PROJETO FAMÍLIA



PROJETO FAMÍLIA


Disciplinas

Linguagem Matemática, Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.

Público Alvo

Alunos do Maternal IA.       

INTRODUÇÃO

A família é o primeiro grupo a que pertence um indivíduo e onde ele tem a oportunidade de aprender através de experiências positivas (afeto, estímulo, apoio, respeito, sentir-se útil) e negativas (frustrações, limites, tristezas, perdas), todas elas fatores de grande importância para a formação de sua personalidade.
É no ambiente familiar que se constrói o amor, a compreensão, a confiança, o estímulo e a comunicação que permeiam a relação, facilitando no processo de integração e participação do indivíduo nos diferentes grupos sociais da comunidade/sociedade.
O papel da família estável é oferecer um campo de treinamento seguro, onde as crianças possam aprender a serem humanas, a amar, a formar sua personalidade única, a desenvolver sua auto-imagem e a relacionar-se com a sociedade mais ampla e mutável, da qual e para a qual nasce.
Cada elemento de uma família tem um papel a desempenhar - marido / esposa, de pai, mãe, filho(a), irmão(ã), e assim por diante.
Este sistema de relações é que deve possibilitar o desenvolvimento de cada um dos membros da família. Não existe “escola” para o treinamento destes papéis e as primeiras vivências de um casal que decide se unir de forma legal ou não, são muito influenciadas tanto por características pessoais de cada um (ritmo, temperamento, afetividade) quanto pelas de suas famílias de origem (hábitos, costumes, valores, tipo de relação entre seus membros).
A família possui papel primordial na construção dos valores que serão incorporados pela criança. Trazer a família à escola amplia os conceitos formulados pela criança.

JUSTIFICATIVA
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais é considerado componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. E mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno segurança na aprendizagem de forma que venha contribuir na formação de cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes.
A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Pais e educadores necessitam caminharem juntos, sendo companheiros nessa caminhada da formação educacional do ser humano.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.

OBJETIVOS

-Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
-Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
-Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
-Trabalhar o lógico - matemático, lingüístico e produção de textos coletivos;
-Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
-Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
-Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros

Esperar a sua vez de falar.
Tratar os colegas com respeito e carinho.
Respeitar o colega quando ele estiver ocupado.
Deixar a nossa sala , limpa e organizada.
Mostrar como serem amigos.
Usar sempre as palavrinhas mágicas (obrigado, com licença, desculpa,por favor,boa tarde)
Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
·         Valorizar as relações de parceria com a família, na construção e no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
·         Fortalecer vínculos afetivos, aproximando os pais no esforço diário dos profissionais da educação.
·         Promover o exercício da cidadania.
·         Ressaltar a importância da vivência dos valores na escola e na família.
·         Compreender a importância da participação de cada um no processo do cuidar e educar.
·         Entender a realidade da família do aluno. Conhecer os pais, onde e como vivem e identificar os saberes que vêm de casa.
·         Informar a comunidade escolar quanto às metas e propostas da escola para o ano letivo.
Compartilhar com a família a responsabilidade de educar, enfocando a ação diferenciada de cada uma das partes


www.marisca-ramos.blogspot.com.br

PROJETO DOCE E SALGADO


Foto: PROJETO DOCE E SALGADO

Disciplinas

Linguagem Matemática, Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.

Público Alvo

Alunos do Maternal IA.       

INTRODUÇÃO

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
Também é necessário que os pais estejam atentos a alimentação de seus filhos e os orientem a comerem alimentos saudáveis, incorporando, assim, novos hábitos alimentares. Mas, para que isso ocorra, se faz necessário um olhar diferenciado, enaltecendo a importância de uma alimentação correta, seus benefícios a saúde, enfatizando o cuidado com o corpo, a criatividade na preparação dos alimentos; o envolvimento das famílias e o quanto essa mudança de hábitos pode ser benéfica e proporcionar bem-estar a todos.

JUSTIFICATIVA

.

Percebemos a necessidade de trabalhar esse tema quando vimos que algumas crianças confundem os alimentos doces e salgados.
Também pela necessidade de criar hábitos saudáveis de alimentação, trazendo os alunos ao ato de observar, degustar diferentes alimentos e identificar seus valores nutricionais.
.

Assim, consciente da relevância desse tema, estimularemos a curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização de uma alimentação saudável.

OBJETIVOS

-Criar bons hábitos alimentares;
-Reconhecer e diferenciar alimentos doces e salgados;
-Mostrar que alguns alimentos (açúcar e sal) consumidos com exagero fazem mal à saúde;
-Identificar vários tipos de alimentos;
-Desenvolver os conceitos de quantidade, cores e formas;
-Valorizar o momento reservado à alimentação.

METODOLOGIA

-Pesquisar em revistas gravuras de alimentos;
-Montar um mural separando os alimentos doces dos salgados;
-Conversação sobre o que as crianças comem em casa e o que preferem;
-Cantar músicas relacionadas ao tema;
-Assistir filmes sobre alimentação;
-Utilizar a horta da escola como bom exemplo de alimentos saudáveis;
-Utilizar massa de modelar para fazer diversos formatos de alimentos;
-Fazer degustação de sal e açúcar;
-Degustar um alimento doce e outro salgado;
-Realizar no final do projeto um piquenique no quiosque da escola.
Retirado do Blog: www.marisca.ramos@gmail.com.br

PROJETO DOCE E SALGADO


Disciplinas

Linguagem Matemática, Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.

Público Alvo

Alunos do Maternal IA.       

INTRODUÇÃO

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
Também é necessário que os pais estejam atentos a alimentação de seus filhos e os orientem a comerem alimentos saudáveis, incorporando, assim, novos hábitos alimentares. Mas, para que isso ocorra, se faz necessário um olhar diferenciado, enaltecendo a importância de uma alimentação correta, seus benefícios a saúde, enfatizando o cuidado com o corpo, a criatividade na preparação dos alimentos; o envolvimento das famílias e o quanto essa mudança de hábitos pode ser benéfica e proporcionar bem-estar a todos.




JUSTIFICATIVA

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Percebemos a necessidade de trabalhar esse tema quando vimos que algumas crianças confundem os alimentos doces e salgados.
Também pela necessidade de criar hábitos saudáveis de alimentação, trazendo os alunos ao ato de observar, degustar diferentes alimentos e identificar seus valores nutricionais.
.

Assim, consciente da relevância desse tema, estimularemos a curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização de uma alimentação saudável.

OBJETIVOS

-Criar bons hábitos alimentares;
-Reconhecer e diferenciar alimentos doces e salgados;
-Mostrar que alguns alimentos (açúcar e sal) consumidos com exagero fazem mal à saúde;
-Identificar vários tipos de alimentos;
-Desenvolver os conceitos de quantidade, cores e formas;
-Valorizar o momento reservado à alimentação.

METODOLOGIA

-Pesquisar em revistas gravuras de alimentos;
-Montar um mural separando os alimentos doces dos salgados;
-Conversação sobre o que as crianças comem em casa e o que preferem;
-Cantar músicas relacionadas ao tema;
-Assistir filmes sobre alimentação;
-Utilizar a horta da escola como bom exemplo de alimentos saudáveis;
-Utilizar massa de modelar para fazer diversos formatos de alimentos;
-Fazer degustação de sal e açúcar;
-Degustar um alimento doce e outro salgado;
-Realizar no final do projeto um piquenique no quiosque da escola.

BLOG da Marisca Ramos

... um Blog para os amantes da Educação Infantil e cia!
  "ONDE QUER QE HAJA MULHERES E HOMENS, HÁ SEMPRE O QUE FAZER, HÁ SEMPRE O QUE ENSINAR, HÁ SEMPRE O QUE APRENDER"


                                                                       Paulo Freire



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