PROJETO DIA DOS PAIS
PROJETO DIA DOS PAIS PARA O MATERNAL E ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto Todo Dia é Dia de Pai
Tema: Dia dos Pais
Público- Alvo: Crianças do maternal ao ensino fundamental.
Com o advento da igualdade feminina, nos direitos e nos papéis sociais a figura do pai provedor, protetor e chefe de família vem sofrendo modificações dentro da estrutura familiar.
Os diversos modelos atuais de família vem sobrepor a antiga lógica, porém a escola entendendo seu papel de contribuir para o crescimento integral de seu aluno, concebendo ainda que a figura paterna é importante para o desenvolvimento da criança, seja ela inspirada na própria mãe, avós ou tios; não pode se furtar a resgatar certos valores e a fortalecer laços que são fundamentais ao bom desenvolvimento psicológico de nossos alunos.
Desse modo, a intenção do projeto TODO DIA É DIA DE PAI, busca a aproximação entre “pais” e filhos, através de seus diversos atores, acreditando que a qualidade dessas relações vão influenciar diretamente no desenvolvimento integral de nossas crianças. Criança que se relaciona de forma saudável em casa tem relações saudáveis com a vida.
Objetivo Geral
Aproximar “pais” e filhos, estimulando a valorização da figura “paterna presente em cada casa.
Objetivos específicos:
( Devem ser acrescentados de acordo com os conteúdos pedagógicos que vão integrar este projeto.)
Desenvolvimento:
Desenvolver o projeto durante o mês de agosto ou na semana que antecede a data, a ideia é desenvolver atividades que proporcionem às crianças e adolescentes reflexão sobre os aspectos essenciais das instituições sociais envolvidas (pai, família etc), contando, sempre que possível, com a participação e a presença física dos pais na escola.
Desenvolver o projeto durante o mês de agosto ou na semana que antecede a data, a ideia é desenvolver atividades que proporcionem às crianças e adolescentes reflexão sobre os aspectos essenciais das instituições sociais envolvidas (pai, família etc), contando, sempre que possível, com a participação e a presença física dos pais na escola.
( Escolher as atividades de acordo com sua turma e necessidade)
Conversas na rodinha; Cartazes;
Recortes;
Matemática: Tabela;Gráficos;Pesquisa;
Músicas e paródias criada pelos aluno;
Histórias interessantes que o pai, tio ou o vovô conta;
Criando um livro para o papai
Artes: Mural dia dos Pai, pintura, Diploma para o papai etc...
Linguagem Oral e Escrita: Produção Textual, versinhos e poesia sobre o papai.
Recados para o papai, atividades diversificada;
Interpretação de textos;
Criação de um portifólio;
Confecção da lembrancinha para os pais;
Pesquisas ; EX: como surgiu e por que surgiu o dia dos pais;
Repórter por um dia com o pai;
Brincadeiras e jogos;
Momentos de reflexão a partir de textos;
Palestras;
Danças;
Festas para os pais;
Teatro.
Conteúdos trabalhados:
Linguagem oral e escrita: Criatividade, imaginação, dramatização e construção de textos;
Natureza e sociedade: Data comemorativa, dia dos pais, socialização;
Artes visuais: Desenho, pintura, montagem, colagem;
Música: Expressão corporal, ritmo;
Matemáticas: datas, formas, noções de espaço.
Natureza e sociedade: Data comemorativa, dia dos pais, socialização;
Artes visuais: Desenho, pintura, montagem, colagem;
Música: Expressão corporal, ritmo;
Matemáticas: datas, formas, noções de espaço.
Avaliação:
O desenvolvimento do projeto se dará sob sistemática observação, tornando possível a identificação imediata de cada avanço apresentado. A avaliação será contínua pelo professor e equipe envolvida conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
PROJETO DIA DOS PAIS
JUSTIFICATIVA:
O ato de ser professor não apenas ensinar, ser professor é acender a luz que guiará os passos
de um ser humano por toda sua infância, adolescência até a fase adulta, somente esta luz
pode guiar um ser por entre as ciladas e adversidades que o mundo nos apresenta dia a dia, e
para que isso aconteça é necessário muita dedicação e empenho por parte do professor, e
esta é, uma profissão iluminada.
Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas,
determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos na área médica, relacionados à
concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho.
Como não poderia deixar de ser, essas mudanças influenciaram várias instituições sociais,
resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre
pais e filhos. Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte
biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do
coração... São avôs, tios, amigos da família, professores...
Desse modo, nossas escolas, por meio do projeto Pai: resgatando valores de um herói,
sugere a celebração entre pais e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem
conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais
significado ao dia-a-dia das famílias.
Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar as alterações, os
novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é
reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também
impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...
QUESTÃO DESENCADEADORA:
Desenho animado: Procurando Nemo
Apresentação dos personagens da família criando uma história.
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Música dia dos pais;
Personagens da família, enfocando a figura masculina;
OBJETIVOS:
Valorização da figura paterna
Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos,
opiniões, necessidades, idéias, etc.
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para
despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
Participar de mímicas das músicas;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar
suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interpretar músicas e canções diversas.
DESENVOLVIMENTO
Desenvolver o projeto com todos os alunos da escola, em subprojetos interdisciplinares que
contemplem atividades variadas. Durante o mês de agosto ou na semana que antecede a data,
a ideia é desenvolver atividades que proporcionem às crianças e adolescentes reflexão sobre
os aspectos essenciais das instituições sociais envolvidas (pai, família, grupo, equipe),
contando, quando possível, com a participação e a presença física dos pais na escola. Isso
porque trabalhar a competência da análise e das múltiplas leituras de mundo com as crianças
é tão importante quanto com os pais, considerando que eles, e a família de modo geral, fazem
a interligação escola-família, revelando-se isso recurso precioso para a concretização dos
objetivos educacionais.
Conversas na rodinha;
Cartazes;
Recortes;
Matemática: Tabela;Gráficos;Pesquisa;
Músicas e paródias criada pelos aluno(modelo em anexo 02);
Histórias interessantes que o pai ou o vovó conta;
Criando um livro para o papai (ver atividade em anexo 01 - para educação Infantil e
1º ano);
Artes: Mural dia dos Pai, pintura, Diploma para o papai etc...
Linguagem Oral e Escrita: Produção Textual, versinhos e poesia sobre o papai. Recados
para o papai, atividades diversificada (anexo na escola);
Interpretação de textos (anexo na escola);
Criação de um portifólio;
Confecção da lembrancinha para os pais;
Pesquisas EX: como surgiu e por que surgiu o dia dos pais;
Repórter por um dia com o pai;
Brincadeiras e jogos;
Momentos de reflexão a partir de textos;
Palestras;
Danças;
Festas para os pais;
Teatro.
AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os
conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o
interesse da criança e seu desenvolvimento.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
Festa dos pais
Apresentação "Sopa do Neném"
Estou muito orgulhosa da minha turminha, ficou lindo e divertido!!
"A criança aprende brincando e brincando ela é feliz"...
Mais fotos no blog da escola Apresentação Sopa do Neném na Escola Araci- Profª Marisca
http://emeii-araci.blogspot.com.br/
"A criança aprende brincando e brincando ela é feliz"...
Mais fotos no blog da escola Apresentação Sopa do Neném na Escola Araci- Profª Marisca
http://emeii-araci.blogspot.com.br/
Dia das Mães Clipes
Mãe quer dizer amor, quer dizer pureza, quer dizer carinho, são todas especiais <3
Apresentação de Dia das Mães
Todos os dias é dia das mães, porém é muito bom ter um dia especial para demonstrar uma singela lembrança em agradecimento de quem cuidou e continua cuidando de nós com todo carinho e dedicação.
Algumas apresentações com um mimo dedicado para as mamães.
Projeto Páscoa na Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL - Projeto Páscoa
Páscoa
Objetivo geral
· Trabalhar o significado da páscoa, desmistificando a relação consumista;
· Conhecer os símbolos da páscoa e seus significados;
· Trabalhar a “partilha” de alimentos como forma de comemoração;
Objetivos específicos
· Desenvolver o hábito de pesquisar;
· Explorar objetos relacionados à páscoa;
· Trabalhar a relação histórica social e cultural da páscoa;
· Desenvolver a função simbólica;
· Desenvolver a noção espaço-temporal;
· Leitura e interpretação de texto (oralmente ou com registro, de acordo com os níveis de conhecimento);
· Trabalhar a coordenação motora através de atividades com pinturas, brincadeiras, dobraduras, etc.;
Desenvolvimento
· Conversa informal, em rodinhas, sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa; por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
· Contar histórias: oralmente, em cartaz, filme, cd’s, etc.
· Atividades artísticas sobre o tema: colagem, pintura, dobradura, pintura em ovos, confecção de cartões, construção de símbolos pascoais para compor a mesa da partilha, etc.
· Atividades de escrita: textos, interpretação oral, ilustração, confecção de álbuns, noção de quantidades, relacionar com números, formação de palavras, escrita espontânea, trabalhar com gráficos, histórias mudas, etc.
· Brincadeiras: coelhinho sai da toca, registro escrito da brincadeira; imitação de animais, etc.
· Observação de um coelhinho de verdade, analise com coelhinhos de páscoa e registro da conclusão a que chegaram.
· Músicas infantis: cantar, atividades escritas,
· Conhecimento de textura: explorar objetos macios e duros; lisos e ásperos; (algodão, madeira, papel camurça e laminado, lixa, etc.).
· Pesquisar: significado da páscoa, símbolos pascoais, de onde vem o algodão, para que serve o algodão, etc.
Culminância
Preparar a “Partilha”, organizando a mesa com símbolos pascais, pão e suco de uva, simbolizando a comemoração da páscoa.
Textos informativos sobre páscoa:
A páscoa surgiu no ano de 33 dc., pois o próprio Cristo celebrava como judeu que era.
Na noite em que seria sacrificado celebrou com seus discípulos, não mais a páscoa hebraica, mas sua Própria Páscoa, instituindo assim a Eucaristia.
É uma das maiores festas cristãs e celebra a Ressurreição de Cristo. É comemorada tradicionalmente no domingo, entre 22 de março e 25 de abril, determinando a data das demais festas móveis cristãs.
A idéia da Ressurreição faz pare do patrimônio ideológico e cultural da humanidade.
ETIMOLOGIA
A palavra páscoa vem do hebraico “Pessach” e significa passagem. A páscoa era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento e ainda hoje os israelitas a relembram todos os anos. Ela marca a passagem pelo mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era oprimido como escravo.
Esta foi a “passagem”, “Pessach” ou “Páscoa” que os judeus comemoram até hoje.
Jesus Cristo, que muito respeitava todas as celebrações de sua religião judaica, também festejava a Páscoa quando foi preso.
Julgado, condenado à morte na cruz e sepultado, Jesus Cristo ressuscitou três dias após, num domingo.
Os cristãos, desde então, também passaram a comemorar a Páscoa da Ressurreição de Jesus, que também é uma passagem de Jesus da terra para o céu, da vida terrena para a vida junto ao Pai, a passagem de Jesus para o Reino de Deus.
UMA PÁSCOA DIFERENTE
Páscoa é sinônimo de renovação, vida nova, ressurreição de ideais e esperança.
A páscoa de Jesus (paixão, morte e ressurreição) é a nossa passagem do pecado para a vida na graça.
Podemos concretizar a páscoa em nossa vida buscando a união e fraternidade. Ressurgir para a “vida nova” adquirindo comportamentos cristãos.
Comemorar a Páscoa é uma forma bonita e alegre de dar graças a deus pela vida.
A HISTÓRIA DO OVO DE PÁSCOA
Foi somente depois de muito tempo que a igreja o adotou como símbolo da páscoa.
Presentear com ovos coloridos significava desejar vida, fertilidade. No começo, os ovos eram de galinha, cozidos e pintados. Com o passar do tempo, começaram a ser feitos com grande requinte: passaram a ser de madeira ou de cera e com pintura refinada, tornando-se um verdadeiro artesanato. Depois se passou a fabricar ovos em forma de jóias, utilizando metais nobres e pedras preciosas.
Mais tarde, o ovo de chocolate surgiu junto com as indústrias de chocolate (Europa, por volta de 1875). Eram feitos sem atrativos, mas de alto custo, por ser sua matéria prima importada, tornando-se presentes finos para as pessoas queridas.
Em 1906, começaram a aparecer os ovos enfeitados. Eram recheados com chocolates de vários tipos e a decoração feita com flores coloridas, aplicações de animais de pano.
No Brasil, a novidade chegou em 1920, vinda de Paris. Hoje os ovos são uma espécie de herança dos ovos coloridos de antigamente. Em todo o mundo civilizado cristão, a Páscoa é comemorada com presentes de ovos de chocolate.
SÍMBOLOS DA PÁSCOA
Ovo de páscoa – O ovo é um ótimo símbolo da ressurreição . de fato, aparentemente morto, inanimado e petrificado, contém de dentro de si uma vida nova que surge pujante para a luz do sol.
Trigo e uva – Simbolizam o pão e o vinho. É a lembrança da entrega total. É através da entrega da carne e do sangue que o espírito vive.
Coelho – Símbolo de rápida e múltipla fecundidade. Há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da ressurreição. Pela fecundidade lembra o número de filhos de Deus.
O cordeiro – No novo testamento é Jesus Cristo o Cordeiro Pascal, Agnus Dei. O símbolo bem difundido na Europa, mostra um cordeirinho branco sustentando a bandeira da Ressurreição.
Músicas:
Coelhinho quando brinca,
Faz com as patinhas assim.
Mexe, mexe as orelhas
E o rabinho faz assim.
Oh! Coelhinho
Sua vida é só brincar
Mexe, mexe as orelhas
E o rabinho para o ar
Mexe, mexe as orelhas
E o rabinho para o ar.
Coelhinho quer pular,
Pois a páscoa vai chegar,
Os ovinhos vai trazer,
Tchu, tchu, tchu, tchu.
A orelhinha vai mexer.
O rabinho remexer.
Vamos dançar!
É dia de páscoa.
Como estou feliz!
Quero ver você sorrir.
Vamos nos abraçar.
E festejar...
Músicas:
Coelhinho quando brinca,
Faz com as patinhas assim.
Mexe, mexe as orelhas
E o rabinho faz assim.
Oh! Coelhinho
Sua vida é só brincar
Mexe, mexe as orelhas
E o rabinho para o ar
Mexe, mexe as orelhas
E o rabinho para o ar.
Coelhinho quer pular,
Pois a páscoa vai chegar,
Os ovinhos vai trazer,
Tchu, tchu, tchu, tchu.
A orelhinha vai mexer.
O rabinho remexer.
Vamos dançar!
É dia de páscoa.
Como estou feliz!
Quero ver você sorrir.
Vamos nos abraçar.
E festejar...
Assinar:
Postagens (Atom)