A importância do brincar por Tizuko Morchida Kishinomoto

A importância do brincar por Tizuko Morchida Kishinomoto


Tema de concurso: Jussara Hoffmann Avaliação mediadora

TEMA DE CONCURSO: 

Avaliação Mediadora ( Jussara Hoffmann )

Avaliação Mediadora, trás uma abordagem referente a questão de como avaliar um aluno, quais os meios, maneiras, enfim, será que avaliar baseia-se em apenas um único momento?
Para Jussara Hoffmann, existem duas premissas fundamentais: o aluno constrói suas verdades e valoriza suas manifestações e interesses. Contudo devemos considerar seus pensamentos e suas idéias.
Ela valoriza: erros e dúvidas dos alunos, no qual se abre uma oportunidade do docente observar e investigar o aluno.
Trata o diálogo entre Professor e Aluno, como um indicador de aprendizagem, onde ocorre troca de informações.
Nesse processo, sempre haverá uma oportunidade para reformular uma alternativa de solução para que a construção do saber aconteça.

Professor deve: Refletir sobre seus métodos na elaboração de questões e analisar as respostas dos alunos, isso ela chama de caráter dinâmico.

Na Avaliação Mediadora o Professor não deve interpretar a prova para saber o que o aluno não sabe, mas para pensar nas estratégias pedagógicas para interagir com seu aluno.

Ela afirma que, no processo de aprendizagem, resposta é = Ponto de partida para novas interrogações ou desafios do professor.
É oferecer muitas oportunidades de emitir idéias ou as que já foram elaboradas. (Sem isso não é possível obter uma avaliação contínua e mediadora.

Avaliar = Provocar = Desafiar = Refletir = Formular = Reformular Hipóteses.

Avaliar qualitativamente significa olhar global, o aluno ser visto, observado como um ser integral.

Jussara Hoffmann entrevista e avaliação na escola

Jussara Hoffmann, costuma cair em concursos públicos, assistam com atenção . 




Dias dos Pais Videos de apresentações

Algumas apresentações de Dia dos Pais 






Atividade para coordenação fina Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL. ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA










































Atividade Dia dos Pais para Fundamental

                                    DIA DOS PAIS ATIVIDADES 2014






Atividade Dia dos Pais

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS

Atribui-se a origem dessa data à Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Entretanto, a institucionalização dessa data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).
Seguindo a tradição, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo).
No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. No Brasil a implementação da data é atribuída a Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

















 

Marisca: MOLDE CESTOS COM GARRAFAS PET

Marisca: MOLDE CESTOS COM GARRAFAS PET

eja como fazer cestinhos através de material reciclado, você contribui para um planeta melhor e ainda cria um item bastante útil para sua casa. Confira!
Que tal criar algo bem interessante para guardar várias coisas de um jeito prático em um recipiente bem diferente dos usuais. Você irá fazer uma caixinha que serve como cesto para deixar reservado o que você imaginar. É um cestinho bem charmoso e poderá ser vislumbrado por suas amigas, que possivelmente vão querer também a receita depois de ver este artesanato em sua casa. Veja como fazer!

Créditos: domelhorjeito.blogspot.com

Materiais que você vai precisar

- Tesoura
- Fita crepe
- Quatro garrafas PET cortadas em tiras de 2 cm de largura
- 1 molde (cubo de papel) de 10 cm de largura, de comprimento e de altura. Ou seja: 10 x 10 x10 cm.

Passo a passo


Créditos: domelhorjeito.blogspot.com
Primeiramente corte uma tira em uma extensão que seja possível cobrir os dois lados mais o fundo da caixa, de forma a deixar ainda 4 cm de sobra em cada ponta. Faça o ajuste da fita ao molde, fazendo a cobertura dos dois lados e também o fundo. Vinque as sobras de 4 cm para deixar o trabalho mais prático.

Créditos: domelhorjeito.blogspot.com
Passe elásticos em torno do molde para fixar bem as fitas. Agora corte mais quatro fitas e faça o ajuste ao molde, como está explicado no começo do passo a passo. Depois você precisa cortar mais cinco fitas para cobrir os dois outros lados do molde.

Créditos: domelhorjeito.blogspot.com
Assim que você for passar a primeira fita dessa segunda etapa, será preciso que você entrelace-a na parte de baixo, com as fitas que já estão fixadas. Para fazer isto, é preciso que você faça uma tecelagem simples, passando a fita uma vez por baixo e depois por cima das fitas já colocadas.  Você deve fazer o mesmo com as demais fitas da segunda etapa. É preciso ficar atenta, pois ao fazer o entrelaçamento, quando a fita anterior passou por baixo da trama, a fita atual deverá passar por cima e vice-versa. O estágio posterior será para a confecção das laterais da caixa. Corte cinco fitas em comprimento necessário para cobrir quatro lados, deixando uma sobra de cerca de 10 cm. Na hora que for entrelaçar a primeira fita, faça com que ela fique desencontrada com a fita paralela a ela no fundo da caixa. Ou seja, quando a fita do fundo passar por baixo da trama, a fita da lateral deverá passar por cima e vice-versa. Comece fazendo a tecelagem da direita para a esquerda, parando a ponta da fita na última posição, de forma que ela fique por cima da trama. Agora você precisa segurar a fita nessa posição, pegar outra extremidade e começar a tecer da esquerda para a direita, avançando para o lado seguinte.

Créditos: domelhorjeito.blogspot.com
Entrelace a fita em volta de toda a caixa. Quando chegar o momento de fazer o arremate, você irá sobrepor a sobra de fita ao trecho já tramado. A extremidade da fita deverá ficar por baixo da trama. Repita o processo anterior com outras três fitas. Não faça uso da quinta fita por enquanto.

Créditos: domelhorjeito.blogspot.com
Pegue a fita restante e faça um corte no meio, sendo no sentido do comprimento. Agora passe as fitas finas pela trama normalmente, seguindo o mesmo método utilizado para as demais. Arremate as sobras na parte de cima da caixa. Para as fitas verticais que estiverem por baixo das horizontais, você irá dobrar a sobra para fora, de forma a ficar rente com a borda da caixa.

Créditos: domelhorjeito.blogspot.com
Corte as sobras na altura da terceira fita de cima para baixo e arremate as pontas encaixando-as nas terceira fita. Dobre as demais sobras para fora e faça o corte na altura da terceira fita. Agora só é retirar a caixa do molde e arrematar estas últimas sobras para dentro, fazendo com que elas encaixem na terceira fita. Faça um reforço nos vincos utilizando o alicate. Este instrumento é muito útil para vincar bem as bordas. Para proteger a peça, utilize um pedaço de fita de PET dobrada.

Créditos: domelhorjeito.blogspot.com
Tá pronta a sua caixinha feita de fitas de PET. Você escolhe o que vai guardar neste item que pode ser super útil para você. Espero que consigam reproduzir os passos em casa. Até a próxima e bons artesanatos!
Informações do passo a passo captadas no site: revistaartesanato.com.br

Figuras de estilos de linguagens

Olá, meus amores estou postando hoje sobre língua portuguesa que costumam cair em prova de concurso, espero ajudar e retirar algumas dúvidas Beijinhos.

Formas de utilizar as palavras no sentido conotativo, figurado, com o objetivo de ser mais expressivo.

A seguir, as principais figuras de estilo em ordem alfabética:

1 - Anacoluto- interrupção na sequência lógica da oração deixando um termo solto, sem função sintática. 

Ex.: Mulheres, como viver sem elas?

2 - Anáfora- repetição de palavras. 

Ex.: Ela trabalha, ela estuda, ela é mãe, ela é pai, ela é tudo!

3 - Antonomásia - substituição do nome próprio por qualidade, ou característica que o distinga. É o mesmo que apelidado, alcunha ou cognome. 
Exemplos.:

Xuxa (Maria das Graças)
O Gordo (Jô Soares)

4 - Antítese - aproximação de ideias, palavras ou expressões de sentidos opostos. 

Ex.: Os bobos e os espertos convivem no mesmo espaço.

5 - Apóstrofo ou invocação - invocação ou interpelação de ouvinte ou leitor, seres reais ou imaginários, presentes ou ausentes. 
Exemplos.:

Mulher, venha aqui! 

Ó meu Deus! Mereço tanto sofrimento?

6 - Assíndeto - ausência da conjunção aditiva entre palavras da frase ou orações de um período. Essas aparecem justapostas ou separadas por vírgulas. 

Ex.: Nasci, cresci, morri. 
(ao invés de: Nasci, cresci e morri.)

7 - Catacrese - metáfora tão usada que perdeu seu valor de figura e se tornou cotidiana, não representando mais um desvio. Isso ocorre pela inexistência das palavras mais apropriadas. Surge da semelhança da forma ou da função de seres, fatos ou coisas. 

Exemplos.: céu da boca; cabeça de prego; asa da xícara; dente de alho.

8 - Comparação ou símile - aproximação de dois elementos realçando pela sua semelhança. Conectivos comparativos são usados: como, feito, tal qual, que nem... 

Ex.: Aquela criança era delicada como uma flor.

9 - Elipse - omissão de palavras ou orações que ficam subentendidas. 

Ex.: Marta trabalhou durante vários dias e ele, (trabalhou) durante horas.

10 - Eufemismo - atenuação de algum fato ou expressão com objetivo de amenizar alguma verdade triste, chocante ou desagradável. 

Ex.: Ele foi desta para melhor. 
(evitando dizer: Ele morreu.)

11 - Hipérbole - exagero proposital com objetivo expressivo.

Ex.: Estou morrendo de cansada.

12 - Ironia - forma intencional de dizer o contrário da ideia que se pretendia exprimir. O irônico é sarcástico ou depreciativo. 

Ex.: Que belo presente de aniversário! Minha casa foi assaltada.

13 - Metáfora - é um tipo de comparação em que o conectivo está subentendido. O segundo termo é usado com o valor do primeiro.

Ex.: Aquela criança é (como) uma flor.

14 - Metonímia - uso de uma palavra no lugar de outra que tem com ela alguma proximidade de sentido.

A metonímia pode ocorrer quando usamos:

a - o autor pela obraEx.: Nas horas vagas, lê Machado. 
(a obra de Machado)

b - o continente pelo conteúdo
Ex.: Conseguiria comer toda a marmita.Comeria a comida (conteúdo) e não a marmita (continente)

c - a causa pelo efeito e vice-versaEx.: A falta de trabalho é a causa da desnutrição naquela comunidade.
A fome gerada pela falta de trabalho que causa a desnutrição.

d - o lugar pelo produto feito no lugarEx.: O Porto é o mais vendido naquela loja.
O nome da região onde o vinho é fabricado

e - a parte pelo todoEx.: Deparei-me com dois lindos pezinhos chegando.
Não eram apenas os pés, mas a pessoa como um todo.

f - a matéria pelo objetoEx.: A porcelana chinesa é belíssima.
Porcelana é a matéria dos objetos

g - a marca pelo produtoEx.: - Gostaria de um pacote de Bom Bril por favor.
Bom Bril é a marca, o produto é esponja de lã de aço.

h - concreto pelo abstrato e vice-versaEx.: Carlos é uma pessoa de bom coração
Coração (concreto) está no lugar de sentimentos (abstrato) 

15 - Onomatopeia – uso de palavras que imitam sons ou ruídos. 

Ex.: Psiu! Venha aqui!

16 - Paradoxo ou oxímoro - Aproximação de palavras ou ideias de sentido oposto em apenas uma figura. 

Ex.: "Estou cego e vejo. Arranco os olhos e vejo." (Carlos Drummond de Andrade)

17 - Personificação, prosopopeia ou animismo – atribuição de características humanas a seres inanimados, imaginários ou irracionais. 

Ex.: A vida ensinou-me a ser humilde.

18 - Pleonasmo ou redundância - repetição da mesma ideia com objetivo de realce. A redundância pode ser positiva ou negativa. Quando é proposital, usada como recurso expressivo, enriquecerá o texto:

Ex.: Posso afirmar que escutei com meus próprios ouvidos aquela declaração fatal.

Quando é inconsciente, chamada de “pleonasmo vicioso”, empobrece o texto, sendo considerado um vício de linguagem: Irá reler a prova de novo.
Outros: subir para cima; entrar para dentro; monocultura exclusiva; hemorragia de sangue.

19 - Polissíndeto - repetição de conjunções (síndetos). 

Ex.: Estudou e casou trabalhou e trabalhou...

20 - Silepse - concordância com a ideia, não com a forma. 

Ex.: Os brasileiros (3ª pessoa) somos (1ª pessoa) massacrados – Pessoa.

Vossa Santidade (fem.) será homenageado (masc.) – Gênero.

Havia muita gente (sing.) na rua, corriam (plur.) desesperadamente – Número.

21 - Sinestesia - mistura das sensações em uma única expressão. 

Ex.: Aquele choro amargo e frio me espetava.
Mistura de paladar (amargo) e tato (frio, espetava)

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