PAREAMENTO E JUSTAPOSIÇÃO

Pareamento e justaposição: você sabe como explorar esse recurso?


Você sabe como explorar bem atividades com placas de pareamento e justaposição? Elas são as queridinhas dos professores, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e de tantos profissionais que atuam no desenvolvimento visual e cognitivo. Mas nem sempre usam tudo que este recurso oferece.

Os pais também devem conhecer e saber escolher jogos e brincadeiras que estimulem as habilidades visuoperceptivas! Então acompanhe aqui, mostrarei como as uso nos meus atendimentos, desde crianças com baixa visão, até mesmo àquelas com estrabismo.


Afinal, o que é parear e justapor?


JUSTAPOSIÇÃO


Visão na Infância



Justapor significa pôr junto. É o primeiro passo, onde as figuras são colocadas sobrepostas por semelhança. Estimula a criança a perceber as imagens iguais.


PAREAMENTO


Visão na Infância



Parear, nada mais é do que juntar em par; emparelhar; combinar; compatibilizar; comparar-se a; unir-se. Ao realizar pareamentos o objetivo é associar e reproduzir um padrão: a criança/adulto visualiza um modelo e com figuras e objetos, iguais ou não, o reproduz (já, já mostrarei exemplos).


Placas para pareamento e justaposição: feito Bombril, mil e uma utilidades!



Existem diversas possibilidades de se trabalhar com as placas:
percepção de contrastes
percepção figura-fundo
percepção de uma parte em relação ao todo
percepção de distâncias e de posição
discriminação de cores e formas
noção de sentido e direção
descrição de detalhes.



Eu atendo crianças com estrabismo e uso essa técnica também para favorecer o rastreio visual e os movimentos de adução ou abdução. Ou seja, para estimular que os olhos se movam em direção ao nariz ou à têmpora (acompanhe, ainda vou contar como). E tem mais! É uma atividade indicada para quase todas as idades. Vamos entender melhor!


Para cada idade e fase, uma atividade



– Meu filho tem dois anos. Atividades de pareamento e justaposição são indicadas para ele?

Sempre digo que cada caso é um caso, e o que vai influenciar aqui é: como está a visão desse pequeno?

Aqui no consultório costumo migrar aos poucos para essas atividades. Na medida em que começam a identificar uma placa isolada – como a figura de uma bola, casa, mão, pé, ou até mesmo algum personagem de desenho favorito -, entendo que é possível iniciar as placas de justaposição com ela. E, posteriormente, as de pareamento.

Com a placa única é preciso iniciar testando contrastes, tamanhos e a que distância a criança enxerga e reconhece a imagem, aumentando gradativamente a sua complexidade. Ou seja, ainda que a criança tenha idade para fazer pareamento e justaposição, ela pode não apresentar respostas visuais para tanto. Por isso, primeiro a estimulamos para melhorar a qualidade funcional de visão.

Em geral, crianças com 1 ano e 6 meses já realizam boa justaposição. Em alguns casos até antes. Nessa mesma fase, começam a oralizar e interagir melhor, porém esse é um fator que sempre procuro respeitar muito, pois algumas crianças desenvolvem essa área mais rapidamente que outras.



Visão na Infância



Bem, quem conhece meu trabalho sabe que sou adepta a testagens e respeito muito a fase de desenvolvimento de cada um. Dessa forma, se a criança não oraliza eu opto por mostrar as imagens e instigar a mesma a encontrar o igual. Por outro lado, tem criança que responde muito bem aos estímulos e busco tornar as atividades mais desafiadoras.

Portanto, avalio continuamente suas habilidades visuais, perceptivas e cognitivas para:
determinar a medida das placas e das figuras,
escolher entre alto ou baixo contraste e quais nuances de cor,
optar por figuras mais simples ou detalhadas,
trabalhar com letras, números ou palavras, associados ou não a imagens,
estabelecer a distância de visualização,
definir a quantidade de figuras, etc.

Para não errar, a melhor alternativa é sempre ter um profissional que irá avaliar cada caso isoladamente. A partir das respostas recebidas, ele orientará os exercícios a serem realizados, usando ou não tampão, na escola e/ou pelos pais e cuidadores.


11 exemplos de pareamento e justaposição



Veja os modelos que mais uso! Na verdade, acabo mesclando bem as diferentes formas de usar este recurso.

1 - Figuras simples e sem detalhes



Placas com figuras simples, de formas mais conhecidas ou do cotidiano. São ideais no início do programa de estimulação.






2 - Contrastes



Placas com fundo branco com figuras coloridas; fundos coloridos com imagens brancas; fundo preto com imagens coloridas; fundo colorido com imagens pretas; e combinação de fundos coloridos com imagens coloridas (usando cores opostas, cria-se um ótimo contraste, por exemplo, azul e amarelo). Além da combinação perfeita do preto com branco e branco com preto.



















3 - Cores



Placas com figuras coloridas ou paletas de cores e tons.



















4 - Detalhes



Placas com figuras mais elaboradas ou que a diferença entre elas está nos detalhes (tanto em relação à forma, como às cores).






5 - Sombras e contornos



A imagem usada para reprodução é a sombra ou contorno da imagem da base.



















6 - Figuras x objeto concreto



Associação de placas de figuras com formas geométricas ou imagens e desenhos bidimensionais com os objetos concretos (3D) correspondentes.






7 - Partes



As atividades podem conter a metade da figura apresentada na placa base ou parte dela; ou até mesmo as metades que ao se juntar formam o todo.






8 - Figura-fundo



Em geral são mais complexas porque uma figura pode se sobrepor à outra ou se confundir com o fundo.






9 - Orientação espacial e lateralidade



Placas de figuras com poucos ou muitos detalhes que se diferenciam em relação a sua posição. Trabalham conceitos como direita, esquerda, em cima, em baixo, ao centro, fora e dentro. Exigem maior atenção!






10 - Constância perceptual



Associação de formas geométricas, dispostas em qualquer direção, com as figuras observadas no modelo da placa base.






11 - Letras e números



Ótimo com adultos e crianças em fase de alfabetização e início de leitura. É um excelente material para avaliar tamanhos de fontes e distâncias.









Você quer ter placas de pareamento e justaposição como as minhas? Veja as opções para download ou plastificadas na loja do Visão na Infância!




Mas, como usar as placas em crianças com estrabismo?



O segredo ao aplicar atividades de pareamento e justaposição para o tratamento de estrabismo está em como você posiciona a placa base em relação à criança.


Se o diagnóstico for estrabismo convergente e a prescrição indicar exercícios de abdução: mostre o estímulo do lado do olho a ser trabalhado, e use tampão no outro olho. Assim ele segue com o olhar em direção às orelhas.
Se o diagnóstico for estrabismo divergente e a prescrição indicar exercícios de adução: mostre o estímulo do lado do olho fechado com o oclusor, oposto ao olho trabalhado. O olhar deve seguir em direção ao nariz.
Se for insuficiência de convergência: fique de frente para a criança, na linha mediana. Mostre as figuras na altura da ponte nasal (variando um pouco mais para cima ou para baixo). O estímulo faz ambos os olhos convergirem em direção ao nariz. Também é possível trabalhar a acomodação (intercalar o olhar distante e perto), mostrando a figura ao longe e a criança marcando a com a mesma correspondência na placa próxima a ela.

Visão na Infância



Sem nem perceber, as crianças movimentam e mantém os olhos por mais tempo na posição desejada, enquanto estão concentradas em completar a atividade.


Aceita o desafio? Mostre como você faz jogos de pareamentos e justaposição!



Além de muita persistência, o que você mais precisa para estimular os pequenos é uma pitada de criatividade. As placas de pareamento e justaposição podem ser confeccionadas com materiais de baixo custo. Isso favorece a aquisição e a continuidade dos exercícios pelos pais em casa, bem como o sucesso no tratamento.

conteúdo retirado do site https://visaonainfancia.com/exemplos-pareamento-e-justaposicao/

Objetivos de filmes infantis


Objetivos de filmes infantis

REI LEÃO: Temáticas educacionais: o exemplo de coragem e responsabilidade do personagem principal, quando decide regressar ao reino para assumir os seus direitos e deveres.

PROCURANDO NEMO: Temáticas educacionais: a importância da família; o equilíbrio entre proteção e confiança nas relações entre pais e filhos.

ALADDIN: Temáticas educacionais: as vantagens de ser genuíno e verdadeiro; a coragem; o amor.

A BELA E A FERA: Temáticas educacionais: a importância do caráter e da beleza interior; o convívio saudável com as diferenças e a necessidade de não julgar nada nem ninguém exclusivamente baseado na sua aparência.

DUMBO: Temáticas educacionais: este filme ensina a viver com a diferença, a procurar o lado positivo das características de cada um, apela à tolerância e à não-discriminação.

SHREK: Temáticas educacionais: vencer os preconceitos ligados às aparências; a importância da nobreza de caráter e de sentimentos; a amizade.

MADAGASCAR: Temáticas educacionais: a importância da amizade nas diferentes etapas da vida; os perigos da desobediência e a necessidade de cumprir regras.

A ERA DO GELO: Temáticas educacionais: ressalta deste filme a importância da amizade, da lealdade e do companheirismo, valores essenciais à natureza humana.

TOY STORE: Temáticas educacionais: ultrapassar o ciúme e a possessividade; aprender que tudo tem o seu tempo.

BAMBI: Temáticas educacionais: a importância da família, do amor e da amizade.


Planejamento anual Berçário 2


NATUREZA E SOCIEDADE


OBJETIVO GERAL: Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecendo contato com pequenos animais plantas e objetos diversos, manifestando a curiosidade e interesse.

CONTEÚDOS: 
·         A criança e a família;
·         Relevância Social e Vínculo com a Prática Social
·         O corpo e suas características físicas;
·         Grau de significado para as crianças;
·          Seres vivos e não vivos
·         Fenômenos da natureza; 
·         Propriedades e relações simples – causa e efeito.

NOÇÕES E CONCEITOS
·         Identificar as diferenças entre as pessoas;
·         Nomear colegas e seus familiares;
·         Diferenças sexuais;
·         Nomear partes do corpo; 
·         Reconhecer hábitos de higiene; 
·         Reconhecer e identificar os órgãos dos sentidos e sua importância; 
·         Prevenção de acidentes; Alimentação adequada e balanceada;
·         Nomear e identificar animais e plantas, objetos e outros;.
·         Manter contato e reconhecer pequenos animais e plantas;
·         Identificar as propriedades dos objetos e suas utilidades; 
·         Sol – reconhecer como fonte de luz e calor;
·         Diferenciar temperaturas frio/calor – previsões de tempo.

















LINGUAGEM DA MATEMÁTICA



OBJETIVO GERAL: Estabelecer aproximação com algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano como contagem, relações espaciais, grandezas e medidas.

CONTEÚDO: 

·         Elementos espaciais;
·         Construção de conceitos matemáticos como dentro/fora, perto/longe, em cima/embaixo;
·         Construção de torres e pistas;
·         Representação do espaço; 
·         Objetos e brinquedos que contenham números; 
·         Quadro de aniversariantes; 
·         Calendário;
·         Pesos e medidas


NOÇÕES E CONCEITOS

·         Numerais;
·         Ter contato com diferentes espaços e elementos numéricos, através de jogos e brincadeiras;
·         Refletir e identificar sobre as possibilidades de estabelecer variadas relações de comparação, quantidades, representações mentais, etc;
·         Construção de torres e pistas para representar espaços e dimensões
·         Usar as estruturas lógicas matemáticas em situações da vida cotidiana; 
·         Organizar espaços com brinquedos e objetos que contenham números como telefone, relógios, máquina de calcular;

















LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


OBJETIVO GERAL:
·         Participar de variadas situações de comunicação oral para interagir, expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral cantando suas vivências, interessar-se pela leitura de histórias, familiarizarem-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nos quais ela se faz necessária do contato com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.

CONTEÚDO: 
·         Oralidade
·         Leitura
·         Utilização do recurso do tempo com calendários, números de alunos presentes e ausentes na chamadinha, contagem de quantos dias faltam para o aniversário ou qualquer outro evento, etc; 
·         Comunicação, manipulação e exploração de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral; 
·         Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto; Utilização de jogos com números;
·         Contagem oral e visual de sequencia numérica;

NOÇÕES E CONCEITOS
·         Apreciação do universo; 
·         Interlocução e comunicação efetiva entre os participantes da conversa; 
·         Ampliação da capacidade de utilizar a fala de forma cada vez mais competente em diferentes contextos; 
·         Construir relação prazerosa com a leitura; 
·         Situações comunicativas e expressivas para o desenvolvimento das capacidades linguísticas; 
·         Criar situações de fala escuta e compreensão da linguagem; 
·         Manusear gibis, revistas e livros de história; 
·         Leitura feita pelo professor de textos escritos;
·         Situações comunicativas e expressivas para o desenvolvimento das capacidades linguísticas;













LINGUAGEM PLÁSTICA


OBJETIVO GERAL:
·         Ampliar o desenvolvimento da coordenação motora fina e motora grossa através da manipulação de diferentes objetos; fortalecer membros superiores.

CONTEÚDO: 
·         Através de estímulos com auxílio de saquinhos coloridos com diferentes materiais dentro, tapete das sensações, objetos de encaixe, brinquedos de montar e desmontar, etc.
·         Reconhecer diferentes sons; explorar diferentes sons produzidos por instrumentos feitos de sucata e pela manipulação de objetos de convívio diário; imitar sons de animais, avião, chuva;
·         Através de estímulos sonoros com auxílio de músicas, brinquedos que produzam sons como (latinhas, guizos, toquinhos de madeira, chocalho de garrafa plástica, folhas;


NOÇÕES E CONCEITOS
·         Interagir com o espaço: rolar / Rastejar / Engatinhar / Andar / Correr / Saltar
·         Brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e monta-monta;
·         Estimulação do próprio corpo;
·         Trabalhos manuais com massinha caseira;
·         Garatujas: pintura com gelatina e guache;
·         Integração social, por brincadeiras e jogos que estimulam a criança trocar objetos;
·         Incentivo e desenvolvimento da fala, procurando ampliar o vocabulário;
·         Apresentação das cores;
·         Contos de histórias curtas;
·         Atividades de músicas e cantigas de rodas;
·         Brincadeiras de imitação;
·         Brincadeiras livres no parque;










LINGUAGEM CORPORAL


OBJETIVO GERAL:
·         Transmitir um ambiente acolhedor e seguro, possibilitando ao bebê um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.
·         Fortalecer os músculos do corpo para desenvolver capacidades posturais

CONTEÚDO: 
·         Cuidados básicos de higiene e saúde;
·         Estimulação tátil, através de carícias e afago ao bebê;
·         Estimulação visual, por meio de objetos coloridos, vídeos e livros de bebê;
·         Estimulação verbal, por meio de conversas,sons de brinquedos e músicas;
·         Estimulação motora básica do bebê, incentivando a criança a buscar um objeto primeiro com as mãos, depois arrastando-se ou engatinhando até que ele consiga andar;
·         Estimulação do próprio corpo, mostrando e nomeando partes do corpo;
·         Banhos agradáveis, acompanhados de conversas, livros e músicas;
·         Músicas gestuais e cantigas de roda;


NOÇÕES E CONCEITOS

·         Deite o bebe de barriga para cima. Pegue-o suavemente pelos pés e mãos e faça flexões e movimentos circulares com as pernas e braços.
·         Coloque o bebe deitado de barriga para cima, motive-o a agarrar seus polegares. Levante-o suavemente e volte a deitá-lo.
·         Deite o bebe de barriga para cima.
·         Fortalecer os músculos do corpo.
·         Braços e Pernas: Amarre guizos nos pulsos e tornozelos do bebe,assim fará com que acriança agite seus membros, fortalecendo assim suas pernas e braços.
·         Puxe o bebe suavemente pelas mãos, erguendo-o alguns poucos centímetros
·         .Desenvolver diferentes capacidades posturais.Balanço o corpo.
·         Desenvolver o equilíbrio e a confiança.
·         Segure-o com muito cuidado  pelas costas e cabeça e balance-o de maneira suave para os lados, para trás e para frente.
·         Músculos em geral: Coloque o bebe de barriga para baixo e deite-se o manusear um objeto.Tire o objeto dele e movimente-o de um lado para o outro, para que ele o siga com o olhar.
·         Coloque o objeto alguns centímetros a sua frente para que ele faça o esforço de se arrastar e tentar alcançá-lo.
·         Desenvolver diferentes capacidades posturais.Sentar-se
·         Desenvolver o equilíbrio e a capacidade de sentar.
·         Deite o bebe de barriga para cima, e nessa posição recline-o e sente-o, puxando-o delicadamente pelas mãos.






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