HORTINHA, POR REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PLÁSTICAS


Hortinha, por reutilização de garrafas plásticas...

IDÉIA PARA PÁSCOA!!

IDÉIA PARA A PÁSCOA !!!

HAVIA POSTADO SOMENTE AS FOTOS DO OVO, MAS COMO HÁ MUITOS PEDIDOS DA RECEITA E DO MATERIAL UTILIZADO, RESOLVI EDITAR A POSTAGEM E INCLUIR PAP E MATERIAL UTILIZADO. PEÇO A TODAS DESCULPAS E AGRADEÇO AS VISITAS! 











Você vai precisar de:
- 1 bexiga grande
- Cola branca
- Spray fixador para cabelo
- glitter ou purpurina
- tesoura e pincel
- Linha Anne de crochet (mesclada fica mais bonita)
- Papel crepom ou celofane cortado em tirinhas, para imitar o ninho dos ovos.
- 1 caixinha pequena e redonda (do tipo que vem com talco).

Vamos ao passo a passo:1 - Encha a bexiga e amarre bem firme.

2 - Com a linha escolhida, dê diversas voltas na bexiga recobrindo totalmente.

3 - Coloque a bexiga sobre uma tijela para apoiar. Passe uma mão de cola com o auxílio do pincel. Quando secar um pouco, passe outra camada. Pincele delicadamente. Deixe secar durante a noite e só retome no dia seguinte.

4 - Quando estiver totalmente seca (não seque ao sol, mas deixe em local bem ventilado), fure a bexiga com um alfinete.

5 - Com o auxílio de uma tesoura afiada, corte uma abertura oval na frente do ovo. Tenha cuidado para não apertar o ovo ao cortar. Retire a bexiga.

6 - Pincele o gliter, e em seguida borrife spray fixador de cabelo em toda a superfície do ovo.

7 - Deixe secar bem, forre com o papel picado, encha com os ovinhos, coloque belos laços de fita no alto e se quiser umas flores de papel crepom. Cole embaixo do ovo a caixinha redonda, formando um "pezinho" para ele. E está pronto o Porta Ovinhos de Páscoa.

FELIZ PÁSCOA PARA TODAS VCS !!!

PLANO DE AULA DE SOCIOLOGIA

OLÁ PESSOAL, FOGE DA MINHA ÁREA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PORÉM ESTAVAM ME PEDINDO ENTÃO COMPARTILHO COM VOCÊS...


#PLANODEAULA #SOCIOLOGIA

Como funciona o Tribunal Superior Eleitoral? Ajude os alunos a compreender o papel do órgão com este plano de aula: http://abr.ai/1dfDSJV

#ensinomedio

(Via Nova Escola)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA DISPONIBILIZA 120 TÍTULOS ACADÊMICOS


#Oportunidade A Universidade Estadual Paulista (UNESP) disponibiliza 120 títulos acadêmicos em formato digital para download gratuito e legal. Material é rico para graduandos e pós-graduandos. . Confira e compartilhe essa novidade: http://goo.gl/GjXqTp.

SITE OFERECE AULAS DE DESENHOS GRATUITAMENTE !! APROVEITEM!!!

#Oportunidade Site oferece aulas de desenho gratuitamente http://catr.ac/p524314

(Imagem: Dica Digital)

10 ANOS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA ESCOLAS PÚBLICAS

Os estudantes mineiros já tem experiência quando o assunto é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Desde que a competição foi criada, foram mais de sete mil medalhas. E agora, eles começam a caminhada para ampliar ainda mais esse quadro de premiações. As inscrições para a 10ª edição da Olimpíada estão abertas. Confira:http://goo.gl/o137MH

6ª OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL


#Oportunidade As escolas mineiras já podem se inscrever para participar da 6ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil. A competição tem por objetivo desafiar os alunos a estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas diferenciadas. A inscrição deve ser feita pelo site da competição até o dia 20 de abril. Saiba mais: http://goo.gl/HW9aAs

COMBINE ESTUDO E LAZER


Combine estudos e lazer: Momentos de lazer são tão importantes quanto momentos de estudo. Veja algumas dicas!

PLANO DE AULA DE HISTÓRIA

#PLANODEAULA #HISTÓRIA Liberalismo, keynesianismo e neoliberalismo. Seus alunos conhecem esses conceitos? Aproveite o plano de aula para apresentar três teorias sobre a relação entre Estado e economia. Link: http://abr.ai/168xkuM

PLANO DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA


#PlanoDeAula #LínguaPortuguesa - Convide a turma a interpretar os famosos poemas de Carlos Drummond de Andrade e a identificar as figuras de linguagem utilizadas pelo autor. Leia em http://abr.ai/1g3nlJ7

HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA



A UNESCO preparou 8 volumes completíssimos sobre A História Geral da África e disponibilizou para download em diversas línguas, inclusive, em português! É só clicar: http://goo.gl/kGgX8W

SER PROFESSOR É ...


PARA REFLETIR

A ÚNICA ARMA CONTRA A CORRUPÇÃO AINDA É A EDUCAÇÃO



Conheça professores de todo Brasil, troque experiências, conhecimentos, materiais, vivências:
http://rede.saladoprofessor.com.br/

CONHEÇA PROFESSORES DE TODO O BRASIL


Conheça professores de todo Brasil, troque experiências, conhecimentos, materiais, vivências:

QUAIS LIVROS PODEM ME AJUDAR NA PREPARAÇÃO DAS AULAS?


Conheça professores de todo Brasil, troque experiências, conhecimentos, materiais, vivências: 

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA NO CARNAVAL DE CUMURUXATIBA

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA NO CARNAVAL DE CUMURUXATIBA

Encontro de Educação Democrática no carnaval de Cumuruxatiba
por Denis Plapler
Durante este feriado de carnaval a vila de pescadores de Cumuruxatiba, no Sul da Bahia, irá receber educadores de diferentes lugares, escolas e projetos do Brasil, com a finalidade de refletir e pensar formas de investir e aprimorar a educação no país. A iniciativa do encontro é da Rede Nacional de Educação Democrática, um movimento que vem ganhando força e realizando diferentes iniciativas em torno do tema da educação.
Este encontro, assim como todos os anteriores, foi todo organizado de forma coletiva e colaborativa. A diferença deste, para os que o antecederam, é que houve uma programação elaborada de forma colaborativa pela internet e, nos anteriores, a programação foi decidida no inicio do encontro pelas pessoas presentes.
Cumuruxatiba foi escolhida como local para este encontro por acolher um dos projetos que pertencem a rede, a Vila-Escola Projeto de Gente (http://www.vila-escolaprojetodegente.com.br/) , uma iniciativa do médico homeopata Alexandre Cavalcanti, que saiu do Rio de Janeiro e iniciou este trabalho que essencialmente enxerga as crianças como sujeitos de sua própria educação Na Vila-Escola ninguém manda em ninguém. Todos combinam o que é o melhor para todos. Isto dá muito trabalho. Às vezes a gente até cansa de tanta conversa que é preciso ter pra acertar as combinações. Mas, vale a pena porque, lá, não tem nem oprimido nem opressor. É uma pena que na sociedade dos adultos tem muito disso aí: opressão.”
 Esta serie de encontros sobre educação democrática partiram da iniciativa de um grupo de educadores da região de Cotia, que começaram a se reunir para pensar em formas de contribuir para melhoria da educação pública e, consequentemente, para o progresso da sociedade de maneira geral. Algumas reuniões se sucederam entre profissionais de diversas escolas; Projeto Âncora, Amorim Lima, Colégio Viver, Kids Home, Planeta Terra, Te-Arte, Politeia e Sidarta.
Aos poucos, a rede foi se ampliando e cada vez mais escolas e educadores foram aderido aos encontros. O primeiro deles foi realizado entre Projeto Âncora (Cotia-SP) e Colégio Viver (Cotia-SP) no próprio Colégio Viver. O objetivo inicial era de troca de experiências e conhecimentos entre seus educadores e foi muito bem sucedido. Devido o sucesso do primeiro encontro foi realizado um segundo encontro, desta vez na escola Planeta Terra (Cotia-SP), neste encontro já se somaram os educadores da escola Politéia (São Paulo – SP).
O terceiro encontro, realizado na escola Politeia,  como sugestão do professor Yvan Dourado, foi o primeiro aberto ao público e superou a expectativa dos organizadores, que se surpreenderam com a quantidade de pessoas presentes interessadas em saber mais sobre o assunto. Já neste quarto encontro a rede se expandiu, somaram-se os educadores da rede pública, interessados em levar para o ensino público a pedagogia democrática. Como foi o caso da Flaminio Favero, localizada na zona norte da cidade de São Paulo, que para 2014 já implementou diversas mudanças na forma de trabalhar com seus estudantes e professores. Outras escolas como Kids Home (Cotia- SP) e  Vila-Escola Projeto de Gente (Cumuruxatiba –BA) também participaram deste mesmo encontro.
O quinto encontro foi realizado no centro cultural UlaBiná, também em Cotia. Neste evento os participantes puderam assistir a exibição do filme Amarelos, que relata a linda experiência da escola Amorim Lima. Outros projetos democráticos de sucesso também foram apresentados, como o Projeto Arariba (Ubatuba-SP) no qual Neia Correia, e mais alguns educadores, puderam compartilhar um pouco do muito que já foi realizado em outra escola pública que também vem conquistando sua autônima e realizando um trabalho incrível.
Posteriormente foram realizados mais dois encontros, um no Projeto Âncora (Cotia- SP) que conta com todo apoio do professor José Pacheco, um dos principais responsáveis pela história da Escola da Ponte, em Vila das Aves (Portugal), e outro no Projeto Arariba, em Ubatuba. Neste último os participantes tiveram mais tempo de compartilhar suas reflexões e experiências, pois o encontro durou todo um final de semana e o relato da diretora Neia emocionou a todos presentes.
Além destas experiências, outras escolas públicas de diferentes cidades já entraram em contato com a rede de educação democrática interessadas em participar dos encontros para buscar alternativas para uma nova educação.
Para saber mais sobre educação democrática:

O EDUCADOR REFLEXIVO

O Educador Reflexivo: Saberes Necessários à Prática Educativa


A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo. O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua submissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos abjetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso “bancário” meramente transferido do perfil do abjeto ou do conteúdo. Percebe-se, assim, a importância do papel do educador, o mérito da paz com que viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos mas também ensinar a pensar certo. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer e o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. É preciso insistir: este saber necessário ao professor – que ensinar não é transferir conhecimento – não apenas precisa ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razoes de ser – ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica, mas também precisa ser constantemente testemunhado, vivido.Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Esta é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado. A diferença entre o inacabado que não se sabe como tal e o inacabado que histórica e socialmente alcançou a possibilidade de saber-se inacabado. Gosto de ser gente porque, como tal, percebo afinal que a construção de minha presença no mundo, que não se faz no isolamento, isenta da influência das forças sociais, que não se compreende fora da tensão entre o que herdo geneticamente e o que herdo social, cultural e historicamente, tem muito a ver comigo mesmo. Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreias de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam.
Silvano Sulzart
Resumo elaborado a partir da leitura do Livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.

Referência Bibliográfica:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

MEU PÉ, MEU QUERIDO PÉ

CASTELO RATIMBUM


RATO MEU QUERIDO RATO...

MÚSICA : RATO MEU QUERIDO RATO, FIZEMOS TEATRO E AS CRIANÇAS AMARAM....


REGISTRE-SE NO BLOG !