SE ELA BRINCA EU BRINCO

SE ELA BRINCA EU BRINCO


Se ela brinca ...eu brinco................

E O TÃO IMPORTANTE ...............BRINCAR.........
O que uma criança faz em uma escola de educação infantil?
 
Brinca, faz amigos e passa horas felizes convivendo com crianças e adultos que não são seus familiares.  Mas não é só isso que acontece.

Até os 6 anos, a criança vive uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor por isso as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam devem ser muito ricas e qualificadas.

Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca.

Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com pessoas realmente preparadas para acompanhar a criança nesse processo de descobertas e de crescimento com uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.

Toda escola de Educação Infantil precisa ter certeza do que quer desenvolver na criança.

Para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender,e pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático, deve-se propor atividades que desenvolvam um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a cada faixa etária.

O brincar se constitui na interação de vários fatores que são transformados pela ação dos indivíduos e por suas produções.

Os jogos e as brincadeiras são, assim transformados continuamente.

A criança brinca para conhecer-se a si própria e aos outros em suas relações, para aprender as normas sociais de comportamento, para desenvolver a linguagem e a narrativa, para trabalhar com o imaginário e para conhecer os eventos e fenômenos que ocorrem a sua volta.
 
A realização de jogos e brincadeiras na primeira infância envolve naturalmente o movimento, pois através dele a criança se coloca no meio, interagindo com os objetos, com as pessoas, explorando seu próprio corpo e o espaço físico.

Uma das funções da brincadeira é permitir à criança o exercício do movimento.

O movimento tem uma importância muito grande na infância, pois ele serve para a criança se relacionar com o outro, explorar o espaço e situar-se nele, bem como os objetos e o próprio corpo.

No processo de desenvolvimento, a criança começa usando as mesmas formas de comportamento que outras pessoas usaram em relação a ela.

Isto acontece porque, desde os primeiros dias de vida, as atividades da criança adquirem um significado próprio de comportamento.

A brincadeira fornece mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real.

Nela aparecem o faz-de-conta, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real.

Brincar é fonte de lazer, mas é, também fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa. Incluir o jogo e a brincadeira na Escola tem como objetivo servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes intimamente interligados.

A brincadeira fornece mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real.

Nela aparecem o faz-de-conta, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real. Brincar é fonte de lazer, mas é, também fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.

Incluir o jogo e a brincadeira na Escola tem como objetivo servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento,processos estes intimamente interligados.

MELHOR DOQUE BRINCAR É CONSTRUIR BRINQUEDOS

MELHOR DO QUE BRINCAR É CONSTRUIR BRINQUEDOS

MELHOR QUE BRINCAR É CONSTRUIR O BRINQUEDO!!!

CAMINHÃO DE CAIXA DE SUCO E TAMPAS!

DOMINÓ DE CAIXINHAS DE REMÉDIOS!

BONECOS COM ROLINHOS DE PAPEL..

BILBOQUE DE FUNIL..

OUTRO DE PET..


E ESSE DE PAPEL.......

TRATOR DE PET.......

CARRINHO.........

DOMINÓ GIGANTE COM CAIXA DE CAMISA...

DOMINÓ GIGANTE COM FORMAS GEOMÉTRICAS.......

PEÃO...

BINGO....

DOMINÓ DE PAPEL..

COFRINHOS..

TAMPINHAS........

MONSTROS S.A

MAIS MONSTROS

FIXANDO QUANTIDADES

PORCO DE EMBALEGAM DE AMACIANTE...

MAIS UM COFRINHO


PET PARA ORGANIZAR OS MATERIAIS......

ESSE EU AMEI ..VOU FAZER ASSIM PARA FICAR AS VOGAIS...

BOLHA DE SABÃO...........

TELEFONE SEM FIO..................

MUITAS CONSTRUÇÕES..........

E MAIS MONSTROS!!!!!!

SÓ NÃO CRIA............ QUEM NÃO QUER....
NÃO FAZ MAIS PELA EDUCAÇÃO ................QUEM NÃO QUER..
VAMOS LÁ.....
MÃOS A OBRA..E CONSTRUIREMOS UM MUNDO MAIS JUSTO E DIGNO PARA NOSSOS PEQUENOS!!!!!!!!
BEIJOS

SER PROFESSOR: UMA ESCOLA DE POUCOS

SER PROFESSOR: UMA ESCOLHA DE POUCOS 

Nos últimos anos, tornou-se comum a noção de que cada vez menos jovens querem ser professores. Faltava dimensionar com mais clareza a extensão do problema. Um estudo encomendado pela Fundação Victor Civita (FVC) à Fundação Carlos Chagas (FCC) traz dados concretos e preocupantes: apenas 2% dos estudantes do Ensino Médio têm como primeira opção no vestibular graduações diretamente relacionadas à atuação em sala de aula - Pedagogia ou alguma licenciatura (leia o gráfico abaixo).

Uma profissão desvalorizada
Só 2% dos entrevistados pretendem cursar Pedagogia ou alguma Licenciatura, carreiras pouco cobiçadas por alunos das redes pública e particular
Ilustração: Mario Kanno
Fonte: Pesquisa Atratividade da Carreira Docente no Brasil (FVC/FCC)

A pesquisa, que ouviu 1.501 alunos de 3º ano em 18 escolas públicas e privadas de oito cidades, tem patrocínio da Abril Educação, do Instituto Unibanco e do Itaú BBA e contou ainda com grupos de discussão para entender as razões da baixa atratividade da carreira docente. Apesar de reconhecerem a importância do professor, os jovens pesquisados afirmam que a profissão é desvalorizada socialmente, mal remunerada e com rotina desgastante (leia as frases em destaque).

"Se por acaso você comenta com alguém que vai ser professor, muitas vezes a pessoa diz algo do tipo: 'Que pena, meus pêsames!'"
Thaís*, aluna de escola particular em Manaus, AM

"Se eu quisesse ser professor, minha família não ia aceitar, pois investiu em mim. É uma profissão que não dá futuro."
André*, aluno de escola particular em Campo Grande, MS

* Os nomes dos alunos entrevistados foram alterados para preservar a confidencialidade da pesquisa


O Brasil já experimenta as consequências do baixo interesse pela docência. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas no Ensino Médio e nas séries finais do Ensino Fundamental o déficit de professores com formação adequada à área que lecionam chega a 710 mil (leia o gráfico ao lado). E não se trata de falta de vagas. "A queda de procura tem sido imensa. Entre 2001 e 2006, houve o crescimento de 65% no número de cursos de licenciatura. As matrículas, porém, se expandiram apenas 39%", afirma Bernardete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e supervisora do estudo. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2009, o índice de vagas ociosas chega a 55% do total oferecido em cursos de Pedagogia e de formação de professores.

Faltam bons candidatos
A baixa procura contrasta com a falta de docentes com formação adequada 
Ilustração: Mario Kanno
Fontes: Inep e Censo da Educação Superior (2004 e 2008)

Um terço dos jovens pensou em ser professor, mas desistiu
Ilustração: Mario Kanno
Ilustrações: Mario Kanno
O estudo indica ainda que a docência não é abandonada logo de cara no processo de escolha profissional. No total, 32% dos estudantes entrevistados cogitaram ser professores em algum momento da decisão. Mas, afastados por fatores como a baixa remuneração (citado nas respostas por 40% dos que consideraram a carreira), a desvalorização social da profissão e o desinteresse e o desrespeito dos alunos (ambos mencionados por 17%), acabaram priorizando outras graduações. O resultado é que, enquanto Medicina e Engenharia lideram as listas de cursos mais procurados, os relativos à Educação aparecem bem abaixo (leia os gráficos na página ao lado).

Um recorte pelo tipo de instituição dá mais nitidez a outra face da questão: o tipo de aluno atraído para a docência. Nas escolas públicas, a Pedagogia aparece no 16º lugar das preferências. Nas particulares, apenas no 36º. A diferença também é grande quando se consideram alguns cursos de disciplinas da Escola Básica. Educação Física, por exemplo, surge em 5º nas públicas e 17º nas particulares. "Essas informações evidenciam que a profissão tende a ser procurada por jovens da rede pública de ensino, que em geral pertencem a nichos sociais menos favorecidos", afirma Bernardete. De fato, entre os entrevistados que optaram pela docência, 87% são da escola pública. E a grande maioria (77%), mulheres.

O perfil é bastante semelhante ao dos atuais estudantes de Pedagogia. De acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de Pedagogia, 80% dos alunos cursaram o Ensino Médio em escola pública e 92% são mulheres. Além disso, metade vem de famílias cujos pais têm no máximo a 4ª série, 75% trabalham durante a faculdade e 45% declararam conhecimento praticamente nulo de inglês. E o mais alarmante: segundo estudo da consultora Paula Louzano, 30% dos futuros professores são recrutados entre os alunos com piores notas no Ensino Médio. O panorama desanimador é resumido por Cláudia*, aluna de escola pública em Feira de Santana, a 119 quilômetros de Salvador: "Hoje em dia, quase ninguém sonha em ser professor. Nossos pais não querem que sejamos professores, mas querem que existam bons professores. Assim, fica difícil".

RETIRADO DA FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/carreira/ser-professor-escolha-poucos-docencia-atratividade-carreira-vestibular-pedagogia-licenciatura-528911.shtml

MASCOTE FULECO PARA COLORIR DA COPA 2014

MASCOTE FULECO DA COPA 2014






O QUE PRECISA TER NA PAREDE DA SALA DE AULA?

O QUE PRECISA TER NA PAREDE DA SALA DE AULA PARA UM AMBIENTE ALFABETIZADOR?


COMO DECORAR O AMBIENTE DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL 1

COMO DECORAR MINHA SALA DE AULA?

CHAMADINHA/LISTA DE NOMES DOS ALUNOS.

Essa pode ser bem criativa e ilustrada, gosto daquelas em que você encaixa as fichas dos nomes, assim você pode utilizar as fichas dando para os alunos manusearem, na internet você encontra vários modelos.

CALENDÁRIO
Utilizo sempre um bem grande com o tema da turma, onde posso fixar número por número assim trabalho numerais todos os dias na rotina. Meses e Dia da Semana também são moveis.

COMBINADOS DA TURMA
Deve-se fazer um acordo de comportamento com os alunos, o que se pode e o que não pode, e registrá-lo em mural, através de palavras ou desenhos.

ROTINA
Crianças gostam de Rotina, por isso é interessante ter bem visível na sala toda ordem das atividades do dia, em desenho ou registro escrito.

PALAVRAS MÁGICAS
As regrinhas da boa educação também devem estar fixadas para toda turma.

ALFABETO e NUMERAIS
Para crianças de 4 anos ou menos, dê preferência a alfabetos não ilustrados, pois estão na fase icônica.

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