POTES DECORADOS DE EVA


















http://mariscaramos.blogspot.com/

CADERNOS URSOS EVA












http://mariscaramos.blogspot.com/

CADERNOS DECORADOS EM EVA
































http://mariscaramos.blogspot.com/

MAIS CADERNOS DECORADOS



























http://mariscaramos.blogspot.com/

CADERNO EM EVA





















http://mariscaramos.blogspot.com/

CADERNOS DECORADOS DE EVA























http://mariscaramos.blogspot.com/

CADERNOS EVA





















http://mariscaramos.blogspot.com/

MAIS CADERNOS EVA












http://mariscaramos.blogspot.com/

CADERNOS DE EVA












http://mariscaramos.blogspot.com/

CADERNOS DECORADOS EM EVA













http://mariscaramos.blogspot.com/

CADERNOS DECORADOS














http://mariscaramos.blogspot.com/

CADERNOS DECORADOS DE EVA




http://mariscaramos.blogspot.com/

CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO!

http://www.iped.com.br/afiliado/733186
www.iped.com.br
Cursos online nas áreas de informática, programação, design e profissionalizantes. Mais de 500 cursos a partir de R$ 70,00! Um centro que oferece informação, conhecimento e treinamento, para profissionais, educadores e qualquer um que queira evoluir profissionalmente e culturalmente.

PROJETO BONECA MASCOTE


BONECA MASCOTE

PROJETO: BONECA MASCOTE

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

JUSTIFICATIVA:


O projeto BONECA MASCOTE é uma estratégia desenvolvida em parceria com as famílias para ensinar valores que ajudam na formação e educação de crianças de cinco anos.

Como mais uma criança da sala, a nova amiga ganha nome, uniforme da escola, certidão de nascimento e características da personalidade. A turma fica responsável por cuidar da companheira e as responsabilidades começam. A mascote, como líder do bem, mais um recurso para desenvolver boas maneiras e virtudes como coragem, honestidade, respeito, companheirismo, ou seja, assuntos sérios, mas que ainda são abstratos para a criança.

O projeto irá funcionar em sistema de rodízio. Cada dia uma criança leva para a casa a amiguinha, uma malinha e um diário para escrever todas as atividades e colar fotos. Os pais precisam se envolver com a proposta pedagógica estimulando os filhos na criação da mascote. “Como eles levam para a casa, eles começam a trabalhar a responsabilidade de não sujar, não rasgar, cuidar da amiguinha e não deixar que ela seja maltratada por ninguém, já que terão que devolver aos colegas, por isso o rodízio somente terá início após reunião de pais.

No diário, a escrita é estimulada. Para algumas, a ideia é criar um vínculo afetivo forte entre o grupo, aumentando o laço de união e amizade, já que terão um objetivo comum: cuidar da mascote. Uma mãe incentiva o filho a comer mostrando que a boneca também come, para outras será um estimulo para desenvolver a escrita no diário.

O Projeto Boneca Mascote facilita na construção do aprendizado e trabalha questões de cidadania por meio das mensagens que a mascote passa para a classe.


OBJETIVO:

Despertar nas crianças as diversas formas de desenvolver a imaginação e construir a realidade por meio de diferentes histórias, trabalhar afetividade, respeito, cuidados, incentivar e estimular o registro em forma de diário. Tornando a família parte integrante da atividade.

Desenvolvera oralidade e a escrita de um diário. Trabalhar com as crianças diversos aspectos da fase pré-escolar, como desenvolvimento de hábitos de cortesia, respeito, regras de convívio, ampliação do vocabulário e construção da identidade, entre outros.


DESENVOLVIMENTO



• Apresentar o mascote para a turma durante a roda de conversa;

• Deixar que todos o toquem, para que sintam sua textura;

• Fazer em votação a escolha do nome da mascote;

• Explicar a turma porque a boneco é o mascote;

• Mostrar a relação do nome da turma com a mascote;

• Dizer todas as regras de convivência da mascote com a turma;

• Conversar sobre o dia de visita da mascote a casa de cada um ;

Explicar em reunião aos pais todo nosso projeto;

• Confecção de um caderno diário para registro das visitas da mascote;

• Utilizar a mascote para trazer as novidades para a turma;

• Ler com os alunos todos os relatos feitos das visitas as casas;



AVALIAÇÃO

Observar durante todo o tempo o comportamento dos alunos em relação a mascote. Valorizar as histórias trazidas por cada criança após cada visita da mascote as casas. Observar junto com a turma os relatos feitos por escrito pelos pais no diário.



CONTEÚDOS:

• Conhecer e produzir o gênero diário;

• Trabalhar aspectos da socialização como o trabalho em grupo, respeito e cuidado mútuo.

• Trabalhar com questões da vida sociofamiliar;

• Trabalhar a questão de gênero.



RECURSOS MATERIAIS


• BONECA;

• MALA COM ROUPAS E PERTENCES DA BONECA;

• CADERNO;


www.marisca-ramos.blogspot.com.br

PROJETO CANTIGAS DE RODA


PROJETO CANTIGAS DE RODA

Introdução
As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias.
Embora atualmente as crianças quase não cantem mais essas cantigas com frequência, ficou “fora de moda”, ou seja, as crianças só despertam o interesse pelas músicas que ouvem nas rádios e televisões, ficando as cantigas de roda em desvantagem, mas já que todos gostam de brincadeiras porque não tentar resgatar a cultura que nos foram deixadas, ou seja, as cantigas são muito importantes, pois pertence à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. 

PROJETO CANTIGAS DE RODA
Tema: Cante, brinque e encante.
Justificativa:
A aprendizagem da linguagem oral é um dos mais importantes elementos para que as crianças ampliem suas possibilidades de inserção, e de participação nas diversas práticas sociais.
Cantar é maravilhoso! “Quem canta seus males espanta” e com isso acreditamos estar promovendo situações em que a criança desenvolva sua capacidade de ouvir e de se expressar.
Objetivo geral:
Resgatar o folclore infantil brasileiro despertando o gosto pelas cantigas de roda, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou seja, cantada de geração em geração para que a criança possa interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
Objetivos Específicos:
·         Resgatar as cantigas de roda mais antiga.
·         Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
·         Analisar as cantigas de roda.
·         Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
Metodologia:
Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda e brincadeiras.
Cantar e dançar as cantigas com coreografia no pátio da escola.
Trabalhar com os grupos de alunos as cantigas e as brincadeiras.
Analisar as cantigas de roda.
 Desenvolvimento do trabalho:
1º passo- Apresentação do projeto, levantando conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto: Questionar as crianças sobre o que sabem com relação às cantigas de roda, registrando as primeiras hipóteses.
2º passo- Apresentar ao grupo algumas das cantigas que serão trabalhadas: Ouvir CD ou DVD com cantigas de roda; Elaborar uma lista das cantigas que mais chamou a atenção.
3º passo- Conhecer a cantiga: “Atirei o pau no gato”, bem como suas características. Cantar e registrar a cantiga; Representar em sala esta cantiga; Conhecer a versão “politicamente correta” desta cantiga; Conversar sobre os cuidados com os animais.
4º passo- Culminância com apresentação de um musical organizado pelo grupo para pais e colegas.
A duração prevista deste projeto é de 45 dias.
O que pode ser trabalhado com este projeto?
Língua portuguesa, artes, natureza e sociedade e matemática.


Recursos:
·         CD’S e DVD’S de cantigas;
·         Livros de histórias;
·         Outros materiais que forem coletados;


Avaliação:
A avaliação deve ser entendida como um meio de se obter informações e subsídios para favorecer o desenvolvimento integral do aluno. Ocorrerá durante todo o processo a partir da observação direta das atitudes e participação das crianças nas cantigas e brincadeiras.

REGISTRE-SE NO BLOG !