas às doenças como Dengue, Vermes e Hepatites. Suas formas de contaminação, transmissão, sintomas e prevenção. 
. Analisar duas contas de água e observar o gasto mensal, de acordo com o número de pessoas da casa e discutir como economizar água nas casas.
. Leitura e interpretação de textos e de músicas ligadas ao tema.




MUSICA: PLANETA ÁGUA
Guilherme Arantes 


Água que nasce na fonte, serena do mundo e que abre o profundo grotão. 
Água que faz inocente riacho, 
e deságua na 'corrente do ribeirão. Águas escuras dos rios, 
que levam a fertilidade ao sertão. Águas que banham aldeias 

e matam a sede da população. Águas que caem das pedras, 
no véu das cascatas, ronco de trovão. 
IE depois dormem tranqüilas, 
no leito dos lagos. (2 vezes) Água dos igarapés, onde Iara, Mãe d'água, é misteriosa canção. Água que o sol evapora, 
pro céu vai embora, 
virar nuvem de algodão. 
Gotas de água da chuva, 

alegre arco-íris, sobre a plantação. Gotas de água da chuva são tristes, são lágrimas,'na inundação. 
Águas que movem moinhos 
são as mesmas águas que encharcam o chão 
e sempre voltam, humildes, pro fundo da terra. (2 vezes) 
Terra, Planeta Água. 

PROJETO TRÂNSITO



INTRODUÇÃO:

O momento em que vivemos retrata em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que preencha em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que preencha um vazio que nem ele sabe o que é. Esse ser humano está perdido neste mundo globalizado que incentiva o consumo excessivo , que desfaz valores e aposta no seu descontentamento.

No trânsito ele não é diferente. Competitivo, cada vez mais egoísta, mais agressivo, com uma pressa para chegar que o faz cometer abusos, passar por cima de tudo e de todos .Alguns homens estão usando seus carros como armas e muitos inocentes estão pagando por suas vidas...

O uso do automóvel nos grandes centros brasileiros popularizou-se realmente nestes últimos anos. Embora muitos países possuam mais veículos do que no Brasil, a evolução do automóvel seguiu todos os estágios de crescimento, permitindo uma integração automóvel-pessoa.

Para compensar de um modo geral, essa discordância entre trânsito e população, tornam-se necessárias campanhas neste sentido, pois o trânsito nos dias de hoje, é fator impressionante tanto de dados físicos quanto de prejuízos materiais .

É preciso fazer algo!

As famílias e as escolas precisam rever seus valores e suas práticas educativas.

A Escola de Educação Infantil tendo uma comunidade com faixa etária tão indefesa e participando direta e indiretamente no trânsito, torna-se necessário ser o canal de informações para estas crianças !

JUSTIFICATIVA:

A maior parte de nossa clientela faz uso dos carros particulares de seus pais, dos transportes escolares, e , outros muitas vezes, utilizam-se de vias públicas para se locomover até à escola.

Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais"a ser trabalhado na Educação Infantil..

As informações serão dadas através de atividades esclarecedoras, jogos, informativos textuais para a família, filmes, atividades participativas com as crianças, palestras com profissional responsável pelo trânsito, onde os alunos poderão adquirir conhecimentos para sua integração ao mesmo.

OBJETIVOS:

* Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;

* Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;

* Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;

* Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito;

* Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;

* Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;

* Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;

* Identificar o significado da sinalização;

* Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;

* Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;

* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;

* Desenvolver a atenção e a percepção;

* Identificar os principais sinais de trânsito;

* Ensinar obediência à sinalização;

* Trabalhar as virtudes: Paciência, Temperança( disciplina); Tolerância , Responsabilidade e Humildade.

ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS:

- Debates em rodinhas;

- Passeios o redor da escola para conhecimento das sinalizações ( faixas ), placas e semáforos;

- Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;

- Entrevista com guarda de trânsito;

- Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;

-Criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola;

- Dramatizações ;

- Poesias, músicas, desenhos , confecção de placas, exercícios avaliativos, maquetes;

- Criação da Patrulha do Trânsito Escolar;

- Confecção de murais, palavras cruzadas, mapeamento percurso escola / casa;

- Discussão sobre a importância das regras de trânsito.

RECURSOS HUMANOS:

. Alunos, professores, pais , guarda de trânsito.

RECURSOS MATERIAIS:

. Espaço físico externo e interno da escola, gravuras, vídeos, recortes, testos informativos e ilustrativos, materiais recicláveis, atividades xerocadas, fichas avaliativas, cartazes, dobraduras,colagens,pinturas, livros, revistas, jornais, carros motorizados infantis e velotrol, placas de trânsito.

INTERDISCIPLINARIEDADE:

PORTUGUÊS

- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos

MATEMÁTICA

Desenhos geométricos ( confecção de placas)

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes ( materiais recicláveis), cartazes

HISTÓRIA

O trânsito urbano, rural e grandes cidades

GEOGRAFIA

Noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias

CIÊNCIAS

Primeiros socorros

AVALIAÇÃO

SERÁ FEITA DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

- Observando a participação, interesse e entusiasmo;

- Resolução de dúvidas;

- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de maquetes e cartazes;

- Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;

- Observando as mudanças comportamentais;

Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;

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