TEXTO BEM VINDOS
Texto para a volta às aulas - Mensagem de boas vindas"Qual é a escola dos seus sonhos"? Para mim, é a escola que educa os jovens para extraírem segurança da terra do medo, sorriso das lágrimas e sabedoria dos fracassados. A escola dos meus sonhos une a seriedade de um executivo e a alegria de um palhaço. Na escola dos meus sonhos cada criança é uma joia única, mas importante que todo dinheiro do mundo. Nela os professores e alunos escrevem uma belíssima história, são jardineiros que fazem da sala de aula um canteiro de pensadores.Qual a família dos seus sonhos? A família dos meus sonhos não é perfeita. Não tem pais infalíveis, nem filhos perfeitos. Mas aqueles em que pais e filhos têm coragem de dizer um para o outro EU TE AMO, EU EXAGEREI, DESCULPE-ME.Na família dos meus sonhos não há heróis nem gigantes, mas amigos. Nela os pais dão risadas quando perdem a paciência com os filhos. Um lugar simples, mas onde há gente feliz. Portanto Pais sejam bem-vindos!
Mensagem deAugusto Cury... Se quiser imprimir pra distribuir aos colegas, pais e alunos é só ampliar e salvar!!! Boa Vola às Aulas!!!
Mensagem deAugusto Cury... Se quiser imprimir pra distribuir aos colegas, pais e alunos é só ampliar e salvar!!! Boa Vola às Aulas!!!
REGRAS PARA VOLTA ÁS AULAS
Converse com os alunos e combine regras básicas para manter uma boa convivência, durante todo o resto do ano *-*
DINÂMICA VOLTA ÁS AULAS 2
Verdade ou mentira?
Excetuando-se as classes novas, todo ano eu começo com uma classe que já se conhece e eu tenho que conhecer a todos e tentar integrá-los ao máximo. Essa dinâmica mostra que nem sempre a gente conhece bem quem está do lado, nosso conhecimento é muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.
Essa dinâmica é muito útil para mim porque quando dou as aulas de inglês ou espanhol procuro inserir o que estou ensinando à realidade do aluno. É importante saber do que eles gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.
Entrego um pedaço de papel a cada aluno e digo que terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como 'tenho olhos verdes' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como 'já fui ao Japão', por exemplo.
Peço a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso posterior quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolho um papel aleatoriamente e leio a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.
Anoto na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Vou lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final todos já estão ansiosos e eu leio a frase e digo: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faço algumas perguntas sobre a frase à aluna. Vou fazendo isso até terminar e depois pergunto aos alunos o que acharam da brincadeira.
Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.
Eu já tive grandes surpresas com essa brincadeira, uma vez uma aluna escreveu 'já tive uma parada cardíaca' e todos achamos que a frase era falsa mas era verdadeira, depois pedi a ela que contasse como isso aconteceu. Outra aluna escreveu 'já viajei de avião 63 vezes' e também era verdadeira.
Excetuando-se as classes novas, todo ano eu começo com uma classe que já se conhece e eu tenho que conhecer a todos e tentar integrá-los ao máximo. Essa dinâmica mostra que nem sempre a gente conhece bem quem está do lado, nosso conhecimento é muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.
Essa dinâmica é muito útil para mim porque quando dou as aulas de inglês ou espanhol procuro inserir o que estou ensinando à realidade do aluno. É importante saber do que eles gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.
Entrego um pedaço de papel a cada aluno e digo que terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como 'tenho olhos verdes' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como 'já fui ao Japão', por exemplo.
Peço a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso posterior quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolho um papel aleatoriamente e leio a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.
Anoto na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Vou lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final todos já estão ansiosos e eu leio a frase e digo: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faço algumas perguntas sobre a frase à aluna. Vou fazendo isso até terminar e depois pergunto aos alunos o que acharam da brincadeira.
Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.
Eu já tive grandes surpresas com essa brincadeira, uma vez uma aluna escreveu 'já tive uma parada cardíaca' e todos achamos que a frase era falsa mas era verdadeira, depois pedi a ela que contasse como isso aconteceu. Outra aluna escreveu 'já viajei de avião 63 vezes' e também era verdadeira.
DINÂMICA VOLTA ÁS AULAS
Dinâmica das balas
Essa dinâmica destina-se a coletar informações sobre seus alunos logo que as aulas se iniciam e também pode ser usada para “quebrar o gelo”em grupos que ainda não tiveram contato, pois reconhecendo gostos e hábitos semelhantes aos seus os alunos ou participantes irão sentir-se mais confortáveis.
Como preparar
Abra um documento do word e insira uma tabela com o número de colunas igual a 1 e o número de linhas correspondente ao número de participantes da brincadeira.
Em cada linha da tabela coloque uma pergunta, você poderá usar as sugeridas no final dessa postagem ou qualquer outra informação que queira obter de seus alunos no primeiro dia.
Imprima e corte em tiras, depois dobre até ficar um quadradinho bem pequeno.
Compre balas de vários sabores e coloque-as num saquinho ou caixa onde eles não poderão ver o conteúdo. Cole com fita crepe uma pergunta em cada bala.
Como jogar
Com os alunos em círculo, apresente o saquinho ou caixa ao primeiro aluno à sua esquerda. Ele deverá pegar uma bala e ler a pergunta em voz alta para toda a classe e depois respondê-la.
Você pode adicionar umas balas com dizeres diferentes, caso queira também sortear algumas lembrancinhas nesse primeiro dia. Veja abaixo algumas sugestões de perguntas.
Sugestões de perguntas para incluir na brincadeira
Pessoais
Descreva sua família. / Você tem animal de estimação? Fale sobre ele. / Quais são seus programas de TV favoritos? / De que tipo de música você gosta? Fale sobre o assunto. / Quem é seu melhor amigo e por que você o considera assim? / Qual seu gênero favorito de filmes?
Hábitos
O que você faz no final de semana? / Qual o seu hobby? / Você coleciona alguma coisa? / Com que frequência usa a internet? / O que faz em seu horário livre durante a semana? / Pratica algum esporte? Fale sobre isso.
Escola
Qual a matéria que gosta mais? / Em que matéria tem mais dificuldade? / Qual a menor nota que já tirou? Por que você acha que isto aconteceu? / Você já colou na prova? Conte como foi. / Você faz sua lição de casa em dia. Se não, por quê? / O que vai estudar quando terminar o segundo grau? / Que tipo de profissão vai escolher?
Outras sugestões
Você pode usar sua criatividade, e se for professor de idiomas essas perguntas podem estar no idioma ensinado. Também poderá usar essa brincadeira para uma revisão oral antes de uma prova de história, geografia, ciências, etc. Fica a cargo da sua imaginação adaptar essa atividade, e depois pode dividir conosco o resultado.
Confira tambem.
ATIVIDADE VOLTA ÁS AULAS
atividades para volta as aulas,volta as aulas atividades,atividades volta as aulas educação infantil,atividades escolares volta as aulas,atividades para educação infantil volta as aulas,atividades voltas as aulas
Sugestões de Dinâmicas para o 1º dia de aula:
1)- ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
2)- DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
3)- O LAGO DE LEITE
(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
Sugestões de Dinâmicas para o 1º dia de aula:
1)- ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
2)- DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
3)- O LAGO DE LEITE
(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
MÚSICA PARA VOLTA ÁS AULAS
Músicas para a Volta às Aulas
atividades para volta as aulas, projeto volta às aulas, volta as aulas educação infantil
O CADERNO- TOQUINHO
Plaquinhas de volta às aulas
PROJETO: DIA DAS CRIANÇAS
PROJETO: DIA DAS CRIANÇAS
JUSTIFICATIVA:
COM A APROXIMAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS, PENSO EM OPORTUNIZAR AS NOSSAS CRIANÇAS UMA SEMANA DIFERENTE E DIVERTIDA, ASSOCIANDO O LÚDICO AO APRIMORAMENTO DE SUAS HABILIDADES, PROPONDO ATIVIDADES RICAS E DIVERTIDAS.
COM A APROXIMAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS, PENSO EM OPORTUNIZAR AS NOSSAS CRIANÇAS UMA SEMANA DIFERENTE E DIVERTIDA, ASSOCIANDO O LÚDICO AO APRIMORAMENTO DE SUAS HABILIDADES, PROPONDO ATIVIDADES RICAS E DIVERTIDAS.
OBJETIVOS:
* FESTEJAR COM ENTUSIASMO O DIA DAS CRIANÇAS;
* ORIENTAR A CRIANÇA PARA A SOBREVIVÊNCIA, O DIÁLOGO, A COMPREENSÃO MÚTUA, RESOLVENDO SEUS CONFLITOS E COMPREENDENDO MELHOR SUAS AÇÕES;
* AMPLIAR AS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS DO PRÓPRIO CORPO, CONTROLAR E COORDENAR OS MOVIMENTOS, APERFEIÇOANDO SEUS RECURSOS DE DESLOCAMENTO E AJUSTANDO SUAS HABILIDADES MOTORAS;
* DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO, A EXPRESSÃO ORAL E CORPORAL, A COORDENAÇÃO MOTORA, A PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS.
DESENVOLVIMENTO:
- CONVERSAÇÃO EM RODINHA SOBRE O DIA DAS CRIANÇAS;
- HISTÓRIAS;
- MÚSICAS REFERENTES AS CRIANÇAS;
- MASSA DE MODELAR;
- BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS QUE OS PAIS DOS ALUNOS FAZIAM;
- GINCANA OLÍMPICA: JOGOS SIMULANDO OLIMPÍADAS:
- CORRIDA DE OBSTÁCULOS
- SALTO EM ALTURA
- ARREMESSO
- CHUTE A GOL
- BRINCADEIRAS DIRIGIDAS:
- DANÇA DA CADEIRA
- O LIMÃO ENTROU NA RODA
- PASSA PASSARÁ
- SENHOR CAÇADOR
- OVO CHOCO
- CONFECÇÃO DE PERUCA DE PALHAÇO
- PIQUENIQUE
- PROGRAMAÇÃO NO PARQUE COM BRINQUEDOS INFLÁVEIS
- FESTA PARA AS CRIANÇAS NA ESCOLA.
CULMINÂNCIA:
REALIZAÇÃO DE FESTA COM LANCHE DIFERENTE (PIPOCA, CACHORRO-QUENTE, BOLO, PICOLÉ OU SORVETE, REFRIGERANTE), PISCINA DE BOLINHAS E ENTREGA DOS PRESENTES.
AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO SERÁ FEITA DE FORMA CONTÍNUA DE ACORDO COM O QUE IREMOS TRABALHAR NO DIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O RITMO DE DESENVOLVIMENTO DE CADA CRIANÇA E A SIGNIFICAÇÃO QUE CADA TRABALHO COMPORTA.
Assinar:
Postagens (Atom)