PROJETO: DIA DAS CRIANÇAS
PROJETO: DIA DAS CRIANÇAS
JUSTIFICATIVA:
COM A APROXIMAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS, PENSO EM OPORTUNIZAR AS NOSSAS CRIANÇAS UMA SEMANA DIFERENTE E DIVERTIDA, ASSOCIANDO O LÚDICO AO APRIMORAMENTO DE SUAS HABILIDADES, PROPONDO ATIVIDADES RICAS E DIVERTIDAS.
COM A APROXIMAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS, PENSO EM OPORTUNIZAR AS NOSSAS CRIANÇAS UMA SEMANA DIFERENTE E DIVERTIDA, ASSOCIANDO O LÚDICO AO APRIMORAMENTO DE SUAS HABILIDADES, PROPONDO ATIVIDADES RICAS E DIVERTIDAS.
OBJETIVOS:
* FESTEJAR COM ENTUSIASMO O DIA DAS CRIANÇAS;
* ORIENTAR A CRIANÇA PARA A SOBREVIVÊNCIA, O DIÁLOGO, A COMPREENSÃO MÚTUA, RESOLVENDO SEUS CONFLITOS E COMPREENDENDO MELHOR SUAS AÇÕES;
* AMPLIAR AS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS DO PRÓPRIO CORPO, CONTROLAR E COORDENAR OS MOVIMENTOS, APERFEIÇOANDO SEUS RECURSOS DE DESLOCAMENTO E AJUSTANDO SUAS HABILIDADES MOTORAS;
* DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO, A EXPRESSÃO ORAL E CORPORAL, A COORDENAÇÃO MOTORA, A PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS.
DESENVOLVIMENTO:
- CONVERSAÇÃO EM RODINHA SOBRE O DIA DAS CRIANÇAS;
- HISTÓRIAS;
- MÚSICAS REFERENTES AS CRIANÇAS;
- MASSA DE MODELAR;
- BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS QUE OS PAIS DOS ALUNOS FAZIAM;
- GINCANA OLÍMPICA: JOGOS SIMULANDO OLIMPÍADAS:
- CORRIDA DE OBSTÁCULOS
- SALTO EM ALTURA
- ARREMESSO
- CHUTE A GOL
- BRINCADEIRAS DIRIGIDAS:
- DANÇA DA CADEIRA
- O LIMÃO ENTROU NA RODA
- PASSA PASSARÁ
- SENHOR CAÇADOR
- OVO CHOCO
- CONFECÇÃO DE PERUCA DE PALHAÇO
- PIQUENIQUE
- PROGRAMAÇÃO NO PARQUE COM BRINQUEDOS INFLÁVEIS
- FESTA PARA AS CRIANÇAS NA ESCOLA.
CULMINÂNCIA:
REALIZAÇÃO DE FESTA COM LANCHE DIFERENTE (PIPOCA, CACHORRO-QUENTE, BOLO, PICOLÉ OU SORVETE, REFRIGERANTE), PISCINA DE BOLINHAS E ENTREGA DOS PRESENTES.
AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO SERÁ FEITA DE FORMA CONTÍNUA DE ACORDO COM O QUE IREMOS TRABALHAR NO DIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O RITMO DE DESENVOLVIMENTO DE CADA CRIANÇA E A SIGNIFICAÇÃO QUE CADA TRABALHO COMPORTA.
MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Meio ambiente na educação Infantil
ATIVIDADES PARA O PROJETO: CUIDANDO DO MUNDO DA GENTE!
Sequencia de Atividades para Educação Infantil - Maternal
· Elementos da natureza
· Poluição
· Desmatamento
· Animais em extinção
· Lixo Reciclável
Elementos da natureza: Água, Terra e Ar!
Água: Todos os seres vivos precisam da água! Realizar uma experiência mostrando a necessidade da água criando um boneco ecológico. Na atividade abaixo, dei às crianças serragem num pacotinho e eles levaram como lição de casa. Cada um decorou o boneco do seu jeitinho! Molhamos todo dia e a turma foi observando o que acontecia.... O cabelo cresceu! A água realmente é muito importante para as plantas!
Água: Todos os seres vivos precisam da água! Realizar uma experiência mostrando a necessidade da água criando um boneco ecológico. Na atividade abaixo, dei às crianças serragem num pacotinho e eles levaram como lição de casa. Cada um decorou o boneco do seu jeitinho! Molhamos todo dia e a turma foi observando o que acontecia.... O cabelo cresceu! A água realmente é muito importante para as plantas!
Passo a passo - Boneco ecológico
Horta com material reciclado:
Os peixes também precisam da água limpa! Fizemos um aquário com garrafa pet 500ml
Peixinho com garrafa de água - 500ml
Poluição - Como podemos ajudar nosso planeta? Conversamos, colorimos e colamos 10 ações que podem mudar o mundo!
10 ações simples para ajudar o planeta:
Como preservar o meio ambiente? Isso é um compromisso de todos!
Vamos cuidar do planeta e hoje vamos ar um abraço nesse planeta que está sendo tão maltratado!
Desmatamento: Hoje conversamos sobre o que é desmatamento! Porque as pessoas fazem isso?
Agora, vamos fazer uma árvore usando rolinho de papel higiênico para fazer o caule:
Cada amigo fez a sua árvore: papel amassado, rolinho de papel cortado ao meio para fazer o caule e círculos de papel vermelho para fazer os frutos:
Animais em extinção - Seres Vivos - Todo ser vivo: Nasce, se alimenta, cresce, se reproduz e morre. Colamos imagens para exemplificar:
Um ser vivo que anda sempre bem escondidinho... gosta de viver nas árvores, dorme durante o dia e acorda à noite... A Coruja! Ouvimos a poesia Corujice e depois fizemos corujinhas com saco de pão.
Animais em extinção - Por falta de cuidados com o meio ambiente os seres vivem sofrem e alguns podem chegar a extinção, desaparecerem do planeta terra:
Araras - Fizemos arara azul e vermelha com forminha de brigadeiro e penas sintéticas:
Tigre de bengala - Esse lindo animal corre o risco de extinção devido a caça ilegal - Fizemos tigre usando saco de papel:
Se preferir, imprima o tigre e cole no saco de papel!
· Lixo Reciclável - Como separar o lixo? Porque separar o lixo? Qual a importância disso? desenhamos as lixeiras e colamos imagens:
Na lixeira da escola, colamos as imagens cada uma na cor certa!
Na lixeira da escola, colamos as imagens cada uma na cor certa!
Depois montamos um painel com os planetas feitos com prato de papel e mãos para o abraço e abaixo colocamos as lixeiras com imagens
Livro: Natureza
Filme: Lorax - Bem legal! Fala sobre o cuidado com o meio ambiente, um rapaz que só cortava as árvore e demorou pra ele perceber que precisava delas... Lindo filme! Os pequenos vão adorar!
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Plano de Aula: Brinquedos e Brincadeiras
PLANO DE AULA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCANDO DE CASINHA
Conteúdos:
- Resgate de Jogos e Brincadeiras
- Desenho com intervenção
- Grupos humanos - Família: papéis sociais
Objetivos:
- Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável.
- Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
- Elaborar coreografias simples a partir de músicas.
DESENVOLVIMENTO:
- Realizar uma pesquisa com as famílias com o objetivo de conhecer quais as brincadeiras eram realizadas quando os familiares eram crianças.
Partindo das brincadeiras que os pais mais brincavam quando eram crianças: casinha, carrinho de rolimã, pipa, peteca, bola, casinha, boneca, bombarqueiro, passa anel, etc, vamos fazer um gráfico com a brincadeira de hoje que as crianças mais gostam:
- Como uma das brincadeiras preferidas dos pais era “casinha” vamos brincar de casinha igual a eles! Definir os papéis: quem será a mãe, o pai, os filhos, quem vai lavar a roupa, quem vai lavar a louça, cadê o varal para as roupas? Vamos fazer um varal para colocar as roupas.
Achei aqui
- Permitir que as crianças brinquem de casinha, cada um cm seu papel na brincadeira.
- Alinhavo com casinha:
Colmagno
- Quem mora na minha casa? Vamos desenhar a família com palito de picolé ou com desenho - dobradura e recorte no sulfite:
- Convidar as crianças a assistir o desenho 3 porquinhos
- Depois de assistir o desenho vamos fazer as casas: Palha - madeira e tijolos
- Agora que já assistiram a história vamos representar as casas? Quais as casas da história?
- Casinha com palito de picolé:
- Realizar a leitura do livro: O caracol
O Caracol de Mary França – Que conta a história de um caracol que descobriu que sua casa já estava nas costas!
- Registrar no caderno de desenhar a história do caracol
- Confeccionar caracol com prato de papel:
Quem constrói casas? Vamos fazer uma lista de profissionais envolvidos neste tarefa
Colmagno
- Como é uma casa apor dentro? Quais as partes de uma casa? Sala – quarto – banheiro – cozinha. Vamos. Vamos desenhar
Colmagno
- Casinha com saco de pão e recortes de papel:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.
Assinar:
Postagens (Atom)