PENSADORES CONSTRUTIVISTAS
Compreender a natureza do conhecimento e o processo de construção do mesmo tem sido um desafio para muitos filósofos, cientistas e pesquisadores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de teorias construtivistas. Dentre esses estudiosos destacamos: Jean Piaget, Ernst von Glassersfeld, Jerome Bruner, G. A. Kelly, David Ausubel e Lev Vygostsky.
Para cada um deles vamos analisar algumas de suas contribuições, enfatizando especialmente os trabalhos de Piaget, Vygotsky e Glasersfeld.
Na nossa opinião, a questão raiz que intriga esses estudiosos foi citada por Chomsky como tendo sido formulada por Bertrand Russel em uma de suas últimas obras:
“Como foi possível que os seres humanos cujos contatos com o mundo são tão efêmeros, particularizados, limitados fossem, contudo, capazes de ter tantos conhecimentos?”
Uma possível explicação para o sucesso do ser humano na sua tarefa sem fim de adquirir conhecimento, reside no fato de não sermos simples espectadores passivos do meio ambiente.
Nós estabelecermos nesse meio uma atividade cognitiva que implica em construções que podem ser compartilhadas com os outros e nós somos, em essência, construtores de conhecimento.
Sérgio Lins (Sergio Lins). Ver detalhes em Tácito