Acessem : https://www.facebook.com/EducacaoInfantil.MariscaRamos?ref=hl
Dia das Mães Clipes
Mãe quer dizer amor, quer dizer pureza, quer dizer carinho, são todas especiais <3
Apresentação de Dia das Mães
Todos os dias é dia das mães, porém é muito bom ter um dia especial para demonstrar uma singela lembrança em agradecimento de quem cuidou e continua cuidando de nós com todo carinho e dedicação.
Algumas apresentações com um mimo dedicado para as mamães.
Projeto Páscoa na Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL - Projeto Páscoa
Páscoa
Objetivo geral
· Trabalhar o significado da páscoa, desmistificando a relação consumista;
· Conhecer os símbolos da páscoa e seus significados;
· Trabalhar a “partilha” de alimentos como forma de comemoração;
Objetivos específicos
· Desenvolver o hábito de pesquisar;
· Explorar objetos relacionados à páscoa;
· Trabalhar a relação histórica social e cultural da páscoa;
· Desenvolver a função simbólica;
· Desenvolver a noção espaço-temporal;
· Leitura e interpretação de texto (oralmente ou com registro, de acordo com os níveis de conhecimento);
· Trabalhar a coordenação motora através de atividades com pinturas, brincadeiras, dobraduras, etc.;
Desenvolvimento
· Conversa informal, em rodinhas, sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa; por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
· Contar histórias: oralmente, em cartaz, filme, cd’s, etc.
· Atividades artísticas sobre o tema: colagem, pintura, dobradura, pintura em ovos, confecção de cartões, construção de símbolos pascoais para compor a mesa da partilha, etc.
· Atividades de escrita: textos, interpretação oral, ilustração, confecção de álbuns, noção de quantidades, relacionar com números, formação de palavras, escrita espontânea, trabalhar com gráficos, histórias mudas, etc.
· Brincadeiras: coelhinho sai da toca, registro escrito da brincadeira; imitação de animais, etc.
· Observação de um coelhinho de verdade, analise com coelhinhos de páscoa e registro da conclusão a que chegaram.
· Músicas infantis: cantar, atividades escritas,
· Conhecimento de textura: explorar objetos macios e duros; lisos e ásperos; (algodão, madeira, papel camurça e laminado, lixa, etc.).
· Pesquisar: significado da páscoa, símbolos pascoais, de onde vem o algodão, para que serve o algodão, etc.
Culminância
Preparar a “Partilha”, organizando a mesa com símbolos pascais, pão e suco de uva, simbolizando a comemoração da páscoa.
Textos informativos sobre páscoa:
A páscoa surgiu no ano de 33 dc., pois o próprio Cristo celebrava como judeu que era.
Na noite em que seria sacrificado celebrou com seus discípulos, não mais a páscoa hebraica, mas sua Própria Páscoa, instituindo assim a Eucaristia.
É uma das maiores festas cristãs e celebra a Ressurreição de Cristo. É comemorada tradicionalmente no domingo, entre 22 de março e 25 de abril, determinando a data das demais festas móveis cristãs.
A idéia da Ressurreição faz pare do patrimônio ideológico e cultural da humanidade.
ETIMOLOGIA
A palavra páscoa vem do hebraico “Pessach” e significa passagem. A páscoa era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento e ainda hoje os israelitas a relembram todos os anos. Ela marca a passagem pelo mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era oprimido como escravo.
Esta foi a “passagem”, “Pessach” ou “Páscoa” que os judeus comemoram até hoje.
Jesus Cristo, que muito respeitava todas as celebrações de sua religião judaica, também festejava a Páscoa quando foi preso.
Julgado, condenado à morte na cruz e sepultado, Jesus Cristo ressuscitou três dias após, num domingo.
Os cristãos, desde então, também passaram a comemorar a Páscoa da Ressurreição de Jesus, que também é uma passagem de Jesus da terra para o céu, da vida terrena para a vida junto ao Pai, a passagem de Jesus para o Reino de Deus.
UMA PÁSCOA DIFERENTE
Páscoa é sinônimo de renovação, vida nova, ressurreição de ideais e esperança.
A páscoa de Jesus (paixão, morte e ressurreição) é a nossa passagem do pecado para a vida na graça.
Podemos concretizar a páscoa em nossa vida buscando a união e fraternidade. Ressurgir para a “vida nova” adquirindo comportamentos cristãos.
Comemorar a Páscoa é uma forma bonita e alegre de dar graças a deus pela vida.
A HISTÓRIA DO OVO DE PÁSCOA
Foi somente depois de muito tempo que a igreja o adotou como símbolo da páscoa.
Presentear com ovos coloridos significava desejar vida, fertilidade. No começo, os ovos eram de galinha, cozidos e pintados. Com o passar do tempo, começaram a ser feitos com grande requinte: passaram a ser de madeira ou de cera e com pintura refinada, tornando-se um verdadeiro artesanato. Depois se passou a fabricar ovos em forma de jóias, utilizando metais nobres e pedras preciosas.
Mais tarde, o ovo de chocolate surgiu junto com as indústrias de chocolate (Europa, por volta de 1875). Eram feitos sem atrativos, mas de alto custo, por ser sua matéria prima importada, tornando-se presentes finos para as pessoas queridas.
Em 1906, começaram a aparecer os ovos enfeitados. Eram recheados com chocolates de vários tipos e a decoração feita com flores coloridas, aplicações de animais de pano.
No Brasil, a novidade chegou em 1920, vinda de Paris. Hoje os ovos são uma espécie de herança dos ovos coloridos de antigamente. Em todo o mundo civilizado cristão, a Páscoa é comemorada com presentes de ovos de chocolate.
SÍMBOLOS DA PÁSCOA
Ovo de páscoa – O ovo é um ótimo símbolo da ressurreição . de fato, aparentemente morto, inanimado e petrificado, contém de dentro de si uma vida nova que surge pujante para a luz do sol.
Trigo e uva – Simbolizam o pão e o vinho. É a lembrança da entrega total. É através da entrega da carne e do sangue que o espírito vive.
Coelho – Símbolo de rápida e múltipla fecundidade. Há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da ressurreição. Pela fecundidade lembra o número de filhos de Deus.
O cordeiro – No novo testamento é Jesus Cristo o Cordeiro Pascal, Agnus Dei. O símbolo bem difundido na Europa, mostra um cordeirinho branco sustentando a bandeira da Ressurreição.
Músicas:
Coelhinho quando brinca,
Faz com as patinhas assim.
Mexe, mexe as orelhas
E o rabinho faz assim.
Oh! Coelhinho
Sua vida é só brincar
Mexe, mexe as orelhas
E o rabinho para o ar
Mexe, mexe as orelhas
E o rabinho para o ar.
Coelhinho quer pular,
Pois a páscoa vai chegar,
Os ovinhos vai trazer,
Tchu, tchu, tchu, tchu.
A orelhinha vai mexer.
O rabinho remexer.
Vamos dançar!
É dia de páscoa.
Como estou feliz!
Quero ver você sorrir.
Vamos nos abraçar.
E festejar...
Músicas:
Coelhinho quando brinca,
Faz com as patinhas assim.
Mexe, mexe as orelhas
E o rabinho faz assim.
Oh! Coelhinho
Sua vida é só brincar
Mexe, mexe as orelhas
E o rabinho para o ar
Mexe, mexe as orelhas
E o rabinho para o ar.
Coelhinho quer pular,
Pois a páscoa vai chegar,
Os ovinhos vai trazer,
Tchu, tchu, tchu, tchu.
A orelhinha vai mexer.
O rabinho remexer.
Vamos dançar!
É dia de páscoa.
Como estou feliz!
Quero ver você sorrir.
Vamos nos abraçar.
E festejar...
Cineminha com caixa de papelão
Cineminha com caixa de papelão
Oi amigas!
Hoje o blog vai ensinar você a fazer um cineminha com reciclagem. Esta ideia é muito legal para ser executada em sala de aula, criativa e simples! E os alunos adoram ver o cineminha feito com caixas de papelão.
Postei aqui algumas ideias pra você se inspirar e fazer a sua.
Esta achei no Painéis Escolares.
E esta é do blog Art Sonho.Vamos aprender?
De que você vai precisar?
Use uma caixa de papelão média, bem resistente, de preferência quadrada. Enfeite-a como se fosse uma televisão (seja criativa e faça botões com tampinha pet, controle com caixinha de remédio...) e faça o recorte na frente, onde irá rodar o filme. Coloque uma vareta encaixada na parte de cima (de um lado a outro) e outra vareta na parte de baixo.
Como que faz?
Prepare o filme emendando folhas de papel sulfite.
Monte o filme com desenhos e figuras recortadas de revistas ou desenhos feitos por você e pelos alunos. Quando a história estiver pronta é só colocá-la enrolada na vareta de baixo e ir enrolando-a para cima, de forma que as pessoas que assistem possam visualizá-la.
Uma pessoa passa o filme e outra faz a narração do mesmo.
Bejocas a todos!
PAP de cavalinho com reciclagem de meia
PAP de cavalinho com reciclagem de meia
Vejam que linda dica para trabalhar com maternal...
Gente, quem resiste a este lindo cavalinho feito de meia? Peça para as crianças trazerem meias usadas de casa. Você ainda vai precisar de lã, botões para os olhos, feltro para as orelhas, cabo de vassoura e material para o cabresto. Mas você substituir isto por: bolinhas e retalhos de eva e para o cabresto você pode usar feltro ou eva também. Para o enchimento você pode usar retalhos, espuma ou até sacolas plásticas.
Como que faz? Vamos começar pela crina. Corte pedaços de lã, faça buraquinhos na meia e vá amarrando os pedaços de lã. Cole os olhos (se for de eva) ou pregue botões.
Vejas as orelhas... podem ser feitas com feltro ou eva. Depois é só dar uma prega e costurar.
Para fazer a boca você só precisa passar uma linha, apertar e amarrar.
Finalize amarrando a meia no cabo de vassoura, bem apertado. Para que a cabeça dobre formando o pescoço, você precisa fazer o cabresto passar pelo focinho e puxar para amarrar no pescoço. Entenderam?
Créditos: Light blue grey
Créditos: Light blue grey
Boliche - Lutadores de sumô feito com mini pet
Boliche - Lutadores de sumô feito com mini pet
Oi!
Ainda pra trabalhar o tema reciclagem (principalmente na semana do meio ambiente) estamos fazendo uma nova postagem com uma ideia super fofa pra turma brincar... um boliche de mini pet, uma graça!
De que vamos precisar?- Os sacos de plástico e sacos de papel (para cobrir e proteger a área de trabalho)
- 10 garrafinhas pet pequenas. Limpas, secas e vazias.
- Tinta acrílica atóxica para artesanato
- Caneta de CD
- Pincel
- Bola
Como que faz?
1. Misture a tinta acrílica atóxica (combinado vermelho amarelo e pouco branco chega-se em tom de pele).
2. Uma vez que sua mistura de tinta está pronta, despeje um pouco em cada garrafinha. (Você não precisa preencher completamente a garrafa, você só precisa o suficiente para revestir o interior.) Tampe seus frascos e agite para distribuir uniformemente a tinta.
3. Destampe suas garrafas e retire o excesso de tinta. Deixe aberto durante a noite para secagem completa do interior.
4. Tampe suas garrafas. Agora é hora de pintar o lado de fora! Use tinta preto e branco para pintar o cabelo e o Mawashi (vestimenta do lutador que lembra uma fralda). Em seguida, use uma caneta de CD para desenhar o rosto.
5. Prontinho!
Atividades para trabalhar com espelho
Atividades para trabalhar com espelho
Vamos dividir aqui com vocês algumas dicas para trabalhar a identidade com a turma pequena usando o espelho... Os espelhos são muito importantes nesse processo e devem estar presente em sala de aula. É comum ver bebês que passam e voltam, só para se ver — é uma maneira de a criança conhecer-se e enxergar-se como membro do grupo.
Uma atividade bastante conhecida é a CAIXA DO RECONHECIMENTO. Vamos aprender?
Em uma caixa de sapato, coloque um espelho e feche. Faça uma rodinha com seus alunos, fale sobre todas as pessoas que trabalham na escola, explique a função de todas, diretor, professor, secretária, serviços gerais, porteiro... e inclua ALUNOS. Depois da apresentação de todos, você diz que dentro daquela caixa, está a foto da pessoa mais importante da escola. Diga que vai mostrar a foto para todos, um por um e peça que ele não fale para nenhum amigo da sala.
Então você mostra a todos a caixa e claro, que ele vai se ver no espelho... Diga que aquela pessoa é a mais importante da escola. Vá até o último aluno e feche a caixa. Observe cada reação deles, e por fim elabore algumas perguntas sobre o que eles viram, se eles concordam... Essa aula irá trabalhar a AUTO-ESTIMA de seus alunos.
Outras ideias para aproveitar o espelho na sala de aula
1. Contação de histórias
Sente-se com a turma em roda, no chão, próximos ao espelho fixo da sala. Quando aparecer na história gestos ou movimentos corporais que você considere significativos (por exemplo, o personagem colocou a mão na cabeça), peça às crianças para imitar a cena, olhando-se no espelho. Essa atividade também pode ser realizada fora da sala com um espelho móvel.
2. Trabalhando a diversidade
Peça para as crianças ficarem em frente ao espelho e se observarem. Pergunte; "o seu cabelo é da mesma cor que o do seu coleguinha?", "Onde está a sua sobrancelha?", "Quem é mais alto?" etc.
3. Expressões faciais
De frente para o espelho, peça aos alunos para fazerem uma cara feliz, triste, de dor, brava etc. Você pode mostrar cartazes com diversas fisionomias para que as crianças imitem.
4. Faz de conta
Disponibilize fantasias, acessórios (chapéus, bijuterias, óculos etc.) e maquiagem e deixe as crianças explorarem a autoimagem livremente, inclusive utilizando o espelho como recurso.
5. Desenhando no espelho
Desenhe acessórios com tinta guache no espelho, como chapéus, coroa de rei ou de princesa etc. e depois permita que as crianças brinquem de "vestir" esses elementos. "Uma vez, a professora estava trabalhando o tema cinema, e desenhou o chapéu e a bengala do Chaplin", lembra Júlia Araújo, da Estilo de Aprender. Com turmas de crianças mais velhas, proponha que elas mesmas desenhem roupas, acessórios e partes do corpo, como bigode por exemplo, e depois brinquem.
6. Autorretrato
Essa atividade pode ser realizada a partir dos 3 anos. Distribua pequenos espelhos, um para cada criança, e peça para se olharem percebendo os detalhes do seu rosto. Depois, devem transpor esses detalhes para o desenho.
Sente-se com a turma em roda, no chão, próximos ao espelho fixo da sala. Quando aparecer na história gestos ou movimentos corporais que você considere significativos (por exemplo, o personagem colocou a mão na cabeça), peça às crianças para imitar a cena, olhando-se no espelho. Essa atividade também pode ser realizada fora da sala com um espelho móvel.
2. Trabalhando a diversidade
Peça para as crianças ficarem em frente ao espelho e se observarem. Pergunte; "o seu cabelo é da mesma cor que o do seu coleguinha?", "Onde está a sua sobrancelha?", "Quem é mais alto?" etc.
3. Expressões faciais
De frente para o espelho, peça aos alunos para fazerem uma cara feliz, triste, de dor, brava etc. Você pode mostrar cartazes com diversas fisionomias para que as crianças imitem.
4. Faz de conta
Disponibilize fantasias, acessórios (chapéus, bijuterias, óculos etc.) e maquiagem e deixe as crianças explorarem a autoimagem livremente, inclusive utilizando o espelho como recurso.
5. Desenhando no espelho
Desenhe acessórios com tinta guache no espelho, como chapéus, coroa de rei ou de princesa etc. e depois permita que as crianças brinquem de "vestir" esses elementos. "Uma vez, a professora estava trabalhando o tema cinema, e desenhou o chapéu e a bengala do Chaplin", lembra Júlia Araújo, da Estilo de Aprender. Com turmas de crianças mais velhas, proponha que elas mesmas desenhem roupas, acessórios e partes do corpo, como bigode por exemplo, e depois brinquem.
6. Autorretrato
Essa atividade pode ser realizada a partir dos 3 anos. Distribua pequenos espelhos, um para cada criança, e peça para se olharem percebendo os detalhes do seu rosto. Depois, devem transpor esses detalhes para o desenho.
Créditos: Projetos de Educação Infantil e Guia Prático da Educação Infantil
20 truques para professoras de berçário - Super importantes!
20 truques para professoras de berçário - Super importantes!
Esta é uma postagem muito útil para quem trabalha com bebês no berçário, mini maternal, creche... Muita gente não sabe o que fazer diante de uma sala de bebê, estas são algumas dicas e truques simples, mas muito importantes, que vão fazer uma grande diferença! Aqui vão 20 dicas super importantes, confira abaixo!
- Chocalho feito com garrafa pet, copo de iogurte, yakult...
- Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
- Bolinhas de cheirinho feito com meia calça.
- Caixa surpresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
- Tampas de Nescau com figuras.
- Cds com figuras, furado e usado como móbile.
- Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
- CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
- Sagu com anelina dentro de garrafa pet, pode usar também gliter, lantejoula...
- Varal das sensações com vários materiais de diferentes texturas colados em folhas sulfite penduradas.
- Cestos ou caixa dos tesouros (caixas das sensações, texturas).
- Móbile com bola e elástico colado no teto.
- Soprar (canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
- Tnt, brincar colar gravuras em cima contar histórias...
- Marcadores textuais na história narrada pelo educador como: “aí, daí, então, depois, acabou”.
- Tambor com latas, usando balão e tnt com bastante cola como tampa, rolo com celofane numa ponta para olhar e falar.
- Cabides de fita e tampas com gravuras.
- Gravuras na altura da criança, no chão, teto...
- Propor sons: pam pã rarã, pim, pirim pimpim. Instrumentos musicais feitos com sucata são maravilhosos!
- Animais, bichos e insetos feitos com sucata... imitar o som dos animais... abelha zum, zum... gatinho miau... grilo cri cri...
Já já tem muito mais!
Esta é uma postagem muito útil para quem trabalha com bebês no berçário, mini maternal, creche... Muita gente não sabe o que fazer diante de uma sala de bebê, estas são algumas dicas e truques simples, mas muito importantes, que vão fazer uma grande diferença! Aqui vão 20 dicas super importantes, confira abaixo!
- Chocalho feito com garrafa pet, copo de iogurte, yakult...
- Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
- Bolinhas de cheirinho feito com meia calça.
- Caixa surpresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
- Tampas de Nescau com figuras.
- Cds com figuras, furado e usado como móbile.
- Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
- CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
- Sagu com anelina dentro de garrafa pet, pode usar também gliter, lantejoula...
- Varal das sensações com vários materiais de diferentes texturas colados em folhas sulfite penduradas.
- Cestos ou caixa dos tesouros (caixas das sensações, texturas).
- Móbile com bola e elástico colado no teto.
- Soprar (canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
- Tnt, brincar colar gravuras em cima contar histórias...
- Marcadores textuais na história narrada pelo educador como: “aí, daí, então, depois, acabou”.
- Tambor com latas, usando balão e tnt com bastante cola como tampa, rolo com celofane numa ponta para olhar e falar.
- Cabides de fita e tampas com gravuras.
- Gravuras na altura da criança, no chão, teto...
- Propor sons: pam pã rarã, pim, pirim pimpim. Instrumentos musicais feitos com sucata são maravilhosos!
- Animais, bichos e insetos feitos com sucata... imitar o som dos animais... abelha zum, zum... gatinho miau... grilo cri cri...
Já já tem muito mais!
Assinar:
Postagens (Atom)